sábado, 3 de agosto de 2013

Donos da Priples são presos


Do JC Online

Carros de luxo foram encontrados na casa do casal / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Carros de luxo foram encontrados na casa do casal

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Os donos da empresa Priples, que foram presos neste sábado (3), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, acusados de crime contra e economia popular e contra as relações de consumo, terão os bens bloqueados pela justiça. Segundo o delegado responsável pelo caso, Carlos Couto, o patrimônio de Henrique Maciel, 26 anos, e Mirele Pacheco, de 22, chega a R$ 70 milhões.
Ainda de acordo com o delegado, o montante será usado para devolver, ao menos, o valor inicial investido pelos sócios.
Carlos Couto disse que o casal alega não proemter lucros altos. "Eles dizem que a empresa não alega retorno financeiro. Se o investimento não for pago em dinheiro, eles se reservam no direito de fazê-lo através de anúncios no site da Priples", explica.
O casal ainda está na delegacia. Henrique deve seguir, ainda neste sábado (3), para o Cotel, em Abreu e Lima, e Mirele para a Colônia Penal Feminina do Recife.
HISTÓRICO - A empresa Priples diz trabalhar no sistema de marketing multinível, onde os divulgadores do produto (no caso da Priples são anúncios na internet) recebem ganhos de 60% mensais em cima do valor investido.
Em julho, dezenas de divulgadores da empresa fizeram fila na sede da Priples, localizada no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, por não terem recebido os pagamentos.

Fotos e nome dos marginais presos em Taquaritinga do Norte

TRÊS ASSALTANTES SÃO PRESOS EM FLAGRANTE EM TAQUARITINGA DO NORTE






Policiais civis da Delegacia de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, prenderam nesta quarta-feira (31) em flagrante três homens que haviam acabado de praticar um roubo a uma farmácia da cidade. A ação foi praticada com extrema violência ao comerciante. Após ser acionada, a equipe de investigadores conseguiu agir rápido e prender os suspeitos 30 minutos após cometer o delito  
João Paulo Barbosa da CostaWellington José da Silva e Edivânio Pereira da Silva foram presos no canal da Beira Rio, após perseguição policial. Com eles foi apreendido 01 revólver calibre 38 e 04 munições intactas, de mesmo calibre. 

Os acusados estavam sendo investigados pela prática de uma tentativa de homicídio ocorrida na cidade de Vertentes. O crime ocorreu há cerca de três dias. Com a prisão em flagrante dos suspeitos foi possível realizar a qualificação para responderem também pela tentativa de homicídio. Após os procedimentos na delegacia, eles foram recolhidos à Cadeia Pública de Taquaritinga do Norte.

Wil Fotos

Polícia de Taquaritinga prende dois elementos armados em Bar no Centro da cidade

Ontem a noite a Polícia de Taquaritinga do Norte prendeu dois meliantes armados no Italo Bar no centro da cidade, a polícia estava a procura dos meliantes, quando a polícia chegou abordou os mesmos que estavam de posse de um revólver calibre 32 o famoso canela seca, os meliantes residem no bairro Brasília e existem rumores de que os mesmos tem envolvimento com os meliantes que assaltaram a farmácia.
Logo mais estaremos divulgando maiores detalhes da operação da polícia .




Foto : Facebook

Morte no Trânsito : Jovem estudante de direito morre em acidente

Na noite desta terça feira 30 aconteceu uma colisão frontal envolvendo dois veículos: um celta de placa PFH 2942 que estava sendo dirigido pela estudante de direito Bruna Maria Ximenes de Sousa de 20 anos residente em Palmares, ela estava indo para a residência quando aconteceu o acidente com a Frontier estava sendo dirigido pelo Comerciante da Cidade de Panelas identificado por Gel.
Quando as primeiras testemunhas chegaram ao local a jovem Bruna ainda estava agonizando e o Geo se evadiu do local tomando destino ignorado. 



Reflexão

972227_532404046819722_1619853195_n

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Taquaritinga do Norte, maior produtora de café orgânico do Agreste



. . . . . . . . . . . . . . .
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Maior produtora de café orgânico do Agreste, Taquaritinga do Norte esconde uma raridade em meio à sua produção agrícola: a arábica típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. O cultivo dessa espécie é precioso no mundo. No Brasil, pode ser encontrado apenas nesta cidade do Agreste pernambucano e na região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense. Adaptável apenas a regiões de altitude elevada e clima ameno, o arábica possui sabor adocicado e perfume forte, características que têm atraído a Taquaritinga compradores dos EUA, Japão, Suíça, Alemanha e outras partes do mundo.

O plantio do café arábica se dá na sombra, sob árvores frutíferas e pés de Ipê e Pau-Brasil. Por ser sombreado, o fruto precisa de mais tempo para maturar do que outras espécies. Isso garante ao café um sabor mais doce do que o normal. Além disso, ele tem, naturalmente, menos cafeína. "Temos na cidade um café muito difícil de ser encontrado. Podemos dizer que cultivamos uma grife da cafeicultura", disse o secretário municipal de Agricultura, Michelson Arnóbio, destacando que o clima de Taquaritinga contribui para a qualidade do café. A temperatura média é de 33º, no verão, e de 9º, no inverno. A altitude passa dos 900 metros.

Existem hoje 480 produtores na cidade, que para essa cultura utilizam 2,3 mil hectares de terras. A produção anual é de oito a dez sacas de café por hectare. Dos cultivadores, 80% são especialistas em plantação orgânica, ou seja, sem uso de adubos químicos. Michelson diz que, entre todas as propriedades que cultivam o arábica, a maioria através de agricultura familiar, apenas 18 conseguiram certificação específica para orgânicos, exigência no processo de exportação.  


                                     

"O valor do certificado (em média R$ 2 mil) ainda custa caro para grande parte dos agricultores, porque a cada safra é preciso renová-lo e pagar mais taxas", frisou o secretário, garantindo que em 2010 vai procurar órgãos públicos que ofereçam o documento gratuitamente. Em um ano pretendem ter, no mínimo, 100 exportadores no município.

Até lá, a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (Aprotaq) terá melhorado o produto de seus associados, segundo o presidente da entidade, Júlio César Pontes. "Com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai iniciar um projeto de assistência e orientação técnica, montando na cidade uma espécie de laboratório na universidade, já no próximo ano. Isso nos fará alcançar um mercado consumidor maior", destaca.

Hoje a exportação do café depende de uma empresa do Rio de Janeiro. "Deixamos de ter o atravessador regional para ter um internacional. Par mudar isso, nossa meta é ganhar autonomia de negócio, seja através de comércio justo e solidário, promovido por ONGs, ou da montagem de uma agroindústria, com o apoio do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural, o ProRural", planeja Pontes.




Enquanto isso, o escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) oferece assistência técnica, coleta e análise de solo para a plantação e incentiva práticas agrícolas sem uso de adubos químicos. Evandro Bezerra, agente de extensão do IPA, diz que, para melhorar a qualidade do café é preciso organização no espaço de tempo entre plantio e colheita e mão de obra qualificada. "Em Taquaritinga sobra emprego para quem quer viver no meio rural."
Fonte: Hotel Fazenda Taquaritinga

O que é café orgânico?



O que é café Orgânico? Basicamente, Café Orgânico é um café produzido sem a utilização defertilizantes químicos altamente solúveis (industriais) e tampouco a utilização deagrotóxicos (fungicidasherbicidasinseticidas ou outros tipos de produtos químicos).
No lugar de fertilizantes químicos se utiliza alternativas comofertilizantes orgânicosadubos verdes e um bom manejo do solo... Na realidade é onde deve ser concentrado os maiores cuidadeos pois, como dizia um cafeicultor orgânico: nós devemos cuidar do solo, que ele cuidara da planta...


Se a planta não estiver bem alimentada ou desequilibrada, certamente ficará mais suscetível às doenças e pragas... Um paralelo disso, pode ser observado quando estamos estressados, cansados, mal alimentados.... estamos muito mais suscetíveis a pegar uma gripe ou resfriado!


Do contrário, quando estamos bem equilibrados e alimentados, enquanto todo mundo pega gripe ou fica doente, nós resistimos sem problema nenhum....


Mas produzir café orgânico é difícil poderiam dizer alguns produtores mais céticos... Realmente não é tão fácil assim... e por isso tem um preço diferenciado da commoditie... Além disso, plantar dentro de um sistema orgânico exige uma maior atenção pois não se tem receitas de bolo ou coisa parecida... cada dia é um novo dia... e cada situação é diferente para cada região, para cada produtor, para cada situação.




O produtor de café orgânico precisa estar sempre atento a tudo dentro do teu sistema de produção. E como é um sistema tem vários atores e componentes, onde a alteração de um deles altera o sistema com um todo...


Além disso, podemos ter uma queda da produtividade do café orgânico, quando comparada com sistemas convencionais, mas na realidade quem está produzindo café orgânico tem mantido uma produtividade acima da produtividade média nacional do café convencional.


Para provar que o sistema orgânico poderia ser produtivo, um produtor de café orgânico chamado Paulo do Amaral Gurgel, entrou para o Livro Guiness de Records quando sua lavoura café orgânico atingiu produtividades muito elevadas...




Com relação à qualidade do produto, o café orgânico produzido porAlex Nanetti, de Machado - MG (capital mundial do café Orgânico), entrou para história, quando ficou entre os melhores cafés em um concurso nacional de café de qualidade, no início desta década...


Este ano, um produtor de café orgânico, Sr. Aurino Akihito Kitagawa ganhou o concurso Qualidade de Café Paraná, na categoriacafé Natural e ficou em 3o. lugar no concurso nacional.


E quem não se lembra do nosso ex-presidente do Brasil, Getúlio
Vargas, que mandou queimar algumas milhares de sacas de café para forçar a elevação dos preços no mercado externo... E tudo era café orgânico, pois não se utilizada agrotóxicos nas nossas lavouras de café...

Esses dados só reforçam a importância da produção de café orgânico, não somente por preservar o meio ambiente mas por produzir com grande eficiência e qualidade um produto orgânico de grande representatividade mundial.


Confira a página de Taquaritinga do Norte no facebook


clique aqui : https://www.facebook.com/taquaritingadonorte?fref=ts





Reflexão

971635_536287206431406_1967677814_n

Aleluia : Eduardo anuncia duplicação da PE-160 em evento de entrega das 335 casas populares


Eduardo anuncia duplicação da PE-160 em evento de entrega das 335 casas populares

Coube e este blogueiro arrancar a resposta que todos queriam saber do governado Eduardo Campos hoje a tarde em Santa Cruz do Capibaribe: Ele vai iniciar a duplicação da PE-160 até o final do ano.  

O governador que vinha tratando Santa Cruz a feijão com arroz, mas hoje quando entregava as 335 casas do projeto Minha Casa, Minha Vida, anunciou a duplicação da PE-160, mas antes havia adiantado a imprensa presente, a partir de uma pergunta deste blogueiro.

Presentes ao evento e no palanque estavam o prefeito Edson Vieira e sua comitiva, além do deputado federal José Augusto Maia e o deputado federal Pastor Eurico.

O evento foi marcado por muitos momentos.

Imagem: Genilson Songaa

Noticias de Taquaritinga do Norte

Secretários de agricultura discutem políticas públicas para o meio rural


A cidade de Parnamirim, no sertão de Pernambuco, recebeu Secretários de Agricultura de todo o Estado que estiveram debatendo tecnologias de convivência com o semiárido, as políticas públicas estaduais para o meio rural, o planejamento para a distribuição do milho pelo governo do Estado, a doação de máquinas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as ações da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e outros temas referentes à agricultura também foram abordados durante a assembléia geral do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Pernambuco (CESMAPE), realizada no último 26 de julho, na Escola Euclides da Cunha, grande evento que contou com a presença do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio.
O Secretário Júlio César foi representado por João Paulo, Josenildo Lucena e Edilberto Costa, integrantes da pasta. Com uma programação diversificada o evento correspondeu às expectativas dos participantes.
“Aqui podemos fortalecer a relação com as secretarias de agricultura dos municípios, saber suas demandas, discuti-las, para construir soluções conjuntas. Além de apresentarmos as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para o campo”, destacou o secretário José Cláudio durante a 22ª edição da assembleia, evento que acontece três vezes por ano e que, segundo a direção da SESMAPE, já se buscam alternativas que possibilitem ampliar o número de reuniões e dividi-las por regiões.
Durante a tarde foi realizada uma visita ao abatedouro Aprisco para que os participantes pudessem conhecer as instalações do local e a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA de caprinos. O Aprisco participa do programa no processo de abatimento e armazenagem. De acordo com José Cláudio, Pernambuco tem executado o PAA de caprinos satisfatoriamente.  ”Já distribuímos 86 toneladas de carne de caprino provenientes do PAA. No município de Agrestina, por exemplo, duas comunidades quilombolas já estão recebendo 595 quilos de carne de bode”. Cláudio revelou ainda que em tempos de estiagem, o agricultor muitas vezes vendia seus animais abaixo do preço e o PAA assegura um preço justo e distribui o produto com famílias em vulnerabilidade social, garantindo segurança alimentar.
Também participaram do evento a Gerente da Adagro, Erivânia Camêlo, o Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Roberto Lins e o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Demétrius Fiorante.
“Nossa participação em eventos dessa natureza proporciona um intercâmbio com secretários e técnicos de outros municípios e a troca de experiências que são enriquecedoras para todos os participantes e para os agricultores a quem vamos transmitir os conhecimentos adquiridos”, afirmou Josenildo Lucena (Cabeludo).

Assassinato : Valentão leva madeirada

 Tamandaré - O crime aconteceu na noite de terça-feira (30), na Rua Walfrido de Paula Cavalheiro, no bairro Mato Dentro, em Almirante Tamandaré. Wilson Clodomiro Rosa, 53 anos, que era considerado o “valentão” do bairro, bebeu a noite inteira e, antes de sair do bar, iniciou uma discussão com um rapaz.
Os dois trocaram vários socos e chutes, até que Wilson foi golpeado várias vezes com um pedaço de pau. Ele teve o rosto completamente desfigurado e morreu minutos depois.

Governador aparece de surpresa !!!

Eduardo Campos chega a Santa Cruz de surpresa, de que o governador tem medo, dos protestos por conta das estradas ou das obras que foram prometida e não sairam do papel como a escola estadual de Pão de Açucar ??


Confira a matéria do Sulanca News
:

Chegada "surpresa" do goverador mexe com a oposição

De forma surpreendente a vinda do governador Eduardo Campos à Santa Cruz do Capibaribe na tarde de hoje, pegou quase todos de calças na mão, e muitos passaram a manhã se organizando para comparecer ao evento de entrega das Casas do Projeto Minha Casa, Minha Vida.

O grupo de oposição se dividiu em pequenos grupos para decidir se comparece ou não, devido a ruptura de alguns com o atual governo.

O grupo de Ernesto Maia composto pelo vereador e os aliados Deomedes Brito e Carlinhos da Cohab, não comparecerão. Já o vereador Zé Elias afirmou na reunião de ontem que iria comparecer já que havia indicado muitas pessoas na época que era vice do Toinho do Pará.

Os vereadores Helinho Aragãozinho, Galego de Mourinha e Fernando Aragão devem comparecer ao lado do deputado Federal José Augusto Maia.

O ex-prefeito Toinho do Pará é outro que deve marcar presença na companhia de assessorias.


A tarde fria promete esquentar com a chegada de Eduardo Campos, já que todos querem saber quais novidades devem ser anunciadas. 

Sulanca news

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RENAN CALHEIROS VAI RECEBER MOVIMENTO EMANCIPALISTA TERÇA FEIRA DIA 06, EM BRASILIA



Movimento emancipalista brasileiro, será recebido em Brasília dia 06 de Agosto pelo Senador Renan Calheiros.

O movimento de Pernambuco deve contar com apoio do Deputado estadual Adalberto Cavalcante e Odacy  Amorim, ambos do sertão do Vale do São Francisco que encapam a luta para emancipar Izacolandia e Rajada. 

A comissão de Izacolandia e Nascente em Araripina, deve mandar representantes para participar da audiência que objetiva a pauta do PLP-416, que originou-se no senado federal, sendo aprovado com emendas na câmara federal agora mais uma vez a ser apreciado pelo senado.

O movimento de Pernambuco já possui apoio declarado do Senador Humberto Costa do PT, e aguarda posição dos Senadores Armando Monteiro PTB, e Jarbas Vasconcelos PMDB. 

Humberto Costa inclusive já agendou recebimento dos pernambucanos em seu gabinete em Brasília na próxima semana.

O movimento sertanejo do interior de Pernambuco, representado pela comissão de Izacolandia, espera contar com esforços também da Deputada Izabel Cristina, uma das lideranças responsável inclusive pela criação do projeto cidade Izacolandia. A comissão de Izacolandia aguarda inclusive a posição do prefeito de Petrolina para encaminhar o mais breve, o projeto que cria o Distrito de Izacolandia, para ajudar a consolidar o sonho dos moradores em um dia se tornarem cidade.

www.filadelfiafm.net

VIÚVO É PRESO , ACUSADO DE MATAR A ESPOSA






A equipe de CVLI da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caruaru, prendeu na tarde desta quarta-feira (31), José Hélio da Silva, de 24 anos, residente na rua Irmã Dulce, no bairro José Carlos de Oliveira. A esposa do mesmo, Aurilândia do Nascimento Silva, de 24 anos, foi encontrada morta na manhã do dia 20 de julho passado, no bairro onde morava, provavelmente assassinado por esganadura.

Inicialmente o suspeito disse que a mulher com quem vivia há 6 meses, era uma boa esposa e nunca teve envolvimento com drogas, inclusive, indagado sobre o fato dela ter saído de casa durante a noite, ele afirmou que foram dormir juntos e que durante a madrugada sentiu sua falta na cama e quando foi verificar n a casa ela havia desaparecido. No entanto, questionado posteriormente, o mesmo falou que ela era garota de programa e era usuária de crack.


Diante das contradições, o delegado do caso, Dr. Victor Leite, representou pela sua prisão temporária e foi expedida pela Vara do Júri local e o mandado foi cumprido pela sua equipe. José Hélio, foi encaminhado á Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru.

Taquaritinga registra baixas temperaturas

O clima frio e a chuva estão trazendo um clima muito agradável para a cidade. Baixas temperaturas tem sido registradas e o frio está grande na cidade, em uma ano tão difícil por conta da grande estiagem que sofremos agora podemos está desfrutando deste clima maravilhoso.


NOTA DE PESAR


“O povo de Taquaritinga do Norte lamenta profundamente a morte da senhora MARIA JOSÉ HOLANDA FARIAS CURVÊLO, mais conhecida como MARIA JOSÉ DE WILSON, ocorrido hoje às 8 e meia da manhã em sua residência.
Foi durante seu convívio conosco um exemplo de mãe, avó, amiga e de professora que por quase três décadas educou várias gerações de alunos nas 4 escolas que lecionou em nosso município. Sempre atenciosa, especialmente com aqueles que mais precisavam, deixará uma grande lacuna com a sua partida que jamais será preenchida para o seu esposo Wilson Curvelo e suas filhas Walckirra, Mana e Kirlinha e demais familiares.
Que o seu legado como educadora e amiga possa se seguido por nós e que Deus possa confortar os familiares e amigos neste momento de dor e perca irreparável. Descanse em paz! São os votos do Prefeito José Evilásio de Araújo, do Vice Prefeito Ivanildo Mestre Bezerra e de todos os que fazem o Governo Municipal de Taquaritinga do Norte.”

Reflexão

Brejo : Hilário volta à presidência da Câmara!


“Saio mais maduro politicamente e pronto para fazer uma oposição séria e a altura do povo do Brejo”

Na noite de ontem, Hilário Paulo empossou o prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, e voltou a comandar a casa legislativa, prometendo fazer uma oposição que visará o melhor para a cidade.

Hilário Paulo vivenciou em 90 dias o período mais agitado de sua vida política. Teve que deixar a presidência para assumir a prefeitura interinamente com o afastamento de Dr. Edson Souza, e em seguida travou uma luta para sair candidato a prefeito. 

Em seguida disputou a eleição contra Asfora, numa campanha que todos sabiam que seria dificílima, pois ainda não tinha musculatura política para alçar voo mais alto no município. Ao blog, falou de sua experiência. “Posso dizer que estou feliz e tranquilo. Cumpri com todas as missões que aconteceram e dei o melhor de mim, honrando cada missão. Saio mais maduro politicamente e pronto para fazer uma oposição séria e a altura do povo do Brejo.”


Imagens Estação Notícias

BANDIDOS INVADEM CIDADE E AVISAM: "AFASTEM-SE. VAMOS ASSALTAR APENAS O BANCO"


20130731085059_capa

Um grupo explodiu a agência bancária do Bradesco na cidade de Gurjão, no Cariri paraibano, na madrugada desta quarta-feira (31). Segundo o major Josiel Brandão, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Monteiro, o crime foi registrado por volta das 2h30.
Segundo informações de moradores, os bandidos chegaram na cidade em dois carros informando que o alvo era apenas o banco e ordenaram que as poucas pessoas que estavam na rua se afastassem do local.


O cabo José Severino revelou que as bananas de dinamites destruíram o prédio da agência e notas ficaram espalhadas na rua. Artefatos da bomba atingiram o telhado de uma residência.
Populares disseram que os assaltantes efetuaram disparos para o alto na fuga, mas o major Josiel Brandão não confirma.

A Polícia Militar foi acionada e diligências foram feitas, mas ninguém foi preso.

Fonte: Portal Correio 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dr Paulo Lima : Retratos de uma cidade



                                                                   Dr. Paulo Lima*

Esta semana foi publicado um dado importantíssimo para avaliar a quantas anda o desenvolvimento de nossa população, ou seja o IDH. Para quem não sabe - e certamente não é o caso de vocês, minha meia dúzia de leitores fieis -  o IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, é uma espécie de medida, de aferição, para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população, e tem por alicerce três fatores, quais sejam: saúde, educação e renda dos habitantes.
Por sugestão do meu amigo RONALDO CÉSAR, o conhecido “Ronaldinho” ou “Obama”, o verdadeiro, que me informou que a minha cidade natal estaria ostentando uma das piores colocações entre as cidades do nosso Estado, procurei averiguar e,infelizmente, para minha tristeza constatei  a veracidade de  sua informação. Na referida lista vi que Vertentes se coloca na nonagésima-sétima posição, num total de cento e oitenta e cinco cidades – Manari, coitada, ainda ostenta o vergonhoso último lugar – o que faz com que fiquemos tristes com este dado, lamentável, porém verdadeiro.
E vejam vocês, que dentre as cidades que fazem parte do chamado “polo de confecções do agreste” a nossa cidade ostenta uma das últimas colocações, ficando atrás de Santa Cruz do Capibaribe – décimo-nono lugar; Taquaritinga do Norte, a nossa “Dália da Serra” – vigésimo-sétimo lugar e Toritama – trisésimo-quinto lugar, entre as cidades vizinhas, a exceção de Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá, que estão atrás de Vertentes.
Ora, meus caros, se é verdade que o IDH é o retrato de uma coletividade, o retrato de nossa cidade não é dos melhores, infelizmente, volto a repisar.
Entretanto, há pouco tempo, aqui na microrregião do agreste setentrional, só se ouvia falar o quanto à administração pública de Vertentes era prodigiosa. Para os incautos (os “babões”, no dizer de ALBERES XAVIER) o ex-prefeito, tido até pouco como benemérito era “O CARA”. Dele se dizia até que era a “universidade dos prefeitos” da região - vejam vocês - e a sua administração era tida como exemplar! Exemplar por que, indago? Somente porque colocou pedras de calçamento na quase totalidade das ruas de nossa cidade e, não sendo o bastante cobriu de betume as principais artérias?
Agora estamos vendo a realidade nua e crua. Estamos vendo que não basta calçar ruas ou jogar betume sobre o calçamento. O mais importante – e isto faltou à nossa cidade – é melhorar a saúde da população e a educação de nossas crianças e adolescentes e isto certamente ele não fez e o resultado aí está, para a nossa decepção, já que a nossa cidade ostenta a vergonhosa colocação, ficando quase no centésimo-lugar entre as cento e oitenta e cinco cidades de nosso Estado.
Que isto sirva de lição para os atuais gestores (lembremo-nos que Vertentes é governada por dois prefeitos) e para o nosso povo, para que, doravante, lembre-se de um adágio popular, que diz: “gaiola bonita não enche barriga de passarinho”  e acrescento: só dos seus donos. E, antes que esqueça, finalizo, indagando: para que secretário-adjunto, numa cidade como a nossa? Quem souber a resposta que diga, ou escreva.
Um abraço a todos.


*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...