sexta-feira, 5 de maio de 2017

CONVITE – PROGRAMAÇÃO DOS 130 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – TAQUARITINGA DO NORTE - PE



Em meio a uma vasta semana cultural em comemoração aos  130 anos de Emancipação Política da nossa cidade apresentamos a nossa programação e convidamos você e sua família para juntos vivenciarmos este grande momento de tradição.


Taquaritinga do Norte de tantas histórias, de tantas personalidades, de tantas lutas, que com trabalho e amor edificaram o nosso município e que hoje é orgulho de nosso povo, e nos ensina a valorizar nossas raízes, sabores, crenças.

Nesse dia 10 de maio de 2017 iremos homenagear os 130 anos de Emancipação Política disseminando e mantendo cada vez mais nossas origens.

            Participe conosco! Você e sua família são nossos convidados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ;

Dia: 01/05  – Segunda-feira
 Local: Distrito de Pão de Açúcar- Quadra de Esporte José Edson Bezerra
Hora: 08h
Torneio Infantil de Futsal – PETI

Dia 06/05 – Sábado
 Local: Quadra Pe. Estanislau Pires da Silva
Secretaria de Ação Social

Dia 06/05 – Sábado
Diretoria de Esporte
Local: Campo do Silva de Baixo
Horário: 13h e 30 min

Dia 06/05 –Sábado
Diretoria de Cultura
Local: Praça Padre Otto Sailler
Show Cultural
Horário: 22h- Forró Taquara
 00h:30 min – Adriano Marlly

Dia 07/05 – Domingo
Diretoria de Esporte
Local: Campo do Silva de Baixo
Hora: 8h

Dia 07/05 – Domingo
Hora: 15h
Local: Praça Padre Otto Sailler
Show Cultural
Horário: 15h -Nelson do Brega
Horário -16;30 - Jean Araújo

A imagem pode conter: 4 pessoas

Dia: 08/05 – Segunda-feira
Cinema na Praça
Hora: 19h
Vila do Socorro/ Departamento de Cultura

Dia 09/05 – Terça-feira
 Hora: 9h
Reabertura da Biblioteca Comunitária Maria José Martins Cordeiro de Arruda- Bairro Zamba – Secretaria Municipal de Educação
Hora: 19h
Cinema na Praça – Taquaritinga do Norte/ Departamento de Cultura

Dia 10/05 - Quarta-feira

Resultado de imagem para hasteamento dos avilhoes  taquaritinga do norte

 Hora: 06h - Alvorada com a Banda Dom Luiz de Brito
06h: 30min- Realização de Atividade Física com alunas das Academias da Saúde  - Secretaria de Saúde
08h - Cerimônia de Hasteamento dos Pavilhões
08h e 30min – Corrida Rústica “Viva Taquaritinga”  - Diretoria de Esportes
10h - Brincadeiras Diversas - Diretoria de Esportes
15h - Desfile Cívico pelas principais ruas da cidade
18h  - Descerramento dos Pavilhões
19:30- Missa e Novena em Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade

Dia 13/05 - Sábado
Bingo das Mães – Pão de Açúcar
Hora: 19h
Local: Praça Central

Dia 13/05 - Sábado
Bingo das Mães – Gravatá do Ibiapina
Hora: 19h
Local: Praça Central

Dia 14/05 - Domingo
Bingo das Mães – Taquaritinga do Norte
Hora: 16h
Local: Praça Pe. Otto Sailler

Dia 20/05 - Sábado
Bingo das Mães- Jerimum
Hora: 16h
Local: Praça Central

ASCOM/PMTN
GOVERNO LERO CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA 
#prefeitolero
#governolero
#construindoumanovahistoria

Cármen Lúcia cria comissão para apurar processos contra liberdade de imprensa


1075021-antcrz_abr_20170503_0260

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, anunciou ontem(3) a instalação da comissão do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, do CNJ. A comissão vai apurar possíveis restrições à liberdade de imprensa. Segundo ela, hoje, o Brasil não é um país que garante livremente o exercício do jornalismo, entretanto, ao menos no Poder Judiciário, é preciso dar ampla eficácia à Constituição, que garante o trabalho do jornalista de informar o cidadão e promover uma cidadania informada.

“E eu quero apurar isso melhor, para saber quais são os problemas que são gerados com a Constituição que garante tão amplamente liberdades, inclusive a liberdade de imprensa, com um texto que não necessita de grande intervenção para ser interpretado. É proibido qualquer tipo de censura e, no entanto, continua haver censura e jornalistas que não podem exercer os seus diretos. É preciso resolver isso”, disse.


A ministra explicou que o fórum foi criado pelo ex-presidente do STF e do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, mas não havia sido implantado na comissão, que funcionará dentro do Conselho Nacional de Justiça. Segundo ela, a portaria de instalação está pronta e deve ser publicada nos próximos dias. “Para que a gente tenha no conselho nacional um exame de quais os problemas que dizem respeito ao Poder Judiciário, quais as vertentes de críticas, censuras judiciais que são ditas, e processos sobre jornalistas para que a gente dê prioridade.”

Para ela, o Brasil está vivendo um momento de grandes transformações, e não só no jornalismo, mas “a imprensa livre é essencial para que se tenha democracia. E é exatamente em um Estado democrático que queremos viver”. Por isso, segundo Cármen, é preciso garantir que o jornalista possa trabalhar, “buscar suas informações, informar o cidadão e fazer o que ninguém mais pode fazer, assegurar a plena cidadania informada, livre e, portanto, crítica e responsável por suas escolhas, sem continuarmos, assim, a ter uma parcela de analfabetismo político pela ausência de informações precisas.”

Cármen Lúcia participou hoje do 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela Revista e Portal Imprensa, em Brasília. A ministra explicou que a liberdade de expressão e de imprensa são cláusulas pétreas da Constituição, que não podem ser modificadas, pois desempenham um papel essencial para a democracia. “A democracia vive porque as liberdades são exercidas.” (GP)

Vereadores da oposição votam contra os universitários


Blog de Junior Albuquerque
Vereadores que votaram a favor dos estudantes universitários
Depois de ficarem contra o moto fest, a operação tapa buracos, a oposição de Taquaritinga do Norte cometeram o equívoco de votarem contra os estudantes universitários. O projeto de lei 01/2017, enviado pela prefeitura, que dar um incentivo aos estudantes universitários, estava parado na câmara a cerca de um mês, graças a pedido de vistas do vereador Claudinho de Tomtom, fazendo com que os estudantes ficassem sem receber o incentivo até o momento.
Vereadores Hélio de João Murrinha e
Borges votaram contra os 12 Mil
de incentivo aos estudantes.


Vereadores Dé Cumarú e Claudinho
votaram contra o incentivo de 12 mil
para os estudantes universitários.
Sem explicar e apenas pra fazer politicagem, o vereador Claudinho colocou uma emenda ao projeto, apenas na tentativa de jogar os estudantes contra os vereadores do governo. O incentivo de 12 mil foi aprovado por 6 votos a 4, mostrando o compromisso dos vereadores da base governista com os universitários. O projeto inicial visava dar um incentivo de 10 mil aos estudantes, e depois de uma negociação dos vereadores da base ficou acordado que o incentivo seria de 12 mil, um aumento de 2 mil do projeto inicial. 

Enquanto isso, a oposição fica tentando passar para população o contrário, mais a realidade é que o projeto foi aprovado com os votos de Jurandi, Geovane, Rogéria, Oscar, Demir e João Eugênio, e votaram contra o incentivo Helio de João Murrinha, Borges, Dé Cumarú e Claudinho.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

08bd01c3ad8cf892615dc57c0606cabf

Corrida Rústica Viva Taquaritinga !

·         Quarta dia 10 de maio de 2017
·         Largada – comunidade de placas às 8h
·         Chegada – praça Otto Sailler/ Altar da Pátria
·         7.8 Km – Taquaritinga do Norte – PE
·         Taxa de inscrição R$ 10,00

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto


Regulamento


·         A largada da Corrida Viva Taquaritinga, será dada às 8h do dia 10 de maio de 2017, com qualquer condição climática, saindo da comunidade de Placas e chegando ao centro da cidade, perfazendo um percurso de 7.8 km;

·         As inscrições serão abertas no dia 04 de maio e poderá ser feita até às 8h do dia do evento na Secretaria de Turismo e desenvolvimento econômico de 7 da manhã as 13 horas.

·         Da desclassificação, será automaticamente desclassificado o atleta que fizer o percurso fora do estabelecido ou usar meios ilícitos para chegar ao final e ou ultrapassar o atleta a sua frente dentro do funil de chegada ou até aquele que extraviar de alguma forma o seu número de identificação;

·         Cronometragem – serão cronometrados todos os tempos de todos os corredores que concluírem a prova;

·         Atendimento médico – contaremos com o serviço médico de emergência por todo o percurso, através de ambulância e se necessário o atendimento será efetuado na rede pública;

·         A segurança será feita pelos órgãos competentes e a fiscalização da prova pelo pessoal selecionado pelo departamento de esportes, para fazer a orientação dos participantes, como ponto de distribuição de água, árbitros de largada, de percurso, de chegada, entre outros;

·         É obrigatório o uso do número do atleta na frente da camisa ou camiseta, acontecendo o extravio deste, o atleta será desclassificado da prova;

  
·         A organização da prova bem como seus patrocinadores e apoiadores não se responsabilizam por prejuízo ou danos causados pelo atleta inscrito na prova, a terceiros ou outros participantes, sendo de única e exclusiva responsabilidade do mesmo;

·         Qualquer reclamação sobre o resultado final da competição deverá ser feita, por escrito em até 30 minutos após a divulgação;

·         As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a estas decisões.

·         Os corredores das categorias Geral Masculino e Geral Feminino, deverão apresentar documento de identidade no ato da inscrição.


·         Os corredores da categoria Local deverão apresentar comprovante de residência no ato da inscrição. 

   









Diversas ruas e avenidas do distrito de Pão de Açúcar recebem saneamento básico e manutenção da rede já existente.


A Subprefeitura do Distrito de Pão de Açúcar, sob a direção de Gilson Carlos, vêm realizando importantes ações como a abertura de novas redes de esgotamentos sanitários em diversas ruas, e também a manutenção da rede já existente, com a reposição de manilhas, e a construção de novas caixas de interligação.

A questão da mobilidade e limpeza urbana são pontos que têm recebido atenção especial da gestão do prefeito Lero, tanto em Pão de Açucar, como nas comunidades que circundam o distrito.

Com a atuação do grupo político do prefeito Lero, o distrito de Pão de Açucar, têm hoje cerca de 93% de suas ruas saneadas.



A limpeza de terrenos baldios, a retirada de metralhas e a reposição de calçamentos continuam sendo realizados constantemente. 

"Esse é um serviço que fazemos sempre, tanto a abertura de novas redes de esgotamento, a manutenção e reposição das manilhas onde já têm o saneamento, a manutenção da limpeza do distrito e também das comunidades circunvizinhas, esse é um trabalho que não pára, e a nossa equipe vêm trabalhando constantemente para atender toda a demanda" Disse Gilson Carlos, Subprefeito de Pão de Açucar.













ASCOM/PMTN
GOVERNO LERO CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

#prefeitolero
#governolero

#construindoumanovahistoria

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de julho


0401Um novo sistema para pagamentos de boletos começa a funcionar em julho. Com o novo sistema, o boleto, mesmo vencido, poderá ser pago em qualquer banco. Além disso, o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apresentando o novo sistema para empresas e jornalistas em várias cidades.

Hoje, foi a vez de Brasília. Na apresentação, o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu, lembrou que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado, devido ao elevado número de fraudes em boletos. “A Nova Plataforma vai trazer mais segurança”, disse Tadeu. Ele acrescentou que o sistema atual tem mais de 20 anos de existência.

Armando critica Paulo Câmara e Geraldo Julio na tribuna do Senado

Senador, que é pré-candidato ao governo do Estado, falou de obras atrasadas da Prefeitura do Recife e governo do Estado


Armando citou relatório do TCE-PE, com obras paradas em Pernambuco / Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação
Armando citou relatório do TCE-PE, com obras paradas em Pernambuco
Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação
Da editoria de Política
O senador Armando Monteiro (PTB) usou, na manhã desta quarta-feira (3), a tribuna do Senado para criticar obras paralisadas no governo de Perbnambuco e na Prefeitura do Recife. Segundo o parlamentar, as obras paradas somam R$ 5,3 bilhões, sendo que R$ 1,7 bilhão já foram pagos pelo governo federal. Armando é hoje um dos principais nomes da oposição ao PSB em Pernambuco e é pré-candidato ao governo do Estado, em 2018.
Na sua fala, o petebista citou a falta de prioridade para a conclusão das obras que, segundo ele, são referentes a 911 contratos, citando dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). "Uma política perversa, que combina desperdícios de recursos públicos e subtração de benefícios à população", disse.


"Uma obra paralisada gera muito mais prejuízo do que apenas aquele representado pelos recursos até então inutilmente nela empregados. Se traduz em ineficiência na aplicação de dinheiro público e em descrédito com o contribuinte e a população em geral. O principal ônus é a ausência de benefícios não auferidos pela população, em função do atraso e da não conclusão do empreendimento público", disse o senador, citando obras paradas nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança pública e mobilidade urbana.

Entre as obras citadas, estão a Barragem Serro Azul, em Palmares, a PPP do saneamento para a Região Metropolitana do Recife, a unidade prisional de Araçoiaba e a reforma do complexo prisional do Curado, além dos da PPP do presídio de Itaquitinga e a navegabilidade do Rio Capibaribe.

Armando lembrou, ainda, a demora da conclusão do Ramal da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, a duplicação da BR-104, os atrasos na construção dos Hospitais Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, e São Sebastião, em Caruaru, além da reforma do Hospital do Câncer e de várias UPAs no interior.
Armando afirmou, ainda, que, levando em conta a falta de recursos e os atrasos em desapropriações, "não podemos eximir a responsabilidade dos gestores públicos por não planejar e priorizar adequadamente as ações que mitiguem o volume de obras inacabadas".

SHOWS CULTURAIS : 130 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE TAQUARITINGA DO NORTE - PE

A imagem pode conter: 4 pessoas

Secretários Municipais de Taquaritinga realizam visita técnica ao SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) , e firmam parcerias

Na última semana, o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto, juntamente com o Secretário de Agricultura e ex prefeito Zeca Coelho, o Controlador Interno Eriberto Marculino, a Diretora de Meio Ambiente Aline Curcino, e o Técnico em Agropecuária Everton,realizaram uma visita técnica em busca de parcerias junto ao SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) que localiza-se no município de Gloria do Goitá, onde o mesmo consolidou suas bases no Centro de Tecnologia de Agricultura Familiar (Ctaf). Seus primeiros estudos foram divulgados no final dos anos 80 quando um grupo de agricultores e técnicos agrícolas implantaram uma agricultura, com princípios da Permacultura, mais justa, responsável e sustentável. O SERTA atua em três grandes áreas: Agricultura Familiar, Educação de Campo e Juventude, e tem como missão ser referência na formação de jovens, agricultores e educadores, e que tem a finalidade de proporcionar uma nova alternativa para o antigo sistema canavieiro empregado há séculos na região, e assim o intuito do estudo é mostrar a empregabilidade da Permacultura para a preservação e a utilização dos recursos naturais com sustentabilidade, possibilitando a recuperação de áreas degradadas pela monocultura e a manutenção das ainda intocadas pelo ser humano, mostrando assim que é possível reverter o grau de degradação que ecossistema se encontra. Na visita foram firmadas parcerias aonde jovens de Taquaritinga do Norte,serão cadastrados  nos cursos que serão realizados no SERTA ainda este ano.


 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo, tabela e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

terça-feira, 2 de maio de 2017

Perseguição policial termina com capotamento

Durante a fuga os suspeitos bateram em um poste e capotaram no bairro de Indianópolis, em Caruaru / Foto: Polícia Militar/Divulgação
Durante a fuga os suspeitos bateram em um poste e capotaram no bairro de Indianópolis, em Caruaru
Foto: Polícia Militar/Divulgação
JC Online

Dois homens foram presos na manhã deste domingo (30) em Caruaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com o 4º Batalhão da Polícia Militar, os suspeitos praticaram um assalto na cidade de Sairé, também no Agreste.
A vítima, um homem que teve o celular roubado, acionou a PM, que ao fazer buscas, viu o carro dos suspeitos saindo de Sairé. Os policiais perseguiram os homens até Caruaru, onde eles bateram em um poste e capotaram na avenida Adjar da Silva Casé, no bairro de Indianópolis, próximo ao Anel Viário.


Os homens, não identificados pela polícia, um de 29 e outro de 33 anos, tiveram ferimentos leves e foram levados pelos policiais a um hospital da cidade. Em seguida, os dois foram encaminhados para a delegacia de plantão de Caruaru onde aguardam por audiência de custódia que deverá ser realizada na segunda-feira (1º).

REFLEXÃO

004

Governo Lero é o que mais investiu em esportes

Por : Junior Albuquerque




Desde de que assumiu a prefeitura no início desse ano, o governo do prefeito Lero vem investindo maciçamente em esportes.  Em toda a região do polo de confecções, a cidade de Taquaritinga do Norte vem sendo apontada como a que mais promoveu eventos esportivos, neste período.

Desde o início do mandato, o Prefeito tem investido pesado na realização de eventos esportivos. São campeonatos de futebol de campo, torneios de futsal e eventos esportivos nos quatro cantos do município, promovendo saúde e a boa convivência social, como o Campeonato de Futsal em Pão de Açúcar, Campeonatos de futebol de campo, nas comunidades da zona rural e com o campeonato dos 130 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte. Nesse último final de semana aconteceu em Pão de Açúcar mais dois torneios de futebol de salão, um campeonato de Masters e a primeira copa infantil com os alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
Este ano, o calendário de atividades esportivas de Taquaritinga do Norte,  segue com ritmo intenso, mobilizando jovens e adultos em eventos diversos, proporcionando bem-estar e boa convivência social para a população. As próximas ações serão nas comemorações dos 130 anos de emancipação política, onde será realizado uma manhã esportiva que terá a corrida rústica como ponto principal das modalidades esportivas.

TAQUARITINGA DO NORTE SEU POVO SUA HISTÓRIA




Fotos : Arquivo Pessoal Lurdinha Araújo
Entrega da chave da cidade a Padre Otto Sailler.
Taquaritinga Sport Club (1950)
 Envie suas fotos antigas para publicarmos aqui no blog! Estamos recebendo muitas fotos antigas e esperamos contar com a sua participação, pois esta seção tem a finalidade de promover o resgate fotográfico de Taquaritinga do Norte mostrando para as novas gerações vultos do passado, tradições, eventos, paisagens e a vida social de nosso município no século passado. Participe você também! Mande sua foto digitalizada para o nosso blog com um breve histórico que teremos o maior prazer em publicar. Essa campanha também é sua! Vamos viver Taquaritinga!
Carnaval de 1940.
Alunos da Escola da professora Amara Mestra.
Mande suas fotos antigas digitalizadas para o e-mail markinhoxavier@hotmail.com com um breve histórico que teremos o maior prazer em publicar. Agora é com vocês: vamos compartilhar a nossa história!

Reunião de Posse dos Conselheiros e Eleição da Presidência do Conselho Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte – PE


     No último dia 26 de abril de 2017, realizou-se na Secretaria de Educação e Cultura, reunião do Conselho Municipal de Educação, nomeados pela portaria Nº 269/2017, do Poder Executivo Municipal. Os nomes foram indicados democraticamente pelos diversos segmentos que compõem o C.M.E.: representantes de pais, do poder executivo, do poder legislativo, equipe técnica da Secretaria da Educação, Sociedade Civil, entidades ligadas à educação municipal do setor público e privado, indicados ou eleitos.
         No momento também aconteceu a eleição da presidência do CME ficando assim formada:
Presidente – Tatiana Araújo Leite,
Vice-Presidente – Elenilda Caetano de Sousa Marinho.
O mandato dos Conselheiros tem duração de 04 (quatro) anos, sendo permitido a recondução por um mandato consecutivo com renovação parcial ou periódica dos conselheiros com o objetivo de garantir a continuidade dos trabalhos e das políticas municipais de educação.
         O conselho é um órgão público, integrante do Poder Executivo municipal e faz parte do Sistema Municipal de Ensino, com função deliberativa, propositiva, mobilizadora e de acompanhamento e controle social.
         Atua junto à Secretaria de Educação, com a finalidade de obter bons resultados na Educação do Município

        

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos, atividades ao ar livre e área interna

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...