segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Secretaria de Agricultura em Ação :

Secretaria de Agricultura e Pecuária participa de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável


No último dia 13 de fevereiro de 2014 realizou-se na Câmara de Vereadores mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Taquaritinga do Norte, Conselho este que é formado por 28 associações Rurais, também participaram da reunião o Sindicato dos Trabalhadores Rurais,Sindicado da Agricultura Familiar ,Câmara de Vereadores , Governo Municipal e o IPA. Nesta Reunião foram debatidos vários assuntos dentre eles : Renegociação da dividas Rurais,Recursos para investimento na agricultura familiar através do PRONAF,Programa Agro Amigo,Programa Garantia Safra , utilização das maquinas do PAC para limpeza de barreiros e pequenas barragens,Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes. Sobre as renegociações foi apresentada a Lei 12.844/2013 onde os agricultores que tiveram problemas ocorrentes da seca vão ter direito a rebates que variam de 50% a 85% para quitarem suas dividas junto ao Banco e ficarão aptos a fazerem novas propostas com juros e condições especiais para amenizarem os efeitos da estiagem, esta Lei vai até o dia 31/12/2014. O Secretário de Agricultura Julio César e  o Diretor de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais falaram sobre os recursos do BNB para a agricultura familiar, pois os mesmos participaram de uma reunião na cidade de Surubim no dia 30 de janeiro onde foi apresentada a nova gerente do Banco do Nordeste e a mesma falou da intenção de melhorar o atendimento ao PRONAF, pois o banco dispõe de recursos para promover o desenvolvimento e já ficou marcado duas reuniões, uma do Agro Amigo no dia 12 de março de 2014 na sede da Associação dos Produtores Rurais do Jerimum, nesta reunião os agricultores vão acessar recursos do PRONAF B.E, também acontecerá outra reunião no dia 20 de março de 2014 para renegociação das dividas, com local a definir.


O programa Garantia Safra 2014 também foi outro tema de grande relevância na  reunião pois trata-se de um importante instrumento de desenvolvimento,este seguro garante uma renda para os agricultores familiares em caso de perca das lavouras.. A adesão dos agricultores na safra (2011/2012) foram de 182 agricultores beneficiados na safra (2012/2013) foram 284, e para a safra (2013/2014) 354 agricultores estão aderindo ao programa o que gera uma renda para o município em caso de seca de R$ 424.800,00.

Outro tema que foi muito debatido na reunião foi a utilização das maquinas do PAC na limpeza de barreiros e pequenas barragens comunitárias e dos agricultores familiares .Foi reconhecido por todos o grande esforço do governo municipal  na recuperação das estradas e o que as associações estão reivindicando é que se faça um calendário de trabalho para que possa atender o maior numero de comunidades possível num sistema de rodízio onde cada associação possa receber uma quantidade de horas maquinas e priorize junto com a comunidade os locais (barreiros e barragens) que serão atendidos.


O Sr. Evandro Bezerra técnico do IPA apresentou as ações desenvolvidas pelo instituto Agronômico de Pernambuco IPA e entregou aos presidentes de Associações as fichas dos programas Terra Pronta (aração de Terras) e distribuição de sementes para que se possa cadastrar o nome dos agricultores que vão plantar na safra 2014.
O Vereador Eraldo falou da importância do Conselho para as comunidades Rurais do Município e que este é o local onde se deve discutir,planejar e priorizar as ações a serem implantadas no município principalmente na zona Rural pois aqui temos representantes de todos os seguimentos desde as associações,IPA,Governo Municipal  e Câmara dos Vereadores.


A Presidenta da Câmara de Vereadores a Srª. Rogéria Cristina parabenizou a todos os presentes pela reunião e falou que em tempos passados não se via o povo discutindo e priorizando as ações que vão ser implantadas nas comunidades, e graças as Associações e ao Conselho hoje vemos o desenvolvimento chegando em todas as localidades.
O secretario de Agricultura e Pecuária que presidiu a reunião agradeceu a presença de todos e fez junto com conselho uma homenagem a Srtª. Maria Ferreira da Conceição que faleceu de forma precoce, ela era funcionaria da Secretaria De Agricultura e do Conselho. Lembrou a todos da importância de Maria para o Conselho e para o desenvolvimento do Município.
O Sr. José Galdino da Silva Presidente da Associação dos Agricultores de Açude Velho e pai de Maria agradeceu a todos e falou da difícil fase que esta passando em sua vida, mas Deus esta dando forças para que ele possa seguir em frente e não vai desistir de sua luta, pois no trabalho voluntario que desenvolve na sua comunidade e no município é onde ele reencontra sua filha pois ela o ajudava com amor e dedicação a buscar um desenvolvimento que respeite o meio ambiente de forma sustentável.                  

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...