quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Sem mágica, redação do Enem exige atenção e conhecimentos gerais

Professora Fernanda Bérgamo explica o que é essencial no texto.
Estar informado e praticar são pontos cruciais para o exame.

Fazer uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser o diferencial que um candidato precisa para conseguir a desejada vaga em uma universidade pública. Para tirar uma boa nota, não existe mágica. A professora de redação Fernanda Bérgamo, no entanto, garante: existem dicas eficazes. E o Projeto Educação as traz para os estudantes nesta quinta-feira (17) como fazer uma redação como a mágica: impactante.
O primeiro ponto é ler e se informar sobre o que acontece no mundo. “Não se esqueça que o tema da redação no Enem é um tema atual, um tema social da atualidade. Então, você precisa ler, se manter bem informado. Sem informação, não há opinião. A opinião é a base do texto dissertativo-argumentativo, gênero textual cobrado no Enem”, explica a professora.
Praticar é a segunda dica essencial e, preferencialmente, em uma que siga os padrões do exame, com 30 linhas, no máximo. “Precisa lembrar que você não pode escrever fora da caixa. Lembre que a banca corretora não tem a sua redação na mão. Ela corrige o seu texto na tela do computador. Por isso que é importante também a legibilidade. Se você tem uma letra pequena, aumente um pouco. Isso vai garantir uma qualidade de leitura do corretor”, avisa Fernanda.
Outro ponto é praticar fazer o rascunho. “Tem muita gente que pula essa etapa na prática semanal, mas você precisa fazer o rascunho, passar a limpo, fazer a revisão final e descobrir, olhando para o relógio, o tempo que você levou. O ideal é que você faça tudo isso em até uma hora e meia. Lembre que, no dia da prova, você não tem só a redação”, alerta.
A professora lembra ainda que é preciso estar atento à estrutura básica da redação. “No Enem, o título é dispensável. Então, não perca tempo e não perca espaço. Pule essa etapa e comece a sua redação na introdução. É preciso apresentar na introdução o tema, onde você comprova que leu a proposta, e a tese, que é a sua opinião sobre o assunto”, explica.
No desenvolvimento da redação é que o estudante dá credibilidade à tese proposta na introdução. “A conclusão da redação, no Enem, tem uma solicitação especial. Só a banca do Inep exige que você termine o seu texto com proposta de intervenção, ou seja, apresente uma solução para o problema desenvolvido”, avisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...