quinta-feira, 7 de maio de 2015

Entrevista ao Blog Taquarinet Noticias

Do Blog Taquarinet Notícias :

Dimas Oliveira



Entrevistado da Semana : Markinho Xavier



Entrevistado da Semana

Toda semana teremos um entrevistado no blog Taquarinet Noticias , esta semana começamos com o Professor Marcos Augusto que assim como Taquaritinga do Note completa idade nova no dia 10 de maio, o Professor, Comunicador e militante político falou com nosso blog sobre sua vida e os últimos acontecimentos da cidade :

Taquarintet : Professor como é para você fazer aniversário no mesmo dia que Taquaritinga do Norte ?

Marcos Augusto : É muito bom, pois em si já é um dia festivo e esse ano é um dia ainda mais especial pois é também o dia das mães, mais paa mim é sempre um dia muito especial pois sempre passo esse dia fazendo o que mais gosto , passo esse dia trabalhando pois sempre no dia da emancipação tem os desfiles ou encontro de Bandas, e desde minha época de aluno que sempre participo deste dia , primeiro como aluno e depois como professor e diretor.

Taquarinet : Como você se tornou professor ?
Marcos Augusto : A minha família é repleta de professores, Tia Dorinha, Tio Carlinhos, Tia Hilda, minha mãe dona Ana, minha irmã Silvia Patrícia, minhas primas Magda e Maricélia, esse fato foi de grande influência princialmente por parte de minha mãe uma grande incentivadora e que sempre ficou no meu pé e a única coisa que ela exigiu foi que eu nunca parasse de estudar, além da escola eu tinha que estudar em casa , até quando eu já estava na faculdade , casado e pai de familia, minha mãe pedia para ver os cadernos as notas, e sempre me acompanhou em todos os momentos, eu que escolhi meu curso "Geografía", e minha mãe deu todo apoio para que eu concluísse, e quando eu concluí ela me deu todo apoio para que eu fizesse a pós graduação, e se hoje sou professor grande parcela devo muito a minha mãe.

Taquarinet : Fazem 5 anos que o senhor está a frente do CAIC, como foi pra você com 25 anos na época assimir esta grande responsabilidade?
Marcos Augusto : Foi um grande desafio, pois como eu já disse várias vezes muitas pessoas tinham direito pelo menos a dúvida, eu não quando recebi o convite e aceitei , as ruas eram uma fala só , diziam o seguinte : Aquilo não passa um mês, não aguenta 15 dias, passa uma semana, mais quem trabalhava comigo sabia que eu tinha capacidade desde 2007 que eu lecionava, ja tinha sido Coordenador e Orientador Educacional, eu ja tinha uma certa bagagem, muita gente até mesmo da minha família não acreditava, mais meu pai Marcos Xavier foi fundamental para que eu aceitasse o desafio , meu pai me deu força e incentivou, e eu aceitei, e o resultado nós vemos ai, fizemos uma gestão democrática , inovadora, com espaço para todos, sem perseguições, Foi difícil mais hoje é muito gratificante ver o resultado do trabalho, e os críticos aos poucos foram se calando, não somos perfeitos mais trabalhamos para chegar o mais perto possível, e tenho a certeza que tivemos mais acertos do que erros.

Taquarinet : Quais as principais conquistas da sua Gestão a frente do CAIC?
Marcos Augusto: Foi muito trabalho mais conseguimos implantar projetos como : CAICART, MAIS EDUCAÇÃO, ESCOLA ABERTA, CONSEGUIMOS IMPLANTAR A SALA DE INFORMÁTICA, CONSEGUIMOS O NOVO SISTEMA DE ENERGIA DA ESCOLA, CONSEGUIMOS INSTALAR RAMAL TELEFÔNICO NA ESCOLA, ELEVAR O INDICE DO IDEB, FOMOS A PRIMEIRA ESCOLA A DO MUNICÍPIO A CRIAR O PROJETO CONTRA AS DROGAS, IMPLANTAMOS A RÁDIO ESCOLAR E A WEB TV, REATIVAMOS A BANDA MARCIAL DA ESCOLA, enfim muita coisa foi feita, mais o que eu achei mais importante foi elevar a auto estima dos nossos alunos que antes eram cabisbaixos, e muitos tinha até vergonha de dizer que eram alunos do CAIC, hoje eles batem no peito e tem orgulho de dizer : EU FAÇO PARTE DO CAIC!!!

Taquarinet : Falando agora da area de comunicação, todos sabem que você foi o pioneiro na criação de blogs em Taquaritinga conte como foi o inicio e de onde veio a idéia da criação do Dália Net?
Marcos Augusto : Eu conheci o mundo da blogosfera através do meu amigo Leonardo Arnóbio, (ex- vereador), eu trabalhava com Léo na câmara Municipal em 2007, e lá toda manhã Léo me mostrava as noticias e os blogs de Santa Cruz , na época blogs como : Diário da Sulanca, blog do Melqui, apartír dai eu tive a ideia de fazer um blog com notícias de Taquaritinga, e comecei a fuçar na internet até aprender como fazer e manter um blog, tudo sozinho mais incentivado por Léo, em 2008 eu fiz um projeto piloto que tinha por nome Dália on Line, mais por conta do tempo , e da minha participação nas eleições de 2008, eu não tive tempo de desenvolver o projeto, mais em junho de 2009, organizei e finalmente criei o blog Dália Net, na época foi muito desacreditado muitos diziam que não chegaria a dezembro, mais foi o primeiro e hoje é consolidado e campeão de acessos não só na cidade mais também é muito acessado em toda região, e hoje é gratificante ver que existem muitos blogs na cidade e nos distritos, é uma tarefa difícil para os blogueiros , pois nem tudo que nós escrevemos as pessoas entendem , uns gostam outros viram a cara , e outros até ameaçam, ja vi e ouvi vários casos de amigos blogueiros ameaçados e perseguidos principalmente por conta de política, toro pelo sucesso de todos independente de qualquer coisa.

Taquarinet : Falando em política o que você tem achado do momento político da Dália da Serra?

Marcos Augusto : No momento eu vejo muita especulação e muita gente querendo passar com o carro na frente dos bois, a eleição é em 2016 e ainda estamos em 2015, até certo ponto as especulações são naturais, muitos nomes irão surgir e outros tantos irão sumir , hoje Taquaritinga tem três grupos políticos e cabe ao povo no ano que vem decidir e ver o que é melhor para cidade, não adianta eu nem quem quer que seja dizer que fulano ou sicrano vai ganhar, quem tem que dizer é o povo , e em 2016 saberemos.

Taquarinet ; Você é candidato ano que vem ?
Marcos Augusto : Eu aprendi que em política nunca podemos dizer nunca, hoje digo isso de certeza , essa história que muitos dizem eu não subo no palanque de num sei quem , eu não fico no lado que fulano estiver, hoje eu digo de certeza tudo isso é balela , a política é muito dinâmica e muda muito rápido , antes seu pior inimigo pode vim a ser seu aliado, seu aliado pode trair , e virar seu inimigo, e a coisa mais rara na política hoje chama-se fidelidade,mais voltando a questão de uma possível candidatura minha nas eleições de 2016 eu não descarto, e também não posso dizer de certeza, hoje eu estou muito concentrado no meu trabalho na minha profissão, e a família, se a eleição fosse hoje eu não seria candidato a nada, mais em 2016 não sei como estará o momento, é como diz o ditado ano que vem pode acontecer tudo inclusive nada, em 2012 muitos amigos e companheiros de trabalho pediram que eu saísse mais senti que não era a hora, estou muito tranquilo e amadureci bastante e estou preparado para o que der e vinher.

Taquarinet: Qual o conselho que você dá para quem entra na política ?
Marcos Augusto : Não entre rsrsrsrs, mais para quem quer ser teimoso eu digo, para entra na política a primeira coisa que você deve ter é muita paciência , e não é com os seus opositores é principalmente com seus aliados, pois os arranhões na maioria das vezes vem do chamado fogo amigo, e outra dica que eu dou é de que não vale a pena perder uma amizade nem arrumar desentendimentos por conta de política, eu passei por péssimas experiências nesse sentido, e hoje se tem uma coisa que me arrependo foram as discussões e desavenças que eu tive por conta de política, apesar de novo eu ja vi e ouvi muita coisa, e muitas vezes você entra em um conflito por causa de outras pessoas e acaba arrumando desentendimentos por pessoas que muitas vezes nem sabem que você existe, se for para entrar na política é preciso entrar para somar , para acrescentar, para debater ideias não pessoas essa foi a grande lição que eu tive nesses anos que me envolvi em política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...