quarta-feira, 22 de julho de 2015

Agricultores de Taquaritinga Receberam Capacitação do SISMA, e realizaram intercambio.


O Centro Sabiá realizou no último final de semana, nas Associações de Agricultores e Produtores do Jerimum, mais uma etapa de capacitação para as 50 famílias de agricultores de Taquaritinga do Norte, que serão beneficiados na primeira etapa do projeto de construção das cisternas calçadão.

Esse segundo treinamento foi para a  capacitação do  SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água), cuja finalidade  é orientar as  famílias quanto a utilização racional da água, para a produção de alimentos utilizando técnicas que otimizam os recursos naturais e economizam  água, possibilitando o planejamento para a produção de alimentos durante todo ano.


Finalizando a capacitação o grupo de  agricultores  divididos em duas turmas, se deslocaram para as cidades de Cumaru e São Caetano, onde  participaram de um intercâmbio para conhecerem experiências exitosas de colegas de profissão já contemplados com esse tipo de cisternas nas cidades citadas. 


Na ocasião  puderam ver tecnologias simples sendo utilizadas por agricultores como Seu Zé da Onça que mora no sitio Jacaré da onça em São Caetano onde ele utiliza a água da cisterna para a produção de frutas e hortaliças para a alimentação da família. Aprenderam ainda como cuidar das cisternas para que ela dure muito tempo.


Aprenderam ainda como economizar água com tecnologia do canteiro econômico onde forra-se uma lona depois coloca-se um cano de PVC de 40 mm com furos a cada 30 cm e saindo do solo aproximadamente 50 cm, depois coloca-se o solo e adubo orgânico numa camada de 20 cm,  com esta técnica só é necessário aguar o canteiro duas vezes por semana pois quando enche-se o cano o canteiro vai estar todo úmido e a lona não permite a infiltração, desta forma pode-se produzir verduras como coentro, cebolinha, alface couve e outras folhosas com o máximo de economia.

 


Os agricultores também puderam ver outras tecnologias de armazenamento de água desenvolvidas e implantadas pelo Centro Sabia como o tanque de pedra




Outra tecnologia nova utilizada naquela localidade é o barreiro trincheira que tem como finalidade captar água da chuva para ser utilizada no período de estiagem. 


Foi de grande importância para agricultores a participação no intercâmbio   pois viram o exemplo de  uma região que sofre com os efeitos da estiagem mas consegue produzir   de forma sustentável sem utilizar agrotóxico,aproveitando  a água de forma racional  melhorando a qualidade de vida das famílias. 

O Secretario de Agricultura e Pecuária Júlio César acompanhou os agricultores que foram a São Caetano e falou da importância do intercâmbio, pois é através da troca de conhecimentos que os agricultores vão buscar formas sustentáveis de convivência com a seca e também destacou o importante trabalho que o Centro Sabiá vem desenvolvendo em nosso município com a agricultura familiar.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...