sábado, 25 de março de 2017

Teatro, lançamento de livro e palestras marcaram a semana da água em Taquaritinga do Norte


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da secretaria de Educação e Cultura, em ação conjunta com a secretaria de Agricultura e os departamentos de Meio Ambiente, e Gerencia Municipal de Convênios.


Evidenciando varias ações desenvolvidas pelo Governo Lero, celebraram na tarde desta sexta- feira (24), a Semana da Água, que fez parte do calendário oficial da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).



Com o espetáculo teatral “ÁGUA E EU COM ISSO”, produzido pela Pé de Artes Oficina de Criação, com uma encenação sobre problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos, como poluição, escassez e desperdício de água, essa dramatização teve por finalidade conscientizar as pessoas o quanto a água e de fundamental importância em nossas vidas.



Outra grande atração foi o Lançamento do livro “O SAPO QUE BLOGAVA” da escritora Franci Palhano em parceria com Alexandre Camilo, a obra é uma historia infantil que fala a respeito das diferenças e da inclusão social.


Na ocasião o autor ficou a disposição do público para dar autógrafos, e tirar fotos com quem quisesse. As obras foram disponibilizadas gratuitamente para todas as escolas.
Estiveram prestigiando o evento o prefeito Ivanildo Mestre (Lero), secretários, Vereadores, diretores de Departamentos, gestores das escolas, professores e alunos. 

ASCOM/PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Educação Taquaritinga do Norte : Escola Chefe Leandro vivencia Dia Mundial da Água


 
A Escola Municipal Chefe Leandro da Comunidade do Jerimum, vivenciou nesta quarta ( 22/03) o Projeto Dia Mundial da Água, toda equipe da escola em especial os estudantes participaram com afinco de todas atividades . 
 A equipe da escola conscientizou os alunos sobre a importância da água para nossa sobrevivência e a necessidade urgente de todos  juntos preservar todo o Meio Ambiente . Uma manhã com uma vasta programação com: vídeos ,filmes ,parodias,  aula passeio, entrevistas e cordel . Além de um Projeto riquíssimo" Um Olhar pelas águas de Taquaritinga do Norte" com slides mostrando o ontem e hoje das águas da Dalia da Serra. 
 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: 6 pessoas, texto



   
   A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

quinta-feira, 23 de março de 2017

Em Santa Cruz, criança de 11 anos é detida após praticar furto em residência


Foto: Gilson Fernandes.
Na tarde desta quinta-feira (23), policiais militares receberam denúncias de um possível furto contra uma residência na Rua José Olinto Filho, Bairro São Jorge, próximo a um posto de gasolina em Santa Cruz do Capibaribe.
O efetivou seguiu até o local, onde após buscas encontrou o suspeito, uma criança de 11 anos de idade, em uma caixa d’água com a importância de R$ 234,00 em espécie, além de um colar dourado.
Ao ser questionado sobre o dinheiro, o menor afirmou que teria subtraído do guarda roupa da residência e ressaltou que o colar sido roubado na cidade de São José do Egito, onde morava anteriormente.
O infrator falou ao efetivo que esse teria sido o seu quinto furto e que no total de seus roubos já somariam mais de R$ 1 mil. Ele foi conduzido para a delegacia de polícia, onde foi liberado após a presença de sua mãe.

Comunidade do Jerimum recebe edição da Campanha em Homenagem a Mulher


Na manhã desta quinta feira (23), a prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Ação Social, realizou mais um evento em comemoração ao Mês da Mulher.


Esta edição aconteceu na comunidade do Jerimum, e assim como nas outras, foi oferecido uma palestra com o psicólogo Drº Diogo Rogério, aulão de zumba com duas professoras da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, massagem e um coffebrek para os participantes.

A secretária de ação social Cínthia Delise, e a coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Micheli Curvelo,  participaram do evento interagindo com o grupo de idosos, que são atendidos pelo Centro da Comunidade.


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - que foi comemorado no dia 08 de março -Taquaritinga do Norte está vivenciando a CAMPANHA DE COMBATE E ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, com o tema “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: EMPODERAR E LIBERTAR”. A campanha, está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social Desenvolvimento e Trabalho, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), tendo a frente Cínthia Delise (secretária de ação social) e Maristela M. Silva (coordenadora do CREAS).



ASCOM/PMTN
TAQUARITINGA EM PRIMEIRO LUGAR

Prefeitura de Taquaritinga do Norte vai entregar mais uma Quadra Poliesportiva para a população.


Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Ivanildo Mestre (Lero), esteve visitando a Quadra Esportiva do Gravatá do Ibiapina, ele foi vistoriar os últimos acabamentos para a conclusão da obra, para que seja entregue para a população.


Mesmo com a grave crise econômica que o país está passando, o Governo Municipal de Taquaritinga do Norte, está procurando e encontrando caminhos e soluções, para atender os anseios e as demandas da população.
Essa Quadra Poliesportiva, vai oferecer oportunidades para que as crianças, os jovens, os adultos e  moradores do distrito de Gravatá do Ibiapina, se sintam estimulados a praticar suas atividades esportivas.
Com a conclusão de mais essa obra, a atual gestão inicia o seu mandato com duas Quadras Poliesportivas sendo entregues em menos de três meses. A primeira delas beneficiou os moradores do Distrito de Pão de Açúcar.
O prefeito Lero,  destacou o compromisso da sua administração de entregar mais quadras no município, com isso, todas as comunidades vão ter as mesmas oportunidades. 
“Será mais uma obra concluída e entregue para a população, o nosso governo vai investir maciçamente no esporte,  para os jovens e adultos possam ter locais onde praticar atividades de lazer e recreação. Vamos buscar parcerias para também fazer um campo de futebol em Pão de Açúcar”, disse o prefeito.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Jovem é detido com arma de fogo dentro de bolsa em Taquaritinga



Por volta das 12h desta quarta-feira (22), policiais civis da delegacia de Taquaritinga do Norte, prenderam em flagrante delito Vanderlei Araújo Pereira, mais conhecido por “Boca” (24 anos). Na ocasião, o suspeito se encontrava com uma sacola plástica contendo um revólver calibre 38, em bom estado de conservação.
Os policiais capturaram Vanderlei após iniciar uma investigação sobre roubos de motos ocorridos na cidade de Taquaritinga, onde em uma ação rápida e efetiva, chegaram na residência do irmão do suspeito, sendo abordado e localizada uma arma de fogo que estava sem munições.
Durante a abordagem, Vanderlei confessou que juntamente com o seu irmão e amigos, faziam uso de drogas, porém, após busca minuciosa no interior da residência, nenhum entorpecente e mais nada de ilícito foi encontrado pelos policiais.
Vanderlei foi conduzido para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi apresentado em audiência de custódia. Após ser ouvido, ele ficou a disposição da justiça de Taquaritinga.

TAQUARITINGA DO NORTE : PROJETO PROFESSOR AMIGO DO TRÂNSITO NA ESCOLA MUNICIPAL CHEFE LEANDRO

Em Taquaritinga do Norte está sendo realizado o  “Projeto Professor Amigo do Trânsito” , este projeto busca contribuir efetivamente na prevenção de acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” . O Projeto está sendo desenvolvido nas escolas municipais.


Atividades realizadas na escola Municipal Chefe Leandro na Comunidade do Jerimum.

A imagem pode conter: 9 pessoas

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Vinte e dois (22) de Março dia Mundial da Água


 Á água é um dos principais elementos da natureza. Não podemos viver sem ela. Sem ela não haveria vida humana, pois ela é cerca de 70% do nosso corpo.

Neste Dia Mundial da Água precisamos nos conscientizar de usar este importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte. Economizar água é uma medida inteligente, econômica e vital para nossa espécie e para o planeta em geral.



ASCOM/PMTN
TAQUARITINGA EM PRIMEIRO LUGAR

terça-feira, 21 de março de 2017

Mais uma Moto roubada em Taquaritinga do Norte

Uma moto Honda XRE 300 de Placa PEJ - 3359 de cor vermelha foi roubada em frente a quadra de esportes de Taquaritinga do Norte. Dois elementos se aproximaram do proprietário e anunciaram o assalto. Nos últimos dias o clima de insegurança está predominando em toda região, aonde é claro o abandono do Governo do estado.


 

CAOS NA SEGURANÇA DE PERNAMBUCO : Mãe e filha são mortas dentro da própria casa após assalto


Pai e filho, da mesma família, também foram baleados e socorridos ao HRA.
Caso aconteceu na noite desta terça (21) em Lagoa do Paulista, na zona rural.

Do G1
Crime aconteceu na zona rural de Caruaru (Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca)Crime aconteceu na zona rural de Caruaru (Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca)
Duas mulheres da mesma família foram assassinadas na noite desta terça-feira (21) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A mãe, de 52 anos, e a filha, de 24, moravam em Lagoa do Paulista, na zona rural da cidade. Na ação dos criminosos também foram baleados o marido da vítima, de 61 anos e o filho dela, de 23.
De acordo com a Polícia Militar, quatro suspeitos arrombaram a porta dos fundos, entraram na residência das vítimas, roubaram duas motocicletas, atiraram e fugiram em seguida. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer as vítimas.
Os homens foram levados ao Hospital Regional do Agreste (HRA) e as mulheres não resistiram e morreram no local. Os autores dos crimes ainda não foram identificados. A Polícia Civil vai investigar o caso. Os corpos serão encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.
Suspeitos entraram pela porta dos fundos da casa em Caruaru (Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca)Suspeitos entraram pela porta dos fundos da casa da família (Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca)
 

Temer retira policiais e professores da Reforma da Previdência

Temer fez pronunciamento na noite desta terça-feira (21) / Reprodução do Facebook/Palácio do Planalto


BRASÍLIA - Em um pronunciamento de última hora, o presidente Michel Temer disse, na noite desta terça-feira, que a reforma da Previdência abarcará apenas servidores federais. Caberá aos estados e municípios, segundo ele, a adequação de suas legislações e a realização de normas próprias em relação ao assunto. Temer disse que faz isso para evitar uma "invasão de competência" e pra fortalecer o princípio federativo.
— (...) Surgiu com grande força a ideia de que nós deveríamos obedecer a autonomia dos estados e, portanto, fortalecer o princípio federativo e, assim sendo, fazer a reforma da Previdência apenas referentemente aos servidores federais, ficando portanto aos estados e municípios a edição de normas relativas a essa matéria - disse Temer.
Temer fez o comunicado cercado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do senador Romero Jucá, do ministro da secretaria geral da Presidência, Moreira Franco, e do relator e presidente da comissão que analisa a PEC da Previdência na Câmara, deputados Arthur Maia e Carlos Marun, respectivamente.

Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/nacional/noticia/2017/03/21/temer-retira-policiais-e-professores-da-reforma-da-previdencia-275180.php
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/nacional/noticia/2017/03/21/temer-retira-policiais-e-professores-da-reforma-da-previdencia-275180.php
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/nacional/noticia/2017/03/21/temer-retira-policiais-e-professores-da-reforma-da-previdencia-275180.php

CONVITE


21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down


Resultado de imagem para 21 de março dia da sindrome de downSECRETARIA MUNICIAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na sociedade. Caracterizada pela presença de 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população, a síndrome de Down ocorre no momento da concepção. Pessoas com essa síndrome têm características típicas como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas; além de estarem mais propensas a uma maior incidência de doenças, como a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias e problemas de vista.
Resultado de imagem para 21 de março dia da sindrome de down
De acordo com Guia Oftalmológico de Síndrome de Down, divulgado pelo Centro Médico Down da Fundação Catalana Síndrome de Down, dos transtornos de motilidade ocular, quase metade das crianças nessas condições apresenta algum tipo de estrabismo. Observa-se que até 50% das crianças demonstram dificuldade para ver de longe, outras 20% para ver de perto, algumas têm os canais lacrimais obstruídos, outras desenvolvem inflamações das margens das pálpebras (blefarite) e também apresentam nistagmo, que são oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos. "Aproximadamente 80% dos casos de torcicolo na Síndrome de Down se devem a uma causa oftálmica identificável, como o nistagma e estrabismo, por exemplo. Se tratados podem solucionar ou ao menos melhorar o quadro", afirma a oftalmologista Regina Hitomi Sakamoto, médica Referência de Oftalmopediatria, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB)
Outras doenças bastante comuns aos portadores da Síndrome Down são o ceratocone - que se manifesta por um astigmatismo elevado ou por uma diminuição da acuidade visual - e a catarata. "Quando detectada no recém-nascido, a chamada catarata congênita, em geral compromete seriamente a visão e requer tratamento cirúrgico, em curto prazo. Cerca de 3% dos bebês com Down apresentam esse problema. Por isso, indicamos que a primeira consulta oftalmológica deve se realizar durante os três primeiros meses de vida e as avaliações de acuidade visual devem se repetir aos 6 e 12 meses e, depois, anualmente", acrescenta a especialista.
Essas condições podem prejudicar o foco e dificultar a percepção de profundidade e, consequentemente, atrapalham o desenvolvimento das crianças com Down, pois é sabido que elas aprendem mais facilmente com informações visuais. "Quanto antes for diagnosticado e tratada qualquer deficiência visual, melhor será a qualidade de vida desse indivíduo", ressalta a dra Regina. 

Educação Taquaritinga do Norte : Secretário participa do Fórum Permanente do EJA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna


Na última quinta feira (16/03) , o Secretário de Educação e Cultura de Taquaritinga do Norte , o professor Marcos Augusto , participou do  Fórum Permanente do EJA do Agreste Centro Norte que aconteceu na cidade de Toritama. A reunião teve como objetivo Mobilizar os Fóruns Municipais, estabelecer as temáticas e dinâmicas dos encontros e a definição de responsabilidades das atas e relatórios do desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos.


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e sapatos

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos e área interna

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...