sábado, 25 de julho de 2015

REFLEXÃO

Rapaz de 18 anos morre após suposta aplicação de hidrogel no pênis


Um jovem de 18 anos morreu na noite de sexta-feira (24) em Ribeirão Preto (SP) em razão de complicações causadas por uma suposta aplicação de hidrogel.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o rapaz injetou a substância no pênis, foi levado até a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-EU), mas não resistiu a um quadro de insuficiência respiratória aguda.
O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Segundo informações fornecidas pelo hospital à polícia, o rapaz, morador da zona norte da cidade, deu entrada na emergência por volta das 16h com complicações decorrentes de uma injeção de hidrogel no pênis.
Ele não resistiu ao quadro de insuficiência respiratória e morreu quatro horas após ser atendido.

O caso foi registrado na Polícia Civil como morte suspeita.
Perigo
Os riscos do mau uso do hidrogel, usado principalmente para preenchimento e aumento de volume em regiões do corpo como bumbum e coxas, se tornaram mais evidentes após a morte de uma mulher em Goiânia (GO) e da internação da modelo Andressa Urach, que sofreu uma grave infecção devido ao uso do produto.
Apesar de o produto ser formado 98% por água e de ser absorvido pelo corpo após aproximadamente dois anos, o médico explica que tanto o hidrogel quanto a forma com que ele é aplicado podem provocar complicações que colocam a saúde do paciente em perigo.
“O risco pode ser desde infecção, que pode ocorrer quatro, cinco, até 10 anos após e mesmo assim levar a morte. Pode também injetar dentro de um vaso e provocar uma embolia e a morte, o que provavelmente tenha sido a causa desse jovem de Ribeirão. Ainda pode ter o deslocamento do produto, ou seja, você injeta em uma área do corpo, bumbum, por exemplo, e aquilo vai parar na coxa”, adverte o cirurgião plástico Raul Gonzalez.
Outras consequências da injeção equivocada do hidrogel são a linfangite crônica, uma inflamação nos vasos linfáticos, a insuficiência venosa e as varizes.
Ainda segundo o cirurgião, o perigo do produto está principalmente na quantidade, que, na grande parte dos casos, é aplicada muito além do recomendado. “A possibilidade de dar certo em pequena quantidade é grande. Mas a possibilidade de complicar em grande quantidade é enorme”, diz.
Proibição
González lembra ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação e a venda do hidrogel no Brasil, mas não vetou o uso e a aplicação por clínicas e profissionais que tinham o produto, de uso exclusivamente médico, em estoque.
De acordo com o cirurgião plástico Max Engrácia Garcia, a comunidade médica ainda realiza estudos com o hidrogel para mapear seus efeitos. A dúvida, no entanto, não é suficiente para que as pessoas restrinjam o uso.
“Atualmente, é um produto fácil. Porque através da internet você tem acesso a tudo. E isso torna a situação mais fácil para a pessoa que quer se automedicar ou fazer um tratamento sem acompanhamento médico”, afirma.

Adolescente é assassinado e jogado dentro de cisterna



Na manhã desta sexta-feira (24), o sargento Albuquerque e o soldado Josemir da Equipe Malhas da Lei, que estão a serviço da Patrulha do Bairro, localizaram o corpo do adolescente Lucas Rodrigues da Silva, de 15 anos, que morava na Rua Projetada, no loteamento Cidade Agreste e foi assassinado a facadas e encontrado dentro de uma cisterna em frente a uma casa desocupada no loteamento São José. O sargento Albuquerque informou que recebeu a informação de que o menor tinha sido visto por último com Leandro do Nascimento Araújo, de 18 anos, residente na Rua 25 de Junho, no loteamento Serranópolis, eles foram atrás dele e o detiveram, entregando-o aos policiais civis da Delegacia de Homicídios, para ouvi-lo e realizar os procedimentos, embora o jovem tenha negado a autoria do crime.  
















A mãe do menor, Cilene Rodrigues, disse que ele era usuário de maconha e para se drogar cometia pequenos furtos na localidade e quase todos os dias passava a noite fora e como ele não chegou em casa pela manhã ela estava preocupada com o seu sumiço. Com este crime, sobe para 10 o número de pessoas que foram assassinadas este mês de julho e PARA 116 o total de homicídios registrados em 2015 na Capital do Forró. O corpo do menor foi encaminhado para o IML local. (Fonte: Blog do Adielson Galvão)

Mais um jovem morre vítima de acidente de Trânsito

Um grave acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (23) por volta das 18h40, na BR-104, próximo a casa de farinha em Panelas. 


A vitima fatal foi Joseano Carvalho, que tinha 29 anos, mototaxista, era mais conhecido por “Pequeno”, e que residia no bairro da Boa Vista, na cidade de Cupira. Ele estava vindo de Panelas quando acabou colidindo frontalmente em um veiculo Fiat, de cor branca, da cidade de Panelas o qual segundo informações estava sendo dirigido pelo senhor conhecido como “Neca”, da cidade de Panelas. 
A equipe do Samu de Cupira composta pelo condutor Sebastião, pelo socorrista Cezar e também pelo enfermeiro Josenilson, foi acionada, porém ao chegar a vitima já se encontrava sem vida. O corpo do mototaxista foi encaminhado ao IML de Caruaru. (Fonte: Blog do Adielson Galvão)

Programas sociais não sofrerão descontinuidade com crise, dizem técnicos



2383887182-crise-economica-e-falta-de-dinheiro

A crise econômica e o ajuste fiscal não deverão afetar negativamente os programas sociais do governo, principalmente os dirigidos às camadas mais pobres da população. O assunto fez parte dos debates durante o seminário Acesso a Serviços como Direito, que terminou ontem (24), no Rio de Janeiro, com participação de lideranças sociais, organizações da sociedade civil e integrantes do governo.

O assessor especial da Presidência da República para Participação Social, Renato Simões, ressaltou que os programas sociais serão mantidos, apesar da crise econômica que atinge o país. “O Brasil nadou na contramão da maré durante a crise de 2008. Mantivemos geração de empregos, com distribuição de renda e políticas sociais inclusivas. A luta de todo o governo é impedir que programas sociais sofram descontinuidade, para que o ajuste seja o mais rápido possível e substituído, rapidamente, por novas políticas de crescimento e desenvolvimento social”, sustentou Simões.

Paulo Camara e José Patriota vão discutir alternativas

1403

Diante da situação de dificuldades das prefeituras do Estado, o governador Paulo Câmara se reunirá com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB), para discutir soluções à crise dos municípios. Em entrevista à Folha, o dirigente alertou que 130 gestores municipais correm o risco de serem enquadrados na lei da Ficha Limpa. O socialista voltou a criticar a concentração de recursos pela União e enfatizou que a situação das gestões é agravada em momentos de crise.

“Patriota me solicitou uma audiência e vamos conversar nos próximos dias. Vou verificar como podemos ajudar. Essa questão é complexa, porque o fato das receitas caírem dificulta o equilíbrio das contas. Precisamos ver onde é mais fácil ou difícil resolver. Temos que estar junto nesse momento”, destacou Câmara. Também enfrentando sufoco na administração, o governador enfatizou que utilizará o diálogo para tentar estreitar parcerias em tempos de crise.

TCE
Já o conselheiro do TCE-PE, Marcos Loreto, rebateu as críticas do presidente da Amupe sobre a conduta do órgão, diante da baixa arrecadação de tributos por parte dos municípios. Na entrevista à Folha, Patriota ironizou a atuação do TCE, avaliando que, enquanto os prefeitos passam pelo desequilíbrio fiscal, os auditores “treinados, concursados”, emitem um alerta com base num relatório, recomendando os gestores a cobrarem impostos dizendo: “Olha aqui, o prefeito parou. Aí (o gestor) fica sujo (perante a Lei de Ficha Limpa)”.

Segundo Loreto, o TCE sempre se sensibilizou com a situação das cidades. No entanto, defendeu que a LRF foi criada pelo Legislativo e cabe ao Tribunal fiscalizar. “Essa pontuação que ele fez em relação ao rigor dos tribunais, o tribunal é fiscal da Lei. Sempre se colocou de forma a contribuir com os gestores”, disse. Loreto reforçou que quando o TCE emite o alerta é para ajudar os gestores a melhorarem a arrecadação. “Hora nenhuma queremos fazer o papel de algoz. Queremos dizer aos municípios que eles têm, sim, mecanismos para fazer melhorias na arrecadação”.

Na avaliação do auditor fiscal, Eduardo Amorim, os municípios passam dificuldades devido à falta de estrutura de cobrança. “Para implementar a cobrança dos tributos, tem que ter uma estruturar para cobrar. Tem que ter profissionais, sistema de controle de arrecadação. Muitos não investem e não investiram no tempo certo e não têm essa fonte de renda. Só que a LRF obriga as prefeituras a cobrarem. Elas têm a obrigação de cobrar o imposto que é de sua competência”, diz.

Amorim diz que a indisposição do prefeito de tomar medidas mais enérgicas para melhorar a arrecadação se dá pelo temor do desgaste político com a população. E aí ficam acomodados aos repasses estadual e federal. Ele sugere que para reverter à crise fiscal, os prefeitos comecem a cadastrar todas as unidades imobiliárias e empresas potenciais, verificando se estão regularizadas e acompanhando se os contribuintes estão pagando. (Blog da Folha)

Esgoto tratado favorece agricultura e poupa água para consumo, mostra estudo



O emprego da água de esgoto tratado (efluente) na agricultura aumenta a produtividade, segundo estudo do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadores testaram, durante 15 anos, as vantagens do uso dessa água, que contém minerais e nutrientes como nitrogênio e fósforo, importantes no desenvolvimento das plantas.
Para o professor de geoquímica e ambiente da USP, Adolpho Melfi, a água usada atualmente na irrigação das lavouras pode ser substituída com segurança pelo efluente, o que pouparia água potável importante no abastecimento das cidades. “A agricultura utiliza praticamente 70% da água que poderia ser para o consumo humano”, explica ele. Atualmente, o efluente só pode ser usado na lavagem de ruas e irrigação de jardins, por não haver legislação que autorize o seu uso no campo.
O experimento feito nas cidades de Lins e Piracicaba, interior de São Paulo, mostrou que a economia no uso de fertilizantes nitrogenados chegou a 80% no plantio de capim, utilizado na alimentação do gado, durante um ano de baixa ocorrência de chuvas.
Os cientistas compararam a produtividade do capim irrigado com água comum e do irrigado com esgoto tratado. Ambos receberam a mesma quantidade de fertilizante necessário para o crescimento das plantas. O resultado foi uma produtividade de 33 toneladas de capim por hectare ao ano no caso das plantas que receberam irrigação comum, e de 39 toneladas por hectare ao ano no capim irrigado com efluente.
O mesmo experimento feito com a cana-de-açúcar resultou na produtividade de 87 toneladas por hectare ao ano para a cana que recebeu irrigação comum, e de 143 toneladas por hectare ao ano na irrigada com água de esgoto tratado. Os testes foram feitos com cana soca, ou seja, quando a planta ainda não recebeu o primeiro corte.
Riscos do uso de efluentes
Para o emprego da técnica do esgoto tratado na agricultura, porém, é preciso atenção a alguns riscos, explica Melfi. “Como o efluente tem muito nitrogênio, uma parte não será aproveitada pela planta. Essa parte vai infiltrar no solo e contaminar o lençol freático na forma de nitrato. Há também os organismos patogênicos [presentes no efluente], que podem provocar problemas na saúde humana. A gente precisa ter um controle muito grande também dos metais pesados”, disse.
Para contornar esses problemas, os cientistas encontraram soluções simples. Para evitar os metais pesados, presentes nos dejetos de indústrias, os efluentes devem ser recolhidos preferencialmente de cidades pequenas, onde o controle é mais fácil e predomina o esgoto doméstico.
“Em Lins, o esgoto é exclusivamente doméstico. Em Franca, por exemplo, com a indústria de couro para a fabricação de sapatos, a curtição do couro usa uma substância formada por cromo, altamente tóxico. Mas o esgoto de lá pode ser usado, porque existem duas redes separadas, uma que é esgoto industrial e outra que é doméstico. No esgoto doméstico, não tem metal pesado”, explica o cientista.
Quanto aos organismos patogênicos, como o grupo de bactérias E.coli, existem tratamentos que são capazes de eliminá-los do efluente. Outra forma mais simples de evitar essa contaminação nas plantas é selecionar culturas que passam por tratamento industrializado antes do consumo, como é o caso do café, milho e cana-de-açúcar.
“O café pode ser irrigado com efluente, pois depois é torrado. A laranja também é irrigada nos Estados Unidos, na Flórida, por efluente. Basta fazer uma irrigação na superfície do solo, por gotejamento ou mesmo enterrada em até 20 centímetros, de forma que a fruta não entre em contato com os efluentes”, explica o professor.
O capim, cultura testada no estudo, é cortado e permanece na superfície do solo durante algumas semanas para que seja transformado em feno. Após isso, o produto estará seguro para alimentar o rebanho de gado, já que os organismos patogênicos morrem nesse processo de fenação.
É importante lembrar, ainda, que o simples despejo do efluente em rios também gera problemas, pois causa a eutrofização. “Aumentam muito os micro-organismos, algas que consumem o oxigênio, e essa água sofre eutrofização, são aquelas espumas. Ou a água fica esverdeada por causa de algas”, disse Melfi.
O estudo também ouviu a população para avaliar a aceitação da novidade. “O resultado foi positivo, as pessoas entrevistadas disseram que, desde que soubessem que estava havendo o controle adequado, consumiriam [alimentos produzidos com efluentes]”, contou o professor.

Um vereador e um discurso a ser esquecido

Blog do César Mello

Do Blog de Cesar Melo



O vereador Batata escreveu na noite desta quinta uma das páginas mais lastimáveis e deprimentes da história política de Taquaritinga do Norte. No uso da tribuna, momento que deveria ser visto e tratado como um momento único e de absoluto respeito ao povo de sua terra, ele resolveu baixar completamente o nível e taxou o prefeito Evilásio Araújo de ‘cagão’. "Na administração pública de Taquaritinga está acontecendo de tudo, é de dar dó. O prefeito continua gastando e gastando mal, é o prefeito mais "gastão" e "cagão" da história de Taquaritinga do Norte, não sabe administrar o dinheiro de nosso município", disse ele, sem o menor constrangimento.

Ao dizer que Evilásio é ‘gastão’, Batata esquece e renega simples regras gramaticais e esnoba a sagrada língua portuguesa.

No entanto, ao chama-lo de ‘cagão’, ele desrespeita o povo da Dália da Serra, por ter falado o que falou e onde falou. Mas principalmente, Batata esquece que há bem pouco tempo ele foi um dos responsáveis diretos pela eleição e reeleição de Evilásio, o tal ‘cagão’. 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Audiência do Orçamento Participativo Realizada na Sociedade Musical Padre do Ibiapina.



A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Finanças, realizou mais uma Audiência Pública do Orçamento Participativo, que mobiliza as comunidades em todo município para eleger prioridades, afim de uma melhor distribuição de recursos para investimentos e definições de melhorias para suas localidades. A reunião dessa quinta-feira foi realizada na Sociedade Musical de Gravatá do Ibiapina,  e recebeu moradores das comunidades de: Gravatá do Ibiapina, Jaburu de Cima , Jaburu  de Baixo, Catolé, Poço da Cachoeira, Assentamento Jaburu, Monteiro, Areias e Assentamento Monteiro.




A reunião foi coordenada pelo Secretário de Obras, com apoio de uma equipe da Secretaria de Finanças, e contou com a participação da Vereadora Rogéria, o Secretário de Articulação, o Diretor de Gestão, o Coordenador de Imprensa e um número considerável de moradores.



Foi exibido um vídeo institucional com obras realizadas através do Orçamento Participativo, onde fica demonstrado que essa ferramenta institucional criada em nome da participação popular tem sido utilizada com exito em nosso município.


Na parte final da audiência os moradores foram chamados a relatar suas reivindicações prioritárias as quais  foram anotadas na ata que recebeu assinatura de todos. 



Confiram alguns  dos novos pleitos.

Poço de Cachoeira - Manutenção das estradas.

Jaburu de Baixo - Manutenção das estradas.

Jaburu de Cima - Manutenção das estradas.

Gravatá do Ibiapina - Calçamento da Rua Basiliano Pereira,  recuperação de poço artesiano, reforma do mercado público, praça de eventos, parque infantil, manutenção de praças, calçamento do acesso ao cruzeiro, reativamento de  dessalinizador ,




Lembramos mais uma vez que as sugestões para o Orçamento Participativo podem ser apresentadas nas reuniões agendadas nas comunidade ou enviadas através do Site Oficial e Portal da Transparência da Prefeitura (www.taqdonorte.com.br) ou depositadas nas Urnas expostas no pátio da Prefeitura. Agência do Banco do Brasil em Taquaritinga, Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade, Centros Administrativos de Pão de Açúcar e Gravatá do Ibiapina.  

COMERCIANTE É ASSASSINADO APÓS ABORDAR ASSALTANTES


comerciante assassinado em lajedo agresteviolento.com.brUm homem foi assassinado com um tiro no peito as margens da BR-423 na noite desta sexta-feira (24) em Lajedo no Agreste, a vítima foi identificada como o comerciante Erinaldo José Costa de 42 anos.
De acordo com informações repassadas por parentes da vítima, três sobrinhos dele teriam sido vítimas de assalto, onde foram abordados por três marginais um armado de revólver que tomou um aparelho celular de uma das vítimas, elas as vítimas foram para casa de Erinaldo e quando lá chegaram relataram o que havia acontecido, Erinaldo então chamou dois amigos e de moto foram atrás dos elementos que foram localizados, durante a abordagem um deles sacou a arma de fogo e efetuou um disparo no comerciante que foi fatal atingindo seu peito.
Erinaldo chegou a ser levado as pressas para o Hospital Maria da Penha em Lajedo onde deu entrada sem vida, o corpo foi levado para o necrotério do hospital e de lá após a realização do levantamento cadavérico seguiu para o IML de Caruaru, a Polícia Militar continua as diligencias na tentativa de localizar os elementos, com esse sobe para nove o numero de pessoas assassinadas este ano em Lajedo, o caso será investigado pela delegacia do município.

COMO UM PASSE DE MAGICA TCE MUDA PARECER QUE REPROVAVA CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2012 DO GOVERNO DE TOINHO DO PARÁ


 No primeiro parecer publicado em Abril deste ano, o TCE considerou que as contas deveriam ser rejeitadas por diversas irregularidades, como a falta de recolhimento de parte da contribuição patronal ao Regime Geral da Previdência Social, no valor de R$ 496.860,85 (quatrocentos e noventa e seus mil, oitocentos e sessenta reais e oitenta e cinco centavos).
 Ainda naquela oportunidade foi apurado que o ex-mandatário teria deixado um déficit de mais de R$ 15.608.807,62 (quinze milhões, seiscentos e oito mil, oitocentos e sete reais, e sessenta e dois centavos) para o atual governo do município.
 Diante do cenário desfavorável o ex-prefeito Toinho do Pará entrou com um recurso no próprio Tribunal de Contas que não divulgou o conteúdo da defesa que acabou convencendo os Conselheiros que alterarão o parecer prévio.
 De acordo com as NTE’s, o quadro resumido acerca do cumprimento dos limites constitucionais e legais tinha sido a seguinte configuração:
 Vale desta que, Toinho já tem uma conta rejeitada pela Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe referente ao exercício de 2010.
Do: Blog Agreste Notícia

Homicídios caíram em maio, mas assaltos continuam crescendo. Sensação de insegurança aumenta

Letícia Lins
Jornal do Comércio
Moradores da Imbiribeira participam de festa religiosa até sábado e domingo fazem protesto contra eclosão de assaltos.
Moradores da Imbiribeira participam de festa religiosa até sábado e domingo fazem protesto contra eclosão de assaltos (Divulgação)

Apesar da redução  registrada no número de homicídios no mês de maio – 3,4 por cento a menos do que mesmo período do ano anterior – ainda não há motivo para se comemorar, na área de segurança pública. Afinal, aquele percentual ocorreu depois de 14 meses com os números dos crimes violentos letais intencionais em alta, e ainda não se sabe o que ocorrerá até o final do ano. Mas uma coisa é certa: a sensação de insegurança está nas ruas, seja na capital, região metropolitana ou no interior. Não é para menos. Números colhidos pelo JC nas ruas na Secretaroa de Defesa Social indicam que a quantidade de assaltos vem crescendo. E muito.
Não são poucas as queixas que chegam ao JC, sejam de bairros sofisticados como o de Boa Viagem, ou populares, como Ibura e Cordeiro. Ou mesmo daqueles localizados no centro, como o Cais de Santa Rita. As últimas reclamações mais contundentes chegaram da Imbiribeira, na Zona Sul. No próximo domingo, um dia após o encerramento da Festa de São Cristóvão, jovens realizam a Pedalada da Paz, para chamar atenção das autoridades de segurança contra a eclosão de assaltos na localidade. Denúncias que chegaram ao JC indicam que eles vêm ocorrendo normalmente praticados por marginais em dupla, a pé, de bicicleta, de cinquentinha, ou até a cavalo. Os números confirmam o teor das reclamações.
Levantamento feito pelo JC nas ruas, junto à SDS, indicou que na Área Integrada de Segurança 3 – onde fica o bairro – o número de crimes violentos contra o patrimônio cresceu 20,80 por cento no primeiro semestre de 2015, em relação a igual período do ano passado. Foram 3 mil 432 assaltos contra 2 mil 841 de 2015.  A AIS-3 é formada pelos bairros de Imbiribeira, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Cohab, Ibura, Imbiribeira, IPSEP, Jordão, Pina. Em Boa Viagem, quiosques da beira-mar se queixa da constância com que os assaltos e arrombamentos têm ocorrido.
O problema parece estar se generalizando. Ninguém sabe se movido pelo desemprego – que está aumentando – ou pela inoperância da polícia, que não esconde de ninguém a falta de motivação. Recentemente, em protesto pelas ruas do centro, policiais civis chegaram a fazer o enterro simbólico do Pacto pela Vida. Vindo de onde veio, dá para se pensar o que pode acontecer em futuro não muito distante. Um delegado que pediu para não se identificar, informou que a crise nas polícias, principalmente na civil, vai além da insatisfação com salários. “Falta de papel higiênico a água mineral, de equipamentos a papel ofício”, revelou.
Em 2007, o número de assaltos no Estado chegou a 69 mil 717, quando o Pacto pela Vida ainda estava em implantação. Em 2013, eles eram bem menos: 52 mil 656. Mas em 2014, os números começaram a aumentar, e de forma assustadora: passaram para 65 mil 226. No primeiro semestre de 2015, a situação não é diferente, e o percentual de aumento já chega a 19,69 por cento, em relação a igual período do ano passado. De janeiro a junho de 2014, a população pernambucana enfrentou 32 mil 210 assaltos. No mesmo período de 2015,  eles já somam 38 mil 553.  Assaltos a ônibus também aumentam, como mostrou o JC de quarta-feira. Eles já são 34 por cento a mais do que no primeiro semestre do ano passado. Depois não venha se dizer que a população está ficando neurótica. É sensação de insegurança mesmo. Motivada pelo que se vê nas esquinas, nas ruas, nas praias, nas avenidas.

Renan Fagundes lança campanha de Adoção de Animais


                  


Do Face de Renan Fagundes


Essas 2 cachorrinhas foram resgatadas da rua, estavam passando frio e fome, além de apresentarem sarna e verminose. Estamos tratando para adoção. Venho aqui lançar uma campanha de adoção, visto que Taquaritinga apresenta uma grande quantidade de cães de rua. Quem estiver interessado em adotar procurar a vigilância sanitária de Taquaritinga, que iremos resgatar um animalzinho da rua, realizar exames, e dispor para adoção!! Contamos com a colaboração de todos!


quinta-feira, 23 de julho de 2015

PROGRAMA EM TEMPO

PROGRAMA EM TEMPO


É NESTA SEXTA !!!!

 O PROGRAMA EM TEMPO NA RÁDIO NOVA GERAÇÃO FM 104.1


PROGRAMA EM TEMPO , O PROGRAMA DE RÁDIO QUE LEVA AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA SEMANA , O PROGRAMA É TODA SEXTA, FM 104.1.

HORÁRIO DE 12:00 ÁS 2 DA TARDE

Acompanhe também pela internet através do link 



APRESENTAÇÃO : MARCOS AUGUSTO E DIMAS OLIVEIRA

REFLEXÃO

10622883_712987048780931_2922489461725574249_n

Salário formal tem primeira queda em 11 anos



1359

A piora do mercado de trabalho provocou uma queda real (descontada a inflação) nos salários médios de admissão dos profissionais com carteira de trabalho. No primeiro semestre, a remuneração dos trabalhadores foi de R$ 1.250,39, abaixo do salário de R$ 1.2711,10 pago pelas empresas entre janeiro e junho de 2014, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A queda é a primeira da série histórica para esse indicador, iniciada em 2003.

O recuo no salário dos brasileiros com carteira de trabalho está diretamente associado à piora da atividade econômica e do emprego. O mercado já estima uma recessão para 2015 de 1,7% e, no primeiro semestre, o País fechou 345 mil postos o pior resultado desde 2002. “A deterioração do mercado de trabalho se mostrou mais rápida do que o esperado”, afirma Fabio Romão, economista da consultoria LCA.

Em alguns Estados, como Pernambuco, Rondônia e Alagoas, a redução no salário de admissão chega a 5% de janeiro a junho. (Diário de Pernambuco)

Descoberto o planeta mais similar à Terra de que se tem conhecimento

Kepler 452b (à direita) poderia estar experimentando agora o que sofrerá a Terra daqui a 1 bilhão de anos / Foto: Divulgação / Nasa

Kepler 452b (à direita) poderia estar experimentando agora o que sofrerá a Terra daqui a 1 bilhão de anos

Foto: Divulgação / Nasa

Astrônomos que estão à procura de outro planeta Terra encontraram um astro que pode ser o mais parecido até agora: um planeta rochoso que orbita sue estrela à mesma distância que a Terra do Sol - informou a Nasa nesta quinta-feira (23).

Isso significa que o planeta, distante cerca de 1.400 anos-luz, poderia oferecer uma ideia do que será o apocalíptico futuro da Terra, segundo os cientistas.
Batizado Kepler 452b, o planeta foi detectado pelo telescópio espacial Kepler da agência espacial norte-americana, aparelho que examina minuciosamente os céus em busca de outros mundos desde 2009.
"Kepler 452b está orbitando um primo próximo do Sol, mas que é 1,5 bilhão de anos mais velho", disse a Nasa em um comunicado. Além disso, essa estrela é 4% maior que o Sol e 10% mais brilhante.
O planeta dá uma volta completa em torno de sua estrela em 385 dias e seu raio é 60% maior que o da Terra. Também há muitas possibilidades de que seja rochoso, tem uma atmosfera espessa e poderia ter água em estado líquido que facilite a existência de vida.
Se o planeta é rochoso - e os cientistas têm razões para pensar que sim - poderia, então, estar em meio a um cenário terrível, já que o calor de sua estrela moribunda estaria evaporando os lagos e oceanos.
"Se Kepler 542b é realmente um planeta rochoso, sua localização em relação a sua estrela poderia significar que está passando pela pior fase de efeito estufa de sua história climática", disse Doug Caldwell, cientista da missão Kepler do Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence), instituto que busca vida extraterrestre.
"A crescente energia de seu sol envelhecido poderia estar aquecendo a superfície e evaporando qualquer oceano que exista. O vapor d'água poderia estar se perdendo do planeta para sempre", acrescentou.
Em conclusão, "Kepler 452b poderia estar experimentando agora o que sofrerá a Terra daqui a 1 bilhão de anos, a medida que o Sol envelheça e se torne mais brilhante".

- Catálogo planetário - 
A missão Kepler começou em 2009 com o objetivo de buscar exoplanetas, ou seja, planetas fora do Sistema Solar, em particular aqueles que são do tamanho da Terra ou menores.
"Hoje, milhares de descobertas depois, os astrônomos estão a ponto de encontrar algo que as pessoas sonham há milhares de anos: outra Terra", diz o comunicado da Nasa.
Nesta quinta-feira (23), a Nasa divulgou o último catálogo de exoplanetas candidatos e acrescentou mais e 500 novos possíveis planetas aos 4.175 que já foram encontrado pelo telescópio espacial.
"Este catálogo contém nossa primeira análise de todos os dados de Kepler, assim como uma avaliação automatizada destes resultados", disse Jeffrey Coughlin, cientista do instituto Seti.
O novo catálogo inclui 12 candidatos cujo diâmetro é menor do que o dobro do diâmetro da Terra e que orbitam em zonas habitáveis de seus estrelas.
Desses 12 novos candidatos, Kepler 452b "é o primeiro que é confirmado como um planeta", disse o comunicado da Nasa.
Kepler identifica os possíveis planetas buscando pontos opacos no brilho das estrelas, que poderiam ser causados pela passagem de um planeta entre esta estrela e o telescópio.
O telescópio espacial sofreu danos em meados de 2013, quando dois de seus giroscópios pararam de funcionar. Os exoplanetas citados nesta quinta-feira pela Nasa foram observados antes da falha em Kepler.

CONVITE - IX Festa de Santa Ana



Na Comunhão dos Santos e Santas encontramos a razão de celebrar a vida, que muitas vezes tolhida pelo egoísmo humano, vê-se na maioria das vezes sufocada diante de uma míngua esperança. Contudo, nesta Comunhão percebemos que o nosso peregrinar nos caminhos da Fé sempre nos apontará para uma realidade maior que é a participação no Ministério do Cristo Morto e Ressuscitado.
Assim sendo venho lhes convidar para as festividades em honra de nossa Padroeira, Santa Ana, mãe de Maria Santíssima e avó de Jesus de Nazaré. Sua presença é nossa alegria!

Pe Sandro Sebastião 
e Conselho Pastoral Comunitário


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

23 de Julho:

ABERTURA DO TRÍDUO
18h30 - Procissão da bandeira saindo da casa do Sr Manoel e Srª Maria até a Igreja Local.
19h00 - Oração do terço
19h30 - Missa Presidida pelo Pe Sandro Sebastião, Administrador Paroquial de Pão de Açúcar.
Animação:Ministério de Música Terço dos Homens

24 de Julho:

-19h00 - Oração do terço
- 19h30 - Missa Presidida pelo Pe Luiz Eduardo, vigário Paroquial do Monte carmelo, Caruaru.
Animação: Ministério de Música Missão Nossa.

25 de Julho :

 -19h00 - Oração do terço
- 19h30 - Missa Presidida pelo Pe Erandi Expedito, Reitor do Seminário interdiocesano de Caruaru
Animação: Ministério de Música Cântico Novo.

26 de Julho:

DIA DA FESTA

06h00 - Repique de sino e Alvorada Festiva

16h00 - Procissão com a imagem da Padroeira seguida de Santa Missa presidida pelo Pe Sandro Sebastião.
Animação - Ministério de Música São Pedro - Algodão

Sumido há seis anos é achado em aeroporto do DF com R$ 4,5 mil

Homem desaparecido há seis anos no RJ e encontrado pela Polícia Militar em aeroporto do DF (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Policiais militares do Distrito Federalencontraram vagando pelas proximidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, um homem que havia desaparecido no Rio de Janeiro, onde mora a família dele, há seis anos. Ele estava sem documentos e com R$ 4.510 no bolso.
De acordo com o comandante da PM responsável pela abordagem, capitão Adriano Teles, o homem foi levado à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) na segunda-feira (20) e liberado pela Polícia Civil logo após o registro da ocorrência.
Nesta quarta-feira (22), ele foi de novo abordado e levado à delegacia. Segundo a PM, ele foi liberado novamente às 17h30.
A Polícia Civil afirma que o homem não pode ser mantido na delegacia porque não há mandado de prisão registrado contra ele.
Na ocorrência, o homem, identificado como Anilton da Silva Veiga, diz morar em Águas Claras, no Distrito Federal, mas não informa o endereço exato.
Homem encontrado no aeroporto JK após seis anos desaparecido carregava R$ 4,5 mil e bilhete escrito à mão (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Irmão
Segundo o comandante da PM, o irmão do homem desaparecido pediu à Justiça que Veiga seja declarado incapaz. Com isso, ele poderia ser obrigado a voltar para o Rio de Janeiro. A reportagem não conseguiu contato com a família dele.

"O irmão diz que perdeu o contato com ele há seis anos. Começou a apresentar transtornos mentais e não tem mais contato com a família, não tem filhos nem esposa. Eles ficaram felizes, estão se mobilizando para vir buscá-lo, mas essas coisas demoram", afirma Teles.
Bilhete
Segundo taxistas que atuam no terminal, o homem está vivendo na região desde o início deste ano. Além do dinheiro, ele carregava um papel escrito à mão. "Anilton da Silva [...] membro da igreja Assembleia Deus [sic], campo de Madureira, pastor presidente Josias Rodrigues da Silva no Rio de Janeiro", diz o bilhete.
G1 tentou contato com a Assembleia de Deus nas sedes do Rio de Janeiro e de Brasília, mas não conseguiu retorno até a publicação dessa reportagem.


Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...