quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ex-prefeito é condenado a pagar mais de Meio Milhão de Reais




O ex-prefeito de Toritama, Marcelo Andrade, foi condenado pela Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) por improbidade administrativa e terá que devolver R$ 661.245,40 aos cofres públicos e pagar multa de 20 vezes o salário que recebia quando exercia o cargo.

De acordo com a denúncia apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU), Marcelo Andrade firmou convênio com a Funasa para receber em 2007 a verba original no valor de R$ 400 mil, a fim de construir melhorias sanitárias em moradias, porém, não prestou contas; e os fiscais da Funasa averiguaram que somente 23% das obras teriam sido executadas.

Ainda de acordo com os autos, o ex-prefeito emitia cheques e endossava-os, juntamente com tesoureiro, para que os valores respectivos fossem sacados em espécie diretamente no caixa, despistando assim os destinatários finais. Efetuados os saques, uma parcela dos valores ficava com o prefeito e o tesoureiro e a outra era depositada na conta da secretária de finanças, que, inicialmente, fazia uso de conta própria, mas, posteriormente, passou a utilizar conta aberta em nome da filha, com a finalidade exclusiva de movimentar as verbas desviadas.

Em junho de 2008, Marcelo chegou a ser preso pela Polícia Federal junto com outras cinco pessoas que na época eram ligadas a prefeitura de Toritama.



Fonte:  blog do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...