quinta-feira, 9 de julho de 2015

Jovem paraibano com mais de 400 kg chega ao Recife para tratamento


O jovem chegou ao Recife por volta das 8h30 desta quinta-feira (9). Ele saiu da Paraíba na madrugada e fez a viagem em uma van, que teve os bancos traseiros retirados para receber o paciente (Foto: Camila Torres / TV Globo)Carlinhos chegou ao Recife por volta das 8h30 desta quinta-feira (9). Ele saiu da Paraíba na madrugada e fez a viagem em uma van, que teve os bancos traseiros retirados (Foto: Camila Torres / TV Globo)
O jovem paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas, que pesa 420kg e tem 28 anos, chegou ao Recife por volta das 8h30 desta quinta-feira (9). Ele foi internado no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para dar início ao tratamento de emagrecimento. Segundo a equipe médica, o paciente será submetido a um tratamento físico e psicológico a fim de perder o peso necessário para a realização de uma cirurgia bariátrica.
Os médicos do Hospital das Clínicas explicaram que o paciente não pode fazer uma cirurgia de redução do estômago com esse peso -- a unidade médica já realizou um procedimento desse tipo anteriormente, mas este é o paciente mais pesado que o hospital já recebeu. Por isso, o jovem paraibano passará por um tratamento prévio. Os resultados desse processo vão determinar se será possível a realização do procedimento cirúrgico. Por isso, Carlinhos, como é conhecido, vai passar por uma avaliação completa, física e psicológica, no Recife.

Para levá-lo à enfermaria, que fica no décimo andar, foi pedida a ajuda do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, três viaturas -- duas de busca e salvamento e uma de autorresgate -- foram enviadas ao hospital. Quando Carlinhos chegou, oito bombeiros ajudaram-no a sair da van e chegar ao quarto. Uma equipe completa, com médicos, enfermeiros e assistentes sociais, já estava à espera do paciente.Para receber o paciente da forma adequada, o Hospital das Clínicas precisou tomar algumas medidas. A enfermaria em que Carlinhos está internado teve a porta retirada para ganhar uma entrada maior. Já a cama precisou ser feita especialmente para o jovem. Uma maca especial também foi construída pelos funcionários da manutenção do hospital para dar segurança ao transporte do paciente.

Carlinhos viajou da Paraíba para o Recife em uma van. O veículo teve os bancos traseiros retirados para receber um colchão que pudesse acomodar bem o paciente (Foto: Camila Torres / TV Globo)Carlinhos viajou da Paraíba para o Recife em uma van. O veículo teve os bancos traseiros retirados para receber um colchão que pudesse acomodar bem o paciente (Foto: Camila Torres / TV Globo)
Carlinhos saiu da Paraíba na madrugada desta quinta. A viagem, que dura cerca de duas horas, foi feita em uma van. O veículo teve os assentos traseiros removidos para receber um colchão e transportar o jovem com segurança. Ele não consegue andar ou se deitar, vive sentado no chão da sala de casa, na cidade de Patos. Por isso, também precisou do auxílio dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para chegar ao veículo. Segundo a corporação, ele foi transportado em uma maca flexível ultra resistente. Um médico e dois enfermeiros, além da mãe de Carlinhos, também acompanharam o trajeto de Patos ao Recife, de 434 quilômetros.
O jovem paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas pesa mais de 400kg e mora em Patos (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Carlinhos mora em Patos, no sertão da PB. Por
conta do peso, não anda nem deita. Vive sentado
no chão da sala (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Entenda o caso
O paciente tem 420kg e diversos problemas de saúde. De acordo com o médico Pedro Augusto Dias, que acompanha o caso há cinco anos, Carlinhos tem diabetes, pressão alta, problemas respiratórios, de pele e urinários. Por causa do peso não consegue se deitar ou andar e vive há mais de dois anos sentado no chão da sala da casa. Para poder fazer a cirurgia bariátrica, o jovem tem que perder peso.

Segundo a mãe de Carlinhos, Cacilda Patrocínio dos Santos, desde criança que ele já apresentava aumento no peso, mas a situação se tornou crítica a partir da adolescência. “Depois dos 15 anos que ele foi notando que foi ganhando peso muito rápido”, disse. Cacilda ainda explica que o caso de Carlos Antônio tem um agravante pois ele sofre de problemas mentais e tem uma séria compulsão por comida. “Ele pede comida de instante em instante. Se eu fosse dar, ele não estava mais nem aqui”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...