sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Entrevista com a Vereadora Rogéria Coelho

PRESTANDO CONTAS: Entrevista com a Vereadora Rogéria Coelho, Presidente da Câmara de Taquaritinga do Norte.

DO Blog do Elisberto Costa
Vereadora em seu quinto mandato, Rogéria Cristina de Carvalho Coelho, mais conhecida por Rogéria de Zeca, tem a frente a missão de comandar a Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo, função que vem exercendo com maestria e promovendo o enxugamento dos gastos e também prestando contas frequentemente de todas as despesas realizadas na Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte. Conheça um pouco dos desafios enfrentados, as ações desenvolvidas, as perspectivas para o futuro nesta entrevista onde a Vereadora Rogéria faz uma breve prestação de contas de seu primeiro ano de mandato a frente do comando da casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo.

Que balanço a Senhora faz deste seu primeiro ano a frente do comando da Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo?
ROGÉRIA: Faço um balanço positivo. Ao darmos início a nossa gestão busquei fazer com que a transparência na administração fosse prioridade, fazendo assim não só cumprir lei, mas poder levar ao cidadão o conhecimento de como são gastos os recursos desta Casa legislativa.

Quais foram as principais conquistas deste primeiro ano de sua gestão?
ROGÉRIA: Às principais conquistas, em termos administrativos foi à transparência e publicidade. Em termos práticos podemos ampliar o número de equipamentos de informática e melhoramento no serviço de som no plenário também com a aquisição de novos equipamentos. 
Em que setores podemos citar aos avanços se comparando a gestões anteriores?
ROGÉRIA: O nosso maior avanço foi a transparência de nossa gestão. Implantamos o modelo de prestação de contas quadrimestral, onde as receitas e as despesas da Câmara são prestadas contas, nesse modelo, contamos com o apoio do nosso contador e com o controle interno.

Quais os maiores desafios enfrentados?
 ROGÉRIA: Os maiores desafios enfrentados foi administrar com pouca disponibilidade financeira. O duodécimo da Câmara neste ano de 2013 foi apertado tenho em vista o aumento do número de Vereadores de 9 para 11, bem como os reajustes dos salários dos mesmos. Torna-se difícil, porém dentro de nossos limites conseguimos manter em pleno funcionamento os serviços administrativos da Câmara.

Como tem sido a experiência de gerir uma Casa Legislativa que tem na oposição um ex-prefeito (Jânio Arruda), considerado um adversário histórico do grupo político que a Senhora sempre militou (Calabar)?
ROGÉRIA: É uma experiência nova. Porém nada me é estranho tendo em vista que há muitos anos milito nesta casa como vereadora. Em relação a convivência com o Vereador Jânio Arruda, esta tem sido harmoniosa e de forma amistosa. Até porque na nossa administração os serviços são feitos com muita transparência, não havendo administrativamente falando, motivos para quaisquer peleja.

Como tem se comportado a bancada de situação?
 ROGÉRIA: Mantemos uma convivência amistosa com todos os colegas vereadores, não só com a bancada da situação, respeitando-se assim as diferenças partidárias. Uma vez eleitos pelo povo de nossa terra manter o sentimento de união e respeito uns com os outros para que assim possamos desempenhar bem o nosso papel de legítimos representantes do povo.
Alguns setores da imprensa vem tecendo ferrenhas críticas a sua gestão e também a sua atuação parlamentar. Como a senhora analisa estes posicionamentos?
 ROGÉRIA: Muitas vezes somos alvos de críticas por parte de alguns da imprensa pelo simples fato de não estarmos atendendo aos seus anseios. Mas a crítica só é válida se for construtiva, se não for, quem a faz, mesmo se envenena. As críticas tecidas a nossa administração e a minha atuação parlamentar em nenhum momento nos afetaram. Estamos conduzindo tudo de forma transparente, estamos com os salários dos vereadores e servidores em dia, nossas obrigações também são pagas mensalmente, os nossos contratos de prestação de serviços nenhum desvirtua de seus objetos, portanto quando de fato houver fundamentação nas críticas serei a primeira a me preocupar.

Financeiramente como se encontra a Câmara Municipal?
 ROGÉRIA: Não houve aumento considerável na receita do município no exercício de 2012 e isso refletiu no duodécimo da Câmara neste ano de 2013. As despesas aumentaram em proporção um pouco maior que o aumento da receita, porém ao longo do ano procuramos manter nossas obrigações em dia e estamos encerrando o exercício com saldo positivo.

Como é a sua relação com o Poder Executivo Municipal? Existe parceria ou funciona o rolo compressor pelo fato da situação ser maioria?
 ROGÉRIA: Não estamos em tempos de ditadura, as decisões são e devem ser discutidas e isso requer diálogo e conversa. A nossa relação com o Poder Executivo Municipal na pessoa do Sr. Evilásio tem sido de forma amistosa, ele tem se mostrado parceiro, até porque a causa não é dele, não é minha e nem de nenhum vereador em particular, e sim do povo.

Existe perspectiva das parcerias entre o Legislativo e o Executivo para execução de obras voltarem a existir em 2014?
 ROGÉRIA: Com relação as parcerias para a realização de obras, estas só poderão acontecer se houver uma melhora considerável no duodécimo para o exercício de 2014.

Existem questões polêmicas que serão votadas em breve como as contas do ex-prefeito e vereador Jânio Arruda. Como a senhora irá orientar os demais parlamentares? Irá seguir as recomendações do Tribunal de Contas, irá prevalecer o sentimento de grupo independente do parecer ou vai orientar para que cada parlamentar tome posição que julgar mais conveniente?
ROGÉRIA: Vamos aguardar os fatos. Com certeza o cumprimento da lei prevalecerá.

Qual a mensagem que a senhora deixa para a população de Taquaritinga e toda região neste fim de ano?
 ROGÉRIA: 2013 está se findando, com ele deixemos para trás todas as tristezas e dissabores vividos. Rogo a Deus que neste fim de ano seja renovado em nossos corações o amor ao próximo, que a paz reine nas famílias, que Jesus se faça presente em cada lar. Que 2014 seja um ano promissor e que o futuro esteja mais próximo de nós. Feliz 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...