domingo, 30 de março de 2014

VIOLÊNCIA SEXUAL E INJÚRIA RACIAL


*Dr. Paulo Lima

Duas reportagens estampadas nas capas de nossos dois maiores jornais em circulação no Estado me chamaram a atenção nesta manhã de sábado. A primeira delas falava sobre a pesquisa polêmica divulgada no dia de ontem, pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, na qual 65,1% dos entrevistados opinaram que as mulheres que vestem roupas decotadas, saias curtas, mostrando o seu corpo, ou parte dele, merecem ser atacadas. O mais grave, no entanto, é que a mesma pesquisa revelou que 66,5% das pessoas entrevistadas eram mulheres.
Sinceramente, nunca vi um absurdo tamanho!
Não é a toa que a onda de violência contra a mulher vem crescendo no nosso Estado e no País e não me admira nada que esteja crescendo a cada dia, dentro dos ônibus e metrôs, a exemplo de São Paulo, que, mesmo tendo destinado vagões exclusivos para elas, não evita os ataques de doentes sexuais, constrangendo diuturnamente as mulheres, com gestos, esfregões, atentado violento ao pudor e porque não dizer, tentativa de estupro!  E será que a culpa realmente é das vestes usadas por elas? Ora, faça-me um favor!
Não é a roupa usada por uma mulher que vai gerar atos desta natureza!  Não, absolutamente não!
O que provoca estes atos animalescos é a mentalidade doente e machista da nossa sociedade, que, apesar de se encontra em pleno século XXI, ainda tem a mentalidade arcaica, somente comparada a civilizações medievais, ou de alguns países do Oriente Médio, nos quais a mulher é obrigada a se vestir de preto, cobrindo todo o corpo, no mais das vezes sem deixar à mostra, sequer, os olhos, tudo para não despertar esses instintos animalescos nos homens! Não é a toa que sempre que uma mulher é estuprada, violentada sexualmente, procura-se colocar a culpa na mesma, como se a doente fosse ela e não o animal que a atacou.
Em verdade, há muito passou o momento dessa mesma sociedade, tomar consciência de que nenhuma roupa ou modo de vestir pode justificar atos bárbaros como esses, praticados diuturnamente contra as mulheres. Devemos nos conscientizar, pois, que a mulher, seja ela freira ou prostituta, deve ser tratada e respeitada, igualitariamente, posto que é direito seu, garantido pela vigente Constituição Federal.
Outra questão que igualmente merece a nossa repulsa é o preconceito racial, principalmente contra nós, nordestinos.
Hoje mesmo foi noticiado que um piloto da empresa de aviação, Avianca, postou na quinta-feira passada, na sua página do Facebook, ofensas de conteúdo racista e discriminatório contra o nosso povo, tão somente porque lhe serviram um prato diferente daquele que ele pedira num restaurante na vizinha capital, João Pessoa. Felizmente, esse indivíduo já recebeu o prêmio por sua por sua imbecilidade: foi demitido dos quadros da empresa.
E, pergunto: o que tem uma pessoa nascida no Sul ou no Sudeste, de diferente, daquela nascida em nossa terra, para se sentir tão superior? E respondo: tão somente a ignorância e o preconceito racista, sentimentos que em nada dignificam a pessoa humana. E vou mais além. Em verdade, uma pessoa que se porta desta maneira deveria, ela sim, ser posta atrás das grades, por um bom tempo, para aprender a conviver civilizadamente, pois comete nada mais, nada menos, o crime de injúria racial.
Para esses animais, que atacam as mulheres, somente porque estão mostrando o seu corpo, ou parte dele, através de uma vestimenta e que ofendem a honra dos nordestinos, a troco de nada, a cadeia, ou melhor, a jaula, ainda é o lugar mais apropriado!
Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...