sábado, 6 de agosto de 2016

Taquaritinga do Norte : GRUPO CALABAR REALIZA CONVENÇÃO HISTÓRICA




O Grupo Calabar  realizou nesta sexta-feira (05), em Taquaritinga , uma convenção que entrou para a história política da cidade. A convenção oficializou o nome de Lero para prefeito e Gena Lins (PSB), como vice, consolidando  a união Calabar, tão desejada pela população.

O pré-candidato Lero (PR), emocionado com a grande presença popular, agradeceu a todos os taquaritinguenses presentes. "Primeiramente quero agradecer a Deus, a quem está nos prestigiando, ao deputado Diogo Moraes, e especialmente ao povo de Taquaritinga do Norte, que já demonstrou que somos os verdadeiros futuros representantes da cidade", afirmou Lero.

O deputado estadual Diogo Moraes ficou surpreso com o evento. "Não esperava uma convenção tão grande, tão animada, tão cheia de esperança da maior vitória do povo de Taquaritinga", disse o deputado. Em alusão à cor que representa o grupo Calabar, ele afirmou ainda que nas veias de todos corre o verdadeiro sangue vermelho Calabar.

Em seu discurso, o parlamentar falou que o dia foi a realização de um sonho. "Nós sonhamos com a chegada deste dia e ele chegou do jeito que queríamos, unidos e fortes. Por isso vim aqui dar testemunho do compromisso e lealdade destes dois, Lero e Gena. Essa é com certeza uma dupla de vitória em Taquaritinga", festejou Diogo, lembrando em seguida que a construção desta união se deu de uma forma bonita, que poucas pessoas puderam presenciar.

De mãos dadas aos pré-candidatos, Diogo finalizou sua fala com uma mensagem de fé e esperança. "Nós vamos vencer a eleição em respeito ao povo Calabar, reafirmando que nosso trabalho nunca vai faltar ao povo de Taquaritinga, terra que trabalhamos com amor. Peço a vocês que levem essa mensagem da união, de amor, do que queremos pra nossos filhos, para nossos pais e para todos que amamos", enfatizou.
Outro destaque do evento foi a adesão da Vereadora Cinthia Golçaves e seu pai Luis dos Mosqueteiros ao grupo Calabar, os dois fora muito aplaudidos e muito bem recebidos pela Nação Calabar.

Estiveram presentes no evento cerca de 4 mil pessoas, além de vereadores aliados, pré-candidatos a vereadores, o ex-prefeito Zeca, o prefeito Evilásio, e convencionais.


Fotos : Facebook





 
 

 








ACIETAQ promove palestra em Taquaritinga do Norte, cujo tema : "Motivando a Equipe e Vendendo Mais"




Na última sexta-feira (29 de julho de 2016), A ACIETAQ em parceria com o SEBRAE / SENAC, promoveu mais uma palestra, que teve como tema: Motivando a Equipe e Vendendo Mais, com o consultor Roberval Andrade. 




A segunda palestra ofertada pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Taquaritinga do Norte – PE, surpreendeu com um público acima de 70 pessoas, comprovando a suma importância para o aperfeiçoamento dos empresários e colaboradores do município. Os participantes mostraram-se maravilhados com o aprendizado adquirido no decorrer da palestra, e expressaram interesse por futuros eventos deste porte.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Caos na segurança pública de Pernambuco

Edmar Lyra

Pernambuco Leia Já 

Nos anos que antecederam o governo Eduardo Campos (2007/2014), os governadores de Pernambuco enfrentaram várias crises no tocante à segurança pública, sobretudo no aumento do número de homicídios e de assaltos e furtos. A sensação de insegurança dos pernambucanos fez com que Eduardo Campos se elegesse governador sob a promessa de diminuir os índices de violência.
Logo que assumiu o governo em janeiro de 2007, Eduardo tratou pessoalmente do tema, conseguindo implementar o Pacto Pela Vida que se tornou medida pioneira e premiada no Brasil inteiro. Os resultados, que reduziram drasticamente o número de homicídios em Pernambuco, tiraram dos pernambucanos a sensação de insegurança constante de outrora.

 
A redução sistemática dos homicídios foi um dos motivos para que Eduardo Campos atingisse aprovação recorde, porém já no final do seu governo, sob o comando de Alessandro Carvalho a situação começou a desandar. Carvalho foi mantido por João Lyra Neto e por Paulo Câmara, mas os resultados que eram obtidos anteriormente já não são alcançados. A violência segue crescendo a olhos vistos nos quatro cantos de Pernambuco, e o secretário perdeu há muito tempo as condições políticas de se manter no cargo.

 

O Pacto Pela Vida sob o comando do atual secretário está ficando estrangulado. As críticas a Alessandro Carvalho se repetem diariamente e muita gente ainda não entende o motivo do governador Paulo Câmara ser tão condescendente com o seu secretário de Defesa Social. Não demorará muito e os efeitos do estrangulamento da segurança pública respingarão no governador.

 

Num momento de forte mudança que o país foi obrigado a enfrentar, seria muito pertinente que o governador Paulo Câmara também fizesse essa mudança no comando da segurança pública. A saída de Carvalho por si só já daria uma nova expectativa para as polícias civil e militar e poderia permitir novas ações que aperfeiçoassem o Pacto Pela Vida. Alessandro Carvalho está com o prazo de validade pra lá de vencido e a sua saída do cargo poderia ajudar a melhorar a imagem do governador junto à sociedade, porque estaria dando um claro sinal de que não está nem um pouco satisfeito com a atual situação da violência em nosso estado. 

Agência do Banco do Brasil de Machados é assaltada


13901368_1053238138087463_7728876856423531533_n

A onda de assaltos a banco com explosões não tem fim. Na madrugada desta sexta-feira (5), bandidos fortemente armados agiram na cidade de Machados, no Agreste, deixando em pânico os moradores da área localizada nas imediações do Banco do Brasil. Os ladrões, desta vez, foram ainda mais ousados: pouparam os caixas eletrônicos e explodiram o cofre. Eles levaram todo o dinheiro.

Os terminais de autoatendimento, alvos mais comuns, ficaram intactos, assim como parte da agência Depois, os bandidos, demonstrando muita agressividade, efetuaram disparos de grosso calibre e jogaram grampos nas ruas próximas para tentar impedir a perseguição policial.

13900278_1053238131420797_8935480379531735695_n


A onda de assaltos a banco com explosões não tem fim. Na madrugada desta sexta-feira (5), bandidos fortemente armados agiram na cidade de Machados, no Agreste, deixando em pânico os moradores da área localizada nas imediações do Banco do Brasil. Os ladrões, desta vez, foram ainda mais ousados: pouparam os caixas eletrônicos e explodiram o cofre. Eles levaram todo o dinheiro.

Anvisa suspende comercialização de sibutramina e omeprazol do laboratório Aché


medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização da sibutramina, remédio indicado para emagrecimento, e do omeprazol, usado contra acidez estomacal, fabricados pelo laboratório Aché. A empresa deverá recolher todo o estoque dos medicamentos que estão no mercado.

Segundo a agência reguladora, o Biomag (cloridrato de sibutramina monoidratado) da fabricante, e seu genérico, o Coloridrato de Sibutramina, de 10 miligramas e 15 miligramas, estavam sendo fabricados com matéria-prima de fornecedor diferente do aprovado.

Já o Gastrium (omeprazol), versões de 10 miligramas e de 20 miligramas, teve a comercialização suspensa, segundo a Anvisa, por ser fabricado com formulação diferente da registrada na agência reguladora.

Ao ser procurado, o laboratório Aché informou que está tomando todas as medidas necessárias para atender às adequações referentes às normas da Anvisa. “O Aché afirma e assegura que esses medicamentos, que se encontram atualmente no mercado, são absolutamente seguros e eficazes, cumprindo com os mais altos padrões de qualidade”, informou em nota a empresa. (Edenevaldo Alves)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Atenção Taquaritinga


Arrombamentos de caixas eletrônicos crescem 105% em Pernambuco


Explosões de caixas cresceram 35% em comparação com ano anterior. Foram 77 ocorrências de janeiro a julho deste ano, segundo a Polícia Civil.
04/08/2016 08h41 - Atualizado em 04/08/2016 09h57
Por Wagner Sarmento
Da Rede Globo Nordeste
Prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional no Recife teve fachada danificada por explosão no Santander da Agamenon (Foto: Everaldo Silva/TV Globo/WhatsApp)Prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional no Recife teve fachada danificada por explosão no Santander da Agamenon (Foto: Everaldo Silva/TV Globo)
Após mais uma semana com explosõesde caixas eletrônicos, a Polícia Civil de Pernambuco divulgou o balanço atualizado de ações contra terminais bancários. De acordo com levantamento da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos, foram 77 ocorrências de janeiro a julho deste ano, sendo 39 arrombamentos de caixas eletrônicos e 38 explosões. Os números representam um aumento de 105% nos arrombamentos e de 35% nas explosões em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros sete meses do ano anterior, foram 19 caixas arrombados e 28 detonados com explosivos.
O delegado titular Paulo Berenguer, que participa de uma força-tarefa entre as Polícias Civil e Federal designada para investigar esse tipo de ocorrência, observa que, apesar do aumento nas ações criminosas, as prisões também cresceram. Foram 62 de janeiro a julho deste ano, contra 35 no mesmo período de 2015. Além disso, 61 inquéritos com autoria definida foram remetidos em 2016, enquanto no último ano esse número ficou em 24.
Banco do Brasil de Bom Jardim foi alvo de explosão (Foto: Lúcio Mauro Cabral/ WhatsApp)Banco do Brasil de Bom Jardim foi alvo de explosão também (Foto: Lúcio Mauro Cabral/ WhatsApp)
"No último fim de semana, prendemos uma quadrilha que somente ela foi responsável por 14 arrombamentos de caixas eletrônicos. Acreditamos que, com a desarticulação desse grupo, as estatísticas vão cair", ressalta Berenguer. São seis equipes de polícia investigando esses casos.
Ainda segundo o balanço da delegacia especializada, os números gerais são de 110 assaltos a banco entre janeiro e julho deste ano, o que inclui o crime à mão armada, arrombamentos de caixas eletrônicos, arrombamentos de cofres, ações com uso de explosivos e sequestros de gerentes, o chamado sapatinho. Um dado superior aos 97 registrados no mesmo intervalo de tempo em 2015. Por outro lado, 27 armas de fogo foram apreendidas neste ano e apenas quatro no ano passado.
Casos frequentes
Uma ação ousada no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, na Avenida Agamenon Magalhães, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, levou pânico a moradores das imediações na terça-feira (2). Bandidos especializados em explosão de caixas eletrônicos explodiram o caixa no prédio e trocaram tiros com a Polícia Militar. Na quarta (3), a investida aconteceu no Banco do Brasil de Bom Jardim, no Agreste, distante 104 quilômetros da capital pernambucana
No dia 12 de julho, o alvo foi uma agência do Banco do Brasil de Orobó. Os ladrões atiraram em prédios públicos, como destacamento da PM. Um dia antes, quatro assaltantes foram mortos depois de um confronto com a PM, em Buenos Aires. Eles tinham invadido uma agência, no Centro.  Na fuga, os suspeitos usaram um táxi e acabaram surpreendidos pela polícia.
No dia 9 do mesmo mês, o alvo do o Banco do Brasil de Feira Nova. De acordo com a Polícia Militar, os ladrões estavam armados com fuzis e metralhadoras. A ação aconteceu pouco antes das 4h. Segundo a polícia, aproximadamente dez homens estavam num ponto estratégico no Centro da cidade e metralharam o carro da Polícia Militar.
No dia 5 de julho, a ação dos criminosos aconteceu em uma agência de João Alfredo. Na fuga, dispararam contra viatura da PM. A agência ficou bastante danificada. Em maio, uma quadrilha arrombou os caixas no Banco do Brasil em Limoeiro.

Maratona de programação Hacker Cidadão abre as inscrições

Campus Party Recife começa nesta quinta e segue até o domingo (26). (Foto: Marina Barbosa / G1)Final do Hacker Cidadão acontece durante a Campus Party Recife, nos dias 20 e 21 de agosto
(Foto: Marina Barbosa / G1)
A maratona de programação Hacker Cidadão 4.0 está com as inscrições abertas para programadores e apaixonados por tecnologia. Com o tema ‘Internet das Coisas’, a edição deste ano da maratona promovida pela Campus Party e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) do Recife vai dar prêmios de até R$ 2 mil.
A inscrição é por ordem de cadastro, limitada a 150 inscritos – serão 12 equipes de até cinco pessoas. São 48 vagas para profissionais de tecnologia/desenvolvedores e 12 para as demais áreas. Os interessados devem fazer o cadastro no site do Hacker Cidadão e aguardar a confirmação.
O conceito de internet das coisas presume que objetos podem gerar informações através da ligação com a internet. A partir disso, as equipes terão que desenvolver de aplicativos (mobile ou web) ou um software embarcado aplicado a algum elemento. Serão duas etapas, sendo a primeira na sede da Emprel, no bairro dos Torrões, durante 24 horas entre os dias 13 e 14 de agosto.
A segunda etapa acontece durante a Campus Party Recife, nos dais 20 e 21 de agosto, quando as cinco equipes finalistas vão apresentar seus projetos. O resultado sai no último dia do evento. O primeiro colocado leva para casa R$ 2 mil, o segundo R$ 1 mil e o 3º colocado, R$ 500. Outras informações podem ser obtidas napágina do projeto.

Policial militar é preso durante Operação

Diretor de polícia especializada de Pernambuco, Joselito Kerhle. (Foto: Marina Barbosa / G1)Joselito Amaral deu detalhes da operação nesta
quinta-feira (Foto: Marina Barbosa / G1)
Um policial militar foi preso, na manhã desta quinta-feira (4), durante operação deflagrada pela Polícia Civil no GrandeRecife. Denominada 'Crate', a ação busca desarticular uma organização criminosa acusada de homicídios, tráfico de drogas e roubos. Foram cumpridos oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão em residências. Dois alvos da operação continuam foragidos.
De acordo com o delegado Joselito Amaral, que coordenou a operação, todos os alvos tinham antecedentes criminais, inclusive o PM. "Ele era o fornecedor de armas e munição para os criminosos, e já responde por outros inquéritos militares", explicou.
A investigação começou ainda em dezembro do ano passado. Ao longo dos meses, segundo o delegado, a polícia chegou a impedir um assalto e um homicídio e prendeu dois suspeitos. Entre eles, estava o líder da quadrilha, responsável por escolher os estabelecimentos que seriam alvo dos crimes. O grupo atuava na área norte da Região Metropolitana, em cidades como Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Olinda, Itapissuma e Itamaracá, além do Recife.
O material apreendido, que não foi apresentado pela Polícia Civil, foi levado para a 8ª Delegacia Seccional de Paulista. Os suspeitos presos durante a operação estão prestando depoimento e devem seguir para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. O policial militar será levado para o Centro de Reeducação da PM (Creed). Os detalhes da operação serão apresentados na sexta-feira (5).
A investigação foi comandada pela Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Civil.  Na operação, foram mobilizados 80 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães, além de sete policiais militares e uma equipe a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Vereador entrega 'atestado', é flagrado em churrascaria e volta para presídio




Ele alegou 'atestado médico' e foi a confraternização no Recife, diz juíza.

Vereador Val de Danda teve a prisão domiciliar revogada (Foto: Reprodução/TJPE)Vereador Val de Danda teve a prisão domiciliar revogada porque estava em churrascaria no Recife, segundo a Justiça (Foto: Reprodução/TJPE)
O vereador Josival Carlos dos Santos ("Val de Danda"), de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco, teve a prisão domiciliar revogada nesta terça-feira (2). De acordo com a juíza Vivian Gomes Pereira, ele voltou para o presídio após perder o benefício, porque apresentou um atestado médico e "não estava no médico, mas em uma churrascaria".
O G1 não conseguiu contato de algum advogado que represente o vereador. O parlamentar cumpria prisão domiciliar após investigação da "Operação Pulverização" - ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que teria desviado R$ 100 milhões da prefeitura, liderado pelo prefeito Valdecir José da Silva, que está foragido há seis meses.

Ao G1, a juíza explicou que motivou a revogação da prisão domiciliar pelo fato do vereador ter apresentado um atestado médico à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), quando foi a uma churrascaria na zona norte do Recife confraternizar com outro vereador afastado e o ex-tesoureiro geral da Prefeitura de Belém de Maria, na quarta-feira (27).

Quanto ao vereador afastado e ao ex-tesoureiro geral a juiza manteve o benefício da prisão domiciliar porque, segundo ela, eles estavam sob a tutela do estado enquanto estavam no estabelecimento no Recife. Ela informou que "Val de Danda" foi levado ao Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares nesta terça-feira (2). A magistrada afirmou que ele foi preso inicialmente em 26 de fevereiro.
Prefeito foragido
A suposta associação criminosa teria criado empresas fantasmas, lavado dinheiro e fraudado licitações. O prefeito de Belém de Maria, Valdecir José da Silva (PSB), está foragido há seis meses e foi destaque no quadro "Cadê o dinheiro que tava aqui?", do Fantástico, na Rede Globo.
O ex-gestor seria líder do grupo criminoso responsável por desviar R$ 100 milhões da prefeitura. O Ministério Público estadual (MPPE) e a Polícia Civil procuram por ele desde 23 de janeiro deste ano, após a realização da "Operação Pulverização".
Após o "desaparecimento" do investigado, a vice-prefeita Maria Amalia Silva assumiu a administração do município por determinação da Justiça. Ela também é uma das investigadas na "Operação Pulverização".
Disque-Denúncia
Informações anônimas sobre a localização do prefeito de Belém de Maria podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia, por meio do telefone (81) 3719-4545, no interior do estado, ou (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte. Também é possível informar detalhes pelo site do Disque-Denúncia. O anonimato é garantido.

'Operação Pulverização'
Durante as ações, foram expedidos 13 mandados de prisão. Cinco vereadores e um funcionário da prefeitura de Belém de Maria foram presos durante a segunda fase da Operação Pulverização. Foram presos o presidente da Câmara de Vereadores, José Jairo Leonildo de Brito, e os parlamentares Jailson José da Silva, Josival Carlos dos Santos, Antônio José da Silva e Carlos José Soares - segundo a Polícia Civil informou à época.

Polícia investiga estupro de médica cubana dentro de posto de saúde



A polícia investiga o estupro de uma médica cubana - do programa Mais Médicos - dentro de um consultório do Posto de Saúde de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a prefeita do município, Neide Reino (PSB), um assaltante teria invadido a unidade e cometido o crime. O caso divulgado nesta quarta-feira (3) ocorreu na segunda (1º).
Por e-mail, o G1 solicitou um posicionamento do Ministério da Saúde para saber se o órgão tomará algum tipo de medida com relação a este caso. Até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.
Por telefone, o G1 conversou com a prefeita de Capoeiras, Neide Reino. Ela explicou como o caso aconteceu. De acordo com a gestora, a médica estava trabalhando no posto quando um assaltante invadiu o local. "Ele rendeu a médica e a técnica de enfermagem, e roubou os celulares delas. Depois ele trancou a médica no consultório e cometeu o crime", detalhou.

Ainda segundo a prefeita, o criminoso não foi reconhecido e não havia segurança no posto de saúde. A médica é casada, integrante do Programa Mais Médicos - do Governo Federal - e mora em Capoeiras, conforme informou a gestora.
"Nós já prestamos um boletim de ocorrência e levamos a médica para uma unidade de saúde para ela passar por exames sexológicos, que irão confirmar o estupro", falou Neide Reino. O delegado Flávio Pessoa disse que "não será repassada nenhuma outra informação por enquanto para não atrapalhar as investigações".

Nomes de presos mortos em rebelião no presídio de Caruaru são divulgados


Detentos estavam na unidade por estupro e tráfico de drogas, diz a Seres.
Foram transferidos 200 presos após as duas rebeliões na penitenciária.


Rebelião foi registrada na tarde deste sábado (23) na Penitenciária de Caruaru (Foto: Divulgação/PM)Rebelião foi registrada no dia 23 de julho em Caruaru e seis pessoas morreram (Foto: Divulgação/PM/Arquivo)
Os nomes dos seis presos que foram mortos durante a primeira rebelião na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foram divulgados pela Secretaria Executiva de Ressocialização nesta quarta-feira (3). A rebelião aconteceu no dia 23 de julho e resultou nas mortes de Leandro Antonio da Silva, Ivanildo Alves de Oliveira, Fábio Geraldo de Barros, Petronio Sérgio de Lima Ferreira, Paulo Henrique Moura Brito e Leandro Antonio da Silva.

As mortes foram confirmadas no dia 24 de julho pelo Instituto Médico Legal (IML). As causas não foram divulgadas. A cabeça de um dos detentos decapitados durante a rebelião foi encontrada na unidade prisional na manhã do dia 27 de julho, conforme o diretor da penitenciária, Fábio Duarte. A Seres disse que os mortos estavam no presídio por estupro, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Duas rebeliões foram registradas na penitenciária: uma no dia 23 e outra no dia 25. De acordo com a Polícia Militar, além dos seis detentos mortos, outros 21 ficaram feridos.

200 transferidos
Um total de 200 presos foram transferidos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza. O número final foi divulgado pela Seres nesta quarta-feira. A Secretaria informou que não pode divulgar para quais presídios os detentos foram transferidos, por questões de segurança.

Destruição
A Secretaria de Ressocialização disse que identificou danos na parte elétrica dos pavilhões incendiados e outros causados pelo fogo após as rebeliões. Segundo a Seres, a reestruturação de um dos pavilhões foi concluída e a área já foi reocupada e as demais estão em andamento.
61 celulares apreendidos
Em revista realizada no dia 29 de julho foram apreendidos 61 celulares. De acordo com a Polícia Militar, também foram encontrados 38 carregadores, 60 litros de cachaça artesanal, 18 barrotes de madeira, 12 maricas e uma tereza (corda feita com lençóis). A PM informou que também foram apreendidos 116 chuços, 11 baterias, duas foices artesanais, um facão, um estilete industrial e três marretas.
Governo impede inspeção
Uma comitiva formada por entidades de Direitos Humanos foi proibida de entrar no presídio por duas vezes. A comissão foi à unidade para inspecionar as "condições humanas e de segurança e infraestrutura dos detentos e agentes". Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, informou ao G1 que a entrada "não foi autorizada por razões de segurança".

ASSALTOS EM TAQUARITINGA DO NORTE




Nos últimos dias a população de Taguatinga do norte vem ficando aterrorizada devido a onda de assaltos que estão ocorrendo no município, na noite de ontem duas motos foram roubadas, e na manhã de hoje a loja de Celulares de Goiabinha foi assaltada novamente, aonde indivíduos que estavam em um Uno Branco invadiram a loja e anunciaram o assalto. A população está se sentindo refém de tanta criminalidade.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Idoso é preso suspeito de chicotear mulher


 

Um idoso de 73 anos foi preso no domingo (31) suspeito de manter a mulher dele, de 61, em cárcere privado no município de Pesqueira, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o aposentado agredia a idosa todos os dias com chicotadas, socos, chutes e empurrões.

Segundo a PM, a mulher foi encontrada em um local úmido, sem higiene e com marcas de agressões no corpo. O idoso foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim. O aposentado foi autuado em flagrante e encaminhado para uma unidade prisional do estado.

Em PE, Lava Jato cumpre mandados de busca e de condução coercitiva


Principal alvo da 33ª fase da ação da Polícia Federal é a Queiroz Galvão.
Nome da pessoa que prestou depoimento no Recife não foi informado.

Do G1A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a 33ª etapa da Operação Lava Jato. Em Pernambuco, a ação, denominada ‘Resta Um’, teve como objetivo o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento e, em seguida, é liberada.
As ações aconteceram no bairro de Santana, na Zona Norte do Recife, na casa do engenheiro e empresário André Pereira, de 64 anos. Ele já chegou à sede da da PF, no Centro da capital pernambucana, e no momento presta depoimento. Ele está acompanhado pelo advogado, que não quis falar com a imprensa.
O principal alvo dessa etapa da Lava Jato é a construtora Queiroz Galvão. A investigação tem como objetivo apurar ilegalidades na construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape, no Grande Recife. André Pereira tem ligação com a empreiteira.
Na casa do empresário que foi alvo da condução coercitiva, os agentes federais apreenderam um celular, uma pasta com documentos, um notebook, um tablet, cinco pen drives e um HD. Os dois mandados foram realizados às 7h. Todo o material será enviado para o Paraná, que concentra as investigações da Lava Jato.
Ao todo, a PF cumpre 32 mandados no país. Além de Pernambuco, houve ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. O ex-presidente da construtora, Ildefonso Colares Filho, e o ex-diretor Othon Zanoide de Moraes Filho foram presos preventivamente no Rio de Janeiro.
Operação Lava Jato 33ª fase (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Operação Lava Jato teve desdobramentos no Recife nesta terça (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Não há prazo para que sejam liberados. Há ainda um mandado de prisão temporária (por cinco dias) para Marcos Pereira Reis, ligado ao consórcio Quip. Segundo a PF, ele está no exterior. As investigações foram deflagradas para apurar suspeitas de formação de cartel com outras empreiteiras. O grupo teria fraudado licitações da Petrobras, gerando prejuízos ao erário público e gerando lucros a empresas privadas.
A propina teria sido paga a funcionários do alto escalão da estatal, em valores que já se aproximam a R$ 10 milhões. Além de Suape, haveria relação com contratos da empreiteira no Complexo Petroquímico do Rio, Refinaria Vale do Paraíba, Refinaria Landulpho Alves e Refinaria Duque de Caxias.
O nome “Resta Um” é uma referência à investigação da última das maiores empresas identificadas como parte integrante da chamada “Regra do Jogo” em que empreiteiras formaram um cartel visando burlar as regras de contratação por parte da Petrobras.
Resposta
A construtora Queiroz Galvão informou, por meio de nota, que a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão em algumas de suas unidades. Alguns ex-executivos e colaboradores foram alvos de medidas cautelares. A empresa garantiu que  está cooperando com as autoridades e franqueando acesso às informações solicitadas.

PM encontra criança dentro de mala em Rodoviária




Policiais militares do posto do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas evitaram que uma mulher embarcasse na Rodoviária Novo Rio com uma criança de 11 anos na mala. Aos policiais, a mulher afirmou que, como o menor era morador de rua, ela decidiu levá-lo para criar em Curitiba.
Uma pessoa fez a denúncia aos policiais militares após ver uma mão pequena saindo da mala às 20h30 de segunda-feira (2). A partir daí, os agentes passaram a buscar alguém com as características descritas pelo denunciante no embarque e no desembarque. A mulher, identificada como Natasha Vitoriano, de 23 anos, foi presa por subtração de menor e levada para a delegacia. O ônibus para Curitiba sairia em poucos momentos, às 21h.
Questionada pelos policiais, a mulher confirmou que ia levar o menino para casa e disse que pretendia criá-lo. A criança foi encaminhada para o Conselho Tutelar.
"Ele me pediu ‘pelo amor de Deus, me adota’. E ele tem uma história de vida muito triste, se você perguntar ele vai te falar tudo. Ele apanhava. A mãe dele era dependente química. Ele foi adotado por uma família durante um ano, e a família largou ele na rua como se ele não fosse nada", disse a suspeita.
Natasha Vitoriano contou ainda aos policiais saber que "não escolheu a melhor forma" de adotar o menino.
Policiais chocados
Ao longo da manhã, PMs do policiais do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Polícia Militar do RJ (BPTur) falaram sobre o choque ao encontrar a criança na Rodoviária Novo Rio, um dos pontos considerados estratégicos na operação de segurança reforçada na cidade para a Olimpíada. De acordo com o com comandante do BPTur, Cel. Mauro Fliess, ele nunca viu algo semelhante em seus 25 anos como policial.
“Quando eu era criança tinha lendas urbanas, a loira do banheiro, mas nunca vi isso”, contou o PM.
Esquema especial para Olimpíada
A Rodoviária Novo Rio deve receber 2,4 milhões de passageiros, sendo 250 mil estrangeiros, de 31 de julho a 18 de setembro, por causa da Olimpíada e da Paralimpíada no Rio de Janeiro. Quarenta e quatro empresas de ônibus vão operar 230 linhas, sendo sete delas internacionais, com chegada e saída do terminal carioca.
Parte dos turistas estrangeiros usarão a Rodoviária Novo Rio para conhecer também outras partes do estado do RJ, como na Região dos Lagos e na Costa Verde.
Os dias de maior movimento devem ser aqueles que tiveram decretados feriados muncipais: 5 de agosto, cerimônia de abertura das competições da Olimpíada; 18 de agosto, quando ocorrerá a prova do triatlo que deve fechar ruas por vários pontos do Rio; e 22 de agosto, dia seguinte ao encerramento das competições, quando delegações e turistas devem deixar a cidade.
Em nota, o Consórcio Novo Rio, que administra a Rodoviária, explica que o policiamento segue reforçado no local, que também conta com câmeras de segurança. Telões de plasma espalhados pelo ambiente orientam os passageiros a denunciar aos policiais e seguranças patrimoniais sobre qualquer pessoa com atitudes suspeitas.

Condutor de "cinquentinha" morre ao colidir em caminhonete na PE 90


Um acidente de trânsito deixou uma pessoa morta na tarde desta segunda (1), na Rodovia PE 90, na altura do Sítio Barra da Onça, zona rural de Surubim. Segundo uma testemunha, o agricultor Severino Manoel de Lima, 35 anos, pilotava uma motocicleta "cinquentinha" e tentou ultrapassar um caminhão ao passar por uma lombada. Ainda segundo a testemunha, ele perdeu o controle, foi para banqueta da contramão, em seguida voltou para a pista de rolamento, quando acabou colidindo com uma caminhonete que vinha no sentido contrário. A vítima não resistiu ao impacto e morreu no local. O corpo dele foi recolhido ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. A moto foi apreendida e entregue na delegacia de Surubim, que abriu inquérito policial para investigar o caso. (Imagem | Divulgação)

Grupo explode cofre de banco, faz reféns e atira contra carro da polícia


Viatura da PM foi atingida por tiros em Cumaru na madrugada deste domingo (31) (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Viatura da PM foi atingida por tiros em Cumaru na madrugada deste domingo (31) (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um grupo de criminosos armados explodiu o cofre de uma agência bancária na madrugada deste domingo (31) em Cumaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, durante o crime eles fizeram dois reféns - que também são suspeitos de integrar o grupo de assaltantes.
Ainda conforme a PM, enquanto uma parte do grupo invadia o banco, a outra foi até o destacamento da Polícia Militar local e atirou contra uma viatura. Segundo a assessoria de comunicação da PM, os criminosos ainda "encurralaram o efetivo de serviço dentro do destacamento".

Cerca de sete a dez homens praticaram o crime. Eles fugiram em um carro com direção a Surubim, segundo a polícia. A assessoria também informou que os três policiais que estavam de serviço no município não ficaram feridos.

A polícia ainda não sabe se alguma quantia em dinheiro foi levada da agência bancária. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Criminosos explodiram o cofre do banco e ainda não se sabe se alguma quantia em dinheiro foi levada (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Criminosos explodiram o cofre do banco e ainda não se sabe se alguma quantia em dinheiro foi levada (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Governo de PE decreta emergência devido à estiagem em 69 municípios


Estado de emergência deve durar 180 dias, diz decreto do Diário Oficial.
Caruaru, Taquaritinga, Gravatá e Toritama estão entre as cidades afetadas.

O Governo de Pernambuco decretou estado de emergência em 69 municípios do Agreste. "Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como 'situação de emergência' em razão da estiagem, por um período de 180 dias", assinalou o governador Paulo Câmara por meio do decreto publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (2).
Ainda conforme consta no decreto, "os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas [...] adotarão as medidas necessárias para o combate da situação em conjunto com os órgãos municipais".

Os municípios que estão em estado de emergência são os seguintes: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema,
Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.

EX-POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO EM CARUARU


ex policial assassinado em caruaru agreste violento (3)Foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (01), na Rua Vila Maria, próximo a Rua Amarela, a poucos metros do Rio Ipojuca, no centro de Caruaru, o ex-policial militar, Everaldo Vital da Silva, conhecido por “Cabo Vital” que tinha 56 anos de idade. Ele foi assassinado na porta de casa do lado interno e a perícia contabilizou pelo menos 8 perfurações de revólver calibre 38.
O delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios, Dr. Nehemias Falcão, disse que a vítima chegou a ser presa na chamada Operação Aveloz, há quase uma década, que investigou e prendeu 32 pessoas acusadas de integrar um grupo de extermínio, por isso foi excluído da Polícia Militar de Pernambuco, morava sozinho por está separado da ex-companheira com quem tinha três filhas e bebia bastante. Ele já estava se arrumando para dormir, quando chegaram dois elementos a pé, como a rua onde a vítima morava é de difícil acesso, os assassinos deixaram uma moto estacionada na outra rua e ao se aproximarem da casa da vítima bateram a porta lhe chamando pelo nome e começaram a cantar “Parabéns Pra Você” e imaginando que eram seus amigos, a vítima que aniversariou na última quarta-feira (27), foi abrir a porta quando tomou os primeiros tiros, caiu e os algozes efetuaram outros disparos ceifando-lhe a vida.
ex policial assassinado em caruaru agreste violento  (2)Este foi o 1º homicídio do mês de agosto e na soma geral já foram registrados 131 assassinatos no ano de 2016 em Caruaru e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML local.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

BANDIDOS PERIGOSOS SÃO PRESOS



Material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Dois homens de 20 anos foram presos suspeitos de porte ilegal de armas na noite do domingo (31) em Capoeiras, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, com a dupla foram apreendidas duas espingardas, cinco munições e dois veículos.

Ainda segundo a PM, um dos veículos apreendidos era roubado e estava com a placa clonada. Os dois homens foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns e, em seguida, conduzidos para a Cadeia de Capoeiras.

Ministério libera R$ 171,1 milhões para obras paradas em escolas no país


Ministro Mendonça Filho participou de evento na sede da Amupe, no Recife (Foto: Marlon Costa/ PE Press)Ministro Mendonça Filho participou de evento na sede da Amupe, no Recife (Foto: Marlon Costa/ PE Press)
O ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) anunciou, na manhã desta segunda-feira (1º),  um pacote de R$ 171,1 milhões para obras na área de Educação em todo o país. As informações foram repassadas durante evento  realizado na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife. Ao todo, 1.812 intervenções serão beneficiadas pelos recursos. Segundo ele, a verba será direcionada , sobretudo, para construções e reformas que estavam em ritmo lento ou paralisadas.
Do valor total, R$ 142,18 milhões são destinados a 1.725 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação, enquanto R$ 28,92 milhões seguem para 87 obras vinculadas ao Plano de Ações Articuladas. O PAR, de acordo com o ministério, contempla projetos elaborados pelos municípios para melhoria dos índicices da educação básica.
Mendonca Filho informou que a liberação é imediata e os recursos serão repassados ainda nesta segunda-feira. Entre as obras beneficiadas pelos recursos estão a construção, ampliação e reforma de escolas e creches, além da construção de quadras.
De acordo com o ministro, os recursos são divididos entre os Estados e municípios obedecendo a critérios técnicos. "São critérios como o estágio das obras, prioizando obras perto da conclusão, e a condição do município em relação ao cumprimento de metas", exemplificou.
Pernambuco vai receber R$ 7,16 milhões, que serão repassados para 46 municípios. O presidente da Amupe, Luciano Torres, comemorou a liberação. "Sem esses recursos, não conseguiríamos fechar as contas no fim do ano e a educação é uma área onde não se pode cortar muito", comentou.
Mendonça destacou também que as prioridades do Ministério da Educação são os ensinos infantil, fundamental e médio, além da qualificação dos professores. "Queremos discutir uma política nacional de valorização do salário dos professores, de forma integrada com Estados e municípios", disse.
Sem partido
Durante o evento, o ministro falou sobre a polêmica que envolve a ideia de implantação de um ensino público sem relação com ideologias políticas. Mendonça Filho evitou entrar no debate da chamada 'escola sem partido'.
"Eu não entrarei na discussão. Acho que é algo impossível de se controlar. Não defendo que se crie um tribunal para definir se a posição política do professor está adequada ou não. O relevante é garantir ao estudante acesso a um conteúdo que seja amplo, plural, representativo e democrático", destacou.

Convenção partidária do PDT em Taquaritinga homologa Pedro Junior a candidatura de prefeito


Fotos : Isaque Levi | Blog Comunitário

Público Presente



Neste domingo (31), foi realizado na cidade de Taquaritinga, a convenção partidária, em que o PDT e partidos aliados homologaram Pedro Junior e Anália Fabrícia como candidatos a prefeito e vice do município. A convenção do PDT de Taquaritinga ocorreu no auditório da Pousada Várzea Grande, que contou com a presença de centenas de pessoas, além do Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT), de Caruaru, que esteve também dando o seu apoio. As siglas PDT, PT e PP oficializaram a união que na convenção apresentou candidatos a prefeito e vice, como também seus 5 candidatos  a vereadores que estarão na luta por as 11 cadeiras da Câmara Municipal.
Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT)
Candidato a prefeito - Pedro Junior (PSD) e vice Anália Fábrícia

" Quero agradecer pela presença de todos vocês, a toda a minha família, aos meus amigos, a imprensa geral e dizer que agente vai ter tempo de expôr nossas propostas. Porque eu sei de uma coisa, que os que estão aqui, estão porque acreditam, não na minha pessoa, mais acreditam naquilo que agente defende para Taquaritinga. E vamos continuar defendendo o que Dr. Pedro defendeu em 1976, para nós vermos uma Taquaritinga melhor para nós todos. " Disse o candidato a prefeito - Pedro Junior (PDT), encerrando o evento.


Da matéria | Isaque Levi
Blog Comunitário

Confira algumas imagens do evento :



GRUPO DE OPOSIÇÃO DE VERTENTES HOMOLOGA IGOR MIRANDA E DIMAS DO SINDICATO AO CARGO DE PREFEITO E VICE.

Na tarde deste último sábado (30) o Partido Republicano Brasileiro (PRB), e os demais partidos aliados, PT (Partido dos Trabalhadores), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), DEM (Partido dos Democratas), SD (Solidariedade), PV (Partido Verde) e PROS (Partido Republicano da Ordem Social), do município de Vertentes, realizarão a Convenção Partidária para homologação de candidaturas de Igor Miranda a prefeito, e Dimas do Sindicato vice-prefeito e vereadores que disputaram as eleições municipais de 02 de outubro próximo.
A cerimônia aconteceu no interior da Escola de Referencia Gil Rodrigues, no centro da cidade, e durante todo o evento foi grande a movimentação de convencionais e partidários que participarão ativamente da convenção que definiu os rumos dos partidos do grupo de oposição.
Estiveram presentes, além dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. O deputado estadual Clodoaldo Magalhães, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira, Dr. Ivaldo Figueiroa, o Vereador Gilson da Lavanderia (não vai pra reeleição), Advogados, além de um seleto grupo de autoridades, lideranças políticas de cidades circunvizinhas, personalidades da sociedade vertentense e simpatizantes em geral.
O ponto alto do evento foi no inicio da noite, quando por volta das 19:00h teve início os pronunciamentos das autoridades, candidatos e homologação das candidaturas.
O deputado Clodoaldo Magalhães fez uso da palavra na abertura dos trabalhos, enfatizando a união de tantas lideranças políticas pelo bem maior da cidade, destacando também a gama de serviços prestados por Igor Miranda quando estava na pasta de planejamentos do governo do estado. Ele também fez duras críticas ao grupo político que ora governa o município, dizendo que o mesmo não tem o trato devido com a população.
Dr. Ivaldo Figueiroa, fez um discurso que empolgou a todos que acompanhavam a convenção, destacando o nascimento de um novo projeto político, sob as bênçãos das maiores lideranças políticas do município. Lembrou o legado de Ozair Cavalcanti que tornou possível a realização de sonhos quando se pensa no bem estar do povo. E disse acreditar em Igor Miranda e Dimas para fazer com que Vertentes tenha um governo mais humano.
Na sua fala, o empresário Nivaldo da Niran em sua fala falou da alegria daquele momento de poder está ali pra apoiar os amigos Igor e Dimas e demais vereadores. Disse feliz pela união de todos e disse acreditar na vitória do grupo. Falou da sua saída da disputa, dizendo que não foi por medo não, simplesmente reconheceu que era o momento de Igor e Dimas. E que o seu projeto político continua vivo e que acontecerá no momento certo, pois agora é à hora de Igor. Mas que ele fará questão de ir com eles a todos os lugares do município para mostrar a sua confiança e lealdade.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira por sua vez se disse feliz de poder está presente a mais um momento histórico de Vertentes e que tem uma admiração impar por esta cidade que várias vezes lhe deram expressivas votações, quando era candidato a deputado. Lembrou de lideranças como Dr. Ozair Cavalcanti dentre outros. Saudou o vereador Marcone Costa. Falou da importância de Igor, quando esteve na pasta de planejamento do governo do estado, pois através dele conseguiu importantes recursos para Santa Cruz do Capibaribe. E por fim lhe desejou sorte e pediu que todos se unissem e fossem as ruas em busca de votos que possam eleger não só Igor e Dimas, mas o maior número de vereadores aliados, para que ele possa ter força máxima para governar Vertentes do jeito que o povo quer.
Quem também fez uso da palavra foi o Sr. Severino Lúcio "Seu Bibiu" (Tio e incentivador) falou de como aconteceu passo a passo às conversas para que Igor aceitasse o desafio. E disse que irá porta a porta com o mesmo pedir um voto de confiança. E emocionado pediu que caso Igor seja eleito, que ele faça um governo voltado para o povo. Que seja um governo de contato direto com a população. Falou que mais de noventa por cento da família está com Igor, por acreditar que pode e fará muito mais por Vertentes.
O momento mais aguardado da convenção foram os discursos dos candidatos da chapa majoritária, Igor e Dimas. O candidato à vice foi breve, mas não se conteve na gratidão ao povo vertentense pelo apoio e o carinho para com ele. “Serei eternamente grata pela força, e a confiança que vocês estão depositando em minha candidatura, e garanto que vou procurar retribuir com trabalho e dedicação ao nosso povo”, disse Dimas. Dimas falou dos seus vinte anos dedicados as causas do povo, como sindicalista totalmente dedicado a atender os anseios do povo. E que agora abraça mais esse desafio, pois é a primeira vez que disputa uma eleição política partidária, mas que está confiante no seu grupo e na vontade de mudança da população.
Igor Miranda foi o último a discursar, e bastante emocionado transmitiu ao público preitos de gratidão pelo carisma, dedicação e confiança no seu projeto de candidatura.
“Primeiro quero agradecer a Deus por estarmos aqui vivenciando este momento de alegria, assim como reitero meus agradecimentos a todo o meu povo deste município. Hoje nós estamos dando o ponta pé inicial de um projeto sonhado não só por mim, mas por todos vocês. A minha vida foi pautada por trabalho, desde 2009 que tenho desempenhado um papel importante no governo de estado, nas mais diversas áreas, ao lado do deputado Danilo Cabral. Quero aqui agradecer o apoio irrestrito da minha família e das famílias da minha terra, são testemunhas oculares do meu trabalho para melhor servir a todos. Quero agradecer também o apoio de todas as lideranças que hoje compartilham com nosso projeto político, e prometo a todos que juntos seremos mais fortes, e unidos poderemos fazer uma Vertentes cada vez melhor”, disse Igor Miranda.
Ele também falou do desafio que ele terá de agora em diante, mas se disse preparado e confiante. E que apesar da pouca idade já tem certa experiência na vida publica e que entende bem de política, pois vem de um berço de grandes políticos de Vertentes, e lembrou de seus avós. Disse pronto para fazer um governo que ouça o povo, seus anseios, criticas e sugestões. “Será um governo participativo, pois governo que o povo opina se faz mais e melhor”, finalizou sua fala Igor Miranda.
Após os discursos, foram homologadas as candidaturas de Igor Miranda (PRB) e Dimas Pessoa de França (PT), prefeito e vice-prefeito respectivamente. Assim como também as candidaturas ao cargo de vereador. Onde por fim todos assinaram a ata de convenção. Fechado o ato de convenção, as pessoas aproveitaram para abraçar e registrar através de fotografias e vídeos o momento com os candidatos.
Por Wendell Galdino Fotos Kleber Monteiro, Jessé Aciole e Deivson Douglas.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...