domingo, 23 de fevereiro de 2014

POLÍTICA E TRAIÇÃO

*Dr. Paulo Lima

Costumo dizer, quase sempre, que “a política é um verdadeiro roçado de cabras-safados!” Sempre digo, também, que esta frase não foi dita por mim, mas não importa: o importante é a veracidade que ela contém. E digo isto com propriedade, pois senti na pele o que é ser traído politicamente.
Com a situação de três dos principais personagens políticos envolvidos na celeuma em torno da escolha do fazendário PAULO CÂMARA para ser o nome do PSB ao governo do nosso Estado nas eleições deste ano, alguns fatos políticos ocorridos nas eleições municipais passadas me vieram à memória. Engraçado como estes fatos sempre vão e vêm. 
Hoje de manhã, lendo as reportagens políticas nos dois principais jornais de nosso Estado, envolvendo o vice-governador JOÃO LYRA NETO, relatando o seu sentimento, voltei a me lembrar.
Acredito que JOÃO LYRA NETO, chateado como está, conforme retratado nas reportagens, também deve estar se sentindo traído, já que tanto ele, como FERNANDO BEZERRA COELHO, outro que findou por ser preterido da vaga principal, esperavam ser escolhidos para representar a chamada “Frente Popular” nas próximas eleições.
Acontece que a vaga é uma só e, neste caso, só cabe um no Palácio das Princesas! E não vai ser nenhum deles e, se o bicho pegar, nem tampouco PAULO CÂMARA. Quanto a JARBAS, acredito que também foi outro que tirou o time de campo involuntariamente, mas, vou deixar esta estória para outro artigo.
A questão agora é saber se PAULO CÂMARA emplaca, ou não.
Ao meu sentir (e quem sou eu para opinar nestas coisas de política, diriam vocês, minha meia dúzia de fieis leitores) a candidatura de PAULO CÂMARA vai dar a ARMANDO MONTEIRO sérias chances de ser o futuro governador de nosso Estado. Eu, particularmente,  que não apostava um tostão de mel coado na  vitória de ARMANDO, agora já não tenho tanta certeza. É que, convenhamos, ARMANDO MONTEIRO é um candidato pesado. Entretanto ele larga com uma grande vantagem, que é justamente o apoio dos prefeitos. E, sabemos nós, que gostamos de política, que quem ganha eleições para governador são os prefeitos, minha gente!
No caso, para quem não sabe, ARMANDO MONTEIRO tem trabalhado incessantemente, nestes últimos meses, para atrair para o seu palanque o maior número de prefeituras e, se conseguir, vence as eleições, já que o candidato da “Frente Popular” não vai ter tanto tempo para reverter esta vantagem e, claro, certamente não vai contar com a ajuda, nem de JOÃO LYRA NETO, chateado como está; nem tampouco de JARBAS, que vai se preocupar em se eleger Deputado Federal, (se é que ele vai mesmo se candidatar). O mesmo se pode afirmar em relação a FERNANDO BEZERRA COELHO, que, certamente, como ocorreu com SÉRGIO GUERRA nas eleições passadas, vai fazer corpo mole.
Quanto a JOÃO LYRA NETO, acredito que mais adiante vai chegar à conclusão que, em verdade, ele não teria chances, pois sua vez há muito já passou e, ao final, vai sentir alívio e se curvar a esta realidade pois, como sabemos, política é assim mesmo...
Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...