sábado, 16 de setembro de 2017

Luiz Bacci fala sobre a morte de Marcelo Rezende

Meu padrinho querido, essa Terra era pequena demais pra sua tamanha generosidade. Obrigado pelos anos de aprendizado e por ter me aberto tantas portas. Obrigado por ter estendido a mão quando mais precisei. Obrigado por ter estado ao meu lado nas horas felizes e tristes. Por ter me mostrado o caminho certo e a importância da humildade. Das nossas conversas no camarim, das confissões diárias ao telefone, das nossas viagens. Obrigado, Marcelo, por ter me acolhido como um filho.
A última imagem que ficará guardada não é a que vi quarta e quinta-feira quando realmente nos despedimos, mas daquele homem forte que, como um grande escudo, sempre me protegeu de tudo.
Agradeço a Deus por ter tido a chance de dizer tudo isso a você ainda consciente. Agora descanse, meu padrinho. Na batalha da vida você foi um vencedor.


Morre jornalista Marcelo Rezende aos 65 anos, vítima de câncer

O jornalista Marcelo Rezende morreu, neste sábado (16/9), aos 65 anos. O autor do bordão “Corta para Mim” lutava contra câncer no fígado e no pâncreas. Desde a última terça-feira (12), ele estava internado no hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo.


Unidades de Saúde em Taquaritinga do Norte recebem novos equipamentos


Todas as Unidades de Saúde do município receberam os novos equipamentos, a secretária de Saúde do Município Poliana Andrade e o coordenador de Planejamento Ronaldo Veiga, fizeram as entregas pessoalmente.


Na última quarta-feira (6), a secretária de Saúde Poliana Andrade e o coordenador de Planejamento em Saúde Ronaldo Veiga, estiveram nas Unidades de Saúde do município entregando os novos equipamentos.

Todas as unidades foram contempladas, e receberam cadeiras de rodas, macas, biombos, eletrocardiografos, nebulizador coletivo e outros equipamentos básicos conforme a demanda.









ASCOM/PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Médica morre após ser baleada


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ERALDO DE PEDRA PRETA E PROFESSOR JURANDI COMEMORAM O ANDAMENTO DA OBRA DA CRECHE DE PÃO DE AÇÚCAR


 Nos últimos dias o presidente da Câmara Municipal, Eraldo de Preta, e o vice-presidente, Jurandi Tavares, vêm acompanhando de perto com grande alegria, o andamento das obras da creche de Pão de Açúcar.
“Estamos vendo com muita satisfação a obra seguindo a todo vapor, mostrando que a gestão do prefeito Lero veio realmente para fazer a diferença, quero parabenizar toda a equipe que esta se dedicando e mostrando o compromisso que o governo municipal tem com o nosso povo”, afirmou o presidente, Eraldo de Pedra Preta.
 O Professor Jurandi, também expressou o quanto sente-se realizado, ao afirmar:
“Estivemos aqui conversando com o engenheiro responsável, que nos falou que provavelmente em outubro a obra estará concluída, o que nos deixa muito felizes. Estamos vendo o zelo e o cuidado com os trabalhos. Já estivemos aqui entristecidos por a obra encontrar-se paralisada, cobramos, fiscalizamos e hoje voltamos aqui alegres por ter certeza que muito em breve Pão de Açúcar comemorará mais esta conquista. Parabéns prefeito, parabéns secretário de educação, parabéns Pão de Açúcar!”, disse o vice-presidente.
 Os parlamentares também estão trabalhando arduamente para a aquisição de recursos para a construção de uma creche na sede do município e no distrito de Gravatá do Ibiapina, para que as criança destas localidades também disponham de um espaço minimante pensado e planejado, visando sempre que a educação do município avance, avance muito.

Irmão de Eduardo Campos quer impedir que o PSB faça uso da imagem de Miguel Arraes



Em nome do Instituto Miguel Arraes, do qual é presidente, o advogado Antonio Campos ajuizou nesta quarta-feira (13) no Tribunal Regional Eleitoral uma ação ordinária de preservação da imagem do ex-governador em relação ao PSB de Pernambuco e ao governador Paulo Câmara. 

Campos quer que a justiça proíba seu ex-partido de fazer uso da imagem do ex-governador em seu programa partidário, bem como nas inserções do rádio e da TV.  Na ação, ele aponta como precedente o mandado de segurança ajuizado pela viúva Renata Campos e filhos na eleição de Paulo Câmara. 

O processo foi originalmente distribuído para o desembargador eleitoral Vladimir Carvalho, que remeteu os autos para o corregedor eleitoral, Henrique Coelho, para decidir quanto ao pedido da liminar.

Educação Taquaritinga : Policia Militar realiza palestras sobre a Violência nas Escolas do Município


Os  Policiais Militares  Capitão Chales e Cabo Lopes, estão realizando Palestras de combate a violência nas escolas, em parceria com a Secretaria de educação e Cultura de Taquaritinga do Norte.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Os policiais visam orientar, desde cedo, às crianças e adolescentes a questão da violência, e que o consumo de entorpecentes ocasiona, mais tarde, a desestruturação da família e, consequentemente, da sociedade, ocasionando problemas sociais e de ordem de segurança pública.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos, criança e área interna

A Diretora do CAIC , Aline Tatiana falou sobre a importância de debates como o resgate de valores, indispensáveis à formação da pessoa humana e sua boa convivência em sociedade e o bullying, um fenômeno muito presente no cotidiano dos estudantes em todo o país, que também vem sendo abordado.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 A Vice Diretora da Escola Padre José de Anchieta, Mayara Cecília falou sobre a importância da Palestra : " a palestra foi muito construtiva. Nos foi apresentada a participação da patrulha escolar, que é um apoio da parte da polícia militar nas escolas, sempre tratando abertamente de assuntos como a responsabilidade da escola pela segurança das crianças, a responsabilidade dos alunos para com a escola e com a preservação do patrimônio como também o respeito para com todos inclusive com o funcionário público. Assuntos como drogas e os diversos tipos de violências que alunos podem sofrer como bulling, violência física e psicológica também foram abordados. Foi proposto um projeto que irá ser efetivado em Santa Cruz do Capibaribe e em Taquaritinga do Norte que visa a formação de uma patrulha mirim com a participação dos alunos da rede municipal. Ao final, foi reiterada a responsabilidade de educar os filhos em casa pelos pais e pela família, educação esta que é tão direcionada atualmente apenas as instituições escolares, nas quais tem seu papel fundamental, mas a família é parte indispensável nesse processo de formação de valores e comportamentos. Nossos sinceros agradecimentos pela cooperação e apoio da polícia Militar nas pessoas do Capitão Charles e do Cabo Lopes."

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e multidão

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Homem é preso com Arma de Fogo em Taquaritinga

Na tarde desta quinta-feira (14), equipes do BEPI foram solicitadas pela Policia Civil de Toritama, para dar cumprimento a um mandado de prisão contra Nilton José Moura da Silva (46 anos), que estava residindo na Rua Nova, Vila do Socorro, zona rural de Taquaritinga do Norte.
As equipes chegaram na residência do acusado, onde deram o cumprimento do mandado. Em seguida, o policiamento fez uma revista no imóvel, onde encontrou um revólver calibre 38, além de 36 munições intactas do mesmo calibre.

Nilton José é suspeito de ter cometido um homicídio e uma tentativa do mesmo crime. Ele juntamente com os materiais apreendidos foram conduzidos para a delegacia de Taquaritinga do Norte.



Operação apreende máquinas caça-níqueis

Material foi apreendido em quatro casas em Garanhuns (Foto: Reprodução/Blog Agreste Violento)

A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (13) a Operação Força no Foco em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Durante a ação foram apreendidos materiais relacionados a jogos de azar em quatro estabelecimentos. Três homens foram presos.
No bairro Heliópolis, a PM apreendeu 11 conjuntos de máquinas, duas fontes e duas calculadoras. O material foi levado para a delegacia. Em seguida, no Centro, a polícia identificou uma casa de jogos de azar, sem ninguém responsável no momento. No local foram apreendidas quatro cabines completas, seis CPUs e seis monitores.
Em mais uma ação no Centro, a PM identificou outra casa e prendeu um homem de 27 anos. Também foram apreendidos uma televisão, um teclado, uma fonte para computador, sete monitores, duas cabines com monitores e sete controles de jogos.
As últimas apreensões aconteceram também no Centro. No local um jovem de 20 anos foi preso e a PM apreendeu 17 máquinas caça-níqueis, quatro gabinetes fechados com monitores e CPUs, 13 CPUs, uma televisão, dois teclados, uma fonte, três dispositivos de armazenamento, uma bolsa com material de informática, um caderno com anotações, uma câmera de monitoramento e uma calculadora.
Todo o material apreendido durante a operação foi encaminhado para a delegacia de polícia de Garanhuns. 

Taquaritinga do Norte : 1° Palco Aberto para a Cultura

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, texto

De mudança, jogo do Náutico contra Internacional será no Lacerdão

Estádio Lacerdão receberá quatro jogos do Náutico na Série B (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)
Estádio Lacerdão receberá quatro jogos do Náutico na Série B (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)
O Náutico vai mudar de casa na Série B. Até antes do que estava previsto. O Timbu jogo contra o Internacional, no dia 23 de setembro, no estádio Lacerdão, em Caruaru - a 130 quilômetros da capital pernambucana. A mudança acontece porque a Arena de Pernambuco vai receber eventos religiosos no começo de outubro. Ao Timbu, restou escolher outro local para se apresentar. O vice-presidente de futebol Diógenes Braga confirmou a informação, em contato rápido com a reportagem do GloboEsporte.com.
Anteriomente, estava na programação do Náutico apenas três jogos longe da Arena de Pernambuco: contra Boa Esporte (30 de setembro), Guarani (12 de outubro) e ABC-RN (20 de outubro). O Timbu, no entanto, vai se mudar antes do previsto para se adaptar rapidamente à nova praça. As partidas anteriormente citadas também serão no Lacerdão.
O Arruda e a Ilha do Retiro foram cogitados pela diretoria do Náutico, mas o clube não entrou em um acordo com o Santa Cruz e o Sport. Sendo assim, o Timbu só volta a jogar na Arena de Pernambuco contra o Paysandu, no dia 7 de novembro, pela 34ª rodada da Série B.

Escola Sebastião Ferreira de Lima : Projeto "Televisão Alienação ou Informação?"


Os professores Sonia Maria e Nielton Robson realizaram na última terça ( 12/09 ) na Escola sebastião Ferreira de Lima o Projeto :"Televisão Informação ou Alienação?"  o projeto teve  um olhar pedagógico nesse tão importante tema , o projeto teve o intuito de estimular e integrar a escola com a comunidade falando sobre o tema, incentivando os alunos a terem suas próprias idéias. E mais do que isso que eles tenham a coragem de apresenta-las. Foi assim respeitando a opinião de todos que o o projeto foi desenvolvido com a turma do 1° Ano e chamou a atenção de toda comunidade.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e criança

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

Policia Militar realiza palestras sobre a Violência nas Escolas do Município


Os  Policiais Militares  Capitão Chales e Cabo Lopes, estão realizando Palestras de combate a violência nas escolas, em parceria com a Secretaria de educação e Cultura de Taquaritinga do Norte.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Os policiais visam orientar, desde cedo, às crianças e adolescentes a questão da violência, e que o consumo de entorpecentes ocasiona, mais tarde, a desestruturação da família e, consequentemente, da sociedade, ocasionando problemas sociais e de ordem de segurança pública.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos, criança e área interna

A Diretora do CAIC , Aline Tatiana falou sobre a importância de debates como o resgate de valores, indispensáveis à formação da pessoa humana e sua boa convivência em sociedade e o bullying, um fenômeno muito presente no cotidiano dos estudantes em todo o país, que também vem sendo abordado.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 A Vice Diretora da Escola Padre José de Anchieta, Mayara Cecília falou sobre a importância da Palestra : " a palestra foi muito construtiva. Nos foi apresentada a participação da patrulha escolar, que é um apoio da parte da polícia militar nas escolas, sempre tratando abertamente de assuntos como a responsabilidade da escola pela segurança das crianças, a responsabilidade dos alunos para com a escola e com a preservação do patrimônio como também o respeito para com todos inclusive com o funcionário público. Assuntos como drogas e os diversos tipos de violências que alunos podem sofrer como bulling, violência física e psicológica também foram abordados. Foi proposto um projeto que irá ser efetivado em Santa Cruz do Capibaribe e em Taquaritinga do Norte que visa a formação de uma patrulha mirim com a participação dos alunos da rede municipal. Ao final, foi reiterada a responsabilidade de educar os filhos em casa pelos pais e pela família, educação esta que é tão direcionada atualmente apenas as instituições escolares, nas quais tem seu papel fundamental, mas a família é parte indispensável nesse processo de formação de valores e comportamentos. Nossos sinceros agradecimentos pela cooperação e apoio da polícia Militar nas pessoas do Capitão Charles e do Cabo Lopes."

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e multidão

Educação Taquaritinga : Alunos da Escola Pedro de Lira Borges visitam o ICIA ( Instituto do Câncer Infantil do Agreste)


Direção alunos e professores da Escola Pedro de Lira Borges da Comunidade de Vila do Socorro, fizeram uma visita na última terça ( 12/09 ), e levaram doações para o ICIA ( Instituto do Câncer Infantil do Agreste) na cidade de Caruaru. O Instituto  é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu a partir de uma idéia do médico Luiz Henrique Soares. O objetivo da organização é proporcionar tratamento, amenizar o sofrimento de crianças com câncer, oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.


A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore, céu, planta, criança, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 29 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Praças de Taquaritinga do Norte cada vez mais Belas

O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte vem dando um toque especial nas Praças da cidade , tanto na sede do município quanto na zona rural e nos distritos , quem chega a Dália da Serra logo dá de cara com praças limpas e cheias de flores , a Secretaria de Administração que é responsável por cuidar desse patrimônio tem dia e noite procurado conservar e melhorar ainda mais o que já está belo, em conversa com a secretária Lurdinha Malaquias vimos seu empenho e dedicação e o cuidado com as praças, assim como também o Prefeito Lero que tem buscado fiscalizar e ver as demandas necessárias para que a cidade fique a cada dia mais bonita.


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

O relógio do Centro da Cidade também recebeu nova roupagem nos últimos dias .

A imagem pode conter: planta, flor, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: nuvem, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: planta, árvore, céu, grama, flor, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre


ANIMAIS APREENDIDOS PELA PREFEITURA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PASSAM FOME E SEDE


 Nesta terça-feira, 12 de setembro, um leitor do Blog Agreste Notícia enviou para nossa equipe de redação um vídeo que foi veiculado em grupos do aplicativo de mensagens WhatsApp, de uma denúncia sobre animais que são recolhidos por funcionários da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe nas ruas do município.

 Segundo a denúncia, não há comida suficiente para manter os animais vivos, como também, dá pra se observar que um cavalo branco chega a perder as forças com tamanha fome e sede.
Confira o vídeo na integra:


Do: Blog Agreste Notícia

Quando precisou, Jarbas mudou de lado sem hesitar


Quem acompanha essa briga a respeito do PMDB encampada por Jarbas Vasconcelos e não conhece a história política de Pernambuco, pode até colocá-lo na condição de vítima de uma armação sórdida contra um representante da moralidade e da ética política. Porém a história política de Pernambuco mostra que assim como o PMDB nacional que está optando por um projeto solo do partido pelo Palácio do Campo das Princesas e decidiu trocar o comando do partido em Pernambuco, Jarbas mudou de posição quando lhe foi conveniente.
Em 1985 Sergio Murilo foi escolhido como candidato do PMDB após vencer um processo de prévias contra Jarbas Vasconcelos, que não aceitou o resultado do seu partido, e decidiu se filiar ao PSB para entrar na disputa. Numa das campanhas mais sujas da história do Recife, Jarbas sagrou-se prefeito com uma diferença de 25 mil votos para Sergio Murilo, segundo colocado.Em 1990 Jarbas enfrentou Joaquim Francisco pelo governo de Pernambuco, ambos tinham sido prefeitos do Recife, a eleição igualmente complexa, deu a vitória a Joaquim, do PFL, Jarbas acusou Arraes, então governador que renunciara para disputar um mandato de deputado federal, de ter feito corpo mole na sua campanha.
Em 1992 na busca pelo segundo mandato, já no PMDB não aceitou Eduardo Campos como vice-prefeito da sua chapa, dando inicio a um rompimento com Miguel Arraes, seu mentor político, até a sua morte em 2005. O distanciamento de Jarbas da família Arraes durou mais de duas décadas quando em 2011 voltou a ter relação com Eduardo Campos. Em 1994, já rompido completamente com Arraes, iniciou costuras para aproximar-se do PFL, que tanto combateu a vida inteira, Jarbas em nenhum momento se preocupou com sua história nem com sua ideologia. Não foi candidato a governador porque sabia que não era páreo para Arraes. Dois aos depois, em 1996, apoiou Roberto Magalhães indicando seu pupilo Raul Henry para o cargo de vice-governador.
Na eleição de 1998, já casado oficialmente com o PFL que ele tanto combateu, Jarbas levou para o seu cargo de vice-governador Mendonça Filho, e acabou derrotando Miguel Arraes numa campanha igualmente sangrenta. Jarbas foi beneficiado pelo escândalo dos Precatórios, e usou e abusou do tema para derrotar seu mentor político. Novamente, Jarbas não se preocupou com ideologia nem sua história. Buscou o poder pelo poder. Sentado na cadeira de governador, Jarbas foi acusado de fazer corpo mole na campanha de 2000, permitindo que seu aliado Roberto Magalhães sofresse uma emblemática derrota para João Paulo. Até hoje tem quem culpe Jarbas pela derrota de Dr. Roberto, que era um prefeito bem-avaliado mas acabou prejudicado por vários fatores que culminariam na existência de um segundo turno e  consequentemente na vitória de João Paulo.
Em 2002 Jarbas, que tinha uma reeleição tranquila, decidiu levar Sergio Guerra para o Senado, em detrimento de outros aliados mais antigos da União por Pernambuco. Tal movimento de Jarbas abriu precedente para o rompimento de muitas lideranças políticas, dentre elas Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, Luiz Piauhylino, José Múcio e Armando Monteiro. Em 2004 queria fazer Raul Henry candidato a prefeito, mas como Cadoca era o nome mais forte, acabou tendo que engolir a indicação. Em vez de abraçar o projeto, decidiu lavar as mãos, o que permitiu mais uma vitória de João Paulo.
Em 2006 se preocupou exclusivamente com a sua eleição para o Senado, fazendo caminhadas-relâmpago, deixando Mendonça Filho ao Deus dará. Também foi incapaz de chamar o feito a ordem para manter a tropa unida em torno de Mendonça. Jarbas novamente não moveu uma palha pelos seus aliados e deixou o PFL sofrer mais uma derrota. Aquele movimento de Jarbas, que nunca se preocupou com outra pessoa, senão ele e Raul Henry, custou caro a muita gente que estava junto dele.
Em 2008, não se dando por satisfeito de ter deixado Mendonça Filho ao léu na disputa pelo governo, permitiu que seu vice-governador por oito anos, um parceiro leal e fiel, saísse isolado na disputa pela prefeitura, mesmo estando na liderança de todas as pesquisas. O apoio de Jarbas com o PMDB e o PSDB permitiria a Mendonça condições reais de vencer a prefeitura, mas optou por lançar seu pupilo Raul Henry, que amargou um terceiro lugar.
Nas eleições de 2010 relutou até o fim para disputar o governo, não queria em hipótese alguma enfrentar Eduardo Campos, mas acabou sendo obrigado a entrar na disputa sob pena de ser chamado de covarde e oportunista. Entrou sem ânimo na disputa e colocou em xeque a situação de muitos aliados, como André de Paula, Marco Maciel e Raul Jungmann, que por conta do seu resultado para governador, acabaram embicando e ficaram sem mandato.
Em 2012 Jarbas novamente não se preocupou com história nem lado, quando viu que a candidatura de Raul Henry não decolava, se juntou ao seu principal adversário, que havia lhe dado uma magnífica surra eleitoral, e achou tudo aquilo extremamente normal. Apoiou Geraldo Julio e abandonou o seu próprio filho ao relento. Não fez nenhum esforço para que seu filho se elegesse vereador, e o que ninguém imaginava aconteceu. O filho de Jarbas, seu parceiro, seu companheiro de todas as horas, não teve o empenho devido do pai, entrou numa fogueira e acabou perdendo para vereador.
Em 2014 por falta de votos, correu do Senado, foi para a disputa de deputado federal com medo de não ter sequer 100 mil votos. Só conseguiu ser eleito com expressiva votação por causa da catástrofe envolvendo Eduardo Campos. O eleitorado órfão de liderança política na disputa, decidiu canalizar votos para o governador que antecedeu Eduardo.
Em 2016 foram inúmeras as vezes que Jarbas se negou a se aproximar de Geraldo Julio, dando a entender que não o apoiaria para a reeleição, num claro sinal de barganha para ter mais espaços na prefeitura e no governo. Terminou ficando no palanque de Geraldo, mas não fez qualquer esforço para ajudar o prefeito. A fatura cobrada pelo apoio a Geraldo foi ampliar os espaços no governo Paulo Câmara, tendo um quinhão completamente desproporcional ao seu tamanho eleitoral.
Quem conhece a história de Jarbas Vasconcelos sabe que ele esvaziou o PMDB de Pernambuco porque tem horror a fazer política. Mais do que isso, não tem compromisso com aliados nem com o seu partido. A história mostra que Jarbas quando precisou, mudou de lado sem qualquer remorso ou culpa. Se ele não tem compromisso com o PMDB nacional, o mesmo não tem motivo de ofertar qualquer reverência a quem, sem hesitar, fez o que achava ser melhor exclusivamente pra ele ou seu pupilo. Em 1990, Joaquim Francisco ficou lembrado pela célebre frase: “Vou desmistificar você, Jarbas Vasconcelos”. Não precisou, os fatos mostram que Jarbas sempre foi uma biruta de aeroporto quando julgou interessante para o seu projeto político e eleitoral.

por Edmar Lyra

ATENÇÃO! SÁBADO 16 DE SETEMBRO É O DIA "D" DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO



A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional de Multivacinação de 2017 acontece no período de 11 a 22 de setembro tendo o sábado (16) como o dia “D” de mobilização nacional, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas para receber o público alvo que é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

O objetivo da Campanha é resgatar crianças e adolescentes não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta de acordo com o Calendário Nacional.

Assim todas as crianças e adolescentes dessa faixa etária deverão comparecer às Unidades de Saúde para que a caderneta seja avaliada e atualizada. Não se esqueça de levar o cartão de vacina. Prevenir é sempre o melhor remédio.

ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Setembro Amarelo alerta para a prevenção ao suicídio



Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e a decoração e iluminação de prédios públicos, praças e monumentos com luzes e itens amarelos.

As ações foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp) e trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), referência no atendimento – inclusive remoto – a pessoas em crise, e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Setembro Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...