sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Professora é envenenada por alunos dentro de escola em Pernambuco


Blog Merece Destaque


A equipe da Delegacia de Nazaré da Mata investiga uma suspeita de envenenamento contra uma professora dentro de uma escola pública do município nesta quinta-feira. Segundo informações preliminares, duas crianças de 10 e 11 anos e um adolescente de 13 anos teriam colocado chumbinho dentro da garrafa d'água da docente em sala de aula. Os três são alunos da professora.
Até o momento, não foi registrada uma queixa formal sobre o caso, mas a Polícia Civil de Pernambuco informou que já abriu inquérito para investigar o caso. O Diario de Pernambuco confirmou que a professora foi internada e já recebeu alta do Hospital Ermírio Coutinho, mas a unidade de saúde não forneceu mais detalhes. 
Segundo a polícia, um agente que compareceu ao Hospital Ermírio Coutinho para verificar a situação da professora também recebeu a informação da alta e obteve uma cópia do prontuário. No documento, o médico registrou o caso como suspeita de envenenamento, mas, depois de administrar medicações não especificadas, deu alta à paciente.
Testemunhas disseram que a educadora passou mal após beber uma água durante a aula. Para a polícia, a educadora confirmou a informação. Segundo ela, os três alunos costumam causar problemas na sala devido ao comportamento. Agentes estiveram no local, colheram materiais e encaminharam ao Instituto de Criminalística. Ainda de acordo com a polícia, foi cumprido o procedimento padrão do Ceatox para casos de envenenamento. O delegado Rommel Ricardo, titular da Delegacia de Nazaré da Mata, é o responsável pelas investigações.
As identidades dos alunos estão sendo preservadas.

Fonte: Diário de Pernambuco

Semana da Pátria em Taquaritinga do Norte

Convite para as comemorações alusivas à Semana da Pátria

O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte – PE, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, imbuídos do sentimento de civismo convidam Vossa Senhoria e digníssima família para participarem das comemorações alusivas à semana cívica pelos 195 anos de Independência do Brasil numa demonstração de amor pela Pátria.


No período de 31 de agosto a 07 de setembro haverá desfiles cívicos nas comunidades rurais, distritos e sede do Município,  conforme cronograma a seguir:


Lei que melhora o atendimento a deficientes visuais e auditivos em Pernambuco é aprovada na Alepe


Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, estima-se que no Brasil 6,2% das pessoas tenham algum tipo de deficiência. Dentre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, enquanto que as pessoas que apresentam deficiência auditiva representam 1,1% da população pesquisada. O estudo revelou ainda que boa parte dos deficientes sofrem com dificuldades de realizarem atividades habituais no dia a dia, o que embasa a necessidade de criação e fortalecimento de políticas públicas para essa população.

Atento a isso e no intuito de dar melhor suporte a pessoas com necessidades especiais no atendimento destas em estabelecimentos privados de PE, o deputado Zé Maurício elaborou o Projeto de Lei 1078/2016.

Continua…


Aprovada recentemente, a agora Lei nº 16.118/2017 obriga esses estabelecimentos a disporem de sistemas de chamada específicos, como alertas visuais e sonoros para clientes com deficiências auditiva e visual, além da disponibilização de senhas impressas em braile, para os locais que adotarem este formato de atendimento.

“A ideia é viabilizar o diálogo com essas pessoas com necessidades especiais, nas salas de espera dos estabelecimentos privados, por meio de mecanismos relativamente simples, mas de grande relevância social: o uso de imagens, avisos sonoros e, conforme o caso, de senhas impressas em braile”, sublinha Zé Maurício.

O parlamentar justifica a criação da Lei diante da observação do atendimento prestado ao público em geral nesses lugares, realizado com hora marcada ou ordem de chegada, anunciadas sem recursos audiovisuais adequados. “Mesmo os locais que possuem displays eletrônicos nem sempre são adaptados às particularidades dos deficientes visuais. Estes acabam privados da informação ali contida e dependentes de ajuda. A nossa iniciativa é promover a autonomia e a inclusão social do deficiente auditivo e visual em todo o Estado e, assim, garantir o respeito à dignidade da pessoa humana à acessibilidade”, pontua. (Weslley Leal)

Homem morre após perder controle de moto na BR-104

  Acidente aconteceu na BR-104 (Foto: Mavian Barbosa / G1)  
Um homem de 31 anos morreu em um acidente de moto na tarde desta quinta-feira (31) na BR-104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava no sentido Recife/Caruaru e perdeu o controle do veículo.
Ainda segundo os Bombeiros, a vítima bateu na mureta de proteção. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Um homem de 31 anos morreu em um acidente de moto na tarde desta quinta-feira (31) na BR-104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava no sentido Recife/Caruaru e perdeu o controle do veículo.
Ainda segundo os Bombeiros, a vítima bateu na mureta de proteção. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Manhã Cívica é realizada pela Escola Sebastião Ferreira do Sítio Algodão


 A imagem pode conter: 7 pessoas
Nesta manhã de hoje (01/09), a comunidade do Algodão viveu momentos de puro civismo, através da Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima - Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Escola é comandada pela Professora Adelma Casé, que com a sua equipe realizou uma inesquecível manhã cívica.
 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Os alunos e toda equipe da Escola Sebastião deram um verdadeiro show de Cultura, aonde o tema da manhã Cívica em comemoração aos 195 anos de Independencia do Brasil foi a região Nordeste, o Prefeito Lero Mestre esteve presente acompanhado de secretários e funcionários do Governo Municipal , em sua fala o Prefeito enalteceu toda equie da escola e parabenizou o trabalho desenvolvido. O Secretário de Educação Marcos Augusto em sua fala agradeceu toda equipe pelo empenho e pelo trabalho que os educadores vem fazendo pela Educação do Município.



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão




A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palcoA imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, chapéu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO TAQUARITINGA : ESCOLA CHEFE LEANDRO DA COMUNIDADE DO JERIMUM ABRE SEMANA CÍVICA TAQUARITINGA DO NORTE


 A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A Escola Municipal Chefe Leandro da querida comunidade do Jerimum localizada na zona rural de Taquaritinga do Norte, abriu a semana cívica no município, realizando na tarde desta quinta-feira (31/08/17) seu desfile cívico em homenagem aos 195 anos de independência  do nosso querido Brasil. A Escola Municipal Chefe Leandro que tem como diretora a competente Lourdes Araújo, que comandou o evento realizando um desfile bastante movimentado e que teve como tema “Ariano Suassuna e a Cultura Pernambucana”
 A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
 O Prefeito Lero e o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto fizeram uso da palavra e agradeceram aos alunos, pais, educadores tamanha demonstração de civismo e valorização desta data simbólica para todos os brasileiros, evidenciando o dinamismo de todos os envolvidos e a participação de toda comunidade, itens que contribuíram com o sucesso deste grandioso evento. Estiveram presentes no evento Pedro Araújo  Assessor do Ministro das Cidades Bruno Araújo, vereadores , secretários , diretores e demais funcionários do Governo Municipal. As Bandas Isaque Bezerra de Pão de Açúcar e  Professora Maria do Socorro Queiroz Ramos de Santa Cruz levantaram o público com grandes apresentações. No evento também foram homenageados os Cordelistas ; Gildo Siqueira, Roberto Celestino e Higino Souza .
 A imagem pode conter: 4 pessoas
 A imagem pode conter: 9 pessoas, atividades ao ar livre 
 
 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas no palco e pessoas em pé
 
A imagem pode conter: 2 pessoas, céu, praia, criança e atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, criança, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

CAOS NA SEGURANÇA DE PERNAMBUCO : Internos fogem da Funase de Caruaru e agridem agentes durante rebelião

Ainda não há informações se alguém ficou ferido durante a rebelião na Funase de Caruaru (Foto: Amanda Dantas/TV Asa Branca)

 m grupo de internos queimou colchões durante uma rebelião na manhã desta quinta-feira (31) na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, Agreste de Pernambuco. No total, 33 socioeducandos fugiram.
Ao G1, a assessoria de imprensa da Funase informou que ainda irá apurar o fato.
De acordo com a Polícia Militar, o grupo fugiu da unidade por um buraco. Eles também utilizaram cordas. Até a publicação desta matéria, dos 33 foragidos, 17 foram recapturados, conforme informou a PM. Ninguém ficou ferido.
À TV Asa Branca, o coodenador da escola que fica dentro da Funase afirmou que os jovens agrediram dois agentes socioeducativos. A polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte reforma Praça em Pão de Açúcar


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte esta reformando a Praça do estudante no distrito de Pão de Açúcar. O espaço público estava há muitos anos sem receber qualquer tipo de melhorias e a falta de manutenção provocou diversas avarias, inclusive com alto risco de acidentes nos brinquedos.

O local é bastante frequentado pelos moradores, estudantes e principalmente as crianças, levadas pelos pais para aproveitar a área de lazer. Ouvindo as reivindicações encaminhadas à subprefeitura e repassadas à prefeitura pelo subprefeito Gilson Carlos, o prefeito Lero determinou que fosse feito o trabalho para melhoria.

Imediatamente, a equipe de manutenção da prefeitura deslocou-se para o distrito e os trabalhos iniciaram de pronto. Na praça serão realizados serviços de pisos e acessibilidade, recuperação das instalações e de luminárias, paisagismo e pintura. 
"Já reformamos a praça do centro de Pão de Açúcar, a Praça de Taquaritinga, fizemos melhorias na Praça de Gravatá e agora a praça localizada em frente ao colégio de Pão de Açúcar, que é muito frequentada pelos estudantes e por crianças que buscam se divertirem no parquinho vamos continuar trabalhando pra levar uma melhor qualidade de vida a população de Taquaritinga do Norte", disse o prefeito.

ASCOM/PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Homem morre após perder controle de moto na BR-104

Acidente aconteceu na BR-104 (Foto: Mavian Barbosa / G1)

 Um homem de 31 anos morreu em um acidente de moto na tarde desta quinta-feira (31) na BR-104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava no sentido Recife/Caruaru e perdeu o controle do veículo.
Ainda segundo os Bombeiros, a vítima bateu na mureta de proteção. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Dupla invade e rouba 150 celulares de loja de departamentos

Resultado de imagem para ROUBO DE CELULAR

Pelo menos 150 celulares foram roubados de uma loja de departamentos na noite de terça-feira (29) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 19h dois criminosos entraram no estabelecimento e renderam o segurança, que foi obrigado pelos assaltantes a levá-los à central de monitoramento por câmeras.
Ainda segundo a PM, os equipamentos de gravação foram danificados pela dupla. Os criminosos conseguiram levar da loja quatro caixas com os celulares e R$ 20 em espécie de um dos caixas. Nenhum suspeito foi preso. A Polícia Civil de Arcoverde está responsável pelas investigações.

Convite para as comemorações alusivas à Semana da Pátria

O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte – PE, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, imbuídos do sentimento de civismo convidam Vossa Senhoria e digníssima família para participarem das comemorações alusivas à semana cívica pelos 195 anos de Independência do Brasil numa demonstração de amor pela Pátria.



No período de 31 de agosto a 07 de setembro haverá desfiles cívicos nas comunidades rurais, distritos e sede do Município,  conforme cronograma a seguir:


Caminhoneiro é morto a tiros na frente da casa onde morava em Caetés

Um caminhoneiro de 41 anos foi morto a tiros na noite da quarta-feira (30) no Centro de Canhotinho, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi morta na frente da casa onde morava.
Ainda segundo a PM, o sogro da vítima informou que o criminoso estava usando um capacete e fugiu após efetuar os disparos.
O corpo do caminhoneiro foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, e o caso será investigado pela Polícia Civil.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ASSALTANTES PRESOS

Grupo foi abordado no bairro Nova Santa Cruz  (Foto: Thonny Hill/Blog do Ney Lima )
Um grupo suspeito de praticar assaltos foi preso na manhã desta terça-feira (29) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, quatro suspeitos foram abordados pelos policiais no bairro Nova Santa Cruz.
Ainda segundo informações da PM, foram apreendidos com o grupo celulares, um revólver, uma motocicleta e um carro de passeio. Os suspeitos e o material foram levados para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Polícia desarticula desmanche de veículos em Caruaru

Veículos foram encontrados no bairro Rendeiras (Foto: Ana Rebeca Passos / TV Asa Branca)

 
A Polícia Militar desarticulou na tarde desta quarta-feira (30) um desmanche de veículos na Rua 40, no bairro Rendeiras, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a PM, os suspeitos levavam os veículos roubados para o local e depois transportavam para o desmanche no Loteamento Novo Cedro.
Foram apreendidas cinco motos, um carro, 10 kg de maconha, um revólver calibre 38 e vários documentos falsos de veículos. O material foi levado para a delegacia de plantão em Caruaru. Dois homens de 20 e 42 anos foram presos e serão encaminhados para a audiência de custódia. O caso continuará sendo investigado pela Polícia Civil.

Taquaritinga : Motociclista morre após atingir cavalo na PE-160


Fotos: Juliana Lígia.
Na noite desta terça-feira (29), o motociclista Renato Caetano da Silva (36 anos), morreu após colidir contra um cavalo que estava solto na PE-160, próximo a um parque de vaquejadas.
Segundo informações, a vítima teria saído de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, onde possuía uma oficina de carro e seguia com destino à Santa Cruz do Capibaribe, porém na altura do KM-04 da PE-160, ele colidiu contra um cavalo que se encontrava na via. Com o impacto, Renato caiu da moto e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer ainda no local.

A equipe da Guarda Municipal de Santa Cruz juntamente com a Polícia Militar estiveram no local para organizar o trânsito. A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
A moto que ficou totalmente danificada, foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

CNH Digital para motoristas já pode ser baixada no celular


Já pensou em nunca mais esquecer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em sua casa? Pois o aplicativo CNH digital já pode ser baixado por motoristas em celulares Android. O novo formato do documento está disponível apenas em versão de demonstração. A novidade para condutores pode ser baixada na versão para testes em formato APK no sistema Android – você pode encontrar o processo detalhado da instalação no site do Governo. Futuramente, o app será disponibilizado para todos os usuários dos sistemas Android e iOS.

O aplicativo em versão de demonstração é um avanço dos planos do Governo para implantar o documento em todo o país. A intenção é que a CNH-e, como é chamada, seja disponibilizada até 1º de fevereiro de 2018. Segundo o Governo, o novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH física.

A CNH-e será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazer ela pelo smartphone, se tiver certificado digital, ou no Detran de seu Estado.

O app armazenará todas as informações do documento original, como foto e dados do motorista. Será possível ainda compartilhar o documento automaticamente para e-mail ou WhatsApp.

A carteira eletrônica será disponibilizada apenas a motoristas que tenham uma habilitação impressa com QR Code, aquele código escaneável que é popularmente usado para acessar o WhatsApp pelo computador.

Em caso de perda ou roubo do celular, será necessário fazer um bloqueio para impedir o uso do documento. Isso poderá ser feito pelo portal de serviços do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). (Fonte Uol)

Voluntariado será critério de desempate em concurso público, diz decreto



Para incentivar o engajamento dos cidadãos em atividades voluntárias foi lançado nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. A iniciativa vai unir esforços do governo, de organizações da sociedade civil e de empresas, e será coordenado pela Casa Civil.

Como incentivo, o decreto que cria o programa prevê o uso de horas nesse tipo de atividade como critério de desempate em concursos públicos ou em processos internos de promoção da administração pública, autárquica e federal.
Há também a previsão de parcerias com a iniciativa privada para que aqueles que somarem determinado número de horas em atividades voluntárias tenham descontos em compras de produtos e em eventos culturais.

A iniciativa foi lançada na data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, com a presença do presidente Michel Temer, da primeira-dama, Marcela Temer, de ministros e de representantes de organizações da sociedade civil.

O presidente Temer disse que o trabalho voluntário representa um retorno ao fundamento da solidariedade, que é essencial para fazer o país avançar. Temer ressaltou que o programa está alinhado com uma das marcas de seu governo que é o diálogo. “Esse plano nacional é uma iniciativa que vem expandir uma das marcas do nosso governo, que é a abertura ao diálogo. Quanto mais dialogar, tanto melhor para o Brasil. Não se acredita aqui em trabalho solitário, mas em trabalho de equipe”, disse.

Temer disse que a “profissão de fé” empreendida pelo governo com o diálogo tem trazido resultados positivos em todas as áreas e a implementação da agenda do voluntariado não será exceção.

A primeira-dama, Marcela Temer, disse que o caminho a percorrer para a transformação social é longo, mas com a atuação de sociedade civil e do governo é possível promover uma mudança profunda na sociedade. “Estamos dando um importante passo para a consolidação e disseminação do voluntariado no Brasil, unindo esforços pelo bem-estar daqueles que mais precisam de apoio e de resposta rápida dos diversos agentes da sociedade brasileira”, disse ao discursar na cerimônia.

Nova lei obriga academias de ginástica a disponibilizar kits de primeiros socorros em Pernambuco


Palácio Joaquim nabuco, onde funcionava a Alepe (Foto: Reprodução/TV Globo)Palácio Joaquim nabuco, onde funcionava a Alepe (Foto: Reprodução/TV Globo)
Palácio Joaquim nabuco, onde funcionava a Alepe (Foto: Reprodução/TV Globo)
Uma nova lei obriga as academias de ginástica e musculação, bem como estabelecimentos semelhantes, a disponibilizar aos frequentadores, em local visível e adequado, kits de primeiros socorros. A norma número 16.124 foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (29). Entre os equipamentos devem constar aparelho digital para medir a pressão arterial.
O kit de primeiro socorros deve ter, ainda, um estojo e os seguintes itens: curativos; hastes de algodão flexíveis, algodão, fita microporosa e atadura elástica. Além disso, a lei exige uma caixa de comprimidos de ácido acetilsalicílico 500 miligramas, uma caixa de comprimidos de paracetamol 500 miligramas, compressa de gaze e bolsa térmica de gel ‘Quente-Fria’ reutilizável.
Também devem fazer parte desse kit uma caixa de anti-histamínico, um frasco de água oxigenada, um antidiarreico, um termômetro, além de um par de luvas de látex descartáveis.
De acordo com a lei, esses kits de primeiros socorros deverão ser colocados em local adequado, sinalizado e desobstruído para uso em caso de emergência. De preferência, eles precisam ser feitos de material à prova de poeira e permanecer em lugar livre de umidade.
A norma determina também que o administrador da academia, com apoio de professores, deverá acompanhar os prazos de validade, bem como, as condições de conservação e armazenagem dos produtos. A lei, segundo a Alepe, entrará em vigor após 90 dias da sua publicação. O projeto original é do ex-deputado Professor Lupércio, atual prefeito de Olinda.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...