quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Festa de Nossa Senhora das Dores na Comunidade de Açudinho


A comunidade do Açudinho vivenciou na noite de terça-feira (15) o encerramento da festa de sua Padroeira Nossa Senhora das Dores. Os fieis homenagearam a Virgem Santíssima, carregando sua imagem em procissão e assistindo a santa missa celebrada pelo Pe. Adriano Manoel.

Nossa Senhora das Dores é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.   

Foi aos pés da Cruz, quando Maria viveu a sua dor mais crucial, que ela recebeu do Filho a missão de ser a Mãe de todos homens, Mãe da Igreja (Corpo Místico), Mãe de todos os fiéis. Foi naquele momento de dor que Jesus disse a ela: Mãe, eis aí o teu filho (este filho está simbolizando a todos os fiéis). Foi nesse mesmo momento que Jesus disse a São João, que ali representava a todos nós: Filho, eis aí tua mãe. É por isso que a devoção a Nossa Senhora das Dores se reveste de grande importância para todos os cristãos.
O Pe. Adriano Manuel da Silva vigário da Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel da cidade de Santa Cruz do Capibaribe foi o celebrante, e na homilia falou das sete dores de Nossa Senhora: A profecia de Simeão sobre Jesus, a fuga da Sagrada Família para o Egito, o desaparecimento do Menino Jesus durante três dias, o encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário, o sofrimento e morte de Jesus na Cruz, Maria recebe o corpo do filho tirado da cruz, e o sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro.


Coral Nossa Senhora das Dores

A festa desse ano teve como tema: "Com Maria, serva predileta do Pai, queremos caminhar como comunidade de fé e união', e como madrinhas do andor: Rogéria de C. Coelho, Terço das Mulheres do Açudinho, Maria Eduarda, Maria Cecília, Anália Arruda e Vilma Assunção. E foi abrilhantada pela Banda Musical de Gravatá do Ibiapina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...