sábado, 27 de outubro de 2012

Rapaz é morto em Pão de Açúcar











Rapaz é morto por volta das 21:30 nesta sexta, com um golpe a faca em Pão de Açúcar, próximo ao bar do tio fio, o rapaz até o momento não foi identificado, é um rapaz jovem de pele clara aparentando ter 22 anos de idade!


Fonte : BLOG CAPITAL DA MALHA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ATENÇÃO UNIVERITÁRIOS : Confira o edital Edital da Bolsa Universitária


Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte – PE
Secretaria Municipal de Educação – SEDUC

Edital nº 03/2012


Estabelece critérios para inscrição e seleção de estudantes de graduação e pós-graduação candidatos à Bolsa de Estudo instituído pela Lei Municipal nº 1.472/2004 de 31 de maio de 2004, estando de acordo com o decreto nº 056/2009 do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte – PE.


A Secretária Municipal de Educação do Município de Taquaritinga do Norte, Ilka Paloma Barbosa Figueirôa no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, com base no que dispõe a Lei Municipal de nº 1.472/2004 de 31 de maio de 2004, tomando por base o decreto de nº 056/2009 do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte – PE, o qual define que todo processo de concessão de Bolsa de Estudos destinado a alunos universitários economicamente carentes será realizado através da SEDUC – Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte, vem através do presente, tornar público os critérios de inscrição e seleção para obtenção de Bolsa de Estudos (II Semestre 2012 – agosto, setembro, outubro e novembro), para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação de nosso município. AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS NO PERÍODO DE 29 DE OUTUBRO À 09 DE NOVEMBRO DE 2012 NA SALA DOS CONSELHOS, LOCALIZADA NO CENTRO COMERCIAL – RUA ALUÍSIO SILVINO, Nº 94 – PISO BAIXO BOX 09, VIZINHO AO TELECENTRO. Maiores informações encontram-se a disposição dos interessados na Secretaria Municipal de Educação, Rua Agamenon Magalhães, n° 14, Centro, em Taquaritinga do Norte, no horário das 7h às 13h.

OBS: EDITAL COMPLETO NO BLOG DA SEDUC NO SEGUINTE LINK : http://seductaquaritaqdonorte.blogspot.com.br/





DADOS CADASTRAIS DE INSCRIÇÃO

Nome: _______________________________________________________________________
Endereço: ____________________________________________________________ Nº: _____
Cidade: _______________________________________________________________________
CEP: ____________________________________  UF: _________________________________
Telefones: _________________________________ / _________________________________
E-mail: _______________________________________________________________________
RG: ____________________ Órgão Emissor: ________________ CPF: ____________________
·      Total de membros da família com quem reside:

_____________________________________________________________________________
·      Renda total familiar:
_____________________________________________________________________________
·      Renda individual (própria):
_____________________________________________________________________________
·      Algum membro da família participa de programas do Governo Federal?

SIM


NÃO
Qual? ________________________________________________


                Declaro estar ciente do Edital nº 003/2012 para concessão de Bolsa para o II semestre do ano em curso e concordo com todas as disposições.

Assinatura: _______________________________________________________

Em: ____/____/2012









EXCELENTÍSSIMO Sr. PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA DO NORTE – PE

Eu, _________________________________________________________________________________ brasileiro(a), _______________, residente e domiciliado(a) na ______________________________, Taquaritinga do Norte, portador da cédula de identidade nº ____________________ Órgão Expedidor ___________, inscrito(a) no CPF sob nº __________________________ filho(a) de ____________________________________________________________________________________ e __________________________________________________________________________________ , matriculado(a) no curso de ________________________________________________, Faculdade ____________________________________________, venho, respeitosamente, REQUERER que Vossa Excelência se digne a conceder, bolsa de estudo (II Semestre – agosto, setembro, outubro e novembro), em observância ao disposto na Lei Municipal nº 1.472/2004, responsabilizando-me ainda por todas as informações aqui prestadas, sob pena de sanção civil e criminal conforme previsto na já citada Lei.

Termos em que,
Pede deferimento.

Taquaritinga do Norte, ____ de _______________ de 2012


_______________________________________________
Requerente




Obra da Creche do Distrito de Pão de Açúcar está em ritmo acelerado



A população da Capital da camisaria, como é conhecida o Distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte está contando os dias para conferirem a entrega da nova creche municipal. A mesma está sendo edificada nas imediações dos Bairros Trevo e Serrinha em um total de 2.800 m² de área construída, distribuída em nove salas de aula, secretaria, diretoria, sala de professores, anfiteatro, cozinha, refeitório, recepção, playground e outras dependências custeadas com recursos oriundos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) e contrapartida da Prefeitura Municipal.

A futura creche orçada em R$1.473.631,95 atenderá 240 crianças com idade entre 0 e 5 anos, o que proporcionará melhores condições para que as mães residentes no Distrito possam deixar seus filhos em conforto e segurança ao irem trabalhar

“A edificação desta creche terá um efeito imediato para uma educação de boa qualidade em nosso município, pois é uma grande e moderna estrutura que vai suprir por muito tempo as necessidades da população do nosso mais populoso Distrito”, completou o Prefeito José Evilásio.

As obras devem se estender até meados de janeiro próximo, prazo previsto para entrega a população.

Programa Paulo Freire está com inscrições abertas em Taquaritinga do Norte




Aconteceu na última terça – feira (23) na sede da Secretaria Municipal de Educação da Dália da Serra uma reunião com a participação da Coordenadora Regional e a Técnica Estadual do Programa Paulo Freire – Pernambuco Escolarizado. O encontro também contou com a participação da Secretária de Educação Municipal e a coordenadora técnica do programa no município.

Na ocasião foi avaliado o trabalho desenvolvido através do programa no município bem como, articularam em conjunto o processo de mobilização para a formação de novas turmas para o ano de 2013.

O programa Paulo Freire tem como objetivo promover a alfabetização de jovens e adultos favorecendo seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para sua inclusão social, política econômica e cultural.

Seu público alvo são prioritariamente jovens com idade superior a 15 anos que residem na zona rural ou urbana dos municípios pernambucanos cuja taxa de analfabetismo alcança 25% ou mais.

Os alunos interessados em participar do programa edição 2012/2013 devem procurar a sede da Secretaria de Educação, localizada a Rua Agamenon Magalhães para maiores informações.  

O Programa tem uma duração de oito meses e um total de trezentas e vinte horas aula onde os alunos participantes devem sair lendo e escrevendo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UM ALERTA



sem_futuro_sobrepeso

Pressão alta, açúcar e lipídios em excesso no sangue, além de obesidade são fatores metabólicos que foram relacionados ao aumento do risco de morte por câncer de próstata em homens, de acordo com estudo publicado na revista “Cancer”, da Sociedade Americana do Câncer.

Os resultados da pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (22), sugerem que dieta e hábitos saudáveis para prever doenças no coração e diabetes ajudariam a reduzir a probabilidade de um homem morrer desta doença.

Cientistas da Universidade Umeå, na Suécia, analisaram informações de aproximadamente 290 mil homens durante 12 anos. Durante o acompanhamento, 6.673 homens foram diagnosticados com a doença e 961 morreram.

Pressão alta e obesidade têm risco maior de óbito. A partir das observações, os estudiosos sugerem que o risco de morte por câncer de próstata é 36% maior em homens com índice de massa corpórea alta, e 62% maior em pacientes com pressão alta.

A pesquisa não encontrou evidências que tais fatores metabólicos estão ligados ao desenvolvimento do câncer, mas aponta que, se a doença for desenvolvida em homens com tais características, o risco de morte é maior.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre todos os tipos de câncer no Brasil, o de próstata ainda atinge mais os homens que o de mama afeta as mulheres. Apesar de a próstata ser o problema mais frequente nos homens, com 60.180 novos casos previstos para 2012, o câncer de pulmão mata mais.

 Casos previstos de câncer em homens no Brasil*

Próstata – 60.180

Traqueia, brônquios e pulmões – 17.210

Cólon e reto – 14.180

Estômago – 12.670

Cavidade oral – 9.990

Cânceres que mais matam homens no Brasil**

Traqueia, brônquios e pulmões – 13.677

Próstata – 12.778

Estômago – 8.633

Cólon, reto e ânus – 6.452

Esôfago – 5.923

* Estimativas para 2012   **Dados de 2010 do SUS

II Festival de Vivência e Conhecimento \o 

Venham Prestigiar e conhecer nossas projetos,estão todos convidados :)

Edson Vieira agradece eleição na tribuna da Alepe




O resultado obtido nas urnas do município de Santa Cruz do Capibaribe, elegendo o deputado Edson Vieira (PSDB) para prefeito da localidade, foi tema de pronunciamento, na tribuna da casa Joaquim Nabuco, o parlamentar agradeceu os 23.460 votos. “Percorremos toda a cidade em uma campanha árdua. Enfrentamos a máquina pública e, agora, trabalharemos firmes pelo progresso de Santa Cruz”, declarou. 

O tucano ressaltou o apoio que recebeu de parlamentares e do governador do Estado. “Eduardo Campos foi um grande parceiro e precisaremos de sua contribuição para reconstruir a localidade”, pontuou, agradecendo, ainda, a cooperação dos deputados Diogo Moraes e João Fernando Coutinho, do PSB; do líder da Oposição na Casa, Antônio Moraes (PSDB); do presidente Guilherme Uchoa (PDT), de Eriberto Medeiros (PTC) e de Rildo Braz (PRP). Também foram citados o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra; os secretários de Estado Laura Gomes, Raquel Lyra, Tadeu Alencar, Antônio Figueira e Cristina Buarque; o presidente do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), Luciano Vasquez; e os ex-deputados Augustinho Rufino e Oséias Moraes. 



Iremos administrar dois municípios estratégicos para Pernambuco.” Medeiros comentou que “será uma grande gestão” e Odacy Amorim (PT) afirmou que “todo político se completa quando tem uma experiência no Executivo”. André Campos (PT) desejou boa sorte: “Se sairá muito bem”. Antônio Moraes considerou “a campanha mais bonita de Pernambuco”. “Era a melhor opção para a cidade. Conte com o apoio do partido.” Do PTB, Augusto César frisou nunca ter tido dúvidas do resultado. “Tem competência para fazer um grande trabalho.” Tony Gel (DEM) sublinhou que “ele responderá às expectativas ”. José Humberto Cavalcanti (PTB) parabenizou e disse torcer por “uma grande gestão”. Daniel Coelho (PSDB) ressaltou que “essa é uma convocação do povo de Santa Cruz para tentar resgatar a cidade”, e Aluísio Lessa (PSB) destacou que Vieira administrará “um dos municípios mais importantes do Estado”.

Ricardo Costa (PTC) acrescentou que os parlamentares estarão “prontos para atuar em benefício da localidade”. Zé Maurício (PP) afirmou ter certeza de que “a região vai crescer muito mais”. Raimundo Pimentel (PSB) destacou que torcerá “pelo sucesso da administração”, e Rodrigo Novaes (PSD) lembrou que Diogo Moraes “permanece, na Alepe, em defesa do município”.

Assessoria

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

GATI E ROCAN CAPTURAM ALMAS SEBOSAS


Assaltantes saem baleados em troca de tiro com a polícia


Operação policial formada por equipes do GATI e ROCAM na tarde desta quarta-feira (24/10), resultou na prisão de dois assaltantes, que haviam praticado um roubo a uma casa lotérica na cidade de Toritama no Agreste pernambucano.

A polícia foi acionada e enviou uma guarnição ao local, onde os policiais foram recebidos à bala e um policial ficou ferido no braço. As equipes da ROCAM e do GATI saíram em perseguição aos bandidos, pela estrada de Tabocas, houve um tiroteio entre os policiais e dois elementos, um conhecido como Maicon e outro como Galego, onde os criminosos acabaram feridos com vários disparos que os atingiram nas pernas, coxas, e abdome.

Os elementos feridos foram socorridos no Hospital Materno Infantil de Santa Cruz, onde receberam os primeiros socorros e depois foram transferidos para Caruaru.
Além dos dois que saíram feridos, também foram presos no local do assalto outros dois elementos, que estavam armados e de posse de uma moto Tornado, e que foram levados para a delegacia de São Domingos.

Os dois poderiam estar relacionados com o crime, mas alegaram que só estavam com a arma por ter sido ameaçado de morte e o outro apenas o acompanhava.

Com o final da operação, foram recuperados R$ 3.921,00, que estavam guardados em uma mochila escolar usada no assalto e foram apreendidos uma pistola (com 3 munições intactas e uma deflagrada) e um revolver calibre 38 (com 4 munições deflagradas).
O Policial atingido no braço, conhecido como “Mancha”, foi transferido para o município de Campina Grande-PB e está clinicamente estável, sem risco de morte. Os policiais foram a delegacia de Toritama, para registrar o Boletim de Ocorrência.

Fonte e imagens: Blog de Ney Lima

Agricultores do Sítio Monteiro participaram de curso profissionalizante


Entre os dias 16 e 19 de outubro alguns agricultores da comunidade do Sítio Monteiro participaram de um curso de panificação. O mesmo foi promovido pela Prefeitura da Dália da Serra através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Sindicato dos Agricultores da cidade das Vertentes e o SENAR (Serviço Nacional de Agricultura Rural).

O objetivo do curso foi capacitar os alunos para elaborar produtos de panificação, nas suas diversas formas de apresentação, fazendo uso de matéria-prima e técnicas de preparo específicas, respeitando normas de higiene e segurança, para oferecer produtos de qualidade.

“O curso foi muito proveitoso, pois trouxe para os agricultores novos conhecimentos que poderão gerar uma renda extra na família”, destacou o Secretário de Agricultura Júlio Cezar.

No término do curso todos os alunos receberam certificados de participação.

II missa e festa do vaqueiro





É sábado dia dez de novembro, segunda missa e festa do vaqueiro, em Serra dos bois de Taquaritinga do Norte, tudo começa as  horas: 15 com corrida de jericos duzentos reais na premiação do primeiro ao quarto colocado,  depois prossição cavalgada, missa campal,  show de prêmios, encontro de aboios e toadas e muito forró com, forrozão do Bardigão e Bidinga do acordeon, participe valorize a nossa cultura e ajude a preservar a nossa historia.     

Atuação de José Augusto Maia é destaque em Brasília




A edição do último domingo (21) do Diário de Pernambuco deu destaque á uma relação de congressistas, dentre deputados federais e senadores, que mais conseguiram empenhar emendas junto ao Governo Federal. O estado de Pernambuco está representado no ranking com a presença do deputado José Augusto Maia, o santa-cruzense está em 5º lugar.

Segundo José Augusto Maia, a inclusão do seu nome na relação foi fruto de uma batalha incansável em defesa do povo do Polo das Confecções. “São mais de 500 congressistas, e eu consegui me destacar, através do meu empenho e trabalho para o meu povo”, disse ele.

Ainda de acordo com o deputado, o CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteira), um dos seus principais projetos, tem atraído a atenção do Governo Federal. “Além do montante em dinheiro, merece destaque ainda a importância de projetos como o CONIAPE, que recebeu elogios de várias lideranças e autoridades do Governo Federal”, disse José Augusto Maia.

















CONFIRA ABAIXO OS 5 PRIMEIROS DO RANKING:
MARCELO CRIVELLA


GLADSON CAMELI

EDUARDO BRAGA

GIOVANNI QUEIROZ

JOSÉ AUGUSTO MAIA

LAPADA FOLIA OS 1556 MOTIVOS PARA A NAÇÃO CALABAR COMEMORAR

5° CURTA TAQUARY




O Curta Taquary - Festival Nacional de Curta metragem acontecerá nos dias 21 a 23 de Novembro de 2012 em Taquaritinga do Norte - Pernambuco. Em sua 5ª edição o evento terá como homenageados a premiada atriz Zezita Matos e o cineasta José Mojica Marins, o famoso Zé do caixão. Além de oficinas e debates, haverá exibição de curtas metragens de animação, documentario e ficção.
Um novidade este ano é a Mostra latino-americana, contando com a presença de cineastas do México e Venezuela.
Luz, câmera e o Curta Taquary vai começar!
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

LAPADAFOLIA FESTA DA VITÓRIA CALABAR É NESTE FINAL DE SEMANA


LAPADAFOLIA:

A NAÇÃO CALABAR VAI COMEMORAR NESTE FIM DE SEMANA A LAPADA DE 1556 VOTOS DE FRENTE COM MUITO FORRÓ !

SÁBADO DIA 27, ARRASTÃO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE A PARTIR DE 20H. 

SHOWS: 1 - BIDINGA DO ACORDEON

SHOW 2 - CALANGO ACESO.





DOMINGO (28/10) A PARTIR DE 15H: 

SHOW 1 - DEVANEIOS DO FORRÓ

SHOW 2 - GABRIEL DINIZ E FORRÓ NA FARRA.

SUPREMO CONCLUI


Do considerado Sebastião Nery em sua coluna na Tribuna da Imprensa:
“Dirceu é o Montesquieu brasileiro. A Teoria dos Três Poderes foi criada para ele. Foi demitido pelo Executivo, cassado pelo Legislativo e condenado pelo Judiciário. Dirceu é uma homenagem viva à Democracia.”

ENTREVISTA DE GEOVANE AO SULANCA NEWS


Geovane de volta

 
2 exibições 
    
Publicado em 23/10/2012 por 
Nenhuma descrição disponível.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...