sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Açude de Santo Amaro é de Todos os Taquaritinguenses


Taquaritinga do Norte tem como vocação o turismo e a agricultura. Isso decorre de sua geografia, de seu relevo e de sua história. Em seu aspecto histórico, a vila de Gravatá do Ibiapina, com igreja construída no século XVIX, pelo Padre Ibiapina e seu povo é um marco importante para nossa cidade. 


Contamos com os sítios e fazendas. Eles são cheios de história e paisagens encantadoras, especialmente em épocas de chuva. Tivemos o povoado do Jerimum, que no passado se notabilizava pela tradição de fazer grandes bailes com o tradicional “forró pé de serra”. 


Como acima exposto à agricultura devemos muito, pois o café era seu principal produto; Além de frutas de varias espécies. Porém, parece que a atividade agrícola anda meio escassa. Deve-se isso ao crescimento urbano quando muitos sítios foram transformados em ruas, fato natural para uma região que cresceu além das expectativas. Isso se deu por conta do polo das confecções, em Santa Cruz do Capibaribe, que afetou todas as cidades vizinhas. 


No patrimônio cultural de nosso município acha-se inserido o Açude de Santo Amaro. Josué Montelo ao prefaciar uma obra de José Lins do Rego, escreveu: “José Lins do Rego faz parte do meu patrimônio de saudade.”. Assim, posso imitar o grande maranhense e dizer que o Açude de Santo Amaro é um patrimônio dos taquaritinguenses. Para confirmar isso, é suficiente lembrar que seu filho mais ilustre de nossa terra, Sr. Severino Pereira da Silva, ganhou muitas “moedas”, lavando cavados em suas águas. 


Falar em privatizar tal patrimônio é “chover no molhado”, pois o Açude de Santo Amaro é de todos taquaritinguenses, que podem usufruir dele a hora que quiser. Criar lei para aprovar a colocação de pedalinho etc. é sinal de que tem pouco trabalho para os nossos dirigentes. 


Taquaritinga precisa ser divulgada para que seu acervo cultural e histórico seja visitado por turistas, que bem tratados e respeitados, voltam. Ah! É preciso que o chefe do poder executivo respeite o cidadão, quando falar ao povo,em programa de rádio. 


Antonio Martins de Farias é Advogado e norte taquaritinguense.

Um comentário:

  1. Muito obrigado meu amigo, por publicar meu artigo. Isso me deixa muito honrado e feliz.

    ResponderExcluir

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...