segunda-feira, 15 de junho de 2015

Taquaritinga do Norte, possui 6 Equipes de Saúde Bucal e Um Centro Especializado em Odontologia



Durante anos, a Odontologia esteve ausente das políticas públicas de saúde, o acesso dos brasileiros à saúde bucal era difícil e limitado, o  principal tratamento oferecido pela rede pública era extração dentária, onde o cirurgião-dentista tinha uma  atuação apenas clínica. 

Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil Sorridente, que se constitui  de uma série de medidas que visam  garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema único de  Saúde (SUS),  fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.      
                    Confira a fala do Coordenador de Saúde Bucal do Município.

O nosso município inserido no contexto de ente federado como executor legítimo dos programas federais e das políticas públicas, se qualificou e através da Secretária de Saúde e Meio Ambiente foi em busca dos incentivos da união e instalou sete Equipes de Saúde da Família, das quais seis já dispõe de Equipes de Saúde Bucal  ESB, atingindo  80% de cobertura populacional, aproximadamente 21.850 pessoas. Serão sete a partir do segundo semestre, quando entra em funcionamento a ESB do Badoque em Pão de Açucar. 






As equipes de saúde bucal são preparadas para prestar assistência individual e desenvolver ações coletivas, sempre voltando suas atuações para a promoção de saúde, controle e tratamento das doenças bucais.
E o resultado se constata nas estatísticas, a exemplo da campanha de Prevenção de Câncer realizada em 2014, onde foram atendidos 2.120 pacientes e encontrados  apenas 123 lesões de boca, somando um percentual de 5,8% de índice de lesões.


 Segundo o Coordenador do projeto Asa Branca o Dr. Uston Holder, foi o índice mais baixo dentre todos os municípios que ele visitou até hoje. Podemos observar que houve uma considerável redução de lesões se comparamos as campanhas realizada em 2010 onde foram detectados 384 lesões, ou seja 13,05%, já em 2012 foram detectadas 240 lesões reduzindo o percentual para 9,2%, em 2013 foram realizados 2.271 exames e encontradas apenas  182 lesões de boca, que corresponde a um percentual de 8,01%.





                            Confira depoimentos da Dra. Rafaela e de uma usuária da unidade de saúde



                     Competência Técnica aliada ao compromisso social






Equipamentos modernos para melhores condições de Trabalho e conforto dos usuários



Confira depoimentos Dr. Diogo e de uma usuária do programa de saúde bucal








   Profissionais falam das condições de trabalho e do nível da Saúde Bucal em Taquaritinga





A Saúde Bucal  de Taquaritinga do Norte agora conta com um CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICAS -  CEO, instalado ao lado da Secretária de Saúde por trás do Hospital Geral Severino Pereira, que propicia a continuidade do cuidado em saúde bucal realizado pela rede de Atenção Básica, ou seja, pelas Estratégia de Saúde da Família, Oferecendo prótese dentária para os usuários indicados pelas Equipes de Saúde Bucal.


                                                               Confira depoimentos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...