segunda-feira, 29 de junho de 2015

Recife registra em 24 horas a maior chuva do ano

A ocorrência de maior destaque foi o deslizamento de terra na Bomba do Hemetério, com duas pessoas mortas / Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

A Prefeitura do Recife divulgou na tarde desta segunda-feira (29) um balanço sobre a chuva que caiu na cidade no último final de semana. Segundo a PCR, das 8h do domingo (28) às 8h de hoje choveu 228 mm, o equivalente a 16 dias, sendo considerada como a maior chuva do ano. Mais de 1500 trabalhadores estão envolvidos na operação para evitar acidentes ocasionados pela chuva. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de possibilidades de chuvas acima de 40 milímetros no Recife até o fim da tarde desta terça-feira (29).

Um deslizamento de terra na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, causou as mortes de Jorge Pacheco da Silva, 53 anos, e Flávio Lopes Barbosa, 27, padrasto e enteado, respectivamente, que estavam em uma casa de um conjunto de quatro imóveis conjugados. Na noite do domingo, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) alertou os moradores das outras três casas a deixarem o local e se abrigarem em outro lugar. Os quatro imóveis foram interditados pela Defesa Civil. De acordo com a pasta, cerca de 13 mil moradores da cidade recebem alerta de chuvas através de SMS. O órgão também registrou a queda de um muro na UR-1, na Zona Sul, e um deslizamento de barreira no Vasco da Gama, na Zona Norte, ambas sem vítimas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife disse que está providenciando o velório e funeral das vítimas. Além disso, às famílias receberão apoio psicossocial e cestas básicas enquanto aguardam a liberação do auxílio-moradia.
A Central de Atendimento da Defesa Civil municipal registrou, até as 11h, 259 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e solicitações de vistorias. Ao todo, mais de 250 agentes da Defesa Civil estão em campo atuando e monitorando as áreas de risco. A população pode entrar em contato por meio do 0800 081 3400. A ligação é gratuita.
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que realizou serviços com jatos de sucção em algumas ruas e avenidas da cidade. São elas: ruas Padre Lemos, em Casa Amarela; Quarenta e Oito, no Espinheiro; e as avenidas General San Martin e Abdias de Carvalho, entre outras. Durante as chuvas mais intensas, as equipes de limpeza urbana também reforçaram a varrição nos pontos mais baixos, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem. Cerca de 900 pessoas da Emlurb trabalham nos pontos de alagamento e recolhimento de lixo e entulhos.
A Emlurb recebeu dez notificações de queda de árvores só na manhã desta segunda (29). As equipes estão trabalhando nas ruas Esmeraldino Bandeira, nas Graças, e na Bandeira Filho, no Espinheiro. Após o término dos serviços, as equipes seguirão para as ruas Virginópolis, no Ibura; Vitória da Conquista, no Ipsep; Araripina, em Santo Amaro; Antônio Pessoa, em Setúbal; Othon Bezerra de Melo, em Monteiro; dos Médicis, na Boa Vista; além das avenidas João de Barros e Cruz Cabugá, em Santo Amaro.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) declarou que cerca de 100 agentes de 200 orientadores de trânsito operaram nas principais vias da cidade. Ao todo, 20 semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, 19 já estão operando normalmente e uma está em atendimento. Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos da cidade e poderão ser acionados a qualquer momento em casos de acidentes ou na retirada de veículos que apresentarem defeitos. A CTTU ainda informou que, até 17h, 31 acidentes de trânsito foram registrados, sendo quatro com vítima. Não houve casos fatais.
Cerca de 200 orientadores de trânsito estão auxiliando o tráfego de veículos nos 17 principais corredores viários do Recife, dando prioridade aos locais que possuem pontos de alagamento. Esses profissionais estão em contato direto com a Central de Operações de Trânsito, que monitora a cidade 24 horas por dia, através de 83 câmeras.
Uma das ações realizadas pela CTTU foi a transformação da Avenida Rui Barbosa em mão dupla, no trecho que ia da Avenida Governador Agamenon Magalhães até a Praça do Entroncamento. O motivo da mudança foi a queda de uma árvore considerada de grande porte na Rua Doutor Bandeira Filho, nas Graças. A modificação também permitiu que os motoristas tivessem acesso à Avenida Conselheiro Rosa e Silva. A operação foi encerrada no fim da tarde desta segunda.
A Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda) foi chamada ao local onde aconteceu o deslizamento da barreira, na Bomba do Hemetério, para realizar o trabalho de resgate dos animais das vítimas. A equipe se deparou com um filhote e dois cães adultos, que foram examinados, vermifugados e receberam um suplemento ainda no local. Qualquer ocorrência dessa natureza a população pode entrar em contato com a Seda através do telefone 3355-8371.
Confira o balanço das ações preventivas realizadas pela Prefeitura do Recife:
- Lonas plásticas: 11.371 pontos foram cobertos, o que equivale a 2.383.815 m², superando os 9.900 pontos realizados em 2014 que equivale a 2.192.424 m² cobertos naquele ano;
- 33.299 vistorias foram realizadas até junho deste ano, superando o número de vistorias realizadas no acumulado no mesmo período do ano passado;
- 11.917 visitas porta a porta foram realizadas, que também superou o número de visitas porta a porta realizadas em 2014;
- A PCR já realizou mais de 66 mutirões da Operação Inverno durante os finais de semana em áreas de risco da cidade. Nesses mutirões são realizados serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações informativas e capinação.
- Este ano foram realizadas 51 obras e outras 11 estão em andamento graças ao Projeto Parceria nos Morros, união da PCR com os moradores de áreas de risco, onde estes realizam a intervenção com o auxílio da Defesa Civil; 
-  Oito obras concluídas com a aplicação de 6.070m² de Geomanta, enquanto outros sete pontos de área de risco estão em andamento. O Recife já conta com 116 pontos de riscos coberto com a Geomanta.
- 78 canais já foram limpos este ano e outros 12 estão com os serviços de limpeza em andamento;
 - Até junho deste ano foram a Prefeitura realizou a drenagem de cerca de 40 km de galerias em vários pontos da cidade;
- Mensalmente são retirados cerca de 15 mil toneladas de entulhos em toda a cidade;
- Desde 2013, já foram erradicados 16 pontos de alagamento num investimento total nessas vias é de aproximadamente R$ 7,5 milhões. Além disso, outras 370 vias em toda a cidade receberam melhorias no sistema de microdrenagem, manutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos.

GALERIA DE IMAGENS

Recife registra em 24 horas a maior chuva do ano, o previsto para 16 dias
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/%20JC%20Imagem
  • Foto%3A%20ANTONIO%20FILHO/%20Via%20Comuniq
Próximas

PALAVRAS-CHAVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...