quarta-feira, 7 de junho de 2017

Famílias das vítimas de chacina em Belém relatam momentos de terror: 'mataram ele de forma brutal'


Quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas em chacina no bairro da Condor
Familiares das vítimas da chacina ocorrida na noite de terça-feira (6), em Belém, relataram à equipe de reportagem da TV Liberal os momentos de terror sofridos durante o tiroteio ocorrido na Rua Nova II, no bairro da Condor. Três pessoas morreram no local e 11 ficaram feridas, mas duas vítimas morreram em hospitais e 9 seguem internadas. As testemunhas preferiram não se identificar.
Com base na declaração das testemunhas, a polícia acredita que pelo menos oito homens encapuzados participaram da ação. Moradores da área relam que os atiradores cercaram o quarteirão e dispararam vários tiros contra um grupo de pessoas em um bar lotado. Duas crianças foram baleadas na ação, uma na cabeça e outra no pé. Inicialmente, a polícia divulgou que 15 pessoas tinham ficado feridas.
A esposa de uma dos mortos na chacina contou que estava na Igreja quando o marido foi baleado. "Ele estava vivo, ele não era nenhum vagabundo, ele trabalhava. Ele deixou quatro filhos. Mataram ele de forma tão brutal. Todos os quatro que morreram ali não eram bandidos, eram amigos, eles trabalhavam", disse a viúva.
"Ele falou que ele ia assistir o jogo do Paysandu e que não ia demorar porque eu ia para a novena. Aí eu convidei ele para ir comigo e ele falou: 'não, vai amor, leva meu crucifixo e a foto dos meninos e minha identidade'. Foram as últimas palavras que ouvi dele. A gente estava recebendo a bênção lá na igreja e ligaram para a minha irmã, falaram que ele só tinha sido baleado e quando cheguei no pronto socorro, não demorou muito, e disseram que ele tinha falecido", relatou a esposa da vítima.
Outra pessoa que perdeu um familiar na chacina contou contou que os moradores da área demoraram a reconhecer os tiros. "Estamos em época de São João, né? Então a gente achava que era bombinha. Aí identificamos que não era bombinha, que eram tiros", disse.
Um parente de outra das vítimas relatou que os moradores tentaram ajudar as vítimas, mas algumas não resistiram. "Foi um terror, né? Vários tiros ali. Saímos para acudir as pessoas, chegou na hora e encontrei meu sobrinho lá, querendo se levantar e não conseguia", contou.
Vários tiros foram disparados durante a chacina ocorrida na noite de terça-feira (6) no bairro da Condor, em Belém. (Foto: Diego Feitosa / TV Liberal)Vários tiros foram disparados durante a chacina ocorrida na noite de terça-feira (6) no bairro da Condor, em Belém. (Foto: Diego Feitosa / TV Liberal)
Vários tiros foram disparados durante a chacina ocorrida na noite de terça-feira (6) no bairro da Condor, em Belém. (Foto: Diego Feitosa / TV Liberal)

"Mata todo mundo"

Um morador da área realata que os atiradores tinham a intenção de atirar contra várias pessoas. "Muita gente se fingiu de morta, porque a ordem veio mesmo: 'mata todo mundo!'", relatou o morador.
Outra testemunha relatou que várias armas foram usadas pelos atiradores. "Estavam de escopeta, metralhadora, revólver, atirando em todo mundo que aparecesse. Todo mundo correndo, criança", afirmou.
Em mensagens de áudio compartilhadas por meio de aplicativos de telefone celular, é possível ouvir vários tiros na gravação. "Amiga, eu estou aterrorizada aqui na rua, na Quintino (Bocaiúva). Está saindo muito tiro, muito tiro, muito tiro, muita bala, amiga. Tu tá ouvindo?", diz uma das mensagens.

Investigação

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou em nota que já desencadeou uma série de medidas para esclarecer as circunstâncias, motivações e responsabilidade pela ação criminosa.
Uma equipe de policiais da Divisão de Homicídios, juntamente com peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), iniciou o trabalho de levantamento no local. Os corpos das vítimas chegaram na sede do CPC, em Belém, por volta de meia-noite e meia. O Instituto Médico Legal liberou os corpos na tarde desta quarta-feira (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...