sábado, 19 de julho de 2014

BARDIGÃO ANIMA A NOITE DE SEXTA NA TRADICIONAL FESTA DO ALGODÃO

Na noite desta sexta-feira (18), a comunidade do Algodão, em Taquaritinga do Norte, vivenciou mais um dia da tradicional Festa de São Pedro, padroeiro da Localidade.A noite foi animada pelo forrozeiro Bardigão e sua banda que realizou um grande show e que atraiu grande público,  E a festa profana continua hoje com as bandas Ta nas Bases e Garota Dengosa e se encerra amanhã com a tradicional procissão e outras atividades religiosas.

















ASSALTANTES TROCAM TIROS COM A POLÍCIA EM TAQUARITINGA

ASSALTANTES TROCAM TIROS COM A POLICIA E SÃO PRESOS NA ZONA RURAL DE TAQUARITINGA DO NORTE



Carlos Henrique, 18 anos ( PIU-PIU ) 

Uirton Carlos,20 anos ( ESTAVA FORAGIDO ) 

Alex da silva, 24 anos ( LEQUIM )

 O efetivo do GATI conseguiu prender nesta sexta-feira (19), três assaltantes dentre eles um foragido do presídio de Canhotinho, que segundo a polícia teriam envolvimento com tráfico de droga, assaltos e tentativa de homicídios. A prisão se deu na zona rural de Taquaritinga do Norte. Os acusados foram identificados como Alex da Silva 24, morador do sítio Cacimba de Baixo, Carlos Henrique conhecido como Piu-piu que mora no bairro Nova santa cruz, Uirton Carlos, residente no Nego Aragão, esse fugado da penitenciária de Canhotinho. Com eles o policiamento encontrou um revólver cal. 32 e mais três munições intactas. O bando inclusive atirou contra a viatura da polícia que revidou e acabou efetuando a prisão dos acusados.

De acordo com o Cabo Edvaldo eles estavam em um veículo corsa, cor branca, e ao serem abordados, depois da ordem de parada, empreenderam fuga em alta velocidade.

“Nós iniciamos a perseguição depois que eles não obedeceram a ordem de parada, empreenderam fuga em alta velocidade pela estrada, colocando em risco inclusive outras pessoas que trafegavam pela estrada em carros e motos. O grupo ainda efetuou disparos contra a guarnição, que revidou também disparando. Quando foram alcançados disseram que tinha jogado as armas, apenas um revólver estava de posse dos acusados e por já está escuro até agora só essa arma foi encontrada” contou o militar.

Ainda segundo o Cabo Edvaldo, o acusado conhecido por Piu-piu afirmou ser o proprietário da arma de fogo e que usava pra sua proteção. Ele já havia sido visto nas proximidades do bairro palestina, quando avistou uma viatura policial se evadiu do local pegando uma mototaxi. “Essa ação é mais uma vitória nossa e da sociedade contra o crime, em dois dias foram 10 bandidos presos e media de 5 armas apreendidas ”, exaltou o cabo.


Os três acusados foram apresentados no plantão desta sexta-feira na 17ª DESEC em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Eduardo Rabêlo/Jornalista

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Liberdade





Liberdade






Liberdade

Ivone Boechat

A liberdade não é um pássaro voando no azul do infinito, sem destino, sem consciência: ser livre é ser infinito em cada destino, é saber porque e para que voar naquela direção.

A liberdade propõe autonomia e habilita a sair das cavernas para abrir os olhos e ver as próprias oportunidades. A pessoa livre não depende, compartilha, não estende a mão para receber, sem trabalhar, porque é um ser inteligente capaz de superar, avançar, aprender, produzir. A liberdade é a mãe da igualdade: ela não sustenta a pobreza, ela socorre na fome emergencial, mas ensina seus filhos a pescar.

A liberdade mobiliza, não paralisa. Ela inclui. Jamais exclui alguém pela raça, pela camada social, pela etnia, pela fé que professa, pelo pensamento político/ideológico. A liberdade põe de pé, dá energia para concorrer e vencer, chegar junto, sem deixar pessoas clamando na beira do caminho eternamente.

A liberdade não censura, não se desculpa, não discrimina, ela ensina o discurso e a postura dos iguais perante a lei e canta junto o hino cívico, sem interferência de apartheid. A liberdade é o espelho onde se mira a responsabilidade.

A liberdade é atributo do ser humano. Ela não aceita máscara, mentira, submissão, nem tem medo da verdade, porque só a verdade liberta.

Ser livre é não estar comprometido com nenhum tipo de constrangimento e nem estar carimbado por siglas que reduzem a velocidade no caminho da paz. Para ser livre há sacrifícios e não guerra!

Ser livre não é impor conceitos, filosofia, ideologia, religião, política. Ser livre é ter sabedoria para viver a verdade sem atropelar o tempo e o espaço, no limite do outro. Quem impõe não sabe o que é liberdade. Quem apoia a servidão, a escravidão, o sequestro de ideias ou se regozija com a prática de manter pessoas reféns de qualquer projeto político, tem discurso provisório e frágil de liberdade. Finge-se libertador.

  "...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que  não entenda..." Cecília Meirelles.

Ivone Boechat



Pai, mãe e filha morrem em acidente entre picape e caminhão na BR 230


A cidade de Patos está imensamente chocada com o grave acidente automobilístico que vitimou fatalmente o casal Manoel Messias de Oliveira Monteiro, de 52 anos e Daniele Medeiros, de 40 anos, proprietários da Panificadora Pão Quente, em Patos, na noite desta quarta-feira, (16).

A filha do casal, que estava no banco de trás do veículo, teve Traumatismo Cranioencefálico e fratura nos membros inferiores. Segundo o Corpo de Bombeiros, o estado da vítima era gravíssimo. Manuely Medeiros, de 14 anos, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzida para um hospital em Campina Grande, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito.

O acidente ocorreu no KM225, da BR 230, entre as cidades de Soledade e Juazeirinho. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, a família seguia em uma caminhonete modelo Ford Ranger XL 12F, cor prata, placa KLD 2952-Patos-PB, com destino a cidade de Patos, quando bateu na traseira de um caminhão carregado de lenha que seguia para a cidade de Juazeirinho.
Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão fugiu do local, abandonando o veículo.

Os corpos chegarão na cidade de Patos nesta quinta-feira, onde serão velados.

A família residia no bairro Salgadinho, próximo a AABB.

TAQUARITINGA : SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO EM AÇÃO


 
Na manhã desta quinta-feira (17/06),  o secretário de Articulação do Município, Zeca Coelho realizou uma breve visita a zona rural onde se encontra a obra do Projeto de Sistema Simplificado de Abastecimento de Àgua, projeto esse que veio para o município através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte com a Secretária de Agricultura do Governo do Estado que beneficiará diretamente a mais de 140 famílias nas comunidades Situação, Assentamento Nova Esperança, Areias, Monteiro e Assentamento Jaburu de Baixo. 

 
"Uma obra muito importante para nosso município, vai atender mais de 140 famílias em que a escassez de água é grande, onde vimos uma seca que assola a nossa região a maior registrada nos últimos 50 anos, registramos a sensibilidade do Prefeito Evilásio em buscar essas ações que visa a universalização do abastecimento de água em nosso município", ressaltou o Secretario Zeca Coelho.

Assessoria de Imprensa

A PESQUISA QUE A MÍDIA PETISTA NÃO MOSTRA

A quatro meses das eleições, pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra que, nas cidades brasileiras de médio porte, Eduardo ganha de Dilma e nas cidades de grande porte há empate técnico entre eles.




Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra que, entre os principais candidatos à Presidência, Eduardo Campos apresenta o menor índice de rejeição entre os eleitores, com somente 12%. Ou seja, somente 12% dos entrevistados dizem que nunca votariam em Eduardo, contra 32% contrários à Dilma e 16% a Aécio.






EDUARDO E MARINA

Prefeito e Secretário de Saúde em busca de recursos para Taquaritinga do Norte



Mais uma vez cumprindo agenda na Capital Federal, o Prefeito Evilásio Araújo, junto com o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga e o Diretor de Análises de Projetos da Secretaria de Gestão Pública, Ronaldo César visitaram vários ministérios e o Congresso Federal.

Na ocasião conseguiram destravar alguns projetos de grande relevância para a Terra das Dálias, bem como o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da família), conseguiram a liberação do custeio do CAPS, da reforma e ampliação dos Postos de Saúde Ana Luiza e do PSF da comunidade do Jerimum.  Entregaram também uma proposta para a implantação de uma nova equipe para o funcionamento do consultório odontológico da comunidade de Vila do Socorro, bem como acompanharam a viabilidade do projeto que implantará um laboratório de prótese dentaria no município. Também viabilizaram o projeto para a viabilização de 30 leitos de cuidados prolongados para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Outra solicitação entregue foi para o custeio do funcionamento da academia da saúde localizada na comunidade de Beira Rio.

Ainda conseguiram a liberação de R$ 780 mil de emendas parlamentares que servirá para o pagamento de máquinas agrícolas, as quais já estão sendo utilizadas pela população na recuperação de estradas e melhorias para o homem do campo.

 “Sempre buscamos o melhor para a população de Taquaritinga do Norte, por isso nossa luta é constante, não podemos nos acomodar só com a vinda do FPM, vamos abrindo portas e firmando parcerias por onde passamos, pois uma de nossas metas é ofertar sempre dias melhores para todos”, completou o Prefeito José Evilásio.

ELEIÇÕES 2014





quinta-feira, 17 de julho de 2014

TAQUARITINGA - REALIZADA MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2014


A comunidade de Lagoa do Jucá foi mais uma localidade beneficiada pelas Audiências Públicas do Orçamento Participativo 2014. A reunião aconteceu ontem a tarde na Associação dos Agricultores daquela comunidade e contou com a presença de vários moradores do local que ouviram atentamente as palavras da secretária de finanças Maria de Lourdes Malaquias que falou sobre o orçamento e divulgou fotos de ações realizadas através dos pedidos feitos pela população referentes ao Orçamento Participativo do ano passado.

 “Essa reuniões são de fundamental importância para o progresso dessas comunidades, e é através das reivindicações dos moradores, que podemos fazer o nosso trabalho, fazendo com que essas comunidades possam ter um maior crescimento, gerando uma maior qualidade de vida a todos”, relatou a Secretária Maria de Lourdes.
 Durante a reunião, vários moradores fizeram suas reivindicações, que foram devidamente registradas em ata pelos funcionários da SEFIN (Secretaria de Finanças) e que serão com certeza atendidas pela Prefeitura. Vale a pena ressaltar que a reunião da comunidade de Lagoa do Jucá também abrange as comunidades de Maracajá, Açude Velho e Varzinha.
 Confira algumas reivindicações dos moradores: 
Maracajá – Poço artesiano, luminárias, placa de sinalização, limpeza de barreiros, manutenção de estradas e abastecimento de água. 
Açude Velho – limpeza de barreiros, passagem molhada, manutenção de estradas, abastecimento de água, aração de terras. 
Varzinha – manutenção de estradas e abastecimento de água. 
Lagoa do Jucá - abastecimento de água, placas de sinalização, manutenção de estradas, poços artesianos, limpeza de barreiros e açudes. 
A próxima reunião do Orçamento Participativo é hoje (17/07), na comunidade da Situação a partir das 16 horas. Mobilize sua comunidade e participe das decisões para eleger as prioridades e melhorias para sua comunidade. Participe das Audiências Públicas do Orçamento Participativo também pela internet através do site www.taqdonorte.com.br ou através das urnas expostas no pátio da Prefeitura, Agência do Banco do Brasil , Centro Comercial Demétrius Paes de Andrade e Centro Administrativo de Pão de Açúcar. 
Orçamento Participativo: É a Prefeitura e você fazendo Taquaritinga crescer!!! 
 Assessoria de Imprensa – PMTN.

O DIA É DELE : DIOGENES SOUZA

Quem está de idade nova é o nosso leitor  : Diogenes Souza , desejamos ao nosso amigo muita Saúde , Paz e Sucesso !

CONFIRA AS ATRAÇÕES DA TRADICIONAL FESTA DA COMUNIDADE DO ALGODÃO



DIA 17 DE JULHO ( QUINTA FEIRA )

Quadrilha do Serquilho com Socorro e Mazé - 22 Horas




DIA 18 DE JULHO ( SEXTA FEIRA ) 

Forró Sociá - 15 Horas

Forró do Bardigão  - 22 Horas



DIA 19 DE JULHO  ( SÁBADO )

Torneio de Futebol de Campo - 8 Horas
Chegada de Lenha - 2 Horas
Lançamento da Bandeira da Escola Sebastião Ferreira  após a missa.

Forró Ta nas Bases - 22 Horas

Garota Dengosa




DIA 20 DE JULHO ( DOMINGO )

Brincadeiras para as crianças - 8 Horas
Procissão seguida da Santa Missa Presidida pelo Pe. Sandro Sebastião.
Animação : Ministério de Música São Pedro

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Criancine e Curta Taquary, projetos tipo exportação


Festivais do agreste pernambucano participarão de Mostra de cinema no Chile

O Criancine - Festival Infanto-Juvenil e o Curta Taquary - Fetival Internacional de Curta-Metragens, participarão na próxima segunda, 21, da 8ª Mostra de cinema que acontecerá na cidade de Punta Arenas, com exibições de filmes brasileiros, premiados nas últimas edições dos festivais.

De acordo com o diretor dos festivais, Alexandre Soares, essa é uma oportunidade de levar um pouco do cinema brasileiro para ser visto por outras culturas “é muito importante que aconteça esse intercâmbio, que além da experiência nos da oportunidade de levarmos os trabalhos realizados aqui, e trazemos um pouco do que é produzido em outros países”, declarou.

Além das exibições, no dia 28, os projetos farão parte do debate “Cine y educación” uma discussão voltada ao cinema como meio de educação.

Criado em 2004 pela associação Proa Cultural, a Mostra de Cinema Latino-Americano em Punta Arenas chega neste ano a sua 8ª edição dos dias 21 a 29 de julho. O evento tem como principal objetivo a recuperação e valorização do patrimônio cultural da região de Magallanes.

Trajetória

O Curta Taquary é realizado na cidade de Taquaritinga do Norte e terá neste ano sua 7ª edição, a primeira sendo internacional. Já estão confirmas mostras de sete Países: Chile, Colômbia, Uruguai, França, República Dominicana, México e Argentina.

O Criancine é um festival itinerante e já percorreu quatro cidades do agreste pernambucano. Juntos, os dois festivais já exibiram mais de 760 obras de diversos cineastas, para um público de 14.000 pessoas.

CAMPANHA DE PAULO CÂMARA CRESCE A CADA DIA

Imagem

Na noite desta terça-feira (15), o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) promoveu um encontro, no Cabo de Santo Agostinho, para apresentar aos aliados no município o candidato Paulo Câmara, como sua opção para o Governo do Estado. O tucano reuniu lideranças políticas no distrito de Pontezinha. O socialista agradeceu o apoio dos cabenses e afirmou que, por ter participado das conquistas obtidas nos sete anos do Governo Eduardo Campos, sabe que é possível fazer ainda mais.
"Os alicerces estão prontos. Por isso podemos assumir compromissos, sabendo que vamos cumpri-los. Como a UPAe que vamos construir aqui no Cabo, e que já consta das nossas diretrizes para a Saúde. Como também a garantia de que, a partir de 2015, toda criança que quiser estudar em uma escola de tempo integral terá direito a uma vaga", exemplificou Câmara.
Betinho Gomes, que disputa uma cadeira na Câmara Federal, convocou as lideranças a irem às ruas para divulgar a candidatura e as propostas de Paulo. "Viemos aqui, hoje, dizer ao Cabo que Paulo Câmara é o nosso candidato ao Governo. Hoje é uma noite de apresentação, a noite da largada. Mas a partir de amanhã, vamos levar às ruas o seu nome, com a campanha do ideal, das boas propostas e do sonho", prometeu o tucano.

Nova liderança em Taquaritinga do Norte : Zé Ailton


Com um trabalho sério e muito organizado , voltado ao bem estar da população o Administrador Distrital de Vila do Socorro Zé Ailton , mais conhecido como Zé da Vila vem se destacando pelo seu trabalho, trabalho este que tem melhorado muito a vida da população do Distrito de Vila do Socorro, um dos distritos mais importantes de Taquaritinga do Norte e um dos que mais tem crescido, em recente visita ao distrito conversamos com alguns moradores, e a grande maioria foi enfática ao falar sobre o compromisso e a competência do Zé na resolução dos problemas do dia a dia do Distrito. 

CHAPA OFICIAL DO GRUPO CALABAR


EDUARDO PRESIDENTE - 40

PAULO CÂMARA GOVERNADOR - 40

FERNANDO BEZERRA SENADOR - 400


DIOGO MORAES DEP.ESTADUAL - 40100


BRUNO ARAÚJO DEP. FEDERAL - 4511

AMOR E ÓDIO;AGRICULTORA SE NEGA FAZER SEXO COM O MARIDO E ACABA APANHANDO

“Não estava conseguindo namorar, porque eu estava bêbado, muito agitado, mas eu estou arrependido", confessou o agressor.


O agricultor Francisco Alves dos Santos, mais conhecido como “Barra”, de 58, foi preso neste final de semana, no sítio Lagoa do Mato, zona rural de Cachoeira dos Índios, após tentar fazer sexo forçado com a própria esposa, a agricultora Alzira Belém, de 46 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, a mulher se recusou a manter relações sexuais com o marido e acabou sendo espancada. Ferida, Alzira ligou para polícia comunicando o fato. Os policiais saíram em diligências e conseguiram localizar o acusado. No momento da prisão o agricultor estava completamente nu. Francisco Alves foi autuado na Lei Maria da Penha. Da Redação Com Diario do Sertão

Armando Monteiro anuncia licença do Senado e deve intensificar viagens pelo interior de PE


Armandoo-300x197

O candidato do PTB ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto, anunciou que vai se licenciar do Senado a partir de sexta-feira (18). Dessa forma, o petebista passa a se dedicar de forma integral à disputa pelo Executivo estadual.

Armando já havia sinalizado, em 19 de maio, que deixaria o cargo em meados de julho, o que não foi concretizado. A permanência foi motivada pelo atraso no cronograma de votações do Senado por conta da Copa do Mundo.

Dentro do cronograma estão duas proposições que tem o petebista como relator. A partir de sexta-feira, com todas as atenções voltadas para a campanha pelo governo do estado, Armando inicia uma série de viagens pelo interior pernambucano.  Quem assume a vaga deixada por Armando Monteiro é o seu primeiro suplente, o empresário Douglas Cintra (PTB)

INICIADAS AS REUNIÕES NAS COMUNIDADES DO SILVA DE BAIXO E OITI

 
A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Finanças (SEFIN) deu início às reuniões do Orçamento Participativo 2014, que elegerão as reivindicações da população para o ano de 2015. A primeira reunião aconteceu ontem à tarde na Associação de Desenvolvimento e Assistência Social, localizada na comunidade do Silva de Baixo. 

A reunião foi bastante produtiva, sendo comandada pela Secretária de Finanças Maria de Lourdes Malaquias e com funcionários da SEFIN, contando com a participação de moradores do local e demais localidades beneficiadas, como Furnas, Silva do Cajueiro, Silva de Cima, Paquivira e Lagoa Dantas. Estiveram também presentes o Presidente da Associação do Silva de Baixo, Nicácio Figueiredo, o Secretário de Apoio, Articulação Governamental, Administração Distrital e Programas Especiais (SEARP), José Pereira Coelho e também a Presidente da Câmara de Vereadores, Rogéria Cristina que destacaram a grande importância das Audiências Públicas do Orçamento Participativo para o Município. 

Também estiveram prestigiando a reunião, funcionárias da SETURDE (Secretaria de Turismo,Esportes e Desenvolvimento Econômico) A secretária Maria de Lourdes destacou também durante a reunião a conquista do calçamento da chegada do Silva de Baixo, que com certeza melhorou a vida de todos os moradores. Alguns moradores fizeram seus pedidos para o Orçamento deste ano, exercendo assim seu direito de cidadão. Os moradores fizeram alguns pedidos como saneamento, calçamento, melhoria de estradas, e abastecimento de água. 

 

Em seguida a comitiva da Prefeitura seguiu para o Sítio Oiti, onde foi realizada a segunda reunião do dia, a mais movimentada e prestigiada, onde dezenas de pessoas superlotaram a Associação dos Agricultores daquela localidade. Várias pessoas ficaram do lado de fora do local, mas acompanharam a reunião até o final. 


O Presidente da Associação Adriano Lage abriu a reunião e logo depois foram divulgadas fotos de ações realizadas através do Orçamento Participativo. Em seguida os moradores do local e também de Cachoeira do Arroz e Balança fizeram suas reivindicações, sendo ouvidas de forma bastante democrática. Os principais pedidos dos moradores foram: cisternas, mais luminárias, manutenção de estradas, sistema simplificado de água, praça com parque infantil. A secretária de Finanças lembra a todos que ainda este ano outras ações do Orçamento do ano passado ainda serão efetuadas.

As sugestões e reivindicações do Orçamento Participativo 2014 podem ser apresentadas nas Audiências Públicas ou enviadas através do site oficial da Prefeitura ( www.taqdonorte.com.br), ou depositadas nas urnas expostas na Prefeitura, Banco do Brasil, Centro Comercial Demétrios Paes de Andrade e Centro Administrativo de Pão de Açúcar.

 Incentivar e promover o Orçamento Participativo é obrigação da Gestão Pública em observação à lei de Responsabilidade Fiscal. Confira o calendário e participe!! 


Orçamento Participativo 


Secretaria de Agricultura : Assistência técnica através do Centro Sabiá

A Secretaria de Agricultura e Pecuária em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquaritinga do Norte, esta trazendo o Centro Sabiá para dar Assistência técnica voltadas para agroecologia. Com esta ação os agricultores vão produzir sem a utilização de produtos químicos utilizando os recursos da própria natureza.


Foram realizados dois eventos para apresentação do projeto  um em conjunto com a Associação dos Agricultores do Sitio Oiti e o outro em parceria com a Associação dos Agricultores de Mateus Vieira ,  alem destas comunidades também contamos com a presença dos agricultores da Associação dos Produtores Orgânicos e da Associação dos Agropecuaristas de Capoeira da Roça. Estas comunidades foram escolhidas de forma estratégica tendo em vista que o Sitio  Mateus Vieira, Juá e Oiti são produtores de hortifrutigranjeiros e utilizam defensivos (agrotóxicos) e outros produtos químicos para controle de pragas e doenças nas hortaliças,  os próprios agricultores sabem dos riscos que estes produtos causa a saúde tanto deles como dos consumidores e ficaram otimistas com o projeto pois muitos agricultores utilizam produtos químicos por não ter outra alternativa.     




Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...