No Recife, centro funciona no bairro de São José, área central da cidade. Foto: Diego Nigro /  JC Imagem
No Recife, centro funciona no bairro de São José, área central da cidade. Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Mariana Tokarnia (Agência Brasil)
Os centros integrados de Comando e Controle (CICCs), usados nas operações de segurança nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, servirão neste fim de semana para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Os CICCs foram usados também na Copa das Confederações e nas eleições. Os centros dispõem de equipamentos para monitorar, em tempo real, as ruas das cidades e, com isso, contribuem para que policiais, bombeiros e outros agentes de segurança ajam rapidamente, caso seja necessário.
No Recife, o centro funciona no bairro de São José, área central. Lá estarão representantes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. Também do Samu, Bombeiros, CTTU, Correios e Inep.
“Estaremos em todos os lugares onde tivermos câmeras instaladas e onde for necessário, mas não vamos dizer que faremos monitoramento das câmeras o tempo todo porque isso é impossível. Porém, onde se fizer necessário, busca-se de imediato a imagem”, explicou a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.
De acordo com Regina, nos Estados, já existe um comitê organizado pelo próprio Ministério da Educação, “Nós somente agregamos os policiais na área da segurança pública e, com isso, teremos a possibilidade de acompanhar online todo o desenvolvimento deste processo [Enem]“.