terça-feira, 26 de novembro de 2013

Retrospectiva: Eleições 1992


                                                              Por Marcos Pontes
    Depois de quatro anos à frente da prefeitura como o primeiro prefeito eleito após a morte de "seu" Pereira, chegava a hora do prefeito fazer o seu sucessor. Muitos pleitearam esse cargo e foram convidados pelo prefeito para irem para a disputa, afinal todos eram seus aliados. Muitos nomes  foram cotados para serem candidato a prefeito , mas no final o prefeito tirou do bolso o nome da chapa formada pelo seu secretário de administração Erivaldo Araújo e Anália Arruda, que venceram as eleições com a maior diferença registrada até hoje (1661 votos), (em um universo de 9000 eleitores), sobre o segundo colocado, a chapa formada por Dr. Aldenir Fagundes e o empresário Robélio de Pão Açúcar, pois graças a estes dois homens não aconteceu o que nem “seu” Pereira conseguiu: acabar a oposição.
Foto : Nação Calabar

 Dr. Aldenir Fagundes grande homem que durante três décadas prestou grandes serviços a sociedade norte taquaritinguense, foi ele junto com o empresário Robélio de Pão De açúcar que juntaram os cacos da oposição que havia sido abandonada pelo grupo de “seu” Mendes, junto com outros militantes. Era crítica a situação para o grupo Calabar, e difícil ser oposição em Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda, estava em seu grande momento político cuja popularidade era muito alta pra se ter uma idéia seus dois candidatos a prefeito e vice eram da sede. Seu irmão, Jalmirez foi o vereador mais votado nessas eleições de 1992, só que para ser candidato o vereador Borges de Pão de Açúcar  e os dois primeiros suplentes, Inácio Boneco e Chá Preto, renunciaram, pois só assim, ele poderia assumir o mandato e ser candidato à reeleição, por conta do parentesco.  Antes que alguém critique toda essa articulação, analise se não faria o mesmo. A situação elegeu seis das nove vagas de vereadores, (Jalmirez Arruda e Biu Fires daqui da sede, Dé Cumaru de gravatá do Ibiapina, Borges de Pão De Açúcar, Bila Lage , e Manuel de Serra Branca ambos de Matheus Vieira), as outras três vagas ficaram com a oposição sendo os três todos de Pão de Açúcar(Milda, Roberon e Uau). Nessas eleições, ouve o episódio de uma carta  que estava junto a um relatório onde mencionavam as pessoas que poderiam estar sendo falsas e que mereciam toda vigilância. Não sei se foi montagem, mas depois de uma análise grafotécnica solicitada pela justiça, ficou comprovado que a assinatura do autor da carta era verdadeira e não falsificada pela oposição como disseram, foram distribuídas  cópias desta carta para toda a população, mas não surtiu efeito como mostrou o resultado das urnas. A vitória da situação já estava clara desde o domingo em que se inaugurou a barragem das Queimadas, chamada "Obra do Século", pois nunca mais deixaria a população de Taquaritinga sem água, e cuja inauguração foi a base de um grande churrasco em praça pública, seguido por um comício com a presença do então governador da época Joaquim Francisco.
Foto : Arquivo Zé Rinaldo

Pra encerrar, muitos aliados do ex-prefeito, atribuíram a escolha do nome para sucedê-lo como o principal responsável pela sua não-eleição para a Assembléia Legislativa nas eleições que aconteceram em 1994 2 anos depois, quando Janio Arruda foi candidato a deputado estadual e quase chegou lá. Ficou na terceira suplência e seriam necessários mais 1884 votos para ganhar.  Apenas para registrar, ele teve menos votos prá deputado aqui em Taquaritinga do que deu ao seu sucessor 2 anos antes quando era prefeito. Um abraço. Até 1996, com a volta de Jânio Arruda ao poder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...