sábado, 29 de março de 2014

Começa a tramitar no Senado novo projeto com regras para criação de municípios

Agência Senado


Começou a tramitar no Senado novo projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) estabelecendo regras para a criação de municípios. A apresentação da proposta (PLS 104/2014) faz parte de acordo para resolver o impasse em relação a outro projeto de Mozarildo (PLS 98/2002), aprovado no Congresso, mas vetado pela presidente Dilma Rousseff.
A proposta institui regras para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, regulamentando a previsão constitucional sobre o assunto. Uma das demandas do governo é de que as regiões Sul e Sudeste sigam critérios mais rígidos do que as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Para o autor, o projeto é importante, pois existem áreas do território nacional que se desenvolvem rapidamente e que “precisam ganhar autonomia administrativa, não podendo ficar sob a camisa de força, sendo geridos por um distrito sede menos dinâmico”.
Ao apresentar o projeto à Mesa do Senado, na quarta-feira (26), o senador Mozarildo também apresentou um requerimento para que a matéria tramite em caráter de urgência. A expectativa do senador é de que o projeto seja aprovado no Senado já na próxima semana.
– Espero que esse acordo funcione, que não haja nenhum imprevisto e que possamos aprovar o projeto de maneira rápida – disse o senador.
O exame do projeto começa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.
Regras
Número mínimo de habitantes para o novo município, estudo de viabilidade e regras para a apresentação da proposta às assembleias estaduais estão entre as regras sugeridas no projeto. A população mínima é de 5 mil habitantes para municípios na Região Norte, aumentando gradativamente conforme elevam-se as densidades das demais regiões, até chegar a um mínimo de 15 mil para novas cidades nas regiões Sul e Sudeste. Para o Centro-Oeste, a exigência é de 6,5 mil, enquanto que um novo município nordestino terá de ter, no mínimo, 8,5 mil habitantes.
O requerimento para a criação de um novo município deve ser dirigido à assembleia legislativa estadual, subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área geográfica que se pretenda emancipar, no caso da criação de município, ou na área geográfica que se pretenda desmembrar, no caso de desmembramento de município preexistente para integrar-se a outro. No caso de fusão ou incorporação de municípios, a exigência é de 3% dos eleitores residentes em cada um dos municípios envolvidos.
O projeto também tenta garantir que o estudo de viabilidade do novo município seja feito por entidade competente e isenta, determinando que o estudo seja contratado pelo governo estadual, e não pelo grupo diretamente interessado na separação ou aglutinação municipal. Mozarildo também destaca, em seu projeto, que os novos municípios devem receber parcela das dívidas dos municípios de origem, proporcional à infraestrutura legada à nova unidade.
Veto
Ao vetar o PLS 98/2022, a presidente Dilma Rousseff considerou que a medida poderia criar ônus excessivo aos cofres públicos. O temor era de que as regras favorecessem a criação de mais municípios, dando, por outro lado, pouco incentivo à fusão e incorporação.
Na justificativa do PLS 104/2014, o autor registra que após o veto ao projeto anterior abriu-se um debate entre representantes do Legislativo e do Executivo com o objetivo de fazer “uma sintonia fina nas regras propostas”, e, assim, moderar os incentivos à criação e desmembramento e, ao mesmo tempo, facilitar e estimular a fusão e incorporação de municípios. Mozarildo afirma que o projeto apresentado agora é “o resultado de tal debate”.

PAULO CÂMARA RECEBE COMISSÃO EMANCIPALISTA DE PÃO DE AÇUCAR


Na manhã desta sexta feira o Secretário da Fazenda e Pré-Candidato a Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi recebido por uma comissão de Emancipalistas no distrito de Pão de Açucar, onde uma das pautas foi o pedido de empenho da parte do pré-candidato, estando o projeto em discussão, Paulo Câmara declarou em entrevista concedida aos jornalista presentes que o seu desejo é que as demandas do povo de Taquaritinga do Norte, Pão de Açucar e região sejam atendidas.  
O Comunicador Alberes Xavier e toda a equipe da Filadélfia Fm estiveram presentes fazendo a cobertura  do encontro.
Fonte: Blog Pão de Açúcar Net

Reflexão

1463056_617186531678607_1336634060_n

sexta-feira, 28 de março de 2014

Fábio de Jairo concede entrevista


Na manhã desta quinta (27) esteve na Filadélfia Fm 104.9 (www.filadelfiafm.net), no Programa Cidade em Foco, o articulador e principal coordenador do grupo político de situação de Taquaritinga do Norte, Fábio de Jairo, o mesmo concedeu entrevista ao radialista Alberes Xavier e a Edilza Leandro.
Na ocasião foram abordados diversos temas relacionados a política nacional , regional e local, diferente de uma outra entrevista concedida na mesma emissora, Fábio dessa vez mostrou-se bastante tranquilo, comedido nas palavras e se comportando de maneira muito diplomatica.
Um dos assuntos levantados foi inevitavelmente as eleições majoritárias de 2016, embora muito distante o tema não poderia sair de pauta, e sem fugir das perguntas colocadas por Alberes Xavier no tocante as possíveis nomes para compor uma possível chapa futura, Fábio se mostrou equilibrado nas respostas e coerente no sentido de uma coesão de grupo, sendo uma pessoa defensora da união declarou que aceitara o nome que for colocado pelo grupo desde que seja para o bem coletivo, incluindo-se também se caso cogitado,o seu próprio nome.
Quando questionado se desistiria de uma candidatura tendo seu nome como indicação para ser o candidato a prefeito, em prol de outro nome de um candidato vindo de Pão de Açucar, o mesmo não titubeou na resposta, e declarou se for para Lero ser o candidato a Prefeito será uma honra sair como vice de uma chapa assim indicada. Outro ponto que Fábio fez questão de destacar foi no tocante ao cuidado da administração em relação ao distrito de Pão de Açucar nas ações realizadas, tendo citado na área de turismo, onde no planejamento das festividades dos padroeiros tanto da sede quanto do distrito houve o cuidado de um equilíbrio na distribuição dessas ações.
Outro ponto positivo é com relação a volta do Vôo Livre a Taquaritinga e do Motocros, eventos de grande importância e repercussão, tendo o Motocros sido direcionado para Pão de Açucar.

Fonte: Blog Pão de Açúcar Net

Um deputado de Ação


Diogo Moraes sai fortalecido com anúncios do governo
Após a vinda dos secretários Paulo Câmara (fazenda) e João Bosco (infraestrutura) o deputado estadual Diogo Moraes saiu fortalecido e teve o seu mandato consolidado na região do Polo.

Entre as ações divulgadas, está a duplicação da PE-160, obra tão aguardada pela população de Santa Cruz do Capibaribe. “A duplicação é uma luta de nosso mandato, e o anúncio do inicio das obras pelo secretário João Bosco me deixa feliz, e é uma prova que nosso trabalho está no caminho correto”. Disse a nossa reportagem o deputado Diogo Moraes.

Outro anúncio que mereceu atenção, foi a isenção do imposto de fronteira, uma ação da secretaria da fazenda em conjunto com o deputado que beneficiará diretamente todo Polo de Confecções.

O dia é dele !

Quem está de idade nova é o nosso companheiro de trabalho, o amigo Paulo Ricardo, a nossa equipe está em festa e deseja ao nosso colega muito Sucesso e Saúde !

Parabéns Carioca


Quem está de idade nova é o nosso amigo e leitor do Blog , nossa equipe deseja a Carioca muita saúde e Sucesso !

SAMU Taquaritinga do Norte em números



O SAMU é um Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, ajudando na prestação de socorro da população, com um atendimento 24 horas, através da chamada gratuita pelo número 192 e conta com uma equipe de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.
Em Taquaritinga do Norte o serviço funciona desde o ano de 2008 e já realizou mais de 1.900 atendimentos. Só no ano de 2013 foram realizados mais de 600 procedimentos.   
Uma novidade na Unidade Móvel Taquaritinga é o Projeto Tele-eletrocardiografia digital. O mesmo é um é um sistema que por meio de sinais sonoros transmitidos por um telefone comum ou celular, repassa os batimentos cardíacos do paciente em atendimento para uma central que codifica esses dados e repassa ao Hospital do Coração (Hcor). O Hospital por sua vez, através de uma equipe de cardiologistas e enfermeiros analisa os traçados da vitima e repassa o laudo para a equipe do SAMU nas unidades. A partir daí, os socorristas avaliam os procedimentos que devem ser aplicados no paciente o que ajuda a salvar muitas vidas graças a agilidade no fornecimento do laudo e as técnicas aplicadas pelos socorristas no atendimento aos pacientes com riscos cardíacos.


Em que situações o SAMU deve ser chamado?
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (infarto, asma grave, enfisema grave) e cardiovascular-AVC;
Em casos de intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto;
Em casos de tentativa de suicídio;
Quando houver acidentes/trauma com vítimas/atropelamento/ferimentos/ por arma de fogo e arma branca;
Em casos de afogamento;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
Urgências psiquiátricas.

Como funciona o serviço?
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência que podem ser clínicas, traumáticas, Obstétricas, pediátricas e psiquiátricas e imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, em nosso caso a central de regulação funciona em Caruaru, SAMU Agreste.
Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Emancipação Já

A população do distrito de Pão de Açúcar estará na manhã desta sexta (28) aguardando a vinda de Paulo Câmara para Santa Cruz do Capibaribe, onde na ocasião, as margens da PE-160 em um movimento pacato entregará ao pré-candidato a governo do Estado um documento reivindicando a sua posição de apoio ao movimento. Toda a população esta sendo convocada para se fazer presente as margens da PE-160.




Exclusivo : João Lira Neto muda o secretariado de PE em sua primeira canetada



O vice-governador João Lira Neto (PSB) dará a sua primeira canetada no dia 02 de abril. Na contagem regressiva para assumir o Governo de Pernambuco, haja vista a renúncia do governador Eduardo Campos (PSB) para sua candidatura a presidência da República, o ainda vice-governador confirmou que vai mudar o secretariado. Lira não adiantou nomes, mas revelou que os partidos da base aliada serão contemplados.

quinta-feira, 27 de março de 2014

REFLEXÃO

OS EMANCIPALISTAS DO DISTRITO DE PÃO DE AÇUCAR ESTARÃO AGUARDANDO PAULO CÂMARA


A população do distrito de Pão de Açúcar estará na manhã desta sexta (28) aguardando a vinda de Paulo Câmara para Santa Cruz do Capibaribe, onde na ocasião, as margens da PE-160 em um movimento pacato entregará ao pré-candidato a governo do Estado um documento reivindicando a sua posição de apoio ao movimento. Toda a população esta sendo convocada para se fazer presente as margens da PE-160. 

 André Cordeiro

Oposição consegue assinaturas para CPI da Petrobras



20140327024257_cv_CPIPETROBRAS16310458_gde

A oposição reuniu ontem o apoio de 28 senadores para apresentar pedido de criação da CPI da Petrobras no Senado, derrotando por ora o governo Dilma Rousseff, que passou o dia tentando convencer aliados a não apoiar requerimento do PSDB do presidenciável Aécio Neves.  O número mínimo de 27 apoios necessários foi ultrapassado com ‘traições’ de senadores de partidos governistas e a adesão do PSB do também presidenciável Eduardo Campos (PE).

Em ano eleitoral, congressistas admitem, nos bastidores, que o pedido pode esbarrar na pressão de empreiteiras, tradicionais doadoras de campanhas, que têm contratos com a Petrobras.

 Agora, o Planalto fará uma ofensiva para que alguns senadores mais alinhados retirem as assinaturas. Caso não consiga, vai trabalhar para que a CPI seja mista (Câmara e Senado). A avaliação é que uma comissão apenas no Senado pode virar palco de campanha para Aécio.

PESSIMISMO NO PLANALTO 

Os alvos iniciais do Planalto serão os governistas Clésio Andrade (PMDB-MG), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Sérgio Petecão (PSD-AC). O clima no Planalto na noite de ontem, porém, era de pessimismo, já que há expectativa de que outros senadores também assinem o pedido: Wilder Morais (DEM-GO), por exemplo, que está afastado do Senado, prometeu enviar seu apoio.

Pelo regimento do Senado, os senadores podem retirar assinaturas do pedido até a meia-noite do dia em que ele for lido no plenário da Casa.  A data da leitura é marcada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aliado de Dilma, que declarou publicamente ser contrário às investigações. (Da Folha de S.Paulo – Gabriela Guerreiro, Márcio Falcão e Valdo Cruz)

Avaliação positiva do governo Dilma cai e preocupa Petistas

Avaliação positiva do governo Dilma cai de 43% para 36%, indica CNI/Ibope…

dilma-PIB

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff caiu de 43% para 36% em relação a dezembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27. No mesmo período, o porcentual de entrevistados que consideram o governo regular registrou oscilação dentro da margem de erro de 35% para 36% dos e os que o avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu de 20% para 27%.

Foi a primeira vez, desde julho do ano passado, logo após os protestos de rua, que a presidente interrompeu a trajetória ascendente de avaliação positiva. Na ocasião, ela registrou 31% de avaliação positiva. Em dezembro, o desempenho do governo Dilma havia subido de 37%, em setembro, para 43%.

Na semana passada, o mesmo instituto divulgou pesquisa segundo a qual Dilma tem 43% das intenções de voto, o mesmo índice registrado em novembro de 2013, data do levantamento anterior. Com esse índice, a petista mantém a expectativa de vencer no 1º turno. O levantamento foi realizado entre 13 e 17 de março.

O porcentual dos entrevistados que aprovam a maneira da presidente Dilma Rousseff de governar caiu de 56% para 51%. Ao mesmo tempo, aqueles que desaprovam a maneira da atual presidente de governar subiu de 36% para 43%.

Assim como a avaliação positiva, a aprovação da maneira de governar de Dilma inverteu a trajetória favorável. Em julho, 49% reprovavam a maneira de governar, superando, na ocasião, aqueles que a aprovavam, que eram 45%. Isso ocorreu logo após o início dos protestos de rua País afora. Foi a única vez que ela registrou uma reprovação superior à aprovação da maneira de governar desde que assumiu a presidência, em 2011.

A confiança na presidente Dilma diminuiu de 52% para 48%. O porcentual dos que não confiam nela subiu no mesmo período de 41% para 47%. Na prática, os indicadores de confiança e desconfiança estão tecnicamente empatados. O índice dos que não souberam ou não quiseram responder a essa pergunta também oscilou de 7% para 5%, dentro da margem de erro. Nos dois primeiros anos de governo, 75% confiavam na presidente.

A primeira pesquisa CNI/Ibope de 2014 foi realizada entre os dias 14 e 17 deste mês com 2.002 pessoas em 141 municípios. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais. A sondagem foi feita, portanto, antes da revelação de que a presidente Dilma Rousseff, quando presidia o Conselho de Administração da Petrobrás, votou a favor da compra de parte da refinaria de Pasadena com base em um resumo juridicamente “falho”.

Em 2012, a estatal concluiu a compra da refinaria e pagou ao todo US$ 1,18 bilhão por Pasadena, que, sete anos antes, havia sido negociada por US$ 42,5 milhões à ex-sócia belga. A oposição protocolou nesta quinta o pedido para a abertura de uma CPI no Senado para investigar o caso.

Evilásio se reúne com o Deputado Federal e pré - candidato a Vice Governador Raul Henry

No último dia 26 de março o Prefeito de Taquaritinga do Norte Evilásio Araújo esteve reunido com o Deputado Federal Raul Henry, na pauta os os dois trataram de assuntos referentes a crise dos municípios e as constantes quedas de repasse por parte do Governo federal, Evilásio também conversou com Raul sobre as expectativas para as eleições de outubro, Raul está animando e empenhando como pré candidato a Vice Governador com Paulo Câmara o candidato do PSB em Pernambuco, Evilásio vem se consolidando como uma das lideranças mais atuantes na divulgação do nome de Paulo Câmara, Evilásio também tem ampliado as bases do PSB em Taquaritinga do Norte , e nos próximos dias a população ficará sabendo das novidades nas filiações do partido na Dália da Serra, Evilásio esteve acompanhado do Secretário de Mobilização do PSB de Taquaritinga do Norte Marcos Augusto ( Markinho Xavier ).






Raul Henry ( Deputado Federal ) , Markinho Xavier ( Secretário de Mobilização PSB de Taquaritinga ) , Evilásio Araújo ( Prefeito e Presidente do PSB de Taquaritinga  )

Taquaritinga do Norte esteve representada no I Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco


Entre os dias 24 e 25 de março aconteceu na cidade de Porto de Galinhas o I Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco do ano de 2014. O mesmo foi realizado pela Associação das Secretarias de Turismo do Estado de Pernambuco - Astur/PE, em parceria com a Prefeitura do Ipojuca.



O evento faz parte das ações sistemáticas da Associação que tem como objetivo fortalecer os municípios de potencial turístico do Estado, aperfeiçoando o debate em torno das questões relacionadas ao incremento sustentável do turismo, incentivando o desenvolvimento econômico dos municípios pernambucanos.

A Dália da Serra esteve representada pela Secretária de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Magda Lucélia, que sempre vive em busca de aperfeiçoamento e nossas ideias de sucesso, para implantar em Taquaritinga do Norte. “Muito bom participar desses encontros, pois compartilhamos nossas experiências e aprendemos com os outros municípios, que possuem o nosso mesmo objetivo, que é alavancar o turismo de nossas cidades de forma organizada e sustentável”, frisou a Secretária.



Palestras sobre segurança em grandes eventos, planejamento e gestão do turismo, além de mostra Cultural e Gastronômica foram algumas das atividades presentes no evento que também contou com exposição e visita técnica no Pontal de Maracaípe, onde os participantes puderam conhecer a área de proteção ambiental para preservação de cavalos-marinhos.

Atendendo a Determinação Da justiça Prefeitura Municipal Inicia Desvio na Estrada Para os Caminhões Pipa

A prefeitura municipal de Taquaritinga do Norte, através da secretaria de Apoio e a secretaria de Obras coordenadas por Zeca Coelho e Damião respectivamente, atendendo ao oficio nº 316/2013, datado do dia 06 de novembro de 2013, do ministério público assinado pela V. Exª promotor Iron Miranda dos Anjos, deram inicio ao desvio e reforma das estradas que darão acesso ao novo percurso que os caminhões pipas deverão fazer.


Pelo novo percurso os caminhões pipas deverão fazer o trajeto agora pela carreira de jaca nas Queimadas seguindo os arredores do Zamba passando em frente a COMPESA e saindo na PE 130, com isso a prefeitura municipal atende a determinação do ministério público (MP), para que eles não mais, trafeguem nas vias centrais da cidade, em razão do constante perigo vivenciado pela circulação de caminhões pipas carregados de água em nossa cidade. Vale salientar que o oficio do ministério público trouxe em anexo um abaixo assinado de membros da população em geral.

 Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 26 de março de 2014

AMANHÃ: Fabio de Jairo na Filadélfia FM 104.9



O líder politico Fabio De Lima Bezerra é o entrevistado desta quinta-feira do “Cidade em Foco”. O programa vai ao ar às 9 horas da manhã na Radio Filadelfia FM. Comandado Por Alberes Xavier e equipe e é transmitida ao vivo pela internet: www.filadelfiafm.net

Dilma teme protestos

Endurecimento

Há duas semanas, Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já haviam anunciado que seria apresentado - em regime de urgência - um projeto para regulamentar as manifestações de rua.
Na ocasição, Cardozo confirmou que iria propor um endurecimento das penas aplicadas aos condenados por crimes previstos no Código Penal que forem cometidos durante protestos, além do estabelecimento de sanções mais claras para casos como os de vandalismo, lesão corporal e homicídio.
"Há certos delitos que estão (tipificados) no Código Penal, mas que estão ocorrendo em manifestações lícitas, praticados por pessoas que desvirtuam os atos para danificar o patrimônio público e privado, lesionar (outras pessoas) e, agora, lamentavelmente, cometer homicídios", disse Cardozo, no dia 18 de fevereiro, segundo a Agência Brasil.
"Por isso, estamos discutindo uma elevação das penas para esses casos. Ou seja, um agravamento da pena", acrescentou, ao explicar que o principal objetivo do projeto de lei será disciplinar dispositivos legais, como o que proíbe o anonimato em manifestações populares.
Dilma também já havia afirmado que o governo está trabalhando com secretários de Segurança e comandantes da Polícia Militar, para criação de um protocolo único de atuação durante os protestos.

Venezuela

Durante a cúpula em Bruxelas, Dilma também foi questionada sobre a crise na Venezuela, que entra na terceira semana de protestos contra o governo de Nicolás Maduro. A presidente disse que “não cabe ao Brasil dizer o que o país deve fazer”.
No entanto, considerou que a situação no vizinho sul-americano é distinta do que ocorre na Ucrânia e que é “importante que se olhem os ganhos efetivos do povo venezuelano em termos de educação e saúde nesse processo”.






UNIVERSITÁRIOS NA PAUTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TAQUARITINGA DO NORTE


Em entrevista ao Programa cidade em foco na Filadélfia FM na manhã desta quarta(26) a Secretária de Educação de Taquaritinga do Norte Ilka Paloma declarou que os Universitários do Município estão na pauta desta secretária e na prioridade da gestão do prefeito Evilásio, para atender a nescessidade dos Universitários no tocante a concessão da Bolsa para transporte, a secretária demonstrou toda uma sintonia com a demanda, o que pudemos constatar quando a mesma revelou todo um mapeamento de direcionamento de cada Universitário.
No entanto, devido a variação e diversificação de horários e destino, não será possível a disponibilidade do uso dos ônibus do Programa Caminhos da Escola, porém, de acordo com a secretária, o Prefeito Evilásio sensível com as nescessidades, estará enviando uma proposta de reajuste e adequação da Bolsa a câmara de vereadores nos próximos dias. Lembrando que os recursos destinados a Bolsa Universitária é oriunda de recursos do Município. 
Fonte: Blog Pão de Açúcar Net


Prefeito Evilásio se encontra com o Prefeito de Jaboatão Elias Gomes



 O Prefeito Evilásio Araújo se encontrou no Gabinete do Deputado Federal Bruno Araújo com Prefeito Elias Gomes Prefeito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, na oportunidade Elias falou sobre a nossa cidade aonde frequentemente se hospeda, Elias também falou que é fan de esportes radicais e confirmou que estará presente no próximo evento de Voo Livre em nossa cidade. Evilásio falou sobre a pavimentação do acesso á Rampa que já foi autorizado e em breve começará toda a restruturação dos espaços da Rampa.

Atenção : Jovens e Adultos podem concluir o Ensino Fundamental


Jovens e Adultos podem concluir o Ensino Fundamental


ENCCEJA
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
No Brasil e no Exterior, o Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental para quem tem no mínimo15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.
Inscrição e Documentos Obrigatórios

Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária. 
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet no endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/  a partir das 10h00min do dia 17/03/2014 até às 23h59min do dia 31/03/2014 horário oficial de Brasília-DF.
As provas serão realizadas no dia 01 de junho.
Para efetuar a inscrição no Encceja, o interessado deverá informar o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número da Cédula de Identidade ao preencher o formulário on-line de inscrição.
Acesse o edital do Encceja Nacional 2014
Questionário Socioeconômico (QSE)
O interessado em se inscrever no Encceja Nacional deverá realizar o preenchimento on-line do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalização de sua inscrição.

Para mais informações consulte:http://encceja.inep.gov.br/encceja

Eduardo acusa PT de fazer terrorismo eleitoral acerca do fim do Bolsa Família



dudu-e-aecio-210214

Pré-candidato ao Planalto, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), está preocupado com o terrorismo eleitoral que, segundo ele, já existe acerca da continuidade do Bolsa Família.

E fez um alerta público para que não tenha o nome associado a eventuais boatos sobre a extinção no programa.

“Não podemos permitir esse terrorismo eleitoral de que só uma força política manterá o Bolsa Família. Isso é uma mentira, é um terrorismo. É uma tentativa de o medo vencer a esperança”, disse ao falar para empresários nesta terça-feira em São Paulo.

Usando o mesmo argumento que o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves utiliza, Eduardo destacou que programas sociais devem ser transformados em política de estado e não serem mais associados a um governante.

Quer dizer, além de se prevenir, ele tenta minimizar a vinculação automática que se faz entre o benefício e o ex-presidente Lula,  presidente Dilma e o PT.

O governador não citou exemplos do terrorismo a que se refere. Mas, não precisa. O PT e a presidente Dilma tem utilizado o programa na pré-campanha.

Inclusive, nesta terça, o ex-presidente Lula publicou, na página do Instituto Lula, informação referente ao Bolsa Família.

Tudo para destacar que, “nos últimos dez anos, a renda cresceu para todos os brasileiros, mas isso foi ainda mais intenso entre os mais pobres e os negros”.

Mas, até agora, pelo menos publicamente, não se viu, nessa pré-campanha, registros de ameaças sobre a suspensão do programa e a associação dessa ação a algum pré-candidato. 

Apesar da Mobilização, PEC dos 2% a mais no FPM ainda não foi votada por Comissão da Câmara






Os gestores que participaram da Mobilização, em Brasília, nesta terça-feira, 25 de março, esperavam que o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) fosse votado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) trabalhou para que houvesse inversão de pauta e a Proposta de Emenda à Constituição 341/2013 passasse a ser o primeiro item.
O Prefeito Evilásio Araújo foi bastante aplaudido em seu discurso.
Infelizmente não houve inversão de pauta favorável como o movimento pediu. A PEC passou do item 16 para o de número sete na pauta da CCJ. E mesmo assim não foi apreciada porque a reunião do grupo foi suspensa antes de chegar ao sétimo item. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que, lamentavelmente, não se prioriza a questão municipalista, motivo de apelo dos mais de mil gestores presentes na Mobilização.
Prefeitos de Pernambuco presentes na mobilização.
Na parte da tarde, os prefeitos e demais agentes municipais voltaram ao auditório Petrônio Portela, no Senado, onde os participantes puderam mais uma vez expor preocupações e ideias para a campanha Viva o seu Município. Muitos deles se mostraram indignados com a maneira como são recebidos no Congresso e pela desatenção dos parlamentares com as reivindicações.
ConquistasApesar de não terem conseguido a votação dos 2% na CCJ, os prefeitos foram informados de que, desde 1997, o trabalho da CNM, e de todos aqueles que apoiam o movimento, resultou em ganhos superiores a R$ 289, 431 bilhões aos cofres municipais. Os valores individualizados por Município podem ser requisitados à equipe de Estudos Técnicos da Confederação.
Antes de encerrar o encontro, o presidente Ziulkoski enfatizou a ação agendada para o dia 11 de abril. “A Paralisação nas capitais depende de vocês, e se bem articulada nos trará resultados”.

Dália Net na Câmara Federal

Durante a tarde e o começo da noite de ontem tivemos a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho e toda a estrutura da Câmara de Deputados, ao lado do Deputado Federal Bruno Araújo acompanhamos de perto as principais votações do dia, recebemos toda assistência dos funcionários do gabinete do Deputado Bruno Araújo. Uma coisa que chamou bastante atenção é a proibição e a burocracia para entrar em alguns locais, em vários pontos não se pode nem entrar com uma Câmera fotográfica.





Repórter do CQC com o Prefeito Evilásio

Reflexão

ATENÇÃO - TAQUARITINGA DO NORTE


Imagem Ilustrativa
A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretária de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho (SEAS), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), convida a população dos bairros Silva de Cima e Silva de Baixo que pretendem cadastrar sua criança a partir de 6 anos na oficina de futebol que será implantada nesses bairros.
 
Para o cadastramento são necessários os seguintes documentos:
 
  • CPF
  • NIS (Número de Inscrição Social)
  • RG
As inscrições serão realizadas entre os dias 01, 02 e 03 de Abril, no prédio da Escola Carmem Arruda, onde funcionava o PETI, localizado do bairro Silva de Baixo.
 
Assessoria de Imprensa

AMANHÃ: Ilka Paloma na Rádio Filadelfia FM 104.9 MHZ


A secretária de Educação de Taquaritinga do Norte é a entrevistada desta quarta-feira do Cidade em Foco. 
O programa vai ao ar das 09h às 10h30, na Rádio Filadélfia FM 104.9. Comandado por Alberes Xavier e equipe e é transmitida ao vivo pela internet: www.filadelfiafm.net

Foto: AMANHÃ: Ilka Paloma na Rádio Filadelfia FM 104.9 MHZ

A secretária de Educação de Taquaritinga do Norte é a entrevistada desta quarta-feira do Cidade em Foco. 
O programa vai ao ar das 09h às 10h30, na Rádio Filadélfia FM 104.9. Comandado por Alberes Xavier e equipe e é transmitida ao vivo pela internet: www.filadelfiafm.net

terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeito Evilásio Araújo em Brasília


O Prefeito Evilásio Araújo esteve visitando na manhã de ontem dia (24 de março) a Confederação Nacional de Municípios, na oportunidade  o Prefeito colheu  informações sobre as futuras receitas da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, o Prefeito também aproveitou para confirmar  presença na mobilização que acontece no dia de hoje 25 de março.
Fique por dentro :

Você sabe o que é a CNM ?

 A (CNM)  é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980. O objetivo maior da CNM é consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos Municípios e transformar a entidade em referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e à qualidade de vida da população.








Mobilização : Taquaritinga do Norte estará representada em Movimento muito importante para os Municípios.

mascara-viva-municipio

Evilásio se encontra com lideranças de Pernambuco

O Prefeito Evilásio teve um encontro com lideranças do estado de Pernambuco, na ocasião falou sobre as emendas que estão para sair  para o município e tratou também de novas emendas que possam vir para o Município .




Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...