quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

João Lyra disse que vai “imprimir” seu próprio estilo de governar durante os nove meses no comando do estado


Vice-governador, que assumirá o posto de Campos, em abril, disse que vai colocar seu perfil na gestão. Resta saber se ele vai cumprir a palavra que Eduardo deu a Zé Queiroz, que iria ajudar-lo na mudança da Feira da Sulanca.
João Lyra Neto está voltando!
Apesar de comungar da mesma cartilha do governador Eduardo Campos, o vice, João Lyra Neto (ambos do PSB), pretende colocar seu estilo durante os nove meses em que comandará o estado. Pelo menos foi o recado que ele deu ontem, em entrevista a uma rádio local. “Nós comungamos do mesmo pensamento político, do mesmo compromisso com o povo de Pernambuco, mas cada um dentro do seu perfil, das suas características, da sua identidade. As circunstâncias vão levar, possivelmente, a fazer algumas coisas que estejam identificadas com o meu perfil”, destacou.
Lyra vai assumir a gestão devido à necessidade de Eduardo Campos se desincompatibilizar do cargo, no dia 4 de abril, para disputar a eleição presidencial em outubro de 2014. Ao mesmo tempo em que terá a responsabilidade de manter a gestão em ordem, Lyra terá nas mãos uma vitrine. Governar o estado pode render excelentes dividendos políticos no futuro. Além disso, ele ainda nutre o desejo de ser o escolhido de Eduardo para a sucessão estadual neste ano. Do DPnet.
A transição entre os dois governos já está sendo encaminhada. As novas peças do
secretariado, que serão anunciadas hoje, vão ter o dedo do vice-governador. “João Lyra sempre contribuiu. Toda montagem de equipe, desde o primeiro governo, nós fizemos conversando muito. João, desde a transição depois da eleição de 2006, comandou a transição, montamos juntos as primeiras equipes. Temos uma relação de confiança mútua. Muitas coisas eu deleguei para ele fazer e agora não seria diferente”, disse Eduardo, na última terça-feira, após uma missa no bairro de Casa Forte.
Secretariado
Entre as novidades da reforma do secretariado será a acomodação do novo aliado na Frente Popular: o PSDB, que até então ocupava as fileiras da oposição na Assembleia Legislativa e na Câmara do Recife. Os tucanos devem preencher os espaços deixados pelo PT e PTB. Ambos deixaram o governo e pretendem trilhar um caminho independente em 2014, com a candidatura do senador trabalhista Armando Monteiro Neto.
“Vamos anunciar as mudanças que decorrem da reforma administrativa e da Assembleia Legislativa, onde quatro deputados estaduais compõem o nosso governo. Nós já fechamos os nomes e vamos anunciar quinta-feira”, declarou Eduardo.
Saiba mais
Deixam os cargos
Isaltino Nascimento (PSB) – Secretaria de Transportes
Laura Gomes (PSB) – Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Aluísio Lessa (PSB) – Secretaria de Articulação Social e Regional, que será fundida à Secretaria de Governo
Alberto Feitosa (PR) – Secretaria de Turismo
Eles são deputados licenciados voltam a ocupar suas cadeiras na Assembleia Legislativa
Deixam a Assembleia para o retorno dos secretários de Governo à Casa: José Humberto (PTB), Isabel Cristina (PT), Pastor Odéssio (PRB) e Sebastião Rufino (PSB). Estes dois últimos têm chance de ser reaproveitados no governo.
Apostas
João Bosco – Nome de confiança do governador que pode assumir a nova Secretaria de Infraestrutura, resultado da fusão das pastas de Recursos Hídricos e Transportes
Murilo Guerra – Secretaria de Trabalho e Emprego, pasta que era comandada pelo PTB até o partido romper a aliança com o PSB.
O PSDB também pode indicar o ex-presidente estadual do partido Evandro Avelar e o secretário de Saúde de Camaragibe, Caio Mello, para o governo do estado.
A Secretaria de Turismo deve ser comandada por um quadro que já atua na pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...