sábado, 19 de abril de 2014

LADRA É PRESA EM TAQUARITINGA


 Durante a manhã de hoje, sábado (19), uma mulher acabou sendo presa após invadir uma residência localizada na Rua Coronel Antônio de Lucena no Centro da cidade de Taquaritinga do Norte. Segundo informações, no momento da invasão, a proprietária da casa estava tomando banho, foi quando percebeu a ação da Rosimere Vicente da Sila, de 40 anos de idade, e fechou a porta doimóvel para que a imputada não conseguisse fugir.
 
A Polícia foi acionada e fez a prisão da acusada que foi apresentada na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe. Rosimere foi autuada em flagrante delito e será recolhida na Colônia Penal Feminina da cidade de Buíque. 

Coluna : EU AMO TAQUARITINGA !



Por : Eduardo Brito 


Não sou muito bom em escrever e muito menos no português, desde já me desculpo por alguma falha de gramática. Mas gostaria de expressar meu grande amor por esta cidade onde meus avós, pais e tios cresceram e alguns vivem até hoje, onde também tive a grande boa sorte de crescer e morar até meus 10 anos de idade (hoje estou com 28); só não moro mais em Taquaritinga, pois meus pais foram morar na cidade de Santa cruz, e eu como criança não tinha escolha. Mas meu maior objetivo é voltar para onde eu não gostaria de ter saído: Minha Taquaritinga.



Morei na zona rural (Sitio arroz – bairro Zamba e no agreste), onde minha tia mora até hoje; “poxa”, quantas lembranças boas, saudades das brincadeiras na quadra do estadual, na praça, dos meus colegas, da professora Ozemilha( acho que é assim o nome dela) e o marido dela que falávamos que era o papai Noel, e não podia esquecer do GRUPO DE ESCOTEIRO CHEFE LEANDRO, onde aprende a amar a Deus a Pátria e ao próximo. E trago todos estes ensinamentos comigo até hoje.
Estudei na escola estadual Severino cordeiro de arruda onde ainda tenho poucos amigos até hoje. Mas onde eu realmente mais gostava de ficar era na casa da minha falecida Vó Dona Maria Ferreira, que morava no agreste. Acredito que a família mais conhecida do da cidade... (risos), pois até hoje quando ando com meus irmãos nas ruas de Taquaritinga sempre encontramos muitos amigos (as) de sua época e, como eles sempre frisam, que época boa.
Hoje, passo pelas ruas da cidade e não vejo mais crianças jogando bola na praça, soltando pipa no céu, nossa, uma coisa muito rara, hoje só querem saber de game e PC.
“Poxa”, eu admito e não tenho vergonha de dizer que sou muito apaixonado por Taquaritinga e sei que quem mora ou morou em Taquaritinga tem muito orgulho desta cidade.


Participe você também !

Coluna : EU AMO TAQUARITINGA !

Taquaritinga completará no próximo dia 10 de Maio 127 anos de Emancipação Política, aproveitando a oportunidade resolvemos criar a coluna " EU AMO TAQUARITINGA", quem será o colunista ?? VOCÊ leitor do nosso blog que ama Taquaritinga do Norte , faça sua declaração a nossa cidade e a envie para o Email :dalianet@hotmail.com, ou você pode deixar sua mensagem no nosso Facebook https://www.facebook.com/dalia.net.7  , você também pode mandar uma foto sua tirada na cidade, uma foto antiga, esperamos por vocês !



Taquaritinga do Norte - PE

Foto : Aldo Rocha

Encenação da Paixão de Cristo em Taquaritinga do Norte: Tradição renovada


Mais uma vez a encenação da peça teatral da paixão de Cristo em Taquaritinga do Norte foi um sucesso. O espetáculo teve a duração de uma hora e quarenta minutos onde retratou a história de fé e amor que diariamente se renova, enchendo o coração dos espectadores instigando a reflexão e evidenciando as virtudes de um homem que deu sua vida para salvar toda a humanidade.

A encenação foi apresentada na Praça do Coreto, pelo Grupo Teatral Fênix -  de Taquaritinga do Norte, e contou com todo apoio da Prefeitura da Dália da Serra que não mediu esforços para incentivar a realização desta tradição.








Vereadores do PSB de Taquaritinga irão apoiar apoiar Armando Monteiro PTB

Foi anunciado ontem que os vereadores Eraldo, Leonilson e Geovane todos do PSB, não irão apoiar o candidato do PSB ao governo do estado Paulo Câmara, e nem o candidato a Senador do PSB Fernando Bezerra, os vereadores juntamente com o o líder do  PTB em Taquaritinga  Luis Floriano ( Batata ) e o Vice Prefeito Ivanildo Mestre  ( PDT ) oficializaram apoio a Armando Monteiro do PTB para Governador, e a João Paulo  ( PT ) para o senado.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Coluna : EU AMO TAQUARITINGA !

Taquaritinga completará no próximo dia 10 de Maio 127 anos de Emancipação Política, aproveitando a oportunidade resolvemos criar a coluna " EU AMO TAQUARITINGA", quem será o colunista ?? VOCÊ leitor do nosso blog que ama Taquaritinga do Norte , faça sua declaração a nossa cidade e a envie para o Email : dalianet@hotmail.com, ou você pode deixar sua mensagem no nosso Facebook https://www.facebook.com/dalia.net.7  , você também pode mandar uma foto sua tirada na cidade, uma foto antiga, esperamos por vocês !






Prefeitura de Taquaritinga do Norte distribui peixes com famílias carentes



Várias famílias carentes da Dália da Serra receberam na última quarta (16) o alimento sagrado da Semana Santa, o peixe. Sendo mais uma ação do Governo Municipal o mesmo foi distribuído na sede do município, nos Distritos e nas comunidades rurais.

A distribuição foi feita por uma comissão para não haver nenhum tumulto e todos serem beneficiados. Idosos, gestantes, e deficientes físicos tiveram prioridade na entrega.

Confiram algumas imagens: 








Fiéis sobem o Alto da Cocada em Via Sacra até o Cruzeiro


Foi realizada na manhã de hoje, sexta feira santa, a via sacra, onde na ocasião os fieis que saíram da Igreja Matriz de Santo Amaro com destino ao cruzeiro, subiram o Alto da Cocada, onde no trajeto percorreram mentalmente a caminhada de Jesus carregando a cruz desde Pôncio Pilatos até o MONTE CALVÁRIO, revivendo assim a Paixão de Cristo, em uma peregrinação  que consiste em 14 estações que foram construídas pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte no Alto da Cocada. Os peregrinos vão paulatinamente subindo a ladeira e parando nas estações até chegarem ao Cruzeiro, ponto tradicional dos católicos de Taquaritinga do Norte na Semana Santa há mais de 50 anos. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pela comunidade Católica, pois consiste em uma profunda meditação da Paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo.


A Via Sacra se realiza em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada  pelos fieis:
1.   Estação: Jesus é condenado à morte
2.   Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3.   Estação: Jesus cai pela primeira vez
4.   Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5.   Estação: Simão Sirineu ajuda  Jesus a levar a cruz
6.   Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
7.   Estação: Jesus cai pela segunda vez
8.   Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9.   Estação: Terceira queda de Jesus
10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11. Estação: Jesus é pregado na cruz
12. Estação: Jesus morre na cruz
13. Estação: Jesus  é descido da cruz
14. Estação: Jesus é Sepultado.








A GANÂNCIA E A JUSTIÇA


*Dr. Paulo Lima

Sempre que paro um pouco para respirar em meio a esta rotina massacrante que é o nosso dia a dia, e dou uma olhada nos jornais, me deparo, quase sempre, com temas envolvendo a ganância, nas mais diversas formas, desde pequenos trambiques a grandes golpes envolvendo milhões; e a justiça na outra ponta, no mais das vezes, tal qual a deusa Têmis, que bem lhe representa, com uma venda a tapar os seus olhos, a balança numa das mãos e a espada na outra, imóvel e alheia a todos os males que afligem a humanidade, fazendo com que, no mais das vezes a sociedade a veja como tal: imóvel e insensível.
Agora mesmo, nos deparamos com um fato estarrecedor, mais um entre tantos, relacionado à morte de um garoto de 11 anos, por nome Bruno, filho de um médico, assassinado friamente, cujo crime a política suspeita que tenha sido motivado por ganância, já que a sua mãe, morta em 2010 e que supostamente teria cometido suicídio, deixou para o mesmo uma pequena fortuna.  Agora a polícia conduz a linha de investigação, inclusive, para apurar se a morte da mãe do garoto teria sido mesmo suicídio, dadas as circunstâncias do fato, já que o suposto evento teria sido cometido nas dependências da clínica do seu ex-marido, o tal médico, pai da criança, principal suspeito no assassinato do garoto. E tudo por conta de dinheiro, vejam vocês! Para quem não está acompanhando o caso, informo que os principais suspeitos do crime do garoto, são, pela ordem, a madrasta, uma enfermeira que na época da separação já estava envolvida com o médico, uma amiga da mesma e, claro, o genitor do menino Bruno.
E a justiça, onde fica nessa estória, perguntariam vocês, minha meia dúzia de pacientes leitores? E respondo: Inerte é cega, como não raramente sói acontecer.
O fato é que a estória desse garoto resume-se a sofrimento e desprezo do seu pai, a ponto de ter procurado o Conselho Tutelar de sua cidade para que lhe arranjassem uma família substituta, já que sua avó materna, pessoa idosa, estaria em disputa judicial com o seu pai, justamente em razão de bens do inventário que estariam sendo sonegados pelo mesmo. E assim foi feito. Entretanto, o pai do garoto Bruno, arrependido, teria procurado a justiça e pedido para se reaproximar do seu filho, o que foi prontamente atendido e deu no que deu!
Agora o Juiz que proferiu a decisão se diz arrependido, mas, segundo explicou, estaria atendendo aos ditames da Lei, naquele caso. E a justiça, onde é que fica nessa estória?
Ao longo dos meus anos de faculdade, aprendi, logo no início, que, ao aplicar a Lei o Magistrado deve atentar para os fins sociais a que ela se dirige e para as exigências do bem comum. E qual a exigência maior do bem comum se não o alcance da justiça social?
Ao que tudo indica, hoje estes princípios não são mais repassados nos bancos de faculdade e, daí, a insensibilidade dos juízes, com raríssimas exceções. Mas também, pudera. O que se pode esperar de jovens de classe média-alta, que são financiados por seus pais, alguns, também juízes, e após oito, dez anos de estudo, trancafiados dentro de um mundo só deles saem para exercer a magistratura após a aprovação em concurso?   Em que pensam esses jovens, se não em ganhar dinheiro?  Como podem julgar os destinos das pessoas, se não sabem o que é justiça?
Enquanto isso, a justiça, ela mesma, permanece cega e inerte, talvez esperando o dia em que a sociedade lhe abra os olhos.
Um abraço e uma boa páscoa a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Lero e vereadores fecham com Armando e João Paulo.


O Vice-Prefeito Ivanildo Mestre, mais conhecido como Lero (PDT) e os vereadores Geovane e Luquinha da Saúde (ambos do PSB) e Batata (PTB) encerraram a onda de disse-me-disse e oficializaram o apoio às pré-candidaturas do Senador Armando Monteiro (PTB) ao Governo e a do Deputado Federal João Paulo (PT) ao Senado, em encontro ocorrido nesta quinta-feira (17), em Recife.

O grupo que também conta com o Vereador Eraldo de Pedra Preta (PSB), várias lideranças, empresários e profissionais liberais de Pão de Açúcar e de Taquaritinga do Norte já havia oficializado antes o apoio à reeleição do pré-candidato A Deputado Federal José Augusto Maia (PROS). 

O vice-prefeito Lero declarou que Armando é hoje o nome que melhor corresponde aos anseios da população de Pernambuco e, especificamente, do Agreste. “Armando Monteiro tem a visão de desenvolvimento e é a pessoa que tem defendido a causa do pequeno empresário. Nós do Agreste, que temos o comércio e o setor de confecções como principal atividade econômica, reconhecemos isto e não poderíamos deixar de apoiar este projeto que é bom para nossa região e o melhor para Pernambuco”, afirmou, lembrando-se do trabalho de Armando em defesa da redução de impostos para micro e pequenas empresas. (FOTOS E INFORMAÇÕES: ALBERES XAVIER / RÁDIO FILADÉLFIA FM)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

AMANHÃ TEM PAIXÃO DE CRISTO EM TAQUARITINGA DO NORTE

A Encenação da Paixão de Cristo em Taquaritinga será realizada no dia 18 de Abril na  Praça Antônio Pereira, o inicio será pontualmente às 20 horas, a Encenação é realizada pelo Grupo Teatral Fênix .

 


Dilma cai de 40% para 37%

Dilma cai de 40% para 37%, mas ainda ganharia de Aécio e Eduardo no primeiro turno, aponta Ibope

PUBLICADO EM 17/04/2014 ÀS 18:57 POR  EM ELEIÇÕESNOTÍCIAS
De acordo com pesquisa Ibope, Dilma caiu para 37%, mas ainda assim levaria no primeiro turno. Foto: reprodução Facebook e Agência Brasil
De acordo com pesquisa Ibope, Dilma caiu para 37%, mas ainda assim levaria no primeiro turno. Foto: reprodução Facebook e Agência Brasil
Pesquisa Ibope realizada em 140 municípios, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) ganharia no primeiro turno contra os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos.
Apesar de ter caído de 40% para 37% em relação ao último levantamento, feito em março, ainda assim ela levaria a disputa, porque a soma dos votos válidos dos opositores seria inferior ao total de votos que ela receberia.
De acordo com a pesquisa, no primeiro cenário, Aécio Neves (PSDB) receberia 14% dos votos válidos e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos 6%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

REFLEXÃO

É DOMINGO : A XIII Cavalgada Ecológica

Os amantes dos esportes radicais ligados ao meio ambiente já podem marcar em suas agendas o domingo de páscoa (20 de abril), pois será realizado na Terra das Dálias a XIII Cavalgada Ecológica. O evento é uma realização do Governo Municipal através da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico e já faz parte do calendário anual de eventos da cidade, sendo considerada destaque na região por atrair cavaleiros e amazonas de várias cidades.

O percurso foi todo organizado para não maltratar os animais, sendo o Campo do Jucá, o ponto de partida, onde será servido um delicioso café regional regado de muito forró entre os participantes. Prosseguindo até o centro da cidade, especificamente defronte a Igreja Matriz de Santo Amaro, onde acontecerá a benção dos animais pelo Padre Ivemar Pontes. Em seguida todos seguirão sentido Prefeitura, estrado do “S” até chegar ao Sítio Cumbe, onde será servido um delicioso almoço regional regado de muita animação e show do irreverente Bardhigão e Banda. Ao cair da tarde, cavaleiros, amazonas e público em geral terá um encontro marcado no campo do Jucá, onde o cantor Nico Batista realizará um mega show com muito arrasta pé.

Só lembrando que os Kits serão comercializados ao preço de R$ 25.00 na sede da Secretaria de Turismo, localizada no centro da cidade e são compostos por camisa, boné e dá direito a alimentação durante o percurso. 



Bancos fecham nos dias 18 e 21



bancoslucram

Os bancos não vão abrir nos próximos dias 18 e 21, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes, informou nesta quarta-feira (16) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Febraban orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento para fazer as operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas com vencimento marcado para os feriados, como as de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês, poderão ser pagas no próximo dia útil subsequente (22), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA). (NE10)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Calçamento do Alto da Cocada hoje uma realidade


Antes o cenário não era nada animador para os moradores do Alto da Cocada, que sofriam com a falta de estrutura, o sofrimento se agravava nos períodos de chuva aonde os moradores enfrentavam transtornos com a lama e o  risco de suas casas cairem, além da falta de Saneamento.


A foto abaixo mostra bem como era a realidade do Alto da Cocada


O Alto da Cocada é uma Comunidade muito carente que recebeu esta importante obra que mudou definitivamente a vida dos moradores. Uma rua que era praticamente intrasitável e que sofreu por tantos anos receberá por mais um ano uma multidão que irá participar da Via Sacra na próxima Sexta Feira Santa, o Alto da Cocada a cada ano vem se consolidando como um ponto Turistico da cidade, que chama atenção pelas esculturas que tem por todo tragétório até o Cruzeiro.


Confira as fotos da atual realidade do Alto da Cocada :





Ação que marcou em Taquaritinga do Norte

Uma ação do Governo Evilásio voltada a uma comunidade da Zona Rural , que contribuiu muito com a Comunidade :

Construção do Calçamento e do Pátio de Eventos da Comunidade de Pedra Preta  :









UTILIDADE PÚBLICA : TELEFONES DA POLICIA MILITAR DE TAQUARITINGA DO NORTE




XIII Cavalgada Ecológica em Taquaritinga do Norte

E no próximo domingo (20) acontecerá em Taquaritinga do Norte a XIII Cavalgada Ecológica. Os preparativos estão a todo vapor, por parte da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico.  Por este motivo procuramos o médico veterinário Dr. Renan Fagundes, para saber algumas informações sobre a saúde dos animais. Confiram as dicas e vamos juntos participar deste evento de sucesso que movimenta o turismo ecológico de nossa cidade e oferta momentos de lazer e descontração entre os participantes.



A cavalgada é um esporte equestre bastante difundido no mundo e recebe várias denominações de acordo com a região (tropeada, romaria, comitiva, exterior, etc.). Para que seja praticada com prazer, os animais devem estar em bom estado de saúde antes, durante e após a cavalgada. Para que isso seja garantido, aí vão algumas dicas importantes:

Alimentação:
A cavalgada se assemelha ao enduro equestre em relação ao tipo de exercício praticado pelo cavalo. Um exercício de baixa intensidade e de longa duração que tem como característica o metabolismo aeróbico, ou seja, os músculos queimam energia utilizando o oxigênio do ar respirado.
A energia utilizada por esses músculos vem da queima de gordura armazenada e dos ácidos graxos voláteis produzidos no intestino grosso por bactérias a partir da fermentação das fibras do capim. Por outro lado, o exercício praticado por animais de corrida, provas funcionais e salto tem como característica a alta intensidade e a curta duração, sendo o metabolismo muscular do tipo anaeróbico. Portanto, ao contrário do que se imagina, a alimentação de cavalos de cavalgada deve basear-se não no fornecimento de ração, mas em uma boa forrageira. Contudo, a ração também é importante para o fornecimento da energia utilizada nas primeiras horas do exercício. Como fonte de fibras fermentáveis, os fenos de gramíneas de boa qualidade são excelentes, além da facilidade de armazenamento e transporte nos veículos de apoio às cavalgadas. Na ausência do feno, um capim verdejante de boa qualidade fornecerá a energia necessária para a maior parte dos percursos. Durante o fornecimento do alimento, alguns cuidados devem ser tomados: Nunca coloquem vários animais para comerem juntos livremente, pois a competição provoca brigas que podem causar ferimentos e estragar seu passeio. Prenda cada um em seu cabresto em locais afastados uns dos outros.Os animais devem ser adaptados à dieta. A adaptação deve ser feita gradativamente ao longo de 1 ou 2 semanas.
A ração deve ser fornecida de acordo com o peso dos animais. Cerca de 1 Kg de ração para cada 100 Kg de peso do animal. A quantidade total deve ser dividida em no mínimo 3 refeições: antes, durante e após o percurso.

Uma forma de diminuir o risco de cólica associada à ração é a colocação de óleo vegetal na dieta. Pode ser adicionado cerca de 50 ml de óleo para cada quilo de concentrado. Essa estratégia permite a elevação da energia da dieta sem aumentar o consumo de ração.

Forneça sempre um suplemento mineral balanceado misturado à ração em uma das refeições (cerca de 1 colher de sopa).  Em dias muito quentes e úmidos ou quando o percurso for muito longo, o fornecimento de uma mistura eletrolítica durante o percurso pode ser útil.


Exercício.
O treinamento dos animais é fundamental para a resistência aos longos percursos. Comece sempre com pequenos trechos e aumente gradativamente a distância. Inicialmente 30 minutos de exercício ininterruptos ao trote ou marcha são suficientes. Esse programa deve ser mantido por até 2 semanas, quando então o tempo de trote ou marcha poderá ser aumentado para 1 hora até completar 1 mês. Após o primeiro mês, o treinamento pode se estender por até 2 horas, lembrando sempre que esses períodos dependem da temperatura ambiente e da topografia do terreno. No terceiro mês de treinamento períodos de 2 horas podem ser adicionados ao programa. No entanto intervalos de descanso de no mínimo 30 minutos devem ser garantidos.
Um aspecto fundamental do treinamento ou mesmo durante a cavalgada é o acesso dos animais a água. Antigas crenças que durante o trabalho os animais não devem beber água são completamente descabidas. Durante um dia de cavalgada um cavalo pode perder até 30 litros de liquido pela sudorese. Além da água, grande quantidade de sais também são perdidos e devem ser repostos ao animal através do fornecimento de misturas eletrolíticas, na dieta e na suplementação mineral. Grande parte desses sais pode ser reposta pela simples ingestão de capim verde.

Transporte:
O transporte de cavalos de cavalgada tradicionalmente tem sido feito em caminhões boiadeiros. Tais veículos podem perfeitamente servir a esse propósito desde que alguns cuidados sejam tomados: 

Verifique se o fundo do caminhão não possui ferros soltos, buracos ou madeiras podres; 
Certifique se o caminhoneiro tem experiência no transporte de cavalos; Coloque sempre proteção e liga de descanso nos membros, protetor de cauda e se possível uma capa antes de embarcar. Isso irá proteger seu animal de ferimentos comuns durante o transporte.


Ferrageamento:
O ferrageamento é fundamental para o conforto do animal e mesmo do cavaleiro durante as cavalgadas. As ferraduras devem ser colocadas pelo menos 2 ou três dias antes do início do evento para que o animal se adapte e para que dê tempo de corrigir possíveis problemas antes da viagem. O tipo de ferradura deve ser escolhido com base nas características individuais de cada cavalo. Em geral as ferraduras com pinças roladas e guarda-cascos laterais são preferidas para minimizar o esforço do membro durante a troca do passo. Ferraduras devem ser bem apoiadas na região dos talões (parte de trás do casco) devendo ser garantida uma extensão de até 1 cm além das bordas. Isso irá evitar a hiper-extensão do membro, principalmente em terrenos irregulares.
A proteção da sola é outro aspecto fundamental do ferrageamento. Contusão na sola é a principal causa de afastamento dos animais durante as cavalgadas. Palmilhas apropriadas podem ser colocadas entre o casco e a ferradura, impedindo a contusão da sola principalmente por pedras.
Finalmente, a utilização de serviços de ferradores profissionais deverá garantir aos animais a colocação apropriada e a escolha do melhor tipo de ferradura para cada tipo de terreno a ser percorrido.

Tipo de sela:
O tipo de sela para ser usada em cavalgadas deve levar em conta as preferências pessoais do cavaleiro. No entanto, o conforto do cavalo deve ser prioridade quando se escolhe uma sela para cavalgada. A sela deverá ser o mais leve possível. Além disso, o forro inferior (suador) deverá ser espesso e bem moldado para garantir uma distribuição uniforme da pressão sobre o dorso do animal.
A manta colocada entre a sela e o animal deverá ser espessa e macia para que absorva o impacto do cavaleiro sobre o dorso. A colocação de um couro de cabrito curtido com os pêlos voltados para baixo (em contato com os pêlos do animal) entre a manta e o cavalo evita a absorção de suor pela manta, evitando o acúmulo de peso. Por fim a colocação adequada da sela é importantíssima para o bem estar do cavalo. A sela deve colocada entre o dorso e a cernelha. A cilha deve ser colocada cerca de 5 dedos atrás dos codilhos (cotovelos). Quando houver barrigueiras, elas deverão ser somente ajustadas e nunca apertadas. Se apertadas, elas prejudicarão a função dos músculos abdominais importantes para a movimentação. Antes do aperto da cilha, os dedos da mão esquerda do cavaleiro serão introduzidos entre a manta e a cernelha do animal. Isso criará um espaço, evitando que a borda da manta seja pressionada contra a cernelha.
** Dr. Renan Henrique dos Santos Fagundes é Médico Veterinário com Residência em Clínica e Cirurgia de equinos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) 2012, Mestre em ciências veterinária (UFRPE) 2014, proprietário da clínica veterinária UNIVET saúde animal em Santa Cruz do Capibaribe.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...