sábado, 1 de março de 2014

Em Olinda, foliões fazem ladeiras ferver no 1º dia de Carnaval


Aos poucos, foliões tomaram conta das praças e ladeiras de Olinda. Foto: Matheus Albino/NE10
Aos poucos, foliões tomaram conta das praças e ladeiras de Olinda. Foto: Matheus Albino/NE10
Parecia que o desfile do Galo da Madrugada, no Centro do Recife, iria tomar conta de boa parte dos foliões e deixar a cidade de Olinda, na Região Metropolitana, um pouco vazia neste primeiro dia de Carnaval.
Ruas ainda estavam tranquilas logo cedo no Sítio Históricos. Foto: Matheus Albino/NE10
Ruas ainda estavam tranquilas logo cedo no Sítio Históricos. Foto: Matheus Albino/NE10
No início da manhã, as ladeiras da Cidade Alta ainda estavam um pouco vazias e indicando que o público realmente não desfilaria em grande número. Mas, aos poucos, os foliões começavam a chegar e marcar presença nos principais polos de animação.As agremiações foram arrastando a multidão e fazendo todo mundo cair na festa.
Uma das primeiras troças carnavalescas a percorrer as ladeiras foi a Pernambucar-te, puxada por uma orquestra feminina que não deixou ninguém parado. Nem só de frevo no pé foi o Sábado de Zé Pereira nas ladeiras, o samba foi lembrado e cantado por quem acompanhou o bloco Samba Soul Seu, com músicas de vários cantores famosos deste ritmo que sempre é bem recebido no Carnaval pernambucano.
Se a alta temperatura não estava dando trégua então o bloco Fique na Sombra ajudou os foliões na tentativa de sair do calor forte que fazia nas ladeiras. A troça desfilou pela oitava vez, decorada com mais de 30 guarda-sóis, saindo da rua da Boa Hora com destino a… não se sabe. O grupo sempre sai sem roteiro certo pelas ruas da Cidade Alta.
Outras dezenas de troças se encontraram nas ladeiras da cidade causando o tradicional congestionamento e misturarando os ritmos mais tocados do Carnaval. Em meio a esse encontro de agremiações, surgiu a esquisita troça vempruqiéteu. Esquisita mesmo, já que o próprio fundador disse que não era uma troça, e sim um “troço” carnavalesco. “Isso aqui não é uma troça nem um bloco, nós o chamamos de troço carnavalesco”, afirmou Douglas Araújo.
Folia foi comandada por orquestras de frevo. Foto: Matheus Albino/NE10
Folia foi comandada por orquestras de frevo. Foto: Matheus Albino/NE10
REPROVADO - Infelizmente nem tudo foi aprovado no quesito organização da folia olindense. Moradores e foliões reclamaram de carros circulando pelas ladeiras da cidade, dividindo espaço com os foliões, como constatou a reportagem do NE10 neste primeiro dia de folia.
APROVADO - A limpeza das ruas foi uma virtude da Prefeitura neste Sábado de Zé Pereira. Além da colaboração dos foliões evitando ao máximo jogar lixo na ruas, a reportagem presenciou vários profissionais de limpeza agindo rápido para deixar a cidade mais organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...