sábado, 17 de junho de 2017

Programa de bolsas integrais em cursos superiores oferece 101 vagas em sete cidades de PE



Os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou privadas em Pernambuco como bolsistas integrais devem ficar atentos. Estão abertas, até a segunda-feira (19), as inscrições no FormaSUS, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde que oferta bolsas de ensino integrais em cursos de nível superior. Ao todo, há 101 bolsas para os cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

As vagas são para 17 instituições de ensino superior localizadas em sete municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão, Caruaru e Serra Talhada. O candidato pode concorrer colocando como opção mais de uma instituição ou turno, desde que escolhendo o mesmo curso. Ou seja, não é permitido se candidatar para graduações diferentes.

Os interessados devem se inscrever na internet, onde também é possível conferir o edital da seleção e um arquivo com perguntas frequentes, além de um manual explicativo com o passo a passo de como fazer a inscrição. A classificação é baseada na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo possível utilizar a nota dos anos de 2015 ou 2016. O resultado preliminar do certame está previsto para ser divulgado em 30 de junho.

O programa

O FormaSUS está no seu sexto ano de existência e, no período de 2012 a 2016, ofereceu 495 bolsas integrais de nível superior, que são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada biênio, também são oferecidas vagas do FormaSUS técnico, que disponibilizou 566 bolsas desde 2012. Para essa modalidade, a próxima seleção ocorre em 2018.(GP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...