sábado, 26 de setembro de 2015

Taquaritinga : Policiais cumprem mandado de prisão

Policiais cumprem mandado de prisão contra foragido em Pão de Açúcar


Na ultima sexta-feira (25), a Polícia Militar recebeu informações da Equipe Malhas da Lei do 24º BPM, de que em um local conhecido como “Parada do Tonho” em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, estariam várias pessoas fazendo uso de drogas e que adolescentes estariam consumindo bebidas alcoólica, além de receber informações de que o local estaria sendo frequentado por foragidos.

A Polícia Militar seguiu até o endereço informado, juntamente com o Oficial de Operações, GATI, ROCAM e viaturas da área. No local, após diversas abordagens, os policiais conseguiram identificar José Henrique da Silva (20 anos), contra o mesmo existia um mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Toritama, onde foi dada voz de prisão.

José Henrique foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe juntamente com outras pessoas que estavam de posse de entorpecentes, todos foram apresentados ao delegado de plantão para que fossem adotadas as medidas cabíveis, além de várias motocicletas apreendidas.

Budega Nordestina

Política em Salgadinho caminha para candidatura única em 2016



67662997 (1)

Um fato curioso pode marcar as eleições municipais em Salgadinho no próximo ano. Pelo andar da carruagem, a pequena cidade do Agreste Setentrional poderá ter candidatura única ao cargo de prefeito. Estranho? Não. Realidade! O cenário aponta para a candidatura exclusiva à reeleição de Adenilson Pereira (PR). O gestor municipal confirmou na Rádio Jornal Limoeiro que o vice Gilson Belarmino (PSD) voltou ao grupo político dele. Gilson havia rompido com Adenilson nas eleições de 2014.

Com o retorno, o presidente da executiva estadual do PSD, deputado André de Paula, assegurou que a sigla fica na base governista para as eleições 2016. Por tabela, os vereadores Luís de Lira e Antônio Cabral permanecem no PSD e continuam apoiando Adenilson. O ex-prefeito Luís Belo também fica no grupo e reforça a base que vai querer a reeleição.

Além desse apoio, Adenilson revelou que as conversas políticas caminham bem com a Família Pires, “capitaneada” pelo ex-prefeito Evandro Pires (PTB), adversário nas eleições 2012. “As divergências políticas tem ficado de lado e assim vamos dando espaço ao projeto de desenvolvimento de Salgadinho”, ressaltou o prefeito. Caso o acordo seja batido o martelo, o município ficaria sem uma representação acentuada na oposição, abonando a informação inicial de candidatura única. (Blog do Agreste)

Reflexão

10996771_897032000349835_8889332666988391598_n

PP de Taquaritinga pode esta lançando 4ª VIA

Com informações do Blog de Junior Albuquerque





Informações que chegaram a edição de nosso Blog, dão conta de que o PP de Taquaritinga do Norte, poderá esta lançando uma 4ª VIA na Dália da Serra. 

O novo presidente da sigla, segundo informações será do militante político Zé Mário. A direção do PP é composta por Serginho cunhado de Erivaldo, Tibúrcio, Julião do Cartório e outros. 

Comenta-se que o PP poderá lançar candidato a prefeito e a vice em uma coligação com o P

CIOSAC PRENDE QUADRILHA DE ROUBO DE MOTOCICLETAS


 Na última quarta-feira (23), após informações repassadas pelo Disque Denúncia e levantamentos realizados pela CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área da Catinga), sobre uma quadrilha que praticou diversos assaltos à motocicletas na cidade de São Caetano, os policiais fizeram diligências e na Rua São João, abordaram em duas residências, Mateus da Silva Santos, de 18 anos de idade. Na oportunidade foram apreendidos 32 gramas de maconha, 01 cartucho calibre 22, 01 coldre de revólver e uma motocicleta Honda FAN-125c de cor vermelha e placa KIQ-7826 sem lacre.
Mateus da Silva Santos
 Na outra residência encontrava-se um adolescente de 16 anos de idade, que informou a localização do motor de uma motocicleta de cinquentinha cilindradas, que estava em uma oficina.
Manoel José de Lemos
 A equipe da CIOSAC deslocou-se até a referida oficina, onde localizou o motor e várias peças sem comprovação de propriedade em poder de Manoel José de Lemos, de 35 anos, proprietário do estabelecimento. Também foram apreendidos 18 gramas de maconha, em poder de um adolescente de 17 anos e por trás de sua residência foram encontrados consumindo maconha mais dois jovens de 13 e 16 anos de idade.
José Souza dos Santos Júnior
 Segundo informações do Disque Denúncia, Mateus e os quatro menores costumam roubar várias motocicletas na região. Sobre os veículos roubados, informaram que as vendiam ao imputado José Souza dos Santos Júnior, de 26 anos que também foi preso.
Marcos Antônio de Oliveira Moura
 Sobre as armas utilizadas para a prática dos delitos, os envolvidos relataram que encontravam em poder de Marcos Antônio de Oliveira Moura, de 19 anos, com quem foi encontrada 01 espingarda antecarga.
 Ainda dois aparelhos celulares supostamente roubados, foram encontrados em poder de Danielly Marinez da Silva, de 20 anos e de Tamires Marinez da Silva, de 19 anos.
 Todos os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Belo Jardim, para as providências legais cabíveis.

Crianças com câncer continuam os estudos em sala de aula dentro de hospital

Em tratamento, as crianças podem ter aula de português, matemática, ciências, geografia, história e artes / Cinthya Leite/Especial para o JC

Em tratamento, as crianças podem ter aula de português, matemática, ciências, geografia, história e artes

Cinthya Leite/Especial para o JC

Um projeto pioneiro em Pernambuco ajuda crianças com câncer a vencer a dor, a luta e o medo que geralmente acompanham a doença. Essa superação surge numa sala de aula instalada no Centro de Onco-Hematologia Pediátrica (Ceonhpe) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Batizada de Semear, a primeira classe hospitalar do Estado tem a missão de realizar um trabalho lúdico e educativo que possibilita à criança internada dar continuidade aos estudos quando estão em tratamento contra o câncer, seja no leito de enfermaria ou no espaço criado no Huoc especialmente para as aulas. 
Em 10 meses de atividades pedagógicas, a Semear já apresenta resultados que mostram como essa modalidade de atendimento educacional impulsiona a aprendizagem e resgata o bem-estar dos pequenos pacientes. Das 17 crianças que frequentam a classe, duas chegaram ao hospital sem saber ler ou escrever. A boa notícia é que ambas estão em processo de alfabetização e já conseguem ler palavras simples. 
É o caso do aluno Lucas Kawan Delmondes, 9 anos, que faz tratamento para leucemia no Ceonhpe. Para ele, a sala de aula do hospital serviu como oportunidade de ingresso à vida escolar. No município de Trindade, Sertão de Pernambuco, onde mora, Lucas Kawan nunca estudou. Mas, assim que iniciou o tratamento da leucemia, começou a descobrir o mundo da aprendizagem. “Eu agora sei escrever meu nome”, vibra o garoto, que fez questão de escrever o nome ao lado do boneco que pintou durante a aula de artes, como forma de mostrar que tem respondido positivamente ao processo de iniciação à leitura e escrita. 
E para provar que uma criança alfabetizada se torna um cidadão crítico, Lucas Kawan conta que já sabe o que deseja ser quando crescer. “Vou ser doutor.” E ele explica o motivo: “Eu quero furar os outros, do mesmo jeito que fazem para cuidar de mim”, diz o menino com um sorriso imenso no rosto, ao se referir aos furinhos que ganha na mão para receber o acesso venoso que facilita a aplicação de medicamentos através de uma bomba de infusão – máquina que o acompanha na sala de aula no hospital e que calcula de forma precisa a dose de quimioterapia. 
Lucas Kawan sabe que esses furinhos são importantes para a sua recuperação. “Tem dia que não dá para estudar porque eu fico muito aplasiado”, conta ele, se referindo a um termo que aprendeu a usar depois de tanto ouvir os médicos, à beira do leito na enfermaria, definirem uma condição em que o paciente com câncer fica com imunidade baixa devido à queda das taxas de leucócitos, plaquetas e hemácias.
“"Se oferecemos continuidade ao ensino dos conteúdos da escola de origem desses pequenos pacientes, é porque acreditamos na cura", diz a oncologista pediátrica Vera Morais, presidente do GAC-PE
”

Assim como outros alunos da Semear, Lucas Kawan é um exemplo de que a classe hospitalar é valiosa para a garotada se sentir produtiva no papel de aprendiz e aceitar o tratamento com otimismo. “Entendemos que a classe hospitalar funciona como um renascimento da criança internada. Se oferecemos continuidade ao ensino dos conteúdos da escola de origem desses pequenos pacientes, é porque acreditamos na cura”, diz a oncologista pediátrica Vera Morais, presidente do Grupo de Ajuda à Criança com Câncer de Pernambuco (GAC-PE). 
Foi a instituição que teve a ideia de criar a primeira classe hospitalar de Pernambuco. Para tirar o projeto do papel, o GAC-PE se uniu à Prefeitura do Recife, ao Huoc e ao Instituto Ronald McDonald – este último forneceu recursos financeiros para a implantação da estrutura da Semear, que segue estratégias estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para oferta desse tipo de atendimento pedagógico.
Atualmente, 17 crianças entre 6 e 12 anos fazem parte da classe hospitalar. Enquanto recebem atendimento de uma equipe multiprofissional, elas têm aula de português, matemática, ciências, geografia, história e artes. Um detalhe importante, durante o processo de aprendizagem, é o respeito das limitações de cada um. “Há dias em que as crianças estão indispostas por causa dos efeitos colaterais do tratamento e, por isso, não têm condições de participar das atividades. Então, preciso estar preparada para perceber essas particularidades e só retomar as aulas quando os pacientes se restabelecerem”, diz a professora da Semear, Cristiane Rose Pedrosa, lotada na rede municipal de ensino. 
Em cada ensinamento transmitido aos alunos, seja nos leitos de enfermaria ou na própria sala de aula, Cristiane faz questão de abrir um largo sorriso para ensinar que somar, dividir, subtrair e multiplicar são algumas das muitas lições que podem ser aprendidas enquanto a garotada está em tratamento para debelar o câncer infantojuvenil, cuja taxa de cura chega a 70% quando diagnosticado precocemente e tratado em unidades de saúde especializadas. 

GRUPO CALABAR REALIZA FILIAÇÕES NA MANHÃ DESTE SÁBADO

O evento de filiações partidárias que aconteceu na manhã de hoje contou com a participação de vários militantes, lideranças e a população em geral , os diretórios municipais que compõem o Grupo Calabar, o Deputado Bruno Araújo esteve presente e reafirmou compromisso com o Grupo, o Prefeito Evilásio também falou e destacou a importância do evento e a importância da democracia para a escolha dos nomes que irão compor a Chapa Majoritária.  






















sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PROGRAMA EM TEMPO DESTE SÁBADO


O Programa em Tempo da Rádio Nova Geração deste sábado terá várias participações especiais , como a do Prefeito Evilásio Araújo, o Dep Federal Bruno Araújo, e o empresário e pré candidato a Prefeito Gena Lins. O Programa vai ao Ar às 12:00 Horas até às 14:00.  Sintonize 104.9 FM.

Acompanhe também pela internet através do link 








APRESENTAÇÃO : MARCOS AUGUSTO E CARLOS LEANDRO


Grupo Calabar realiza evento de filiação partidária neste sábado 26/09


Resultado de imagem para psdb

Acontece neste sábado no Grêmio Musical Do Luiz de Brito, um encontro de lideranças , militantes e eleitores do Grupo Calabar aonde na oportunidade serão realizadas filiações partidárias , e consultas sobre a situação de alguns pré candidatos, o evento está sendo organizado pelo Prefeito de Taquaritinga do Norte , Evilásio Araújo ( PSB ), na reunião a população conhecerá novos membros do Grupo e novos partidos que irão compor a base do Grupo Calabar, atualmente o Grupo conta com oito pré candidatos a Prefeito , e 31 pré candidatos a vereador, o evento terá início às 10 da manhã , está prevista a presença dos deputados Bruno Araújo e Diogo Moraes.



QUEM PAGA O PATO É A POPULAÇÃO


Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá na cor vermelha a bandeira tarifária referente ao mês de outubro. Com isso, as contas de luzvirão com acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, que varia de acordo com o custo de geração de energia. Esse valor adicional é indicado pelas bandeiras verde, amarela e vermelha, de forma a informar ao consumidor se ele está pagando mais caro pela energia.
A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia, situação que não resulta em acréscimos na tarifa. A bandeira amarela indica condições de geração menos favoráveis. Nesse caso, a tarifa sofreria acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos.

AGRICULTURA EM AÇÃO


Graças ao bom trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga do Norte e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o nosso município vem se destacando na política pública do acesso a terra pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), onde obtivemos o reconhecimento da Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – (FETAPE) que no último dia 15 realizou na Câmara de Vereadores,uma capacitação com os agricultores e com os Sindicatos do Pólo Caruaru, onde a parceria existente em Taquaritinga do norte vem servindo de exemplo de experiência exitosa no acesso ao Programa.
Capacitação na Câmara de Vereadores
Capacitação na Câmara de Vereadores


O sucesso dos agricultores que já conseguiram terras através deste importante trabalho vem motivando as Associações e comunidades a se organizarem para conseguir realizar o sonho  de ter sua terra, onde possam viver e produzir com dignidade.
E com essa motivação os agricultores da comunidade de Serra dos Bois identificaram uma propriedade e com a documentação pronta participaram de uma reunião com a Secretaria de Agricultura e Pecuária em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais onde foram esclarecidos os  critérios e as normas do PNCF.            
Na oportunidade o Sindicato assinou a declaração de elegibilidade das famílias, e a proposta está sendo encaminhada para a FETAPE, para que esta cadastre a mesma no sistema do MDA e envie para o Instituto de Terras de Pernambuco (ITERPE) que é o órgão competente para medir e avaliar a propriedade. 
Reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Com as bênçãos de Deus, mais uma negociação será concretizada, realizando o sonho de mais 20 famílias.


Com fotos e informações da Secretaria de Agricultura.

MAIS UM ASSASSINATO

 Aconteceu agora a pouco em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus, mais precisamente na Rua João Simpliano de Santana, a conhecida Rua da Roseira mais um crime de morte.
 O corpo da vítima ainda está no local que estar sendo submetido ao isolado feito pela Polícia Militar. Já uma equipe da 21ª DPH (Delegacia de Polícia de Homicídio) realiza o levantamento cadavérico e o corpo deve ser encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.
 Segundo informações repassadas ao Agreste Notícia, a vítima tratasse do ex-presidiário Amaro Teodósio dos Santos Filho, de 30 anos de idade, estava desembarcou de um caro em fronte de sua residência, quando foi surpreendido com a chegada de um elemento encapuzado que armado com uma espingarda provavelmente calibre 12 efetuou um disparo que atingiu o braço direito da vítima que ficou esfacelado.
 O rapaz ainda tentou fugir entrando em uma casa que estava com a porta aberta, mas foi perseguido pelo criminoso que disparou mais uma vez na cabeça do “Marinho” como era mais conhecido, que morreu no local.
 Massa encefálica ficou espalhada pela casa, que foi transformada em um verdadeiro cenário de terror, devido o requinte de crueldade utilizado para executar a vítima que já cumpriu pena por roubo.

DESCASO : QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?


 São quatro delegacias na área de Santa Cruz do Capibaribe que, se estivessem funcionando em condições que pudessem atender dignamente tanto aos profissionais de segurança pública quanto aos usuários dos diversos serviços oferecidos, certamente todos não estariam passando por essa situação vexatória que ultrapassa todos os limites do aceitável.
 Delegacia Seccional, Delegacia de Plantão, Delegacia Municipal e a 21ª Delegacia de Homicídios deveriam estar funcionando em um novo prédio, prometido diversas vezes pelo Governo do Estado, e cobrados pelo delegado Seccional Dr. Júlio César Porto através de ofícios.

 “Como pode ser observado o espaço aqui não é suficiente para que se deposite adequadamente todos os veículos apreendidos. São desde motocicletas a veículos de grande porte, mas nós temos um pleito junto a nossa chefia de polícia, quanto a locação de um novo prédio, porque não obstante a questão para o armazenamento adequado para esses veículos a gente pleiteia, já faz algum tempo e esperamos que logo se realize a locação de um novo prédio para o funcionamento das quatro delegacias que atendem a área de Santa Cruz do Capibaribe. Cobrei diversas vezes, através de ofícios, esse processo já está bem avançado, absolutamente bem instruído e a gente espera que ele seja efetivado para que a gente dê um maior conforto tanto aos nossos policiais quanto ao público que procura as nossas delegacias. Tendo êxito nesse pleito, necessariamente deverá ser providenciado um local adequado para depositar todos esses veículos, até porque esses veículos estão sob a nossa responsabilidade e não podem ser deixados em qualquer local”, falou o delegado Júlio Porto.
 Na Delegacia de Homicídios, que funciona no Distrito de São Domingos município de Brejo da Madre de Deus, além de faltar o mínimo necessário em material de expediente, os policiais ainda convivem com a ameaça do prédio desabar, tendo em vista que, uma parte da estrutura do prédio já foi condenada por técnicos da própria Secretaria de Defesa Social (SDS), conforme nos relatou o Comissário de Polícia Marcelo Malhas.
 “Infelizmente são muito difíceis às condições de trabalho aqui na Delegacia de Homicídios devido à falta de condições. Nós estamos em um prédio que nesse momento se encontra praticamente zero em condições de trabalho. O prédio está completamente sujo, empoeirado, sucateado, praticamente é só lixo, as paredes estão literalmente caindo aos pedaços, não existe água no prédio, nosso único computador, que era nosso, da Delegacia de Homicídios, está quebrado, estamos trabalhando provisoriamente com um notebook para fazermos as ouvidas. A falta de material de expediente é constante e o escrivão estava me cobrando colchetes na manhã de hoje. Temos dificuldades extremas, talvez uma caixa de colchetes não chegue a três reais e nem esse material chega pra gente. Essa estrutura começou deficiente. A delegacia foi instalada em um quartinho aqui no Posto Policial de São Domingos e hoje até mesmo esse quartinho não oferece mais condições. Não temos água porque a caixa de água foi tirada da estrutura, pois ela corria o risco de desabar e nós estamos fazendo das tripas coração para conseguir fazer alguma coisa, mas está muito difícil”, desabafou o Comissário.

 Como cobrar da Polícia um trabalho mais eficiente se não são dadas a essa as condições mínimas para que ela possa desempenhar seu papel? A situação precária desses equipamentos de segurança nos dá a certeza de que o descaso é evidente por parte dos que deveriam zelar pelo bem comum. Fazem-se necessárias providências urgentes que devem ser postas em prática com a maior brevidade possível.
 De promessas à população já está cheia. Enquanto isso alguns tentam explicar o inexplicável. Não dá para ficar de braços cruzados vendo uma situação dessas unidades. A população está cansada de explicações vazias e vê que o dinheiro que o Estado arrecada com impostos tendo destinação diversa daquilo que o povo necessita.
Edição e Fotos: Jairo Gomes
Reportagem: Paulo Viana e Jairo Gomes

Usuário de drogas é brutalmente assassinado

SÃO CAETANO: Na manhã desta quinta-feira (24) foi encontrado um cadáver nas terras da Fazenda São José, na zona rural de São Caetano. 
A vítima foi identificada porJosé Allyson da Silva, que era conhecido por “Zé do Caixão” de 23 anos, que morava na Rua Oton Bezerra, no centro da cidade e foi brutalmente assassinado e degolado provavelmente a golpes de facão. 
Sargento Luiz Carlos da Polícia Militar (FOTO AO LADO) informou que o rapaz era usuário de drogas e saiu de casa na última terça-feira (22), no entanto, ele acredita que ele foi morto de ontem pra hoje, pois o corpo ainda se encontra em estado de rigidez cadavérica. 
Ao lado foram encontradas duas latinhas, uma de refrigerante e outra de aguardente, indicando que no local houve bebedeira. O Sargento ainda afirmou que o jovem sofreu um atentado a golpes de facão há apenas dois meses e que a Polícia Civil irá investigar se existe alguma ligação entre os dois casos. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru. (FONTE: Blog do Adielson Galvão)

Assaltante é morto em troca de tiros com a ROCAM

CARUARU: Um assaltante morreu numa troca de tiros com policiais da ROCAM na noite da última quarta-feira (23) em Caruaru. O confronto aconteceu em frente a Escola Professora Jesuína, no bairro São João da Escócia e resultou na morte deNiltemberg Souza de Lima Nascimento, de 27 anos, que tombou sem vida no terreno ao lado do colégio. 
Comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Roberto Galindo, falou que a Central de Rádio do 4º BPM foi informada que três bandidos em um veículo Gol de cor prata, estavam cometendo vários assaltos nos bairros Salgado, Cidade Jardim e São João da Escócia em Caruaru e por volta das 7 horas da noite policiais da ROCAM que faziam o patrulhamento no São João da Escócia, visualizaram um carro com as mesmas características nas imediações da Escola Professora Jesuína, e fizeram o acompanhamento tático, mas os indivíduos ao perceberem que estavam sendo seguidos tentaram empreender fuga arrancando com o veículo, os PMs continuaram a perseguição, os elementos estacionaram o carro em frente a escola e um deles ao sair do veículo começou a atirar nos policiais que revidaram a agressão e mataram o meliante que portava um revólver calibre 38, que ficou ao lado do corpo e dentro do carro, placa KGD-5018 do Recife, que é locado, foi encontrada uma pistola calibre 380 com a numeração raspada, com 4 munições no pente.
O delegado chefe da 19ª Delegacia de Homicídios de Caruaru, Dr. Francisco Souto Maior, informou que os PMs agiram como manda a lei e que o marginal foi imprudente, morreu para não ser preso, enquanto que os seus dois comparsas conseguiram fugir sem serem identificados. 
Mesmo se tratando de um confronto bandido contra polícia, o crime é computado como homicídio e entra para a estatística da violência na cidade que agora contabiliza 9 homicídios no mês de setembro e 152 no ano de 2015. O corpo do meliante foi encaminhado para o IML local. (FONTE: Blog do Adielson Galvão)
 

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...