quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

'Rio é traiçoeiro', diz familiar de tia e dois sobrinhos afogados


Mulher e dois jovens tentaram salvar adolescente, mas morreram afogados.
Caso ocorreu no município de Restinga Seca, na Região Central do estado.

Do G1 RSFrame Afogamento Restinga Seca Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)FACEBOOK
Tia e sobrinhos se afogaram no Rio Vacacaí, em Restinga Seca (Foto: Reprodução/RBS TV)Parentes e amigos estão consternados após uma tragédia envolvendo uma família do pequeno município de Restinga Seca, na Região Central do Rio Grande do Sul. Na tentativa de salvar um adolescente de 13 anos de um afogamento, tia e dois sobrinhos mergulharam no Rio Vacacaí, interior da cidade. O menino era filho da mulher e foi resgatado com vida, mas os três não tiveram a mesma sorte e acabaram morrendo afogados. 
O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (18) nas águas do Rio Vacacaí. Os corpos da mulher e de um dos rapazes, no entanto, foram resgatados apenas nesta quinta (19). “É uma coisa que a gente nunca imagina que vai acontecer com a gente, sabe?”, desabafa Leomar Bilha, primo de Jocélia Bilha, 40 anos, uma das vítimas. Além dela, Arilson Bilha, 18 anos, e Adilson José Bilha, 24 anos, também morreram afogados.
Os dois rapazes pescavam antes da tragédia, uma prática comum durante os verões da família Bilha. “Eles fazem isso todos os anos no verão. Pescam, fazem um churrasco por ali. O rio é baixo, mas é traiçoeiro”, conta o primo da vítima.
Segundo a Polícia Civil, os familiares pularam na água para tentar salvar uns aos outros.  A primeira a mergulhar foi Jocélia, para resgatar o filho, mas logo desapareceu. Adilson pulou na água e conseguiu retirar o adolescente. Ele ainda tentou salvar o irmão mais novo.
“Ouvimos o relato de parentes não tão próximos como cunhados, primos. Segundo essas pessoas, tudo começou com o iminente afogamento de um adolescente. A mulher e o sobrinho foram atrás”, conta a delegada Elizabete Shimomura, que destaca que o rio fica em uma área de difícil acesso, na saída da estrada que liga o centro ao interior do município.
Outros depoimentos ainda serão ouvidos para investigar como ocorreram os afogamentos. “Não há crime. Vamos instaurar inquérito para apurar as circunstâncias. Não temos condições de ouvir os familiares mais próximos ainda. Estão em choque”, resume a delegada.

Nas redes sociais, amigos de Arilson e Adilson postaram fotos de luto e diversas mensagens em homenagens a eles. Os corpos das três vítimas serão sepultados em Barro Vermelho, área rural localizada no interior do município de Restinga Seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...