terça-feira, 21 de julho de 2015

Um pouco de História : Severino Pereira da Silva



Continuando a nossa série , um pouco de História ( Severino Pereira da Silva )


Um ano após a compra, Pereira incorpora a Fábrica de Tecidos Santa Rosália, sua “menina dos olhos” à CNE. A partir de 11 de dezembro de 1940, após assembléia geral que aconteceu no escritório da fábrica, Severino passava a ser dono de todo o patrimônio da Companhia, que naquele momento era constituída pelas fábricas: Alvejaria, Tinturaria e Estamparia São Paulo, Fábrica de tecidos Santo Antônio, Fábrica de Tecidos Santa Rosália, Usina de Energia de Pilar do Sul e outras propriedades rurais.
É a partir destes fatos que a CNE começa uma nova fase em Sorocaba. O ano de 1941 marca o início da gestão Pereira da Silva. Seu primeiro desafio foi garantir aos funcionários padrões de higiene, saneamento, salubridade e habitabilidade na vila operária, que passava por um grande surto de malária, causando muitas baixas no número de funcionários. Começaram a limpeza nas margens dos rios, estendendo-a para toda a propriedade de Santa Rosália. Fizeram inúmeras roçadas, podaram árvores, limparam quintais, transportaram o lixo para um lugar mais apropriado e etc. Para fechar o plano de saneamento, a empresa elaborou um projeto de implantação de rede de água e esgoto e uma reforma e ampliação da vila operária de Santa Rosália, que até então não contava com estes serviços, aliás, as casas da vila primitiva não possuíam nem banheiro.
Sanado o problema, Severino inicia um período de contratações e os trabalhos na fábrica se intensificam. Ele percebe que poderia tirar proveito da terrível situação que assombrava a Europa: a segunda guerra mundial. Começam então, a exportar tecidos para a áfrica do Sul, Índias e Indonésia, mercados que não estavam sendo explorados devido à guerra. Durante todo o período de guerra a CNE exportou muito, obtendo muitos lucros com as vendas.
Mas, prevendo que esta situação não duraria para sempre, Pereira da Silva também intensificou seus negócios no Brasil, não tendo prejuízos quando a guerra acabara e o fluxo de exportações diminuía gradualmente. Com os lucros,fez a modernização dos teares, que até então eram mecânicos. Com isso a Usina de Pilar do Sul também precisou ser modernizada para suprir as novas demandas de energia. Neste período de força total da companhia é que grande parte das benfeitorias foram sendo realizadas. Ali, em Santa Rosália, a CNE fazia o papel de Estado.

Vejamos: Instalou um sistema de saneamento básico com rede de água e esgoto, implantam um hospital operário (São Severino) – mantido com recursos da empresa, fornecia educação aos filhos dos funcionários em todos os níveis escolares – da creche ao ensino profissionalizante, lazer (através do grupo musical e do clube Fortaleza, posteriormente ampliado com o estádio) e cultura – com o cine-teatro Santa Rosália, além de igreja, praças e posteriormente luz elétrica e a construção de 399 novas casas aos operários.
Hospital São Severino
Hospital São Severino
Devido a isso, a Fábrica se torna um modelo, recebendo no início da década de 1940 a visita de Getúlio Vargas em suas instalações. Também neste período a família adquiriu uma belíssima chácara no caminho para Itavuvu, onde construíram uma grande mansão, a chácara Sônia Maria passando a residir lá.
Fábrica Santa Rosália
No final da década de 1950 começam uma nova empreitada – o jardim Santa Rosália – um grandioso investimento em casas para a classe média-alta com padrões urbanísticos muito diferenciados na época. Em 1970 este projeto se amplia. Com a demolição da antiga vila, pereira da Silva fazendo da área um grande loteamento. Após anos e anos de crescimentos e benfeitorias no bairro, a empresa tenta realizar um arrojado plano: começam a comprar inúmeras companhias têxteis do estado a fim de se tornarem o maior grupo têxtil do país. A primeira das indústrias compradas pela CNE foi a Fábrica Nossa Senhora da Ponte, que estava sob posse da família Scarpa.

Continua , próxima semana ............

Um comentário:

  1. A muito tempo procurava uma matéria sobre essa chácara...até que enfim., achei. Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...