sábado, 6 de fevereiro de 2016

Homem é encontrado morto as margens da PE 130 em Taquaritinga

Por volta de meio dia as margens da PE 130,  nos Eucaliptos que ficam próximos ao Restaurante de Seu Abel. O homem é conhecido por Bim e é pedinte de esmola. Até o momento não se sabe a causa da morte mais ao que tudo indica foi um ataque fulminante.



Prefeitura inicia obras de pavimentação no Sítio Oiti


A prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Obras e Urbanismo iniciou a pavimentação do Sítio Oiti. Essa obra é a concretização de um sonho dos moradores daquela comunidade, que estão satisfeitos e dando total apoio aos trabalhos.

Confira as imagens:








É o Governo Municipal trabalhando e avançando com o povo!

QUEM PAGA ALIMENTOS TEM O DIREITO DE FISCALIZAR

 Levo aqui ao conhecimento de muitos pais divorciados que sofrem com o pagamento de elevados valores de pensão alimentícia que tais valores podem e devem ser fiscalizada a sua aplicação em prol do alimentado (filhos).
 Bela notícia? Como fazer? Eu tenho este direito? São algumas das perguntas que temos ao explanar tal procedimento.
 Muitos confundem o direito de fiscalizar com prestação de contas, porém, os princípios são totalmente diferentes, quando uma ação de prestação de contas busca um valor definitivo entre contas a serem prestadas, a ação de fiscalização da aplicação dos alimentos permite ao genitor que paga os alimentos o direito de verificar se os valores estão sendo aplicados no bem estar da criança, ou quem está sendo beneficiado pelos alimentos pagos.
 Tanto a nossa Constituição Federal prevê que os pais têm o dever de assistir, criar e educar seus filhos menores bem como o próprio código civil prevê que tanto o pai quanto a mãe, em cuja guarda não estejam os filhos, poderá visita-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro genitor, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar a sua manutenção e educação, diz ainda que a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos.
 Reforça ainda esta tese o Estatuto da Criança e do Adolescente ao dizer que aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educar os filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. Além de todos os elementos já citados, ainda temos mais um reforço que é a própria lei do divórcio que diz que os pais, em cuja guarda não estejam os filhos, poderão visita-los e tê-los em sua companhia, segundo fixar o juiz, bem como fiscalizar a sua manutenção e educação.
 Ora, fundamentos jurídicos é que não faltam para que aquele genitor que não detenha a guarda dos filhos e é o provedor da pensão alimentícia possa exercer a fiscalização da aplicação dos recursos que destina a manutenção, educação, saúde e demais que as crianças alimentadas necessitam.
 Há inúmeros anos já se tem que a verba de alimentos é destinada àqueles hipossuficientes, ou seja, aos filhos, salvo raras exceções. Portanto destina-se a manutenção e educação dos menores. Se assim o é, assim deve ser.
 Muitos sabemos que inúmeras ações judiciais de alimentos, na sua maioria, são voltadas a penalizar aquele que não está com a guarda, sempre buscando uma retaliação em razão da falência do casamento ou da união estável, inclusive sendo isto citado textualmente na justificativa do projeto de lei da Guarda Compartilhada, em vigor desde 2014. Ainda é relevante alertar que as medidas em relação aos alimentos também possuem em seu bojo uma forma de praticar a alienação parental.
 O Tribunal de Justiça de São Paulo já se encontra mais flexível em relação à fiscalização da aplicação dos alimentos, sendo que em vários outros Estados, os Tribunais de Justiça já são favoráveis a tal determinação. Entendemos que tanto os Juízes como os Desembargadores devem buscar novos paradigmas de tal sorte a concederem o direito de quem paga saber o que é feito com o dinheiro, deixando prática perdulária de muitos guardiões prevalecerem em nossos tribunais. Uma excelente maneira de se fiscalizar sem a necessidade de adotar medidas judiciais é a prática da guarda compartilhada, afinal, como prevê a lei, ambos os genitores possuem o direito de gerirem a manutenção, educação e demais de seus filhos.
 Porém, enquanto ainda há resistência de alguns representantes do Ministério Público, Juízes e até mesmo Desembargadores em relação a lei da Guarda Compartilhada, conforme inúmeras matérias já publicadas em diversos meios de comunicações, pode o Genitor provedor dos alimentos buscar meios de supervisionar como é aplicado os alimentos por ele pagos.

Por: Paulo Eduardo Akiyama/Formado em economia e em direito 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados, atua com ênfase no direito empresarial e direito de família. Para mais informações acesse: www.akiyamaadvogadosemsaopaulo.com.br.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Taquaritinga do Norte : Comemoração do Carnaval no CAIC

Na manhã desta sexta feira , animados pelo clima carnavalesco, os alunos e 

professores do CAIC entram na folia do Carnaval 2016, uma grande festa  

, aonde todos se confraternizaram com muita animação e brincadeiras.


Confiram algumas fotos :

















Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Taquaritinga do Norte


Na primeira quinta-feira de cada mês acontece a reunião ordinária do CMDRS, onde seus membros discutem as ações e políticas públicas que vão ser implementadas no município. Nesta reunião (04/02) foram tratados os programas Terra Prontos e Distribuição de Sementes do Governo do Estado, onde foi definido por todos que a distribuição das sementes será realizada na Associação dos Produtores Rurais do Jerimum.

Outro assunto foi a formação de uma comissão para ir a Secretaria do Estado reivindicar perfuração de poços, horas máquinas para construção de barragens, mudas de palma resistentes a cochonilha dentre outras reivindicativos.

O membro do Conselho Caio Rafael representante da associação do Minguaiú convidou o Sociólogo Luiz Carlos que é Presidente do Conselho de Santa Cruz do Capibaribe e o mesmo falou da importância do conselho e das ações que são desenvolvidas, parabenizou a organização CMDRS de Taquaritinga e convidou os membros para participarem da reunião em Santa Cruz.

Evandro Bezerra técnico do IPA falou das ações para 2016, os presidentes das Associações reclamaram da demora do concerto da máquina do PAC e pediram para cobrar do Governo Municipal recursos para aração de terras, conforme compromisso assumido.

A reunião contou com a presença de Júlio César e Mendes representantes do Governo Municipal, Evandro Bezerra representante do Governo do Estado IPA, 20 Associações e demais presentes. As ações e projetos discutidos tiveram a opinião de todos e as priorizações foram definidas pela maioria simples dos votos. 






Fotos e informações/Facebook Júlio César

MUITA ANIMAÇÃO NO CARNAVAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE IBIAPINA


Aconteceu na manhã de hoje as comemoração carnavalesca na Escola Municipal Padre Ibiapina , no Distrito de Gravatá do Ibiapina, Direção, Professores , Funcionários e alunos se confraternizaram em clima de alegria e animação.


Confira algumas imagens :


















Acidente com vítima fatal na PE-130, entre Taquaritinga do Norte, e Vertentes-PE





A vítima foi José Edinaldo Ferreira de Assunção, de 23 Anos, conhecido por "Novo", ele estava conduzindo uma motocicleta Honda CG Titan 150cc, de cor preta e placa KJB-9693, quando perdeu o controle e invadiu a mão contrária e acabou colidindo de frente com um Toyota Bandeirantes de cor amarela e placas BSI-5404, o condutor do Toyota fugiu do local.



O SAMU foi acionado ao chegar no local, constatou que a vítima já estava em óbito.

A polícia militar fez o isolamento da área até a chegada da polícia civil, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru-PE.

Operação Carnaval 2016 foi iniciada nesta sexta-feira nas estradas de Pernambuco



prf

Teve início na manhã desta sexta-feira (5) a Operação Carnaval 2016, nas estradas que cortam o estado de Pernambuco. Equipes de diversos órgãos de fiscalização de trânsito estarão trabalhando durante todos os dias de folia para conscientizar sobre os riscos da direção perigosa, além do combate à criminalidade.

A operação acontece através de um comando integrado, com equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), equipes da Operação Lei Seca, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) do Recife.

No total, 250 agentes do Detran-PE estarão trabalhando com 54 viaturas, 9 vans, 12 pranchas, 2 veículos para fiscalização eletrônica. Além disso, um equipe ficará de plantão na sede do órgão para a entrega de carteiras de habilitação apreendidas pela fiscalização integrada, além de implantação de notificações.

Informações do JC Online.

Homens abandonam mães de bebês com microcefalia em Pernambuco

Médicos que trabalham no atendimento de pacientes com microcefalia contam que os homens têm mais dificuldade do que as mães para aceitar a deficiência do filho / Foto: Guga Matos/ JC Imagem

Médicos que trabalham no atendimento de pacientes com microcefalia contam que os homens têm mais dificuldade do que as mães para aceitar a deficiência do filho

Foto: Guga Matos/ JC Imagem


Em Pernambuco, Estado com maior número de notificações de microcefalia, muitas mães têm sido abandonadas pelos companheiros após descobrir que o filho do casal é portador da má-formação. Médicos ouvidos pelo jornal O Estado de S.Paulo relatam que os casos são cada vez mais frequentes e afetam principalmente jovens em relações instáveis.
Médicos que trabalham no atendimento de pacientes com microcefalia contam que os homens têm mais dificuldade do que as mães para aceitar a deficiência do filho. "Eu me surpreendi com a quantidade de mães que estão cuidando do filho sozinhas, porque o pai simplesmente resolveu largar a família", conta uma pediatra que não quis se identificar. O rompimento também atinge relações mais duradouras. 
Após dois anos de namoro e nove de casamento, a promotora de eventos Carla Silva, de 32 anos, foi abandonada pelo pai dos seus três filhos quando ainda estava internada na maternidade. O motivo, conta, era a condição da caçula, Nivea Heloise, que nasceu com menos de 28 centímetros de perímetro encefálico. "Ele me culpou por ela nascer assim. Disse que a menina era doente porque eu era uma pessoa ruim."
O casal se conheceu após ele começar a frequentar a mesma igreja evangélica que ela, em uma periferia do Recife. Carla havia acabado de sair de um relacionamento longo e até resistiu às investidas dele por quatro meses. Depois, começaram a namorar, se casaram e tiveram dois meninos, hoje com 3 e 5 anos. Durante a gravidez da caçula, porém, a relação já estava abalada.
Zika
A promotora de eventos contraiu o zika vírus no segundo mês de gestação. Pela TV, via os casos que associavam a doença à microcefalia e pensou que a filha, ainda no útero, poderia se tornar uma vítima. "Os exames não apontavam nada, mas eu fui me preparando", diz. Descobriu que a criança era portadora da má-formação logo depois do parto. "Não foi um choque. Eu vi e me tranquilizei." Mas o pai dela, não.
Nivea completa dois meses hoje, mas só foi registrada pelo pai 30 dias após o nascimento. "Pensei em fazer a certidão de nascimento como mãe solteira, mas minha sogra fez pressão até ele assumir", diz Carla. Desde dezembro, no entanto, o ex-marido não mora mais com a família. Também não responde a mensagens no celular e a bloqueou de um aplicativo de bate-papo, conta.
Com rotina de exames em hospitais, a filha tem demandado atenção integral de Carla durante o dia. Já as convulsões provocadas pela microcefalia não a deixam dormir de madrugada. "Ela chora muito, se treme inteira e contrai as mãos", diz a mãe. A contar do nascimento de Nivea, ela ainda não conseguiu trabalhar. "Quando eu voltar, vai ser ainda mais difícil." 
Indesejada
Para a infectologista pediátrica Angela Rocha, coordenadora do setor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que recebe a maior parte dos pacientes com microcefalia em Pernambuco, o problema de abandono dos pais afeta principalmente mulheres jovens, com relacionamentos instáveis e que tiveram uma gravidez indesejada
"Normalmente, o homem tem essa dificuldade de assumir", afirma Angela. Segundo a infectologista, alguns rompimentos acontecem ainda antes de o casal descobrir que o filho tem microcefalia. "Em muitos casos, o parceiro já tinha se afastado na hora que engravidou. Em outros, quando a criança nasce."
Foi assim para pequena Layla Sophia, de dois meses, que ainda não conhece o pai. "Foi uma gravidez inesperada, logo no começo do namoro da minha filha. Quando estava com seis meses de barriga, ele deixou ela", conta Iranilda Silva, de 45 anos, avó da criança.
A filha de Iranilda também contraiu o zika vírus durante a gestação. Para a família, natural de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, a microcefalia era totalmente desconhecida. Mas nem a má-formação da criança a reaproximou do pai. "Ele sabe de tudo, até porque mora do nosso lado, mas nunca foi lá (ver a criança)", contou a avó de Layla Sophia.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ex-atacante Leonardo sofre convulsão e é hospitalizado

Jogador trabalha no momento nas divisões de base do Leão
 / Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem

Jogador trabalha no momento nas divisões de base do Leão

Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem

Terceiro maior artilheiro da história do Sport, o ex-atacante Leonardo teve uma convulsão e foi hospitalizado na noite da última quarta (3/2). Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada e depois transferido para o Hospital da Restauração HR) para realizar alguns exames. A informação é que desde o ano passado o ex-jogador vem tendo alguns problemas neurológicos. 
O assessor de comunicação do HR, Idelfonso Fonseca, informou que o ex-jogador deu entrada na unidade de saúde com um quadro de febre alta. "Ele já passou por uma tomografia e ainda nesta quinta de manhã deve realizar uma ressonância. No momento, ele se encontra consciente e orientado. O quadro clínico é estável. Porém, ainda não há previsão de alta. Dependendo do resultado dos exames, pode ser transferido à tarde para uma enfermaria", explicou o assessor de comunicação do HR, Idelfonso Fonseca.
Nas redes sociais, antes, durante e depois do jogo do Sport contra o América, na Ilha do Retiro, muitos torcedores rubro-negros desejaram melhoras para o ex-jogador do clube. Leonardo foi diversas vezes campeão pelo Sport nos anos 1990 e também jogou pelo Santa Cruz no futebol pernambucano. Ele trabalha no momento nas divisões de base do Leão. 

Náutico repete a dose e vence o Central em Caruaru

Bergson (C) marcou o primeiro gol do Timbu / Fernando da Hora/JC Imagem

Bergson (C) marcou o primeiro gol do Timbu

Fernando da Hora/JC Imagem

Foi um jogo diferente do clássico, mas o Náutico soube se adaptar e vencer o Central por 2×0 nesta quinta-feira (4) no Luiz Lacerda, em Caruaru, pela segunda rodada do hexagonal do título do Campeonato Pernambucano. O resultado deixou o Timbu com cem por cento de aproveitamento, já que venceu seus dois compromissos, coincidentemente pelo mesmo placar. Na próxima quarta-feira (10), os alvirrubros recebem o Salgueiro, na Arena Pernambuco.
O Náutico tomou a iniciativa nos primeiros minutos. Tanto que os três atacantes – Rony, Bergson e Daniel Morais – conseguiram finalizar. Prova de um domínio territorial bem claro. Mas com o passar do tempo o Central foi ajustando a marcação no meio e conseguiu igualar. O problema da Patativa era acertar o passe final: quando tentava o lançamento longo, a defesa alvirrubra levava vantagem. Quando ia pelo chão a bola nunca chegava aos homens da frente.
O jogo só esquentou nos dez minutos finais quando o Timbu retomou o volume de jogo inicial, só que desta vez em condições de concluir as jogadas dentro da área alvinegra. Daniel Morais mandou para a bola desviar em Márcio Paraíba aos 35. Na melhor oportunidade, Bergson arrancou da direita para o meio aos 41 e na hora do chute foi travado por um adversário. Rony teve uma jogada semelhante apenas dois minutos depois.
O segundo tempo começou pegando fogo. Logo aos oito minutos, Rony, do Náutico, recebeu em excelente condição mas isolou a bola por cima. A resposta do Central não demorou e saiu na bola parada. Gustavo mandou para o gol e Júlio César tocou o suficiente para a bola bater na trave. O gol sairia aos 26, quando Bergson aproveitou um erro de Henrique para entrar na área e mandar de pé esquerdo.
A vitória já estava encaminhada pela falta de criatividade do Central quando os alvirrubros ampliaram aos 43 minutos. Rafael Ratão foi lançado e mandou para o gol. Juninho deu rebote e a bola encontrou Thiago Santana, que escorou para o fundo das redes.

Ficha do jogo:
Central: Juninho; Henrique, Vinícius e Márcio Paraíba (Leo Olinda); Gustavo Henrique, Charles Wagner, Daniel Paraíba, Araújo e Sadrak (Siderval); Rony e Índio (Lima). Técnico: Flávio Barros.
Náutico: Júlio César; Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón Filgueira; Elicarlos, Rodrigo Souza, Caíque, Rony (Rafael Ratão) e Bergson; Daniel Morais (Thiago Santana). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Local: Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos (PE). Assistentes: Ricardo Chianca e Charles Rosas Pires (ambos de PE). Gols: Bergson, aos 26; e Thiago Santana, aos 43 do segundo tempo. Cartões amarelos: Rodrigo Souza, Siderval e Fabiano Eller.

TENENTE DA PM MORRE APÓS SER BALEADO DURANTE RONDAS NA CAPITAL; POLÍCIA PRENDE SUSPEITO


O tenente Ulisses, do 5º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, morreu após ser baleado durante rondas que realizava no bairro Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, no início da noite desta quinta-feira (4). Após o crime, um suspeito de atirar no policial foi detido.


A PM não havia apurado como o fato teria ocorrido. Os disparos de arma de fogo foram efetuados contra a viatura da polícia. Segundo levantamentos preliminares, o tenente teria sido atingido por pelo menos quatro tiros. 


Ele foi socorrido em estado grave para o Hospital Ortotrauma de Mangabeira e ainda chegou a ser atendido no bloco cirúrgico da unidade, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.


Policiais do 5º BPM, sob o comando do tenente-coronel Sena, realizam uma operação com buscas ostensivas no intuito de capturar outros possíveis suspeitos pelo crime.


“LERO E OS OUTROS NÃO SÃO NOSSOS INIMIGOS, NOSSOS INIMIGOS ESTÃO DO OUTRO LADO”

www.filadelfiafm.net
O ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Zeca Coelho, concedeu entrevista ao Blog Agreste Notícia, quando na oportunidade falou sobre o encontro promovido pelo prefeito Evilásio Araújo (PSB), onde ficou definido que o candidato a prefeito do grupo denomina ‘Calabar’ para as próximas eleições, seria definido através de duas pesquisas. Ainda na ocasião, o Ex-Prefeito tentou minimizar os prejuízos políticos provocados com o racha do vice-prefeito Lero Ivanildo (PDT) com o prefeito Evilásio Araújo.
 “Essa reunião foi muito positiva, foi o esperado, pois realmente nós fazemos um trabalho e esse trabalho é de um grupo que tem uma história, isso vem desde 1986, onde tínhamos um pequeno grupo e fazíamos oposição e daí em diante, só foi crescendo”, destacou.
 Zeca se mostrou confiante na manutenção do grupo ‘Calabar’ a frente da Prefeitura da Dália da Serra, afirmando que não tem dúvidas de que, o grupo vai eleger o sucessor do prefeito Evilásio Araújo.
 Questionado se o nome do vice-prefeito Lero e de pessoas do grupo que o acompanha estariam nas pesquisas que serão realizadas, o Ex-Prefeito enfatizou:
 “Esses nomes já são candidatos, nós vamos fazer uma pesquisa para encontrar o nome do nosso grupo, esse grupo que estar aqui representado pelo prefeito e os vereadores que lhe apoiam”.
 Questionado sobre parte de seu discurso, onde teria afirmado não ter recebido convite para a reunião promovida pelo vice-prefeito Lero e perguntado também se os políticos dissidentes do grupo haviam sido convidados, Zeca Coelho foi enfático e afirmou que sim.
 “O convite foi público e várias pessoas se encarregaram de convida-los, então acredito que todos eles foram convidados e não vieram porque não quiseram. Agora não me convidaram para a deles, mas eu acho que isso tudo, nós temos que levantar a cabeça e deixar isso pra lá, pois o que vale na verdade é o trabalho que temos feito”, destacou.
 Estimulado a avaliar uma entrevista do vice-prefeito Lero que afirmou que o prefeito Evilásio deveria seguir um caminho diferente do seu, o Ex-Prefeito não se esquivou e disse que discorda de tal posicionamento.
 “Eu gosto muito dele, mas discordo, pois acho que o caminho não é esse. Acho que vai chegar o momento, eu acredito na união de todos, pois se eles gostam do nosso município, do nosso povo, sabem perfeitamente que, se não houver união, ficará mais difícil para a família ‘Calabar’ ganhar a política aqui em Taquaritinga do Norte”, explicou.
 Ao ser indagado se acreditava em uma reaproximação do prefeito e o vice-prefeito, o experiente Zeca Coelho afirmou que sim, dizendo que as coisas têm que ser zeradas e o trabalho continuar.
 “Eu acredito que sim, a gente tem que zerar o processo e conversar, eu acredito que sempre quando as pessoas sentam para conversar, sempre encontram soluções. Lero e outros não são nossos inimigos, nossos inimigos estão do outro lado, esses aí, nós fomos eleitos juntos e acho que aí vai um pouco de vaidade de algumas pessoas, mas nós temos que tirar isso e sentar e conversar para chegarmos a um entendimento” considerou.
 Comentando sobre os prejuízos que o grupo pode ter na eleição com o rachado do grupo do prefeito Evilásio e do vice Lero, o entrevistado ressaltou que a separação sempre causa perdas.
 “A separação não é bom para ninguém, você sabe disso. Eu defendo a união, nós temos que buscar a união, talvez não seja a hora certa, mas vai chegar a hora que vai ser feito isso”, minimizou. (Do: Blog Agreste Notícia)

Homem é assassinado na manhã de hoje em Taquaritinga do Norte

Na manhã desta Quinta-feira , aconteceu um homicídio na subida do cruzeiro próximo ao Hospital Severino Pereira, a vítima até o momento não foi identificada, foi atingido por disparos de arma de fogo, e morreu no local.





Andarilho é encontrado morto em Pão de Açúcar

Um homem ainda sem identificação, aparentando entre 45 e 50 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (04), em Pão de Açúcar.
 O corpo foi localizado próximo à placa de entrada do Distrito, na Avenida principal.

Ao lado do mesmo, foi visto remédios e um recipiente com água e, aparentemente, não apresenta sangue, perfurações ou vestígios de algum tipo de violência.


Urgente: Organização Mundial da Saúde declara emergência internacional em saúde pública















A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (1º) situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.

A decisão foi tomada após reunião de um comitê de emergência em Genebra, convocado pela entidade na última sexta-feira (29) para tratar do assunto.

Durante coletiva de imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, destacou que ainda é necessário comprovar cientificamente a ligação entre infecções pelo vírus Zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês. As evidências, entretanto, são consideradas fortes pelos especialistas do grupo. “É preciso investigar e entender melhor a relação”, disse.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Estudante que trabalhava na roça no interior de Pernambuco é aprovado em curso de medicina



ALAGOINHA: Um jovem de 20 anos conciliou os estudos com o trabalho no campo, e conseguiu ser aprovado em medicina. Todos os dias, Jeferson César Silva de Oliveira ajudava os pais a tirar o leite da vaca e nos trabalhos na roça. Além disso, cursava licenciatura em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) durante três anos, em Pesqueira, município vizinho da localidade do jovem que mora no Sítio Lage do Carrapicho, zona rural de Alagoinha, Agreste pernambucano. Jeferson conquistou o terceiro lugar no curso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), tirando 920 na redação do Enem. “Não tive nenhum professor para me ajudar. Apenas pegava um tema na internet e treinava uma redação por semana”, relata que é o primeiro da família a cursar o ensino superior. Seus pais só estudaram até a terceira série do ensino fundamental.
O rapaz disse que sempre teve vontade de cursar medicina, mas não tentou uma vaga antes por causa da seca que atingiu a região com mais intensidade em 2012 e relatou “minha família não tinha condições financeiras para me manter em outra cidade”. Por isso, cursou licenciatura em física em uma cidade mais próxima, e mesmo não sendo o que queria, era o mais conveniente na época. Disse ainda, que ganhava bolsas no antigo curso que o ajudavam para alcançar o sonho de estudar para a profissão desejada. “Sempre que podia juntava um pouco do dinheiro para poder me manter pelo menos no início do curso de medicina em alguma cidade. Então, em 2015, quando percebi que nós estávamos nos reestruturando após a seca, decidi arriscar”, relatou.
A inspiração para fazer medicina vem da realidade do lugar onde vive com os pais e a irmã de 10 anos. “Moro em uma cidade pequena, e todos nós sabemos a dificuldade de médicos para atender a população. Pensando no futuro, escolhi medicina para poder contribuir com o bem estar das pessoas”, contou. Jeferson passou pelo sistema de cotas e aguarda o início das aulas, previsto para este semestre.
ROTINA DE ESTUDOS: O dia do jovem começava cedo: às 5h acordava, tirava leite da vaca e trabalhava até umas 10h com o pai no campo. “Lá eu levava meu celular e com o fone de ouvido ia escutando algumas aulas que eu tinha encontrado na internet”, afirmou. Em seguida, ele tinha o tempo livre até as 14h, com o horário do almoço incluso. E era nesse tempo livre que os livros tomavam conta das ocupações do jovem. Após resolver os trabalhos do curso, começava os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegando a responder cerca de 6.500 questões de exames anteriores. “À tarde eu trabalhava até as 17h e ia me arrumar para a faculdade. Lá, estudava até as 22h”, conta. Ao chegar em casa, estudava por mais uma hora antes de dormir. (FONTE: G1)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

VOLTAS ÁS AULAS NO CAIC


Hoje dia 03 de Fevereiro a Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, recebeu  seus mais de 1300 alunos para o início do 1° semestre do ano letivo.
Nessa perspectiva de início de ano letivo, a escola tem um foco bem definido e voltado para priorização do ensino-aprendizagem com um olhar especial para aqueles alunos que apresentam dificuldades e desmotivação no processo.


O Diretor Marcos Augusto escolheu um pensamento para falar sobre o momento vivido pela equipe da escola na expectativa para o 1° semestre, confira :
"A grande escola é o amor: as exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando o amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor de um professor por seu aluno faz estimar como bem próprio aquilo que é mais do que um dever, é uma missão, é grande a satisfação em receber alunos pais e professores no dia de hoje".











Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...