sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Ferramenta permite à população monitorar açudes do Nordeste

  Ferramenta Olho N'água monitora reservatórios do Semiárido brasileiro (Foto: Reprodução/Olho N'água)


Uma página na internet com versão interativa de monitoramento de reservatórios de água do Semiárido brasileiro, permite à população acesso a informações atualizadas dos açudes nos nove estados do Nordeste e Minas Gerais. O sistema "Olho N’água" foi lançado esta semana em parceria do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O sistema foi lançado na última quarta-feira (21) e o Olho N'Água já está disponível para o acesso de qualquer pessoa na internet. No projeto tem uma página na rede social Facebook que permite aos internautas receber informações por meio de mensagens em seu perfil, sobre a situação dos reservatórios de seu interesse em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais.
saiba mais
“O planejamento do projeto tem mais de um ano. Antes o monitoramento era feito por meio de um boletim mensal, mas nós notamos a necessidade de lançar um sistema mais interativo, para tornar ele mais participativo para a população. Entramos em contato com a UFCG para gerar essas ferramentas, para que cada pessoas tenha monitoramento dos reservatórios de seu interesse. Ele também está acoplado às redes sociais e as pessoas vão receber informações do nível do seu açude, por mensagens”, explicou o diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros.
O sistema de monitoramento trabalha com informações de 452 reservatórios localizados no Semiárido brasilieiro, que inclui o Nordeste e o estado de Minas Gerais. Todos juntos totalizam 40.256 hm³ de capacidade máxima de armazenamento de água e abastecem cerca de 24 milhões de habitantes.
O projeto foi desenvolvido por Insa, Laboratório Analyctis do Departamento de Sistemas e Computação (DSC) e Laboratório de Hidráulica II. O Olho N’água integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab), que reúne e disponibiliza informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura do Semiárido.
Sistema de alerta
No sistema interativo existe a seção “Informe-se” onde o usuário pode realizar uma consulta sobre os níveis dos reservatórios e se cadastrar para receber atualizações através do Messenger da página oficial do Facebook oficial do Olho N’água.
“Ele foi criado para monitorar com as redes sociais. Com ferramenta “informe-se” a pessoa vai receber mensalmente o nível do reservatório que lhe abastece. No Facebook também vai propiciar discussão entre os internautas e o instituto. As pessoas vão poder falar sobre os reservatórios, condições da água e também informar denúncias de possíveis irregularidades”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...