sábado, 24 de junho de 2017

Festa Junina na Escola Padre José de Anchieta


Uma grande Festa Junina foi realizada na Escola Municipal Padre José de Anchieta , no Sítio Mateus Vieira , a Equipe da Escola realizou o evento com muita organização e uma participação maciça de alunos e de boa parte da comunidade , a diretora Priscila e a Vice Diretora Mayara comandaram com Maestria as atividades. Também se fizeram presentes o  Prefeito Ivanildo Mestre , o Secretário de Educação Marcos Augusto, a Secretária de Ação Social Cinthia Delise , o Controlador Interno Eriberto Marculino e o Presidente da Câmara Eraldo, além do líder comunitário Adriano Lages .

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas dançando, pessoas em pé e área interna

sexta-feira, 23 de junho de 2017

São João da Moda 2017 inicia com homenagens e show de Cavaleiros do Forró



A abertura do São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste,  foi marcado pela diversidade de ritmos e homenagens em sua quinta edição. A comemoração junina contou com uma equipe teatral recepcionando os forrozeiros na Vila Cenográfica. O evento tem três polos de animação, Palco da Moda, principal ponto da festa, Palco Multicultural e Arraial do Povão, espaços de apresentações de artistas locais que atende todos os gostos.

Ao abrir oficialmente o festejo Junino, o prefeito Edson Vieira (PSDB) agradeceu o empenho dos colaboradores na realização do São João da Moda 2017. “Agradeço a todos envolvidos na realização deste evento. Sabemos das dificuldades enfrentadas para se montar uma festa dessa magnitude. Nossa equipe trabalhou muito para realizarmos o melhor São João da Moda de todos os tempos”, frisou o prefeito. “Esse São João está completo, uma festa que contempla todos os gostos e todas as tribos. Só peço as pessoas que venham brincar na paz, que tragam a alegria e o amor para avenida, que se juntem a nós para fazermos o São João mais aconchegante da região”, contou o deputado Estadual Diogo Moraes (PSB).

Diego Andrade, Filho de Zito Ribeiro (in memoriam) falou da homenagem ao seu pai. “Onde meu pai estiver acredito que ele está feliz e realizado com a homenagem. Ele foi um batalhador, propagador de alegria, divulgador da cultura de nossa cidade e sem dúvida, um merecedor da honraria”, disse.

O homenageado Hildo Teixeira contou emocionado seu sentimento de ser uma das estrelas desta edição do São João da Moda. “Eu aceitei não um convite, e sim uma convocação do prefeito Edson Vieira, é um momento que jamais vou esquecer, apesar dos anos de comunicação e de militância pela cultura popular, me faltam palavras pra descrever esse momento”, relatou Teixeira.

No palco da Moda as apresentações ficaram por conta da Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, Amigos Sertanejos, e Peruano que em sua apresentação fez uma homenagem a Eliza Clívia, ex-cantora da banda Cavaleiros do Forró, falecida em acidente automobilístico na última semana.

Prorural vai ampliar ações em parceria com a Prefeitura em Taquaritinga do Norte


 O desenvolvimento da zona rural através do fortalecimento da agricultura familiar e de ações que fomentem as cadeias produtivas evitando o êxodo rural e gerando renda para os pequenos agricultores do município é um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte.

Diante desta perspectiva de desenvolvimento, a ampliação da parceria com o Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Prorural), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) de Pernambuco se torna de essencial importância para o fortalecimento da agricultura na Dália da Serra.

Na última terça-feira (20), atendendo ao convite do Gerente de Convênios Elisberto Costa, o projetista Francisco Dantas esteve na Prefeitura para analisar a situação dos projetos do Prorural que estão em andamento em Taquaritinga (Abatedouro de aves e sistema de abastecimento simplificado de água de Serra dos Bois) e quais são as pendências que estão impedindo o desenvolvimento de ambos, numa reunião que também contou com a presença do Diretor de Cultura Léo Lima e de Adão, Presidente da Associação dos Agricultores de Serra dos Bois.


“Nossa meta é encurtar o caminho entre nossas associações rurais e o Prorural, procurando facilitar a tramitação de projetos e prestar toda a assistência técnica que for necessária. Nessa primeira etapa, além de levantarmos as pendências dos projetos que já estão tramitando, estamos pleiteando a construção de 200 cisternas e 100 banheiros para suprir a demanda existente no município. Com relação aos projetos sustentáveis, estamos pleiteando um projeto de incentivo a criação de galinha caipira e no turismo rural já está em formatação um projeto que contemple a pavimentação do acesso a Rampa do Pepê, a construção do Museu do Café e a sinalização de nossos principais pontos turísticos”, destacou Elisberto.


Grande entusiasta do desenvolvimento rural de Taquaritinga, o Prefeito Lero não vem medindo esforços para atrair novos investimentos para o homem do campo. “Através de parcerias que ampliamos com o IPA, com os Sindicatos, com o SENAR, com o Conselho, com as nossas associações e agora com o Prorural, tenho plena convicção que muitas conquistas virão para o nosso povo e que nosso propósito de levar a inclusão social para todos, será amplamente atendida com a solidificação dessas parcerias”, pontuou o prefeito.

Taquaritinga do Norte : Aula de Campo com os alunos do EJA, na Cidade de Areia -PB



Os alunos do EJA 
IV ( Educação de Jovens e Adultos ) da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, realizaram uma aula de campo no município de Areia – PB, sobre a coordenação das professoras :  Janaina e Lucidalva. Os alunos foram recepcionados por um guia turístico e na ocasião os mesmo tiveram a oportunidade de realizar uma caminhada ecológica na Mata do Pau Ferro, tendo como objetivo a sensibilização para a preservação da diversidade biológica. Também visitaram um antigo engenho e uma casa grande.  Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio.


A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

 A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, óculos de sol, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

quinta-feira, 22 de junho de 2017

FESTA JUNINA NA ESCOLA PEDRO DE LIRA BORGES NA COMUNIDADE DE VILA DO SOCORRO


Uma grande Festa Junina foi realizada pela equipe da Escola Pedro de Lira Borges na Comunidade de Vila do Socorro, esse ano a Direção da escola inovou e levou a festa para rua principal da Comunidade, fazendo assim uma integração ainda maior com a comunidade, foram realizadas quadrilhas , apresentações e o forró ficou por conta de Jonas do Acordeon. Estiveram presentes o Prefeito Ivanildo Mestre , o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto, a Secretária de Gabinete Anália Arruda, o Controlador Interno Eriberto Marculino e a Diretora de Meio Ambiente Aline Curcino. A Diretora da escola  Marisa Peixe agradeceu a todos a presença e o apoio para a realização do evento.


A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, pessoas no palco, multidão e atividades ao ar livre

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Comunidade da Vila Tatus recebe técnicos da Secretaria de Ação Social


A Comunidade da Vila Tatus, recebeu na manhã desta quarta feira (21), a coordenadora do CRAS Azinete Tavares, Geliane Tavares, que acompanhada de uma equipe de técnicos da Secretaria de Ação Social, esteve apresentando aos cidadãos da comunidade os serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Pão de Açúcar.


Na ocasião os técnicos da Secretaria de Ação Social, que atuam no centro, falaram sobre as demandas que podem ser encaminhadas para o CRAS.

A Secretária Municipal de Ação Social, Cinthia Dêlise, falou sobre o contato com a comunidade ´´essa proposta de mostrar ao cidadão todos os serviços que podem ser acessados através da Assistência Social, e que são seus por direito, é nossa meta. Aqui a meta é uma só ´empoderar os cidadãos``` disse ela.






ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA 

Fotógrafo Léo Lima recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte


A Câmara de Vereadores do Município de Taquaritinga do Norte -PE, aprovou por unanimidade na Reunião Ordinária que aconteceu na última terça feira (13), o Requerimento 345/2017, com Moção de Aplausos ao fotógrafo Léo Lima.

Foto/ Facebook Léo Lima

O fotógrafo e produtor cultural, é o idealizador da exposição fotográfica “O Mundo do Nariz Vermelho”, que  está em amostra ao público, no período de 31 de maio à 30 de junho, no Bosque Flamboyant em Fernando de Noronha.

A exposição é composta de 30 fotos impressas em lonas com dimensões de 100X75cm, e que revelam o cotidiano dos palhaços pernambucanos - dentro e fora do circo - conta com o apoio da Administração do Distrito e com o incentivo da Funcultura.

A exposição que acontece na Ilha de Fernando de Noronha está sendo um grande sucesso de público e da crítica. Foto/www.prontotecnologia.com.br

Léo Lima Foto/ Divulgação
Em uma cidade como a nossa, onde a politica é sempre a flor da pele ter essa moção de aplausos aprovada por unanimidade é para mim um gesto muito significativo e de uma importância impar.
Peço as forças do universo que continuem a me permitir levar o nome de nossa querida Taquaritinga do Norte cada vez mais longe e sempre com algo positivo
 ”.Declarou o fotógrafo nas redes sociais.

O horário da exposição na ilha é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Blog Pão de Açucar Net / Notícias e Informações com Imparcialidade

Trocadrilha 2017 voltou com força total


Edição 2017





Fundada em 17 de junho de 1994, a trocadrilha fez a alegria do distrito de Pão de Açúcar por  20 anos, quando por falta de apoio e por outros motivos acabou. Esse ano no exato 17 de junho, Flávio Pop coordenador da juventude em Taquaritinga do Norte, e o jornalista Junior Albuquerque, os comerciantes João de Niel e Junior de Necão, reeditaram com sucesso a Trocadrilha 2017.

A volta de veteranos que dançaram a quadrilha na década de 90 abrilhantaram ainda mais a festa. Oa organizadores prometeram repetir o feito em 2018 ainda maior e mais organizada. Pão de Açúcar vivi um momento impa onde tradições que com o tempo foram ficando para trás estão sendo trazidas de volta com o apoio do comércio local, prefeitura e população. Só esse ano a banda Marcial Gilzenete Guerra voltou a se apresentar depois de anos parada, e uma reedição do grande clássico do distrito Juventude x ALE fizeram a alegria na decisão do campeonato de futsal que também a anos não acontecia. 

Um Pouco da História

Edição de 1997



Edição de 1996

Edição de 1995

MEC veta expansão em 27 faculdades, sendo 5 de Pernambuco


Vinte e sete Instituições de Ensino Superior (IES) investigadas investigadas por oferta irregular receberam medidas cautelares despachadas pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições foram citadas em relatório de uma CPI instalada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Cinco são pernambucanas. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19). Na prática, O MEC paralisou a análise de qualquer processo solicitado por essas faculdades nos próximos 120 dias.
Faculdade Anchieta do Recife, Faculdade de Saúde de Paulista, Faculdade de Santa Cruz, Instituto Superior de Educação de Floresta e Instituto Superior de Educação de Pesqueira são as pernambucanas que estão na lista. Além de não analisar pedido feitos pelas faculdades citadas no despacho, o MEC também determinou que nenhum novo curso poderá ser oferecido por elas. A assessoria do Ministério explicou ainda que o despacho não suspenderá atividades em curso e que o documento não apresenta uma decisão final e, por isso, existe o prazo de quatro meses.

Continua…

A relatora da CPI na Alepe, a deputada Teresa Leitão (PT), comemorou as medidas cautelares. “Na prática, é uma confirmação de que nosso trabalho está sendo levado em consideração. Eu e o deputado Rodrigo Novaes já fomos no Ministério com o relatório parcial. E é uma vitória porque não podemos fechar faculdades que estão ligadas a um órgão federal. Agora são eles que precisam agir”, avaliou. “Queremos audiência na Câmara e no Senado para discutir o assunto. É preciso tratar de questões criminais relativas a essas instituições. Nosso trabalho com a CPI acabou mas continuamos acompanhando. A fiscalização e a monitoria desse tipo de atividade precisam ser mais fortes”

Representantes das faculdades se disseram surpresos com as medidas cautelares. O setor jurídico da Faculdade de Saúde de Paulista, por exemplo, informou que já prestaram esclarecimentos em relação às acusações de ofertas irregulares.

Afirmara, inclusive, terem sido credenciados recentemente pelo Ministério da Educação. Anteriormente, trabalhavam apenas com uma autorização. O setor informou ainda que não foi notificado oficialmente pelo MEC em relação às medidas.

O diretor da Faculdade Anchieta, Ivan Requena, também afirmou que não foi notificado oficialmente. De forma semelhante à Faculdade de Saúde do Paulista, a instituição passou por um credenciamento recentemente. “Ficamos com nota 3 depois de avaliação do MEC. Por isso ficamos surpresos de estarmos listados no despacho. Essa ação é um desdobramento da CPI, mas tudo já foi investigado”, argumentou o professor. (GP)

Caso de Aécio Neves demonstra que a Constituição precisa ser alterada


Por Jorge Béja

Não faz tanto tempo assim. Foi recente. O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que independia de licença das Assembleias Legislativas dos Estados para que o governador fosse investigado e julgado. E na eventualidade de constar na Constituição Estadual dispositivo neste sentido, tanto era inconstitucional. Consequentemente, se condenado, também não dependeria da Assembleia Legislativa autorizar, ou não, a prisão do governador.

A situação do senador Aécio Neves não é diferente. Se para investigar, processar, julgar e até condenar governador de Estado não é necessário a autorização da Assembleia estadual, de igual forma e maneira, também não será necessário obter licença do Senado Federal para investigar, processar e julgar seus senadores. E em caso de condenação que culmine prisão, o Senado também — tal e qual as Assembleias Legislativas dos Estados — não deveria precisar dar ou negar autorização, conforme ainda é exigido na Constituição (art. 53, § 2º). Ou seja, a Constituição precisa ser mudada.

IMPEACHMENT – No caso de impeachment presidencial, o deputado Rodrigo Maia está prevaricando. Retarda —– e até agora não cumpriu — os pedidos de impeachment de Temer, descumprindo o que determinam a Lei e o Regimento Interno, que são claros: Recebida a denúncia pelo presidente (da Câmara) e desde que esteja a denúncia formalizada de acordo com a lei, o presidente lê a denúncia no expediente seguinte e em seguida, após lida, será despachada à comissão especial…

Pergunta-se: pode o presidente indeferir a denúncia? Sim, pode, apenas no que diz respeito ao seu aspecto técnico, formal, instrumental, ou seja, descrição e comprovação do fato, quando isto por possível desde logo e quando não for, a indicação do lugar onde estão as provas para serem requisitadas; o rol de testemunhas, no mínimo cinco; firma reconhecida.

PREVARICANDO – Já quanto ao mérito do pedido de impeachment, o presidente da Câmara não pode indeferir. Somente a comissão especial é que poderá fundamentar o recebimento ou a rejeição da denúncia. E cumprirá ao presidente, em qualquer hipótese, deferir ou indeferir o que decidiu a comissão. Portanto, Maia está prevaricando. E enquanto prevarica, está em situação de flagrante da prática de crime. É crime permanente, enquanto prevarica, enquanto não dá curso às denúncias contra Temer, que segundo noticiado, já somam 19.

Servidores da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo, recebem primeira parcela do 13° salário.


O presidente da Câmara Municipal, José Eraldo, anunciou na manhã da última terça-feira (20), a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo. 

A gratificação natalina é um direito garantido no Brasil pela Lei 4.090/1962 que concede ao trabalhador o recebimento de um salário extra a cada final do ano. A antecipação de uma parcela da remuneração é uma conquista dos servidores na gestão do presidente José Eraldo. “Além de prezarmos mensalmente para que os servidores recebam o pagamento rigorosamente em dia, trabalhamos efetivamente para que a liberação da primeira parcela do décimo-terceiro fosse realizada ainda neste mês de Junho. Temos a satisfação de contar com profissionais comprometidos que diariamente unem forças para a realização de um excelente trabalho. A nossa iniciativa em antecipar a gratificação externa nosso reconhecimento e valorização a esta equipe impar”, declarou o presidente, José Eraldo.

Planejamento e responsabilidade vem ao longo dos tempos sendo marcas da gestão do presidente, que a cada dia surpreende à todos com a realização de um trabalho sério, centrado na transparência e no zelo pelo dinheiro público. 

A Inveja é uma Admiração que se Dissimula


A inveja é uma admiração que se dissimula. O admirador que sente a impossibilidade de ser feliz cedendo à sua admiração, toma o partido de invejar. Usa então duma linguagem diferente, segundo a qual o que no fundo admira deixa de ter importância, não é mais do que patetice insípida, extravagância. A admiração é um abandono de nós próprios penetrado de felicidade, a inveja, uma reivindicação infeliz do eu. 


Soren Kierkegaard, in "O Desespero Humano" 

terça-feira, 20 de junho de 2017

Concurso com 52 vagas para analista previdenciário abre inscrições

Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o concurso público para contratação de 52 servidores para atuar na Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape). São dez vagas para o cargo de analistas jurídico previdenciário e 42 para analistas em gestão previdenciária.
As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas, das 10h desta segunda às 23h59min do dia 20 de julho. A taxa de inscrição custa R$ 64,50. A solicitação de isenção deve ser feita até o dia 23 de junho.
O concurso público tem validade de dois anos, prorrogáveis por igual período, a partir da data de homologação do resultado final. Os salários oferecidos para os cargos são de R$ 3.678,05. Além disso, o governo disponibiliza vale alimentação de R$ 246,40. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Para participar da seleção, o candidato a analista jurídico previdenciário precisa apresentar diploma de nível superior em Direito, devidamente registrado, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no respectivo órgão de classe. Para o cargo de analista de gestão previdenciário, o concurso exige formação de nível superior em qualquer área.
As provas objetivas ocorrerem no dia 3 de setembro, no Recife. O gabarito sai no dia 5 do mesmo mês. O resultado final do certame deve ser divulgado em 10 de novembro. O edital pode ser conferido pela internet, no Diário Oficial.

Prorrogadas as Inscrições da Bolsa de Auxílio Universitário


As inscrições da Bolsa de Auxílio Universitário, foram prorrogadas até a próxima quinta feira dia 22/06/17 , as inscrições pode ser feitas na Secretaria Municipal de Educação no Departamento de Inspeção, na Rua Agamenon Magalhães n° 14- Centro - Taquaritinga do Norte - PE, no horário das 08h às 13h.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...