quinta-feira, 19 de novembro de 2015

BANDA MUSICAL DOM LUIZ DE BRITO - CONVITE


A Diretoria do Grêmio Musical Dom Luiz de Brito tem a honra de convidar os sócios, músicos e simpatizantes para um coquetel em comemoração aos 140 anos de existência da centenária banda, que acontecerá neste sábado (21) a partir das 19h30 no Salão Paroquial.



HISTÓRICO

BANDA MUSICAL DOM LUIZ DE BRITO, fundada pelo Pe Renovato Pereira Tejo, na época vigário da paróquia de Taquaritinga do Norte, conhecedor da música e das carências do povoado, não hesitou em fundar a sociedade musical para quebrar a quietude da serra e levar alegria ao povo.

Em 15 de novembro de 1875, pela primeira vez, ressoam nas serras da Taquara os sons harmoniosos da sociedade musical, em passeata pelas ruas estreitas do lugarejo, formada por um grupo de jovens idealistas, sob a batuta do seu fundador, Pe  Tejo.
A denominação de Grêmio Musical D. Luiz de Brito deu-se em homenagem ao bispo de Olinda e Recife, D. Luiz Raimundo da Silva Brito, aniversariando em 24 de agosto, e em visita pastoral a nossa cidade. O novo batismo foi uma iniciativa do Cel. Francisco de Assis Pereira Tejo, que na ocasião era presidente da sociedade musical. Desta forma, a Sociedade Musical de 15 de Novembro de 1875, com o novo estatuto, passa oficialmente a chamar-se de Grêmio Musical D. Luiz de Brito, desde 24-08-1902, em vez de Sociedade Musical.
A Banda Musical D. Luiz de Brito, possui sede própria desde 1954, construída pelo presidente da época e grande benfeitor, o senhor Amaro Tavares.
Ao longo destes anos, foram enfrentados grandes desafios, porém vencidos com trabalhos e dedicação de todos. O apoio e a colaboração dos taquaritinguenses são de grande valor para o crescimento desta arte cultural, destacamos como importantes colaboradores e benfeitores a esta instituição, o industrial senhor Severino Pereira da Silva, (in memória), que constantemente doava instrumentos musicais, fardamentos, entre outros benefícios, bem como o ex- presidente, José Andrade (Dede de Tibúrcio), (in memória), pela construção da escola de música em 1993, e o ex- presidente José Farias Ramos, pelos vários instrumentos musicais adquiridos em parcerias.
A prefeitura municipal, por sua vez, tem sido de grande importância pela subvenção que tem ajudado muito para a manutenção da mesma, ao poder judiciário, que tem convertido TCOs em benefício da Banda, bem como a importância dos sócios, que sempre contribuem com o crescimento desta instituição e aos talentosos músicos, “Artistas Principais”, que desde a sua fundação até os dias atuais fazem parte desta história viva, enriquecendo a cultura da cidade e do nosso estado.
    A Banda Musical D. Luiz de Brito, conta com uma escola de música que oferece as crianças e jovens aulas gratuitas. Seu objetivo maior é socializar crianças e jovens através da música, preparando a formação de futuros músicos para renovação do seu quadro efetivo, como também, apoiar músicos que buscam sua carreira profissional.
    Nesses últimos anos, alguns nomes foram destaques em nossa Banda: O maestro Claudenir José Farias da Silva, os músicos: José Fladenilson F. de Farias, Márcio José Celestino e Bianca Araújo, pelo brilhante trabalho de renovação da Banda, na qual, ambos em conjunto, formaram aproximadamente 40 novos músicos, apesar de alguns terem desistido, porém é notória uma boa quantidade de crianças e jovens na Banda, ainda destacando, a primeira mulher presidenta e musicista, a Sra. Maria Risa. A nova diretoria, sob a presidência do Sr.João Batista da Silva Souza, tem demostrado um bom desempenho, e está empenhado emampliar o quadro social e oferecer melhores condições de aprendizagem aos alunos. 

Atualmente a Banda conta com um quadro efetivo de 32 músicos, dos quais, 85% são crianças e jovens de ambos os sexos, com faixa etária de 12 a 24 anos, entre os veteranos, o mais antigo, o Sr. José Martins (Vavá). A Centenária Banda Dom Luiz de Brito tem estado presente em quase todos os eventos culturais do nosso município e municípios de nossa região, bem como em festas religiosas, retretas, desfiles cívicos, inaugurações, encontros de bandas, entre outros.














Fotos:Grêmio Musical Dom Luiz de Brito
Informações:Ponto de Cultura/Catálogo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...