segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cancêr de pele


Dia do câncer de pele será marcado por atendimentos em Pernambuco


Do JC Online

"Campanha é importante porque transmite informações educativas para a sociedade", diz Sérgio Palma

Igo Bione/JC Imagem

No próximo dia 30 deste mês, várias cidades brasileiras promovem atividades para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Registrada no Guiness Book como a maior campanha médica no mundo, a ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) contará com cerca de 4 mil médicos voluntários e demais profissionais da área de saúde em todo o País. Eles convidam a população para realização de exames gratuitos para o diagnóstico da doença em 139 postos montados nos serviços de saúde de 24 Estados. 
Em Pernambuco, haverá postos de atendimento no Recife, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada e Palmares (lista abaixo). Juntas, essas unidades contarão com equipe de 80 médicos que atenderão o público das 9h às 15h. Realizado há 14 anos, o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele serve para alertar a população sobre os fatores de risco da doença e mostrar as medidas que as pessoas podem adotar para se proteger.
“Essa ação é importante para transmitirmos informações sobre educação em exposição solar e prevenção do câncer de pele, que representa o tipo de tumor mais comum no Brasil”, afirma o presidente da SBD/Regional Pernambuco, Sérgio Palma. 
As atividades desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele atenderam até hoje mais de 450 mil indivíduos. Em 2012, foram mais de 33 mil atendimentos, com cerca de 12% das pessoas diagnosticadas com a doença. E mais: 63% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem proteção.
Nos postos de atendimento, o paciente será submetido a exames clínicos e, se for diagnosticado com câncer de pele, será encaminhado para tratamento. No dia 30, os dermatologistas usarão lupas e dermatoscópio, instrumento que aumenta a chance de diagnóstico do problema para 95%. Quem for a um desses postos terá acesso a palestras informativas e receberá folder com informações sobre a enfermidade e sobre proteção solar. 
Confira os locais dos postos de atendimento em Pernambuco no dia 30/11:
– Recife
Serviço de Dermatologia do Hospital Oswaldo Cruz - UPE
Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas - UFPE
Serviço de Dermatologia Ceder - Santa Casa de Misericórdia/Hospital Santo Amaro
Serviço de Dermatologia do Imip 
Serviço de Dermatologia do Hospital Otávio de Freitas
Ambulatório de Dermatologia do Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam)
Polo da Academia da Jaqueira - Praça da Jaqueira 
– Garanhuns
Hospital Regional Dom Moura 
– Petrolina
Hospital Dom Malan 
– Arcoverde
Hospital Regional de Arcoverde
– Serra Talhada
Centro de Saúde de Serra Talhada
– Palmares
Hospital Regional de Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...