Tenho amigos para saber quem
sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, Crianças e velhos, nunca me esquecerei De que "normalidade" é uma ilusão Imbecil estéril.
Oscar Wilde
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O
termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de
atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas
escolas comuns.
Isto
pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem
escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus
alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a
diferença como um fator positivo.
A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social.
A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social.
Por
isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas
as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança
com deficiências se ajuste a escola.
Mas,
acima de tudo, é necessário que se entenda que a escola tem
a tarefa de ensinar aos alunos a compartilharem o saber, os
sentidos das coisas, as emoções; a discutir e a trocar
experiências e pontos de vista.
Neste sentido, a escola tem um compromisso primordial e insubstituível: introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico; e isto é direito incondicional de todo o ser humano, independente de padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade ou pré-requisitos impostos pela escola.
Neste sentido, a escola tem um compromisso primordial e insubstituível: introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico; e isto é direito incondicional de todo o ser humano, independente de padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade ou pré-requisitos impostos pela escola.
A
administração da escola deve encorajar práticas inovadoras
e o planejamento ser feito de forma colaborativa entre todos
os seus integrantes incluindo também a família e os alunos.
Uma
escola inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a
formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara
noção de que a excelência humana é superior a excelência
puramente acadêmica.
A
partir das ideias expostas acima, disponibilizamos no nosso
site, vários textos que convidam a uma reflexão mais
aprofundada sobre as bases da Inclusão Escolar.
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