terça-feira, 10 de junho de 2014

Brasil está pronto para a Copa, diz Dilma em mensagem ao Congresso da Fifa





O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, leu nesta terça-feira (10), na cerimônia de abertura do 64º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mensagem em que a presidenta Dilma Rousseff diz que o Brasil está pronto “para realizar a Copa das Copas”. O evento está sendo realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“Trabalhamos pela Copa tanto quanto queremos ganhá-la”, afirma a presidenta na mensagem. Dilma não participou da cerimônia, mas enviou o texto, que foi lido pelo ministro no final da tarde.

No texto, Dilma destaca que a seleção brasileira foi a única a participar de todas as copas e é a maior campeã, com cinco títulos. Segundo a presidenta, o país trabalhou muito para sediar o evento pela segunda vez [a primeira foi em 1950]. “Construímos e reformamos 12 estádios espalhados de norte a sul deste país continental para que a Copa alcançasse todo o território nacional e integrasse a nação. Implantamos e organizamos equipamentos urbanos e serviços que darão suporte ao Mundial e que ficarão depois como benefício ao povo brasileiro.”

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, que abriu o congresso, disse que conversou anteriormente com Dilma e que ambos concordaram que a Copa “será um grande acontecimento”. Em discurso, Blatter disse esperar e desejar “que todas as atividades beligerantes parem nesse período e se concentrem no futebol”. Nem Blatter, nem a mensagem de Dilma citaram os atrasos nas obras da Copa e as manifestações recentes no país contra o evento.

Para o congresso, que, segundo Blatter conta com participação de representantes de todas as 209 associações que integram a Fifa, a federação contou com um forte esquema de segurança, que inclui equipamentos de raio X e detetores de metal, tal como nos aeroportos. O esquema inclui ainda a presença de homens do Exército armados.

Também participaram da cerimônia de abertura do congresso o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, a apresentadora Fernanda Lima, o cantor palestino Mohammed Assaf, o pianista Nélson Ayres e a cantora Maria Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...