sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Entrevista com o Secretário de Saúde Ronaldo Veiga

O Secretário de Saúde e Vereador licenciado Ronaldo Veiga concedeu uma entrevista muito esclarecedora para toda população de Taquaritinga do Norte, confiram :

Ronaldo Veiga, para você como tem sido o desafio de estar à frente da Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte?
É uma importante pasta que encaro com grande responsabilidade e compromisso. Apesar de ter pedido licença a Câmara para me afastar do Cargo de Vereador e Assumir o de Secretário de Saúde e Meio Ambiente e que muitos visualizam como um cargo assumido por um político eu não vejo desta forma,  porque tenho minha formação técnica e muito antes de ser político já havia buscado minha carreira acadêmica, o que não me torna melhor ou pior de que ninguém para tal cargo. É preciso estar preparado e tomar decisões rápidas para que as coisas funcionem bem, caso contrário não haverá resolutividade nos problemas que encontramos no dia a dia.

Ronaldo quais as principais dificuldades encontradas no início de sua gestão a frente da saúde? 
Não pontuo como dificuldades e sim desafios. Primeiro identifiquei o que vinha dando certo e o que não vinha, tivemos alguns problemas com funcionários que pensavam que emprego público pode ser feito sem responsabilidade e compromisso. Busquei melhorias nas instalações físicas de nossas unidades de saúde e assim realizamos várias melhorias como reformas, ampliações e construções de nossos Postos de Saúde. Agora em 2014 estaremos com todos os equipamentos prontos para servir população. 
“Saúde é um desafio permanente”. Como você encara este posicionamento?
Pensamos e planejamos a Saúde de nosso Município como saúde e não como um negócio. Existem pessoas que querem fazer da saúde pública uma empresa que gera lucros e só, logicamente  precisamos de recursos para manter toda essa estrutura, mas temos buscado formas que dê em um futuro próximo uma sustentabilidade que ainda não temos atualmente, sobretudo para o hospital. Buscamos qualidade no atendimento, melhores serviços e a valorização do profissional oferecendo maiores salários e melhores condições de trabalho.
Como está o atendimento básico do Município?
O atendimento da Saúde da família está funcionando com profissionais capacitados, em breve ampliaremos a Saúde Bucal em Vila do Socorro e com a construção do novo Posto de Saúde nos Badoques, em Pão de Açúcar colocaremos mais uma equipe de Saúde Bucal na unidade. No que diz respeito a baixa e média complexidade estamos ofertando um serviço mais amplo, com cirurgias gratuitas. Aumentamos as consultas ambulatoriais nas especialidades de: ginecologista, neurologista, ortopedista, cardiologista. Uma novidade foi a implantação de Terapias Holísticas com atendimento no Hospital e no CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) que está funcionando desde o mês de abril. Reformamos e ampliamos o PSF de Pão de Açúcar,  bem como entregamos as novas instalações do PSF de Gravata do Ibiapina,  para uma melhor acomodação a toda população que for em busca de atendimento. 
Os PSFs foram criados para manter o Estado mais próximo do povo sofrido. Hoje eles tem tido problemas por todo o País, filas enormes, faltas de médicos e em alguns casos os pacientes reclamam do mau atendimento, como está o atendimento nos PSFs de Taquaritinga?
O atendimento da Saúde da família está funcionando com profissionais capacitados, além das melhorias na estrutura física que já citei, estamos sempre buscando alternativas viáveis para uma melhor oferta, temos desde o inicio do ano dois médicos pelo PROVAB e agora recebemos duas médicas cubanas pelo programa Mais Médico, fomos o primeiro município do Estado a fazer esta adesão na AMUPE.  
Através do fale com o Secretário, nosso serviço de ouvidoria pioneiro na cidade, recebo algumas denuncias de atendimento e outros procedimentos, faço questão de verificá-las pessoalmente, estou “antenado” com todas as atividades para poder solucionar os problemas com rapidez e eficácia. Outro dia recebi uma informação de que as pessoas estavam chegando de madrugada no PSF do CAIC para marcar fichas para algumas especialidades no hospital, então acordei às 03h e fui verificar e informar as pessoas que não precisaria chegar tão cedo, pois, havíamos ampliado o atendimento ambulatorial para várias especialidades, embora algumas ainda existem uma grande demanda.
Onde eu estiver tenho a preocupação de atender as pessoas. Nas quartas faço questão de está dentro do hospital recebendo os pacientes, ouvindo e encaminhando-os ao médico. Frequentemente estou visitando os Postos de Saúde, ouvindo a população para uma melhor interação dos atendimentos realizados e a equipe profissional, sempre tentando agilizar a solução dos problemas, afinal, quem esta doente não pode esperar. 
Todos sabem das dificuldades que os Municípios têm enfrentado com as quedas drásticas de receita, e mesmo com todas as dificuldades vimos que várias ações concretas foram realizadas. Em sua opinião, quais os principais avanços na saúde de Taquaritinga do Norte em 2013?
Avançamos muito com as reformas, ampliações e construções das unidades de saúde, a exemplo da academia da saúde na Beira Rio entre outras que já foram citadas. Capacitações dos profissionais de saúde; entrega de fardamento, crachá e equipamentos inclusive aos agentes comunitários de saúde e equipe do SAMU; fizemos a descaracterização de uma ambulância que era do SAMU e repassamos para a FUNDATA; realizamos campanhas de vacinação, câncer de boca, câncer de mama e de útero entre outras. Implantamos vários recipientes para coleta  de baterias de celulares, realizamos a coleta do óleo inservível de cozinha, realizando campanhas de educação ambiental, entre tantas outras ações que visam o melhor no quesito saúde para todos os nortetaquaritinguenses. 
Quais os principais objetivos para a sua pasta no ano de 2014? 
Objetivamos conquistar os Leitos prolongados para o Hospital Severino Pereira que serão mais recursos para a instituição; a implantação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família); a implantação de um gabinete odontológico para serviços especializados no Hospital; compras de novos equipamentos para a sala de fisioterapia e PSFs e a efetivação da campanha de recolhimento de lixo, onde as pessoas precisam se conscientizar em colocar o lixo no horário e local adequados para coleta. Estamos finalizando o projeto para uma grande mobilização no combate a dengue que já teve início em Pão de Açúcar; O recebimento de R$100.000,00 de emenda parlamentar do Deputado Bruno Araújo para equipamentos hospitalares; A retomada do Projeto de implantação do Parque Florestal no Bairro Capibaribe, são algumas de nossas lutas para o próximo ano. 
Sobre boatos que surgiram dando conta que você sairia da Secretaria de Saúde e iria voltar para Câmara Municipal o que você tem a dizer?
Hoje as pessoas falam o que querem e pensam, sem nenhuma responsabilidade. Logicamente podemos e devemos nos expressar, mas quando fazemos isso sem ouvir as partes envolvidas ou quando se acusa  alguém sem provas, apenas por querer trazer um fato novo em busca de audiência, isso deve ser revisto e condenado pela própria população. No entanto, a não constatação de notícias como esta torna a pessoa que noticiou incrédula, ou seja, desmoralizada por publicar inverdades. Meu objetivo não é sair da Secretaria tão cedo como noticiaram por aí, ficarei e lutarei para ofertar melhores serviços de saúde ao povo de Taquaritinga.  
Espaço aberto para as suas considerações finais?

Todos falam e reclamam da saúde pública no Brasil e com razão, nós que somos de Taquaritinga do Norte temos a obrigação de mostrar e de fazer uma saúde melhor para o nosso povo. Se lá fora tá ruim aqui em Taquaritinga a nossa está cada dia melhorando, e esse é nosso objetivo, trabalhar cada dia para sermos excelência na qualidade dos serviços que prestamos. E para isto realizamos de forma transparente e acessível a todas as pessoas. Faço questão de enfatizar nas conferencias, audiência pública para prestação de contas da saúde que já realizamos este ano, todo nosso compromisso.   
A campanha Amigo do Hospital é um gesto gigantesco de generosidade pela maioria dos funcionários que são os principais doadores e responsáveis pelo sucesso. No Hospital foram atendidas de janeiro de 2013 até o momento mais de 60 Mil pessoas  em diversos procedimentos. Isso prova que as coisas estão funcionando e justifica todos os esforços para que as pessoas aprendam a respeitar e valorizar esse patrimônio do povo da nossa terra. 
Quero convidar aquelas pessoas que não entenderam que estamos com uma proposta de saúde pública de qualidade para que venham conhecer de perto nossa dia a dia, visite-nos e questionem pessoalmente, que antes de publicar informações  duvidosas procurem saber da realidade. Estamos disponíveis em meu gabinete todos os dias úteis e pelo fale com o secretário pelos números 3733-1738 e 8793-5093. 

Um Feliz e abençoado Natal a todos com muita saúde e um ano vindouro cheio de alegrias e conquistas. 

Um comentário:

  1. Parabéns Ronaldo e muito sucesso.Deus te dê toda capacidade necessária para levar em frente essa difícil tarefa.Feliz Natal...Rozilda Tejo

    ResponderExcluir

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...