“Toda experiência de aprendizagem se inicia com
uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o
aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce
da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do
latim "affetare", quer dizer "ir atrás". É o
movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros
platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.”
(Rubens Alves)
A afetividade é a capacidade da pessoa se deixar afetar
pelas situações da vida. Diante disso, ver-se a suprema importância
da afetividade no desenvolvimento do aluno, mas não apenas no
aspecto cognitivo, e sim, de uma forma global, como na formação de
atitudes e valores. E na construção dos valores desse sujeito, que
está em pleno desenvolvimento, é necessário que a escola, a
família e os profissionais que promovem saúde deêm-se as mãos e
trabalhem juntos. Neste âmbito, o psicólogo escolar é chamado a
desempenhar um importante papel, à partir de sua atuação
profissional, ele vem intervir, quando o oposto da afetividade, “a
indiferença”, emerge de maneira comprometedora na formação desse
aluno, não se detendo só nele, mas para todos que sofrem neste
ambiente escolar.
A dificuldade de aprendizagem quase sempre se apresenta
associada a outros comprometimentos. Estudos tem revelado que
comumente, as crianças com dificuldades escolares manifestam
paralelamente prejuízos de origem emocional e comportamental
GRAMINHA (1994). O professor precisa sair do lugar que lhe foi
imposto, o de transmissor de conhecimento teórico, pois é preciso
despertar as emoções e sentimentos de seus alunos, para que surja a
motivação de aprender. Muitas vezes, o próprio professor se
encontra desmotivado, estressado, falta-lhes um certo equilíbrio no
trabalho. Então, o psicólogo que foi chamado para escutar o
“aluno-problema”, terá que olhar e escutar também, o professor
que trabalha sem motivação. Aqui já começamos desmistificar a
idéia de que o psicólogo escolar existe para atender os alunos
problemáticos, agressivos, e com dificuldade de aprendizagem. O
psicólogo precisa trabalhar a promoção de saúde psíquica para os
professores, faxineiros, merendeiras, enfim para todos os sujeitos
que formam a instituição escola.
Para Dejours (1993) o trabalho que importa para
psicodinâmica do trabalho é conseguir compreender, como os
trabalhadores alcançam um certo equilíbrio psíquico, mesmo estando
submetidos a condições de trabalhos desestruturados. Toda
aprendizagem começa ao nível da emoção, pois as pessoas absorvem
aquilo que lhe despertam interesse, e rejeitam o que querem rejeitar.
Se tem uma atitude positiva em relação a determinada coisa que
vem, tendem a acabá-la, mas, se têm para com ela uma atitude
negativa, a tendência é fugir dela.
Por esta razão, ao falar de inteligência, desejo e
corporeidade, é preciso considerar os intercâmbios afetivos e
cognitivos, na perspectiva do meio em que vive. Portanto, para que
haja a efetivação da aprendizagem é importante que algo
significativo permeie a relação entre o professor e o aluno. Por
esta razão, a afetividade proporciona uma relação mais próxima,
de vínculo que está faltando, e ao mesmo tempo, é tido como um
tema que tem levantado a opinião de diversos autores. Dentre eles, é
importante pontuar o que diz Paulo Freire (1997), ao relatar a emoção
do conhecer. Para este teórico, o que se aprende é relativo com o
corpo inteiro, ou seja, com as emoções e desejos, por isto que a
aprendizagem não é um processo isolado, mas está lado a lado com a
cognição e a afetividade.
A abordagem de Paulo Freire também destaca a
afetividade no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a relação
cria um vínculo, onde há afetividade, que por sua vez, é benéfico
para o aluno, auxiliando inclusive na sua formação e transformação.
Quando existe certa rigidez ou insensibilidade no espaço escolar,
seja no aluno, seja no professor, é urgente a intervenção da
psicologia escolar. “A aprendizagem é
um processo que envolve vínculos entre quem ensina e quem aprende”
(Alícia Fernandéz)
Drº Diogo Rogério Carlos
CRP 02/18384
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