quinta-feira, 2 de abril de 2015

Veja dicas para não ser enganado na hora de comprar ovo de Páscoa e o peixe da Semana Santa


O número do ovo de chocolate não tem ligação direta com o peso do produto
Foto: Reprodução


Do NE10
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) realizou inspeções em estabelecimentos comerciais do Recife, de Caruaru (no Agreste) e de Petrolina (no Sertão) no final do mês de março, em decorrência da proximidade dos festejos de Páscoa, realizados em abril. Produtos como ovos de chocolate e peixes foram analisados por técnicos do Instituto. 

Apesar dos baixos índices de reprovação, o Ipem alerta que o consumidor deve estar sempre atento em suas compras para não ser lesado no peso e na quantidade do produto oferecido nos estabelecimentos comerciais do Estado.

Acompanhe algumas dicas para a hora da compra:

OVOS DE CHOCOLATE COM BRINDE - Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se está estampada a frase "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária. No brinde, o consumidor deve também procurar o selo do Inmetro. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer riscos à criança.

NÃO COMPRE OVO DE CHOCOLATE PELO NÚMERO APRESENTADO NA EMBALAGEM- A numeração dos ovos de Páscoa servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

FIQUE ATENTO AO PESO DOS PRODUTOS - Ovos, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.

MAIS ATENÇÃO NA COMPRA DE PEIXE FRESCO - Sejam eles adquiridos em feiras ou mercados, sempre acompanhe a pesagem do peixe fresco. Esta deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto.

PESCADOS NÃO PODEM SER PESADOS JUNTO COM GELO - Caso queira que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, fique atento se o vendedor não pesará o produto depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo. Se levar um pescado com bastante gelo, observe na hora do preparo se o mesmo rende a mesma quantidade que está habituado a consumir.
Pescados devem ser pesados sem gelo
Pescados devem ser pesados sem geloFoto: Reprodução


O Ipem informa ainda que o consumidor que se sentir lesado em relação ao peso e à quantidade de um determinado produto, deve acionar a ouvidoria do Instituto, através do telefone 0800 081 1526. Após a solicitação, o Ipem  desloca uma equipe de fiscais ao estabelecimento denunciado para averiguar possíveis irregularidades.
O Ipem é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor e as relações de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...