terça-feira, 7 de julho de 2015

Rodovia PE-88, mais um problema para o Governo Paulo Camara



11659452_932885350082847_6118831324950212419_n

A Rodovia PE-88, que começa em Passira e termina na Vila de Umburetama em Orobó, na divisa com a Paraíba, merece ter um cuidado especial por parte do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (D.E.R.). E Mais: cobrança por urgentes providências por parte dos prefeitos, deputados estaduais e demais lideranças políticas, especialmente dos ligados à esfera governista.

O trecho Salgadinho a João Alfredo, de aproximadamente 11 km, há muito que está com as obras de pavimentação paralisadas, prejudicando de sobremaneira os deslocamentos da população e escoamento da produção agrícola, além dos prejuízo que os automobilistas têm em seus veículos. Em 2009 o então governador Eduardo Campos montou toda a pompa no Ginásio Poliesportivo Djair Santos, em João Alfredo, por ocasião da assinatura de uma ordem-de-serviço para o início da obra de pavimentação do citado trecho, com prazo reduzido para a sua entrega. O que foi feito arrastou-se até meados do ano passado, quando a empresa que executava o serviço saiu de cena, alegando falta de pagamento. Dispensa citar os transtornos causados nas últimas chuvas.

Recentemente o prefeito de Salgadinho, Adenilson Pereira (PR), informou ao blog que a obra da estrada que liga aquela cidade a João Alfredo teve o projeto original modificado, pois a via agora passará por fora da área urbana joãoalfredense. Com a tal modificação foi necessário a realização de novo processo licitatório, recomeçando os serviços nos próximos dias, segundo o prefeito. O atual secretário estadual dos Transportes, Sebastião Oliveira, foi o candidato a deputado federal mais votado em Salgadinho no pleito de 2014, com apoio do prefeito local. 

De João Alfredo à Vila da Encruzilhada em Bom Jardim, foi efetuado todo o serviço de restauração da via, mas de forma precária e mal feita, resultando no problema maior ora existente. É que não existe escoamento fluvial em determinados trechos, provocando infiltramentos no asfalto, resultando em centenas de buracos. Nas imediações da Academia da Saúde no Bairro Bultrins, em João Alfredo, a situação é de verdadeira catástrofe, o que leveou dezenas de populares fazerem um protesto na manhã desta terça-feira, bloqueando a via com a queima de pneus e aposição de pedras. 

Da Encruzilhada a Umburetama, obviamente passando pela cidade do Bom Jardim, a via foi restaurada, mas os protestos ainda ocorrem, devido a falta de instalação de redutores-de-velocidade (“quebra-molas”). Hoje aconteceu um levante da população neste sentido no trecho que passa em Bom Jardim, que também tem suas principais entradas estaduais em precário estado de uso. Fala-se que nos próximos dias o governador Paulo Câmara assinará ordem-de-serviço para a restauração do trecho do Buraco-do-Tatu à cidade, bastante danificado. 

As principais lideranças políticas da região garantem que têm se empenhado junto ao Governo do Estado, visando as possíveis soluções. Mas fontes governistas pedem paciência, alegando a atual crise financeira somada à grande demanda das comunidades estaduais no quesito de estradas de rodagem. Mas a falta de ação dos detentores do poder está levando o povo aos protestos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...