segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Oposição inicia vistoria a obras inacabadas em Pernambuco


Silvio Costa Filho é o lider da oposição / Foto: JC Imagem

Silvio Costa Filho é o lider da oposição

Foto: JC Imagem

A oposição estadual começa a executar, nesta segunda-feira (9), a anunciada tarefa de investigar e cobrar a conclusão de obras inacabadas no Estado. Oito dos 13 integrantes da bancada na Assembleia Legislativa visitam, às 10 horas, a Penitenciária de Itaquitinga, no município de mesmo nome, na Mata Norte, a 72 Km do Recife, que deveria ter sido entregue em 2012. No momento em que o governador Paulo Câmara (PSB) estiver em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, inaugurando a Escola Eduardo Campos, a oposição estará conhecendo o estágio de paralisação e a deterioração do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, que deveria ser o primero projeto de um sistema penitenciário no modelo de Parceria Público Privada (PPP) em Pernambuco. 
No final de 2014, a oposição estadual anunciou que não daria a tradicional trégua de três meses de começo de gestão, por entender que o governo Paulo Câmara (PSB) é uma continuidade dos governos Eduardo Canpos (PSB). Itaquitinga é a primeira de uma série  de visitas dos oposicionistas a obras inacabadas que eram tocadas pelo governo do Estado. A penitenciária começou a ser erguida em 2009, enfrenteou diversas paralisações e acabou interrompida com a falência da empresa privada contratada para construir o sistema. Sofre, hoje, com a falta de pagamento a fornecedores – débito estimado em R$ 50 milhões – e a trabalhadores demitidos. A visita será também ao comércio da cidade para conhecer os reflexos na economia local.
“É o início de uma série de visitas a obras inacabadas ou paralisadas. A escolha de Itaquitinga é por, desde o começo de ano, a sociedade acompanhar o esgotamento do sistema penitenciário e, ao mesmo tempo, ver o imbróglio daquela penitenciária, uma obra parada há três anos”, ressalta o líder da oposição, Sílvio Costa Filho (PTB). A bancada vai pedir ao governo informações sobre o percentual de execução da obra, a proposta para a conclusão, o tipo de contrato, o novo modelo de gestão, o cronograma para pagamento dos débitos e do financiamento inicial do Banco do Nordeste. 
Os deputados Teresa Leitão (PT), Edilson Silva (PSol), Pedro Serafim (PDT), Odacy Amorim (PT), Júlio Cavalcanti e Álvaro Porto (PTB) vão na comitiva. O istema de Itaquitinga tem capacidade para 3,5 mil presos e deve receber a população carcerária em Itamaracá. No dia 28 de janeiro,  governador Paulo Câmara (PSB) declarou estado de emergência no sistema penitenciário do Estado, por meio de decreto. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o Estado vai assumir as obras do presídio. Segundo o secretário, o governo fará o inventário e ficará responsável pela guarda do patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...