quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Mulher e aluno de direito são presos por suspeita de explodir bancos


Segundo polícia, os dois integram grupo que explodiu carro-forte em junho.

Cinco pessoas foram presas, incluindo uma mulher de 58 anos e um estudante de direito de 19, sob suspeita de integrar uma quadrilha que praticava assaltos e explosão de bancos na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o delegado de Roubos e Furtos, Paulo Berenguer, o grupo é responsável pelo assalto a um carro forte, na Avenida Caxangá, Zona Oeste da capital pernambucana, em junho deste ano. Eles foram encontrados, na última sexta-feira (19), em um apartamento alugado na Rua dos Navegantes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade.
saiba mais
Os detalhes da ação foram revelados, nesta terça-feira (23), durante coletiva de imprensa, na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, Zona Oeste. Além dos cinco detidos na semana passada, outras duas pessoas já haviam sido presas: uma delas no Rio Grande do Norte e a segunda em Pernambuco. Do total de sete presos, seis teriam tido participação no assalto ao carro-forte. Ao todo, onze pessoas se envolveram no crime, e cinco suspeitos estão foragidas.
  •  
Apreensão de material com suspeitos de explodir bancos em Pernambuco (Foto: Ascom Polícia Civil de Pernambuco)Artefatos foram encontrados
(Foto: Ascom Polícia Civil de Pernambuco)
Segundo a polícia, a quadrilha, comandada por uma mulher de 45 anos, era do Ceará. O grupo possuía três artefatos para fabricação de explosivos, sinalizadores e munição. Todo o material é de uso exclusivo do Exército.
Também foram apreendidos três carros de luxo, entre eles uma Land Rover prata, e cinco motos. Para o delegado, os suspeitos praticavam os assaltos e investiam o dinheiro em outras ações criminosas, como tráfico de drogas, falsificação de documentos e clonagem de cartões de crédito. "É uma micelânia de modalidades criminosas: tráfico, associação para o tráfico, estelionato, organização criminosa armada, roubos, furtos", definiu.
Ainda segundo Berenguer, a mulher que coordenava o esquema cooptava homens mais novos para ajudar o grupo a praticar os delitos. "Ela conduziu um automóvel para promover a fuga dos assaltantes no assalto (ao carro-forte). Ela dava presentes, relógios, cordões de ouro para que eles participassem das ações", detalhou.
Carro também foi apreendido em operação (Foto: Ascom Polícia Civil de Pernambuco)Polícia apreendeu carros de luxo
(Foto: Ascom Polícia Civil de Pernambuco)
O apartamento onde eles estavam, no oitavo andar do edifício, tinha sido alugado pelo estudante, filho do namorado da mulher acusada de comandar a quadrilha. Tanto o pai quanto o filho foram detidos. "Um dos detidos ainda pulou, pela janela, para o sétimo andar para não ser pego, mas acabou sendo preso", relatou Berenguer.
Ainda de acordo com o investigador, a outra mulher, de 58 anos, não participou do assalto, mas atuava como estelionatária, na falsificação de documentos e clonagem de cartões, e também no tráfico de drogas.
"Ela confessou apenas o estelionato e já respondia por esse crime", disse. Após audiência de custódia, os homens foram levados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, e as mulheres, para a Colônia Penal Feminina, no Recife.
Explosivos foram apreendidos em Boa Viagem (Foto: Ascom Polícia Civil de Pernambuco)Explosivos estavam em apartamento em Boa Viagem (Foto: Ascom Polícia Civil de Pernambuco)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...