sábado, 7 de maio de 2016

TRABALHO E AÇÃO : CAIC homenageia os 129 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte


  

  Durante as últimas semanas na Escola Francisca Moura- CAIC,  foram realizadas diversas atividades alusivas aos 129 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte, o trabalho foi realizado através do projeto "Herança" idealizado pela SEDUC , durante o desenvolvimento das atividades foram  realizadas:  Pesquisas de campo, aulas passeio, ensaios para peças teatrais , entrevistas, isso tudo realizado para que os alunos conhecessem a fundo a história e as origens de nossa cidade.


  Nesta sexta feira ( 6 de maio ) aconteceu a Culminância do Projeto em nossa escola, Educação Infantil ( Creche ), Ensino Fundamental I e II mostraram os trabalhos realizados e realizaram apresentações que emocionaram a todos os presentes, e ficou claro o sucesso do projeto , pois os alunos despertaram um grande interesse pela história da cidade, os professores ficaram muito satisfeitos pelo desenvolvimento do projeto por conta do desenvolvimento e sucesso não só das apresentações mais ao longo de todo o projeto.











Cientistas americanos desenvolvem novo teste diagnóstico para zika

Cientistas americanos desenvolvem novo teste diagnóstico para zika

O teste custa menos de US$ 1 por paciente e apresenta o resultado a partir da mudança de cor de uma superfície de papel

O novo método detecta o vírus nas concentrações mais baixas já registradas até hoje e é capaz de distinguir o vírus da zika de outros muito semelhantes / Foto: AFP
O novo método detecta o vírus nas concentrações mais baixas já registradas até hoje e é capaz de distinguir o vírus da zika de outros muito semelhantes
Foto: AFP
Estadão Conteúdo

Cientistas americanos desenvolveram um novo teste, mais barato e rápido, para diagnosticar a infecção pelo vírus da zikaa partir de amostra de sangue ou saliva. O teste custa menos de US$ 1 por paciente e apresenta o resultado a partir da mudança de cor de uma superfície de papel - de forma análoga aos populares testes de gravidez. O novo método foi adaptado a partir de um teste diagnóstico desenvolvido para o vírus Ebola.
O estudo que descreve o novo teste foi publicado nesta sexta-feira (6), na revista cientifica Cell, por uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Segundo os autores, o novo método diagnóstico foi testado em macacos e é uma prova de conceito para o desenvolvimento futuro de um teste desse tipo em humanos.
De acordo com o coordenador do estudo, James Collins, do Departamento de Engenharia Biológica do MIT, o novo método detecta o vírus nas concentrações mais baixas já registradas até hoje e é capaz de distinguir o vírus da zika de outros muito semelhantes, como o da dengue. Outra vantagem é que o teste pode ser armazenado em temperatura ambiente.
"Temos um sistema que poderia ser amplamente distribuído e usado em campo, com baixo custo e necessidade de muito poucos recursos", afirmou Collins.
Atualmente, o diagnóstico é feito a partir de testes sorológicos - que verificam se o paciente apresenta anticorpos contra o zika em sua corrente sanguínea - ou com o exame molecular conhecido como reação de cadeia de polimerase (PCR, na sigla em inglês), que detecta pedaços do genoma do vírus no sangue do paciente. Esses testes, no entanto, podem ser caros, levar semanas para apresentar o resultado, ou não serem capazes de distinguir com precisão entre os vírus da dengue e da zika.
"Um dos principais problemas nesse campo é ser capaz de distinguir o que têm os pacientes que vivem em áreas onde ambos os vírus estão circulando", afirmou outro dos autores do estudo, Lee Gehrke, do Instituto de Ciência e Engenharia Médica do MIT.

EBOLA
O novo método se baseia em uma tecnologia desenvolvida pela equipe de Collins para detectar o vírus Ebola. Em outubro de 2014, os cientistas demonstraram que poderiam criar redes sintéticas de genes e instalá-las em pequenos discos de papel. Essas redes de genes podem ser programadas para detectar uma sequência genética específica, fazendo o papel mudar de cor.
Depois do início da epidemia de zika no Brasil, espalhando-se para outras partes do continente, os cientistas resolveram adaptar o método ao diagnóstico da doença. "Em poucas semanas, desenvolvemos e validamos com relativa rapidez uma plataforma barata para o diagnóstico da zika", disse Collins.
Os sensores instalados nos discos de papel podem detectar 24 sequências diferentes do RNA (código genético) do genoma do vírus zika. Quando a sequência alvo de RNA está presente, uma série de interações é desencadeada, fazendo o papel amarelo se tornar roxo.
A mudança de cor pode ser vista a olho nu, mas os cientistas também desenvolveram um leitor eletrônico que pode tornar mais fácil quantificar a alteração, especialmente em casos nos quais o sensor detecta mais de uma sequência de RNA.

BAIXA CONCENTRAÇÃO 
A equipe de cientistas testou o novo método utilizando sequências sintetizadas de RNA correspondentes ao genoma do zika, que foram então adicionadas ao plasma de sangue humano. Os cientistas mostraram que o método pode detectar concentrações muito baixas do RNA viral, distinguindo o vírus da zika do vírus da dengue.
Os testes foram feitos em macacos infectados com o vírus zika, já que amostras de pacientes humanos afetados pela atual epidemia da doença são difíceis de obter. Eles concluíram que nessas amostras o teste era capaz de detectar o RNA viral em concentrações de duas a três partes por quatrilhão.
Os cientistas acreditam que a mesma abordagem poderá ser adaptada no futuro para novos vírus que ainda possam surgir. Collins espera formar equipes maiores com outros cientistas para desenvolver a tecnologia para um diagnóstico comercial de zika.
"Fizemos uma bela demonstração de prova de princípio, mas ainda é preciso trabalhar mais e realizar mais testes para garantir a segurança e a eficácia do método, antes que ele seja de fato utilizados. Mas não estamos muito longe disso", afirmou Collins.

TAQUARITINGA: RETRATOS E SAUDADES


Nestas fotos destaque para o Saudoso Ex Prefeito Deda Holanda e sua família 



Hoje é dia de felicitar as rainhas dos lares! Parabéns Mamães pelo seu dia! A galeria continua: mandem suas fotos antigas para publicarmos aqui no blog! Estamos recebendo muitas fotos antigas e esperamos contar com a sua participação, pois esta seção tem a finalidade de promover o resgate fotográfico de Taquaritinga do Norte mostrando para as novas gerações vultos do passado, tradições, eventos, paisagens e a vida social de nosso município no século passado. Participe você também! Mande sua foto digitalizada para o nosso blog com um breve histórico que teremos o maior prazer em publicar. Essa campanha também é sua! Vamos viver Taquaritinga!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

CAIC TAQUARITINGA : Aula passeio



Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios, as aulas passeio ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. A SEDUC tem dado todo apoio as escolas para a realização destas atividades, com a realização destas atividades as crianças podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os mais variados temas, confiram algumas fotos da aula passeio dos alunos do Fundamental I do CAIC, aonde na oportunidade os alunos conheceram alguns dos pontos turísticos da cidade.

















Taquaritinga do Norte 129 anos de Emancipação política : Hino da bandeira

Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte

Hino Oficial à Bandeira de Taquaritinga do Norte – PE



I
Rugem os ventos, desce a brisa
Lá no alto em cores vivas
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Que ostenta a beleza desta terra
Retratando nossos valores
Para a memória e gerações futuras
Das grandes lutas em prol de ideais
De civismo, bravura e paz

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

II
Os cafezais em meio às cores
Traduzem riquezas dos vencedores
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Faz bater forte os nossos corações
Sob o vento, sol ou temporal
Continuará, sempre será um sinal
De nossa gente altiva e hospitaleira
De uma terra encravada em meio às serras

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

Taquaritinga, te amamos de coração!

Composição: José Jurandir Coelho
Música: Jardel Pereira de Souza


Jurandir Coelho o compositor do Hino da Bandeira de Taquaritinga do Norte .

ATENÇÃO TAQUARITINGA !!!

TAQUARITINGA ANTIGA


quarta-feira, 4 de maio de 2016

TAQUARITINGA: RETRATOS E SAUDADES

 

Entrega da chave da cidade a Padre Otto Sailler.
Taquaritinga Sport Club (1950)

Carnaval de 1940.
Alunos da Escola da professora Amara Mestra.

TAQUARITINGA : RETRATOS E SAUDADES.


Foto tirada em 1951. Quem sabe que local é esse?
Padre Otto Sailer na procissão em 1951
Esta seção tem a finalidade de promover o resgate fotográfico de Taquaritinga do Norte mostrando para as novas gerações vultos do passado, tradições, eventos, paisagens e a vida social de nosso município no século passado. Participe você também! Mande sua foto digitalizada para o nosso blog com um breve histórico que teremos o maior prazer em publicar. Essa campanha também é sua! Vamos viver Taquaritinga!
Dom Carlos de Gouvêa Coelho, bispo de Nazaré da Mata, com o Dr. João Schneider e o Padre Otto Sailer, pároco de Taquaritinga do Norte (1951).

Henrique Vaqueiro é mais um nome forte do PSB em Taquaritinga para as Eleições 2016


José Henrique Pontes, mais conhecido como Henrique Vaqueiro tem feito um trabalho voltado a população a mais de quatro anos , com esse trabalho Henrique tem conseguido apoio de várias pessoas de forma espontânea e muitos simpatizantes de Henrique tem levado seu nome aos quatro cantos do município, Henrique tem um bom discurso e novas idéias, o Vaqueiro é pré candidato a vereador e é filiado ao PSB e tem respaldo do partido para enfrentar as eleições de 2016.



Escassez de água pode reduzir crescimento econômico em 6%, diz Banco Mundial



180

Algumas regiões do mundo poderão ver as suas taxas de crescimento cair até 6% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas por um país – até 2050, caso nada seja feito para melhorar as políticas de gestão da água, alertou o Banco Mundial.

Num relatório intitulado High and Dry: Climate Change, Water and the Economy, o banco escreve que as alterações climáticas terão impacto, em primeiro lugar, no ciclo da água, com consequências na alimentação, energia, sistemas urbanos e ambientais.

O crescimento das populações, com maiores rendimentos e em cidades cada vez maiores, irá resultar num aumento exponencial das necessidades de água, mas a água disponível será mais errática e incerta, antecipa o relatório.

Brasileiros já pagaram 700 bilhões de impostos em 2016



177

O valor pago pelos brasileiros em impostos neste ano alcançou R$ 700 bilhões por volta de 23h20 de ontem (3), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, esse mesmo montante foi alcançado um dia depois, em 4 de maio. O presidente da ACSP, Alencar Burti, destaca que o Brasil já tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e que não suportará novos aumentos.

O Tesouro Nacional estima que a carga tributária brasileira cresceu em 2015 e atingiu 32,71% do Produto Interno Bruto (PIB) ante a 2,43% do PIB em 2014.

Recorde em 2015
No dia 30 de dezembro de 2015, foi alcançada pela primeira vez em um ano a marca inédita de R$ 2 trilhões que foram pagos pelos brasileiros em impostos.

Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível descobrir o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado. Por exemplo, quantas cestas básicas é possível fornecer, quantos postos de saúde podem ser construídos. No portal também é possível levantar os valores que as populações de cada estado e município brasileiro pagaram em tributos. (GP)

Como o WhatsApp lucra?



Facebook desembolsou US$ 19 bilhões para adquirir o aplicativo de mensagem mais popular entre os smartphones, o WhatsApp / Foto: Reprodução
Facebook desembolsou US$ 19 bilhões para adquirir o aplicativo de mensagem mais popular entre os smartphones, o WhatsApp
Foto: Reprodução
Renato Mota

Em fevereiro passado, o Facebook desembolsou US$ 19 bilhões para adquirir o aplicativo de mensagem mais popular entre os smartphones, o WhatsApp. A quantia é justificável pelo tamanho da base de usuários do programa, estimada em mais de 500 milhões ao redor do mundo. Mas boa parte dessas pessoas utiliza o app de graça. Então como o WhatsApp faz dinheiro?
Não fazia, pelo menos não muito. Deve começar a fazer agora, ainda assim bem abaixo do preço que foi comprado. No ano passado, a empresa faturou meros US$ 20 milhões, e esse número deve aumentar levemente este ano, quando passa a vigorar a necessidade de pagamento de uma anuidade por parte dos usuários.
Poucos atentaram para isso, mas em 2013 (antes de pertencer ao Facebook), a empresa mudou sua política de cobrança e tornou o aplicativo um freemium. Ou seja, gratuito por um ano, mas depois sujeito a uma assinatura anual de serviço por R$ 2,32 (US$ 0,99). A cobrança não é feita de forma automática e a empresa pode, ainda, estender sua gratuidade por algumas semanas antes de exigir a assinatura. Lembrando que remover e reinstalar o WhatsApp não afeta este prazo.
A medida foi tomada para que o aplicativo pudesse existir sem que necessitasse implementar anúncios em seu leiaute. “Quando nos sentamos para começar nosso negócio juntos, há três anos, queríamos fazer algo que não fosse só mais uma central de anúncios. Queríamos usar nosso tempo construindo um serviço que as pessoas quisessem usar porque funcionasse e fosse econômico”, explica Jan Koum, diretor da empresa, no seu blog oficial.
“Sabíamos que poderíamos cobrar diretamente das pessoas, se conseguíssemos fazer tudo isso”, completa.
No FAQ de seu site oficial (www.whatsapp.com/faq), a WhatsApp explica os passos necessários para a renovação da licença de uso do aplicativo, bem como tira outras dúvidas comuns dos usuários. Por exemplo: o que são aquelas marcas que aparecem ao lado das mensagens que enviamos? “São indicadores que confirmam a entrega de uma mensagem”, afirma o texto. Um check significa que a mensagem foi entregue ao servidor, e dois que a mensagem foi entregue ao telefone de seu parceiro de conversa. “Não indica que a mensagem foi lida, somente que foi entregue”, completa.
Outra dúvida comum dos usuários de iPhone é como usar os emoticons e smiles. “No momento, não temos emoticons incorporados ao aplicativo WhatsApp para iPhone. No entanto, todo iPhone já vem com o teclado ‘emoji’ instalado”, explica o FAQ. As instruções de como habilitar esse teclado também são encontradas na página do aplicativo.

OS DONOS DE VOTO


 ratoeira_voto_ideologico2



Tem gente que realmente se “acha” dentro da política , são os famosos “Donos de Voto”, eles se intitulam de que são mestres na arte de fazer um político ganhar uma eleição, e pra onde vão (segundo eles) arrastam multidões, primeiro eles pedem um determinado dinheiro para fazer o “serviço” pegam mais da metade e distribuem migalhas  para seus supostos eleitores, na maioria das vezes são figuras de muita lábia e conversa, mais são uns verdadeiros pidões que pedem mais do que pedinte na Festa de Santo Amaro, e muitas vezes essas figuras tem toda moral e todo pompa por parte dos grandes “caciques” da política, toda eleição arrumam um besta metido a sabido para enganar , e são muitos e cada vez se procriam em época de eleição , e o cronograma deles é o seguinte , amarram o apoio , ganham o dinheiro, decepcionam o contratante , e depois da eleição perdida arrumam uma confusão com o contratante dizendo que o mesmo foi uma mercadoria ruim de vender, e logo seguem seu rumo. Ao decorrer dos anos várias denuncias aconteceram em relação a essas mazelas da política aonde alguns chegaram até a serem presos e pagarem processo, e mesmo com a tecnologia e os diversos meios de denunciar essas práticas criminosas , muitos deles correm soltos enganando o político e o eleitor, e  dando risada e enchendo os bolsos.


Por Marcos Augusto 






terça-feira, 3 de maio de 2016

OAB manda recado para Cunha: é o próximo



149

O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, revela que a Ordem não mira apenas Dilma Rousseff no impeachment.

Tão logo passe seu processo, a entidade vai para cima de Eduardo Cunha, presidente da Câmara, réu no STF.

Lamachia lembra que recusou-se a entregar o pedido de impeachment de Dilma elaborado pela OAB a Eduardo Cunha. Foi direto no protocolo da Câmara.

“A permanência dele é insustentável, interfere no devido processo legal”, diz o advogado.

Vice-presidente da República rumo ao gabinete presidencial, Michel Temer recusou dezenas de convites para eventos e cerimônias nos quais seria bajulado, promovidos por empresários.

Avisa que ainda é cedo.                        

(Leandro Mazzini – Coluna Esplanada)

TAQUARITINGA DO NORTE 129 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA – PROGRAMAÇÃO DE SHOWS CULTURAIS



A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE CONTINUA ATÉ O DIA 20 DE MAIO



A Secretaria de Saúde e meio Ambiente de Taquaritinga do norte mobilizou no último sábado (30/04), dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, todos os Postos de Saúde da Família do município para o atendimento ao público que compareceu em grande número superando a quantidade de vacinas disponíveis. Entretanto o estoque já foi reabastecido e a campanha continua até o dia 20 do corrente.
A vacinação é direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais de idade e portadores de doenças crônicas. Quem se vacina se protege!







Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...