sábado, 10 de março de 2018

Padre Pedro Antônio Filho realiza Palestra na Escola Francisca Moura

Palestra com o Pároco de Taquaritinga do Norte Pe.Pedro, com tema "O respeito ao próximo e a cultura da paz", na Escola Francisca Moura Pereira da Silva iniciando os eventos em alusão a quaresma, a atividade foi organizada pela equipe de profissionais do Ensino Fundamental II.








sexta-feira, 9 de março de 2018

Prefeito e secretário de educação de Taquaritinga tem reunião com sindicato dos professores



O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre "Lero", junto com o secretário de educação Marcos Augusto, anunciou na última quinta-feira (08), dia internacional da mulher, o aumento salarial para os professores da rede municipal de ensino em 6,81%.
O reajuste, que passa a valer de forma integral retroativo ao dia primeiro de janeiro, foi definido durante reunião do prefeito e auxiliares com a direção do Sindicato dos professores representado pela presidente Luciene Cordeiro e pela professora Andreia Dunda e o secretário de educação do município. O retroativo sera dividido em duas parcelas a primeira a ser paga dia 10 de maio e a segunda dia 10 de junho.
A medida integra o plano de valorização dos professores, impactando de forma direta na qualidade do ensino de Taquaritinga do Norte. A partir do mês de maio os professores já passam a receber o salário integral.
“Quando se fala na construção de uma nova história e de um novo município, a gente só pode falar quando a educação aponta para o futuro de toda uma geração. Essa é uma transformação que começa na sala de aula, com escolas em novo padrão, ensino em tempo integral, além de professores motivados. A educação no município é a base de tudo" disse Lero.
Apos a reunião foi servido um café da manhã aos professores e o prefeito e o secretário distribuiram rosas em alusão ao dia Internacional da mulher.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e barba

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, bebida e área interna

TCE-PE: Concurso de Santa Cruz do Capibaribe e de outras Cidades estão Suspensos!

TCE-PE suspende concurso público em cidades do Agreste

Resultado de imagem para concurso suspenso


Após solicitação do Ministério Público de Contas a Primeira Câmara do TCE referendou na última quinta-feira (08) uma Medida Cautelar contra ato do presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), Edson de Souza Vieira, em face da dispensa de licitação que deu origem ao contrato com a Empresa ADM & TEC para ser a organizadora de um concurso público nos municípios de Altinho, Cupira, Panelas, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte.

Em seu voto, a relatora do processo (n° 1850316-0), conselheira Teresa Duere, após analisar o conteúdo das demandas apresentadas, bem como as razões e providências adotadas pelo CONIAPE, indeferiu o pedido de Medida Cautelar. No entanto, determinou abertura do processo de Auditoria Especial, que teria por objeto a análise da contratação da empresa ADM & TEC e a realização do concurso público. “Ainda não há uma definição nesta Corte de Contas relativa a concurso público, principalmente no tocante a Consórcios”, destacou a conselheira. Por isso, de acordo com ela, a importância da Auditoria para definir a questão.


No entanto, representando o requerente, o procurador do MPCO, Ricardo Alexandre argumentou que não existiam requisitos para contratação por dispensa, já que a contratada não possui inquestionável reputação, uma vez “que não fez concursos públicos para órgãos federais ou tribunais judiciais”. Outro ponto levantando por ele foi o fato de empresa, mesmo realizando concurso de grande porte, possuir apenas 02 empregados cadastrados nos Sistemas RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Também pesou o fato de haver “indícios de graves irregularidades praticadas pela mesma empresa na Prefeitura de Buíque” (Processo TC nº 1607597-3).

Após debate entre os conselheiros e o representante do MPCO, e levando em consideração os problemas que poderiam causar a manutenção dos concursos, mesmo já tendo ocorrido um (o de São Joaquim do Monte), dificultando assim um pedido de vistas, o conselheiro Valdecir Pascoal, presidente da Primeira Câmara, assim como o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, votaram contra a relatora do processo, referendando a Medida Cautelar e determinando seja suspenso qualquer ato relativo aos concursos, tanto o já realizado, como os que ainda não o foram. Também foi acatada a realização de uma Auditoria Especial.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/03/2018


Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e  Informações com Imparcialidade

quinta-feira, 8 de março de 2018

IPEM e Inmetro encontram fraudes em posto de combustível em Caruaru

Fiscalização é realizada em posto de combustível em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)


O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), junto da Polícia Civil, realizaram uma fiscalização em um posto de combustível na manhã desta quinta-feira (8) no bairro Petrópolis, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Segundo o IPEM, foram encontrados indícios de fraudes nas bombas de combustível. Enquanto o painel marcava 20 litros, o veículo deixava de receber 2.7 litros por causa de um esquema de funcionamento de energia, isso porque uma das bombas fica desvinculada da máquina.
A coordenadora de metrologia do Inmetro, Edna Menezes, informou que as medidas cabíveis serão tomadas. "Com certeza as bombas serão interditadas para investigação", afirma a coordenadora do Inmetro.
Os funcionários do posto de gasolina prestarão esclarecimentos sobre o caso para a Polícia Civil.

Educação Taquaritinga : Dia Internacional da Mulher nas Escolas

Hoje dia 8 de Março dia internacional da Mulher, as escolas Municipais cada uma a seu modo realizaram homenagens e trabalharam o Tema em sala de aula.



A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Valdelice Grangeiro, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977, mas remete a acontecimentos históricos de décadas antes. Mais do que uma simples dia no calendário, contudo, a data celebra conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Nas escolas da rede pública Municipal de Taquaritinga, o dia serve de inspiração para discutir as origens da data com os estudantes, além de debater o papel da mulher na sociedade.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Patricia Feitosa, pessoas sorrindo, pessoas em pé


A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Lourdinha Araujo, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Dia Internacional da Mulher

Criminosos explodem caixa eletrônico de posto de atendimento bancário em Verdejante


Estabelecimento ficou destruído após ação criminosa, em Verdejante (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Estabelecimento ficou destruído após ação criminosa, em Verdejante (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Estabelecimento ficou destruído após ação criminosa, em Verdejante (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Criminosos explodiram um caixa eletrônico de um posto de atendimento bancário na madrugada desta quinta-feira (8) em Verdejante, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, só havia um caixa no estabelecimento.
Ainda segundo a PM, não foram identificados quantos bandidos participaram da ação, nem como eles chegaram ao local.
Os criminosos fugiram após a explosão e, até a publicação desta matéria, não foram localizados. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil.

Dia Internacional da Mulher



  Caras professoras, profissionais da educação, alunas, mães, mulheres da comunidade escolar e amigas, hoje celebramos o Dia Internacional da Mulher. É uma data para lembrarmos com entusiasmo todas as conquistas obtidas pelas mulheres na educação e em todas as áreas. E também para refletirmos sobre os desafios que ainda temos pela frente, e como iremos avançar juntos, dia a dia, rumo a essas metas com muito ânimo.
  Meus parabéns pelo seu dia, e por todos os outros dias, pois são vocês que fazem a diferença na educação. Um grande abraço a todas.

Marcos Augusto Lopes Leandro
   Secretário de Educação

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo

quarta-feira, 7 de março de 2018

Polícia prende o acusado de Matar Eudes Santiago

ELEMENTO QUE MATOU COMERCIANTE EM PÃO DE AÇÚCAR É PRESO POR FORÇA DE MANDADO DE PRISÃO EM SANTA CRUZ

 A equipe Malhas da Lei da AIS-17 prenderam no final da manhã desta quarta-feira (07) no bairro Oscarzão em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, cumpriu um mandado de prisão em desfavor de José Claudenilson da Silva, de 30 anos de idade, expedido pela Comarca de Taquaritinga do Norte, também no Agreste Setentrional.
 Segundo informações repassadas pela Polícia, o imputado é acusado de assassinar no dia 12 de janeiro desse ano, em Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga, o comerciante Eudes Santiago, de 48 anos de idade, através de disparos de arma de fogo. Clique AQUI e relembre o caso.
 O envolvido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe e será encaminhado ao sistema penitenciário.
Do: Blog Agreste Notícia

Violência : Três homicídios são registrados em menos de duas horas em Caruaru


Resultado de imagem para assassinato

Por G1 Caruaru
 
Dois idosos, de 60 e 75 anos, e um homem, de 44, foram mortos a tiros na tarde desta terça-feira (6) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os crimes ocorreram com uma diferença de pouco menos de duas horas.
O duplo homicídio, que teve como vítimas os idosos, ocorreu na rua Henrique Soares, no bairro Vassoural. O outro caso foi na rua da União, no bairro Centenário.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os idosos estavam bebendo em uma calçada quando foram atingidas pelos disparos. Não se sabe como o outro crime ocorreu.
A autoria e motivação de ambos os casos são desconhecidas.

Vendedor relata explosão de celular no bolso da bermuda: 'Grudou na pele'

Vendedor teve queimaduras de 2º na mão e na nádega em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

vendedor Victor Alexandre de Oliveira, de 40 anos, sofreu várias queimaduras de 2º grau em uma das mãos e nas nádegas depois que o celular que guardava no bolso explodir enquanto ele entrava em um supermercado em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde da última terça-feira (6). Segundo ele, o aparelho chegou a ficar grudado na pele.
A vítima foi socorrida pela mãe, a comerciante Diva Soares Teixeira, de 70 anos, que o acompanhava, funcionários e clientes do estabelecimento. Segundo a idosa, após a explosão foi possível observar fumaça saindo da bermuda do filho. Os dois foram socorridos e levados à ala de queimados da Santa Casa de Santos momentos após o incidente.
"Até agora eu estou sem acreditar. Meu celular era novo, tinha um ano, nunca troquei uma peça. Ele carregou à noite e fomos ao supermercado. Quando estávamos subindo a rampa, eu comecei a sentir a queimação", relatou Oliveira. A explosão ocorreu logo em seguida, sem que ele entendesse no primeiro momento.


"Não sabia o que estava acontecendo. Eu escutei um barulho, vi a fumaça e o fogo do meu bolso. Tudo aconteceu em menos de um minuto, mas pareceu que passou mais de cinco minutos. O celular grudou na minha pele e não conseguia tirar, por isso queimei meu dedo. Minha bermuda ficou destruída", relata.Levado ao hospital, Vitor foi avaliado pelos médicos, que constataram as graves queimaduras. "Fui liberado para ficar em casa, mas vou ter que tomar antibióticos, anti-inflamatórios, e passar pomadas. O celular era minha ferramenta de trabalho e vou ter que parar um pouco as atividades também".
Ele e a mãe deverão levar o equipamento até a Polícia Civil nesta quarta-feira (7) para registrar um boletim de ocorrência. "Quero que seja submetido à perícia, antes de ser encaminhado à empresa. Ainda não deu tempo de fazer qualquer reclamação, mas vamos fazer nos próximos dias", garantiu.
Celular explodiu e chegou a rasgar bermuda de homem em SP (Foto: G1 Santos)

Educação Taquaritinga : Parabéns a Você Mulher !






A imagem pode conter: 3 pessoas


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

Educação de Jovens e Adultos é sucesso em Taquaritinga do Norte


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. O EJA tem como objetivo tentar ou corrigir algumas questões sociais como exclusão e exploração, entre outras que geram consequências maiores, como a perigosa marginalização. A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angico-RN, repercutindo por todo o país, mas sendo sufocado pelo golpe militar de 1964.

Resultado de imagem para eja taquaritinga do norte

 Em Taquaritinga do Norte a Secretaria Municipal de Educação tem investido nessa modalidade e cada vez mais pessoas que estavam sem estudar estão voltando para concluir seus estudos. Parcerias com as escolas estaduais também estão sendo feitas para que quando os alunos terminem o Ensino Fundamental II possam ingressar no Ensino Médio. O objetivo da EJA é promover a escolarização, promoção e protagonismos dos jovens, adultos e idosos, que não puderam ter acesso aos estudos na faixa etária correspondente, bem como superar os índices de analfabetismo e dos baixos níveis de escolarização da população com 15 anos ou mais.

Imagem relacionada


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, mesa e área interna

terça-feira, 6 de março de 2018

Luiz Otávio Cavalcanti é demitido da Fundaj após denúncias de servidores da instituição



Por Ricardo Antunes

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti, nomeado pelo Ministro da Educação Mendonça Filho, em junho do ano passado, foi demitido do cargo. No pouco tempo que passou a frente da instituição, ele acumulou diversos atritos com funcionários e diretores com seu estilo “vaidoso” e “autoritário”. Bastante próximo ao ministro, o próprio  jornalista Fernando Veloso,  um dos seus assessores de marketing, o chamava de “trapalhão” e foi contra sua nomeação.

O estopim foi a nota de servidores da Fundaj denunciando o “aparelhamento” da instituição, “licitações dirigidas”, e a demissão que ele fez de uma servidora do Museu do Homem do Nordeste, quando estagiários e funcionários compareceram a um evento com um adesivo “Fora Temer”.  A coordenadora foi exonerada, os estagiários perderam sua bolsa, e os monitores foram demitidos, segundo  Sonia Dantas que faz parte de um grupo de antigos funcionários da instituição.

Para não sofrer mais desgaste político, Mendonça Filho, que  não sabia do fato,  preferiu pedir o cargo de volta.  Luiz Otávio Cavalcanti enviou uma nota entregando o cargo,  mas sem fazer qualquer menção às acusações.  Depois de mais de três horas o JC copiou a nossa informação mas não deu qualquer  crédito a notícia que antecipamos no começo da manhã.

Continua…

Confia a nota de Luiz Otávio.

“Prezados servidores da Fundação Joaquim Nabuco. O afeto me guiou na direção da Fundação Joaquim Nabuco. Numa Casa de bonitezas, meus esforços sempre foram para que produzíssemos, juntos e harmonicamente, uma obra de beleza. Não acentuo só às realizações físicas: reabertura do Pedra Bonita. Reinauguração do edifício Ulysses Pernambucano, no Derby. Recuperação do casario do engenho Massangana.

Quero destacar o intangível, ações invisíveis que protegerão perpetuamente a Fundação: pedido feito ao IPHAN e à FUNDARPE para tombar o conjunto dos prédios da Instituição, em Casa Forte e em Apipucos.

Bem assim outras iniciativas que ressaltam a cultura e a pesquisa: reinstalar o Seminário de Tropicologia; instituir o prêmio Geneton Moraes Neto de jornalismo; dar o nome de Manuel Correia de Andrade, Amaro Quintas e Sebastião Vilanova a áreas na Fundação; editar livro sobre a vida de Celso Furtado.

A vida vale a pena quando sentimentos têm seu lugar. Por isso, enxerguei a todos, sem distinção, com respeito e amor fraterno. Cumpri, com grande alegria, a tarefa que me foi confiada pelo ministro Mendonça Filho.

Para ser justo, não a cumpriria sem o apoio de Sua Excelência e da equipe do MEC. Agradeço a colaboração de cada um dos servidores desta Casa de saberes e de fazeres. E me despeço com “senso do infinito na palma de minha mão.”

Muito obrigado. Luiz Otávio Cavalcanti.

Salva a Data Magna de Pernambuco…

COM DISPENSA DE LICITAÇÃO E ADITIVOS, GERALDO JÚLIO JÁ PAGOU MAIS DE MEIO BILHÃO À CASA DE FARINHA. CONTRATO INICIAL ERA DE APENAS R$ 7 MILHÕES PARA FORNECIMENTO DE MERENDA ESCOLAR


Reprodução do Facebook


Dados do Portal de Compras da própria Prefeitura do Recife revelam que a empresa Casa de Farinha teria recebido por um contrato que inicialmente estava previsto para vigorar por apenas 12  meses  no valor originário de R$ R$ 7.064.274,00, a impressionante quantia de R$ 551.087.349,74 pelo fornecimento de "MATÉRIA PRIMA (TIPO GÊNEROS ALIMENTÍCIOS) E REFEIÇÕES PRONTAS (PREPARO, COCÇÃO, TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E HIGIENIZAÇÃO) E DEMAIS INSUMOS INERENTES AOS SERVIÇOS, PARA ATENDER AOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIAS, CRECHES MUNICIPAIS E COMUNITÁRIAS, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES, UNIDADES DE TECNOLOGIA E PARTICIPANTES DE PROGRAMAS ESPECIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE" e mediante Dispensa de Licitação. Na mesma Planilha consta, ainda, que o Contrato de número 1401.0202/2015 teria chegado a um Valor Global de R$ 498.203.744,4320 em razão de Aditivos e Apostilamentos. 

A Consulta aos Dados do mesmo Contrato já consolidado, porém, aponta que esse Valor já estaria em R$ 551.087.349,74, restando um saldo a executar de R$ 59.947.879,94 (AcesseAQUI):




É de chamar atenção que a Prefeitura do Recife esteja contratando a mesma empresa para fornecer Merenda Escolar há anos para a Rede Municipal, por meio de aditivos e com dispensa de licitação em valores que extrapolam a casa do meio bilhão e não seja admoestada pelo sempre tão atuante Tribunal de Contas do Estado ou mesmo pelo Ministério Público que têm sido tão diligentes contra pequenas prefeituras. Afinal, como justificar que não se exija licitação de uma Prefeitura do porte da Prefeitura do Recife para contratar fornecedores de merenda 

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...