terça-feira, 13 de junho de 2017

Taquaritinga do Norte promove Ação Ambiental com palestras, oficinas e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica


O Movimento Eco Ambiental “MovimentAção”, aconteceu na manhã do domingo (11), no município de Taquaritinga do Norte. O evento, foi promovido numa parceria entre a Prefeitura Municipal através da Diretoria de Meio Ambiente, Grupo de Escoteiros Chefe Leandro, Organização EcoTurismo, Juventude Ativa e voluntários.

Concentração do grupo no Sítio Conceição
O grupo se reuniu no Sítio Conceição, onde está localizada a sementeira de mudas, depois de servido o café da manhã, foi  apresentada uma palestrasobre conscientização ambiental, já em campo, o técnico em agropecuáriaEwerton Gustavo ministrou uma oficina sobre o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

Café da manhã

Palestra

Oficina de plantio com o técnico Ewerton Gustavo


Após a oficina para plantio, todos se deslocaram até a Serra da Conceição, para realizar o plantio de cerca de 250 mudas, que foram doadas pelo empresário Paulo Lopes.

Serra da Conceição foi uma das áreas atingidas pelo grande incêndio que aconteceu ano passado no município, naquela ocasião, milhares de árvores centenárias foram consumidas pelas chamas.

Incêndio de grandes proporções destruiu parte da Mata Atlântica do Município. Dezembro de 2016 / Foto: UOL
Está sendo feito um grande esforço para recuperar a flora e tentar evitar que a tragédia volte a ocorrer novamente. 
O poder público através da atual administração têm feito a sua parte, além das parcerias com a iniciativa privada, com o terceiro setor e a sociedade civil organizada, diversas ações como a deste domingo têm ocorrido. 
No início do ano, foi formada no município um Comando de Brigadistas deCombate e Prevenção a Incêndios Florestais.

Resultado de imagem para brigada de combate a incendios taquaritinga
Brigada de Combate a Incêndios Florestais de Taquaritinga do Norte 
Voluntários também têm se juntado a corrente de solidariedade ambiental, escolas e entidades vem se empenhando nesse objetivo, para compensar a tragédia que ocorreu por ocasião do incêndio.

A ação do domingo, aconteceu em alusão pelas celebrações da Semana do Meio Ambiente, contudo, o trabalho de reflorestamento e de conscientizaçãoda população sobre a importância para a preservação do meio ambiente, continua na Dália da Serra.




















Mudas nativas plantadas no local onde o incêndio consumiu a mata


ASCOM/PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...