quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA: ELEIÇÕES 2012


Por Marcos Pontes
       Chegamos ao último capítulo de nossa recapitulação dos fatos marcantes das eleições para prefeito em nosso município desde 1982. Todas as lembranças que aqui contamos sempre tiveram a ajuda de militantes e pessoas da sociedade que acompanharam toda semana a  retrospectiva e depois comentavam comigo e sempre tinha algum detalhe novo pra contar,claro que cada um tem um ângulo diferente de ver a história, mas sempre sendo fiel a veracidade dos fatos. Foram oito eleições, quatro vitórias para cada lado, “guerras”, “casas invencíveis”, “traições”, “pula-pula”, “a famosa lambadinha”, “cassação”, teve a vontade do povo e a democracia sendo derrubada no tapetão, enfim, teve de tudo ao longo desses anos. Agora vamos a saidera, falar de 2012 é o mesmo que escrever sobre a “casa maluca”. Nunca se imaginava que antigos aliados e desafetos se dessem as mãos como ocorreu nessa eleição.

Foto : Google

 A união do PT com o DEM em Taquaritinga é a coisa mais inacreditável politicamente falando, que os eleitores  puderam assistir. Após quatro anos, a dupla LAZIM-LERO se foi para tentar a reeleição, referendada pela maior administração que Taquaritinga viu, agora com um grupo mais coeso, pessoas com mais experiência em campanha e com muitas adesões, antigos adversários que se tornaram seus aliados, muitos com cargos na prefeitura, mas não nos cabe analisar nem julgar a questão pessoal de cada um desses. Como opositor, desta vez depois de três derrotas consecutivas e quatro vezes como cabeça de chapa também consecutivas, o candidato não era JÂNIO, que  contentou-se em conseguir um mandato de vereador, sendo o mais votado da história politica de Taquaritinga, com quase 1300 votos. E assim, a oposição lançou um candidato do PT com um vice do DEM, a chapa MILTON-JARBAS que foi oficializada após DR. PAULO LIMA, que havia sido escolhido em convenção para ser o vice, ser rifado em uma história até hoje mal contada. Nesta eleição, também houve uma terceira via comandada pelo vereador mais votado nas eleições de 2004 e 2008, formada por DEMIR-SILVIO que não obteve êxito em virtude de ainda não haver espaço para um terceiro candidato competitivo em nosso município (quem sabe em 2016?). Foi uma campanha muito desigual, em que o prefeito que tentava a reeleição dispunha de um grupo, repito, maior e mais coeso, além do fato de que uma chapa totalmente de Pão de Açúcar não foi bem aceita pelo eleitorado da sede, sem contar essa união “água-óleo” do PT com o DEM. Em meados de setembro, a campanha de MILTON tomou um fôlego e chegou a empolgar, com um bordão que dizia “TCHAU LAZIM”, criado pelo antigo locutor das campanhas do grupo CALABAR e que agora estava participando ativamente da campanha do BOCA-PRETA. Faz-se necessário lembrar que o bordão por ele também criado “É PRÁ MAIS DE MIL” e que nunca tinha acontecido enquanto esteve no grupo, desta vez aconteceu, nessas ironias do destino. Ao final, com 1556 votos de frente e sete dos onze vereadores eleitos, EVILÀSIO-LERO impuseram a maior vitória do CALABAR sobre o BOCA-PRETA e a 2ª maior diferença em uma eleição, vencendo também na sede pela primeira vez na história política, com mais de 600 votos de frente.


 E Pão de Açúcar, a “Capital do Calabar”, desta vez não atendeu as expectativas, pois seus principais militantes do grupo Calabar de lá, durante a campanha davam e garantiam a todos  mais de 1300 votos de diferença em favor do grupo Calabar, mas o que se viu foi uma diminuição dos 1000 votos anteriores para pouco mais de 800. Os vereadores eleitos e que, atualmente, estão no primeiro ano de seus mandatos foram Rogéria, Luquinha, Batata, Eraldo de Pedra Preta, Geovane, Gilson e Ronaldo Veiga. Pela oposição, além de Jânio, Demar, Cíntia e João da Banda. O Irmão Ezequias, primeiro suplente, assumiu o mandato com a ida de Ronaldo Veiga para a Secretária de Saúde. Vale lembrar, por fim, que o comitê da campanha de LAZIM foi na “casa de Béia”. A próxima história, infelizmente, teremos que esperar mais três anos para poder contá-la. Obrigado pela atenção de todos e espero ter contribuído no presente resgatando um passado recente, digo recente porque todos esses acontecimentos que foram  relatado não faz tanto tempo, nós é que estamos envelhecendo,se formos sábios, iremos entender que o  passado tem  o poder de nos ensinar muitas coisas, é resgatando a memória que podemos aprender o que devemos e o que não devemos mais fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...